Ver Feed RSS

Sukkubus

Google divulga ferramenta que mapeia avanço da gripe suína no México

Avalie este Post de Blog
Folha Online

O Google.org, braço filantrópico da gigante de buscas na internet, anunciou uma ferramenta de mapeamento sobre a gripe entre os residentes no México na última semana. Embora o anúncio tenha sido feito nesta quarta-feira (29), a empresa disse que a ferramenta estava disponível antes mesmo da notícia sobre a gripe suína ser amplamente repercutida.

O Google informou o sistema para o México se assemelha à ferramenta já disponível para os EUA, lançada em 2008, e usada pelo CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA) para calcular as incidências do vírus influenza no país.

http://f.i.uol.com.br/folha/informat...s/09119346.jpg

Serviço de mapeamento do Google mostra gripe no México, a partir de buscas feitas pelos usuários do site

O sistema é baseado na observação do Google a respeito das pesquisas de pessoas que estão gripadas, cujo tema se volta a determinados tipos de informação sobre a doença na internet. Estas buscas podem ser usadas para prognosticar locais nos quais a epidemia talvez aconteça.

"Nós observamos evidências de usuários do Google no México e também procuramos assuntos relativos à gripe quando os mexicanos experimentaram os sintomas relatados", afirma Jeremy Ginsberg, engenheiro que capitaneia as pesquisas referentes às tendências da gripe.
Estudos mostram que entre 35% e 40% de todas as navegações na web são iniciadas por pessoas procurando informações sobre saúde.

Ginsberg diz que os dados mexicanos não foram cruzados entre o período anterior à gripe suína e o panorama atual no México --tal como feito com o mapeamento dos EUA-- e que, devido a isso, os dados podem não ser confiáveis.
Mas ele informa que a companhia está otimista em relação ao sistema, "que pode refletir a atividade atual da gripe."

"Enxergamos um pequeno aumento nas buscas na semana passada, em muitas partes do México, antes de ser tema dos grandes noticiários", observa.

Ginsberg disse que as pessoas procuram por coisas diferentes quando estão doentes --a palavra "termômetro" é um exemplo-- do que quando fazem no momento em que estão procurando por notícias sobre um possível surto de gripe.

"Se houver difusão [da ferramenta] rapidamente, ela pode fazer com que autoridades públicas de saúde tenham chance de responder rapidamente", diz.

O Google realmente vai dominar o Mundo...
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L