Ver Feed RSS

iceboxrj

NetBSD 5.0 lançado

Avalie este Post de Blog
O pessoal por trás do projeto NetBSD lançou a versão 5.0 de seu sistema operacional BSD. NetBSD é um sistema operacional altamente portável, a segunda implementação open-source do BSD (depois do 386BSD). Naturalmente, a versão 5.0 vem cheia de melhorias.
A área com mais melhorias foi a de multiprocessamento simétrico no NetBSD 5.0 (SMP). "O NetBSD 5.0 conta com grande melhoria em performance e escalabilidade em multiprocessadores modernos e sistemas multinúcleo. Aplicações multithread podem agora efetivamente fazer uso de mais de uma CPU ou núcleo, e a performance do sistema é muito melhor sob carga de I/O e rede."

Estas melhorias foram possíveis graças à reescrita ou auditoria de quase todo aspecto principal do sistema, tais como: reescrita do subsistema de threading, baseado num modelo 1:1, novas primitivas de sincronização no kernel, preempção, agendador de tarefas reescrito, conjuntos de processadores, etc. Quase todos subsistemas do núcleo do kernel, como memória virtual, alocadores de memória, frameworks para os principais sistemas de arquivos, e outros, foram auditados e melhorados para fazer uso de algoritmos altamente concorrentes.

Houveram também muitas outras melhorias como o alocador de memória "jemalloc", Xorg ao invés de XFree86 em alguns ports, o framework de gerenciamento de energia, ACPI suspend/resume, e muito, muito mais.

Baixe por torrent: http://www.netbsd.org/mirrors/torrents/
Nota de lançamento: http://www.netbsd.org/releases/formal-5/NetBSD-5.0.html

Atualizado 04-05-2009 em 11:18 por iceboxrj

Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L