Ver Feed RSS

irado

duvida cruel: será que é pilantragem?

Avalie este Post de Blog
estava por aí, procurando coisas, trecos, softwares quando o tio google me trouxe este link: http://linux.wareseeker.com/

aparentemente um site similar a vários outros de downloads, com dispositivo de busca, áreas para diversos SOs.

enfim, pedi pra buscar nem lembro mais o que, lá vieram vários softwares e o link para download. Clickei em um daqueles que me pareceu mais interessante mas COMO SEMPRE FAÇO, confiro o que é que vai ser baixado - risos - paranóia pura. O link era semelhante a este aqui:

http://linux.wareseeker.com/download...0b1.rar/332825

notaram a extensão *rar no link?

pois é, também achei estranho ("pow, *rar no Linux? desde quando um aplicativo nativo vem assim?")

procurei outros - vários outros - e estão todos do mesmo jeito: *rar ou *zip. Hmmm..

foi daí que procurei o Nagios - link acima; já não estava disposto a baixar nada, mas queria conferir algumas coisinhas e acabei criando mais dúvidas na minha cabecinha sem-noção:

vejam (no link acima), a informação de que "êste download é de graça MAS... COMPRE-O para garantir total funcionalidade" (tradução livre e abreviada).

"ué.. mas o Nagios não é mais SL?".

Lá vou eu no site do nagios http://www.nagios.org/about/ e, quase no fim da página está bem claro: Sob licença GPL.
"puxa, que susto.."

mas ficaram (como já mencionei) algumas duvidas:

os vários pacotes que vi, agora *zip ou *rar, indicam que foram re-empacotados a partir do fonte original (o Nagios NÃO É *zip/*rar/whatever), não se trata de reempacotamento visando distribuições (*deb, *rpm, *tgz, etc) então, o que será que tem dentro desses reempacotamentos? o que terão "acrescentado/removido" ao/do código sem que eu fique sabendo? - óbvio, não vou olhar milhares de linhas de código pra saber, nem tenho conhecimento/competencia pra isso

bem.. na dúvida, não baixo nada de lá. Credibilidade NÃO PASSA por reempacotamentos e esse site (visto por mim apenas agora) tá bem longe de ser um freshmeat ou sourceforge ou slackpackages.

Será que algum dia saberemos o que esse site anda fazendo?

se alguém pensar que sou paranóico.. bem, são livres para pensar o que quiserem, mas macaco velho não mete a mão em cumbuca MESMO.
Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de rubensk
    Provavelmente a comercialização seja da senha para abrir o arquivo...
  2. Avatar de alexandremas
    Acho que tudo não passa de preguiça do responsável do site. Se observar, verá que o site oferece downloads de várias plataformas.
    É simples: o texto deve ser padrão para todos os downloads, partindo do princípio que eles são shareware. Note que você não encontra o link "buy now" .
    Quanto ao link rar, até o php permite que a extensão do arquivo seja alterada, um arquivo php pode ter a extensão que quiser.
    .rar deve ser a extensão escolhida para o programador vincular ao arquivo que está sendo baixado.
  3. Avatar de Magnun
    Hehe... é irado, tem muita gente sem noção mesmo!

    Uma boa forma de descobrir se é 'algo' mesmo é baixar o arquivo em uma VM (só pra garantir) e baixar o original do site do nagios (mesma versão de preferência) e usar o comando diff pra verificar o que foi alterado no código fonte.

    Até mais...

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L