Ver Feed RSS

Sukkubus

Receita descarta software do IR para Linux

Avalie este Post de Blog

SÃO PAULO - A Receita Federal descartou desenvolver o aplicativo Receitanet para outras plataformas que não Windows, como distribuições Linux e Mac OS.

Ao apresentar o balanço do período de recolhimento do IR este ano, o supervisor da Receita Joaquim Adir classificou como “pouca gente” o número de usuários que baixou a versão do Receitanet – software usado para preencher a declaração de IR – em Java, que funciona tanto em Macs como PCs com Linux.

Usuários de Linux e Mac pedem há anos uma versão adequada para seu sistema operacional e não um aplicativo Java, mais lento e limitado. Segundo a Receita, a demanda não justifica o desenvolvimento.

A Receita não informou, no entanto, qual foi o volume de acessos a seu aplicativo Java. No total, o órgão arrecadador afirma que recebeu 25, 565 milhões de declarações pela web. A previsão da Receita é manter uma versão em Java para usuários que não adotam Windows.

O uso de aplicativos que só rodam em Windows por órgãos públicos é controverso e, há dois anos, motivou uma ação movida pelo PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade) contra o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na ocasião, o partido protestava contra o fato do aplicativo para prestar contas à Justiça Eleitoral só rodar em Windows.

Fonte: Info Plantão
Categorias
Noticias

Comentários

  1. Avatar de acris
    Eta, agora é nossa vez de mover uma ação! Faz anos que só uso Linux e, of course, só faço declaração instalando o programa no Linux. Que vexame! Alguém tem uma boa idéia sobre como encaminhar isso? Abaixo assinado? Quem sabe a Under organiza...
  2. Avatar de Magnun
    F**a... Uma mobilização seria interessante. Mas acho que um abaixo assinado não vai chamar a atenção deles...
  3. Avatar de flaviocasas
    Isto não deve ser verdade, pois o governo vem investindo fortemente em SL!
    Melhor checar a fonte exata desta notícia.

    Flávio Casas de Arcega
  4. Avatar de rogfanther
    Isso daí tá furado, já que pra windows também só tinha software em java. Se é pra reclamar, então exijamos que tenha versões nativas, tanto pra windows quanto pra linux.
  5. Avatar de acris
    Concordo que o governo esteja investindo em software livre, mas achar que isso é consenso lá dentro é, no mínimo, ingenuidade.
    Se quiserem continuar fazendo em java, menos mal do que nao fazer para linux.
  6. Avatar de flaviocasas
    Deve ter ocorrido algum equívoco por parte do Joaquim ou ainda ele pode ter sido mau interpretado.
    A versão em java deve seguir adiante compatibilizando o aplicativo com demais sistemas operacionais.
  7. Avatar de Sukkubus
    Citação Postado originalmente por flaviocasas
    Isto não deve ser verdade, pois o governo vem investindo fortemente em SL!
    Melhor checar a fonte exata desta notícia.

    Flávio Casas de Arcega
    A notícia tem a fonte e o link para a mesma. Se alguém ainda não declarou o IE e quiser testar... depois conte a veracidade aqui nos comentários.
  8. Avatar de xadouron
    Pessoal deixa eu tentar explicar.
    Já não existe mais no site da Receita Federal o programa para declaração do imposto de renda 2009 nativo para Windows (IRPF 2009). Para todas as plataformas agora é Java (Windows, Linux, Mac, Solaris,etc). Para entregar as declarações do ano de 2009 (referente ao ano de 2008) é necessário também a versão Java do ReceitaNet. Ainda existe uma versão da ReceitaNet 2009 para Windows, mas neste caso é para entregar declarações de anos anteriores (2007,2006,2005,etc).

    Acho que agora acaba a discursão.

    Abraços,

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L