Ver Feed RSS

Sukkubus

Oracle pode unir Linux e OpenSolaris

Avalie este Post de Blog
28 de Abril de 2009 às 11:18
Fonte: PSL Brasil - Análise: Oracle pode unir Linux e OpenSolaris - 13292

Para analistas de mercado, um dos resultados da fusão da Sun com a Oracle pode ser a união do OpenSolaris com o Linux o que, por outro lado, decretaria o fim do Solaris OS.
Em uma conferência realizada na última segunda-feira (20/04), o chairman da Oracle, Larry Ellison, disse que uma das principais razões para o negócio era a aquisição do Solaris OS, que é uma das mais populares plataformas dos bancos de dados da companhia e conta hoje com uma base instalada significativa.

Por outro lado, a Oracle é hoje uma grande defensora do Linux, o que levanta dúvidas sobre como a empresa deve conciliar os dois sistemas operacionais. Há duas semanas, Edward Screven, CCA (Corporate Chief Architect) da Oracle, disse que a companhia gostaria de ver o Linux como o sistema operacional padrão para data centers. “Estamos trabalhando para isso”, disse o executivo durante o Linux Foundation Collaboration Summit.

Já David Mitchell, analista da Ovum, acredita ser improvável que a Oracle acabe com o Solaris em favor do Linux, principalmente porque o produto representa uma das maiores receitas de manutenção da Sun, assim como de serviços profissionais. “A margem aqui é de 90%. Não acredito que a Oracle faria algo para acabar com um negócio extremamente rentável”, afirma. Para Mitchell, a Oracle deve continuar a investir e atualizar o Solaris, hoje largamente usado em mercados de missão crítica, como telecomunicações, que preferem o sistema operacional ao Linux.

O analista afirma que uma opção seria a inclusão de algumas funcionalidades do OpenSolaris – versão open source do Solaris – no Linux. “Eles devem estar avaliando quais elementos do Solaris podem encontrar espaço no Linux. É algo que a Sun já vinha fazendo”, explica. Stephen O’Grady, analista da RedMonk, lembra que um obstáculo para a solução seriam os termos de licença dos dois sistemas. O OpenSolaris é oferecido sob a CDDL (Common Development and Distribution License), da Sun, que é baseada na licença pública do Mozilla. Já Linux é distribuído sob a GNU (General Public License). “Sendo proprietária, a Oracle poderia mudar os termos de licença do OpenSolaris, tornando suas funcionalidades transferíveis para o Linux”, diz O’Grady
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L