Ver Feed RSS

info24hs

Como mudar o tamanho do cluster no Windows Vista

Avalie este Post de Blog
Muita gente descobre que ao converter uma partição existente do Vista para outros tamanhos do cluster maior que 4k não irá inicializar após a conversão, o Vista só vai iniciar a partir de uma partição NTFS com tamanho do cluster de 4k.


Método a partir do Zero

Caso for instalar o Vista a partir do zero você deve criar uma pequena partição para o boot com aproximadamente 100MB e com cluster de 4k, torná-lo ativo, e inicializável. Podemos instalar o Vista em uma partição maior e com cluster de 8, 16, 32, 64K. Desta forma o Windows irá inicializar a partir da pequena partição com de cluster 4k.
Você pode direcionar o instalador para instalar o Vista na partição maior e ele irá instalar automaticamente os arquivos de boot na partição ativa.


Método Vista Instalado

Para converter a partição existente com cluster de 4K e o Vista já instalado precisaremos criar uma pequena partição NTFS primária com cluster de 4K e mover os arquivos necessários para a inicialização ("C:\Bootmgr" e o diretório "C:\Boot"). A partição de boot, deve ser a partição ativa e inicializável. Logo após é necessário reparar o BCD para que o Vista inicie corretamente, em seguida, podemos converter a partição do Vista para outros tamanhos do cluster.

1- Crie uma segunda partição primária com aproximadamente 100MB e sistema de arquivo NTFS cluster de 4K, faça que seja a nova partição ativa e inicializável.

2- Copie a pasta "C:\Boot" e o arquivo "C:\Bootmgr" para a nova partição, para não ter surpresas é recomendável certificar se todos os arquivos foram copiados.

3- Reinicie o micro com o DVD do Vista para fazer a nova partição do boot inicializável, selecione a instalação existente do Vista para reparação, não deixe o Vista reparar automaticamente a instalação, ele disse que encontrou problemas mas não leve em consideração.

4- Abra o prompt de comando, por segurança vamos tornar a nova partição de boot inicializável, execute:

bootrec /Fixboot

5- Agora vamos configurar o BCD e definir a nova configuração de boot cito a letra “F” referente a nova partição de boot.

Bcdedit /set {bootmgr} device partition=F:

6- Reinicie o micro e logo após confirmar que esta tudo em ordem exclua ou mova para backup a pasta "C:\Boot" e o arquivo "C:\Bootmgr".

7- Agora converta a partição principal Vista para cluster tamanho maior que 4K.

Atualizado 17-07-2009 em 16:52 por info24hs

Categorias
Windows

Comentários

  1. Avatar de leonardojrj
    e qual vantagem nisso, passando o vista para cluster maior??
  2. Avatar de info24hs
    Citação Postado originalmente por leonardojrj
    e qual vantagem nisso, passando o vista para cluster maior??
    Ganho de velocidade na leitura dos dados, quanto maior o cluster mais rápido fica a leitura.. em contra partida quanto maior o cluster dependendo do tamanho do arquivo perde-se espaço no Hd, por exemplo:

    Arquivos pequenos recomenda-se usar cluster de 4K a 16K, filmes, música cluster de 32K a 64K.

    Referência: Tamanho do cluster padrão para FAT e NTFS

    pesquise sobre no google..
    Atualizado 15-05-2009 em 09:53 por info24hs
  3. Avatar de leonardojrj
    interessante, vou estudar isso, dependendo podemos trabalhar com uma peformace melhor né..

    Obrigado mano!!

+ Enviar Comentário