Ver Feed RSS

Sukkubus

Receita descarta software do IR para Linux

Avalie este Post de Blog

SÃO PAULO - A Receita Federal descartou desenvolver o aplicativo Receitanet para outras plataformas que não Windows, como distribuições Linux e Mac OS.

Ao apresentar o balanço do período de recolhimento do IR este ano, o supervisor da Receita Joaquim Adir classificou como “pouca gente” o número de usuários que baixou a versão do Receitanet – software usado para preencher a declaração de IR – em Java, que funciona tanto em Macs como PCs com Linux.

Usuários de Linux e Mac pedem há anos uma versão adequada para seu sistema operacional e não um aplicativo Java, mais lento e limitado. Segundo a Receita, a demanda não justifica o desenvolvimento.

A Receita não informou, no entanto, qual foi o volume de acessos a seu aplicativo Java. No total, o órgão arrecadador afirma que recebeu 25, 565 milhões de declarações pela web. A previsão da Receita é manter uma versão em Java para usuários que não adotam Windows.

O uso de aplicativos que só rodam em Windows por órgãos públicos é controverso e, há dois anos, motivou uma ação movida pelo PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade) contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na ocasião, o partido protestava contra o fato do aplicativo para prestar contas à Justiça Eleitoral só rodar em Windows.

Fonte: Info Plantão
Categorias
Noticias

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de acris
    Eta, agora é nossa vez de mover uma ação! Faz anos que só uso Linux e, of course, só faço declaração instalando o programa no Linux. Que vexame! Alguém tem uma boa idéia sobre como encaminhar isso? Abaixo assinado? Quem sabe a Under organiza...
  2. Avatar de Magnun
    F**a... Uma mobilização seria interessante. Mas acho que um abaixo assinado não vai chamar a atenção deles...
  3. Avatar de flaviocasas
    Isto não deve ser verdade, pois o governo vem investindo fortemente em SL!
    Melhor checar a fonte exata desta notícia.

    Flávio Casas de Arcega
  4. Avatar de rogfanther
    Isso daí tá furado, já que pra windows também só tinha software em java. Se é pra reclamar, então exijamos que tenha versões nativas, tanto pra windows quanto pra linux.
  5. Avatar de acris
    Concordo que o governo esteja investindo em software livre, mas achar que isso é consenso lá dentro é, no mínimo, ingenuidade.
    Se quiserem continuar fazendo em java, menos mal do que nao fazer para linux.
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L