Ver Feed RSS

phess

Linux Magazine 54: Dados em risco

Avalie este Post de Blog
A Linux Magazine 54 já está à venda no site (em breve também nas melhores bancas) e traz o tema Dados em risco, junto com um Live CD instalável do OpenSolaris 2008.11 e um DVD com recursos para esse sistema operacional.
Toda empresa depende totalmente dos arquivos que produz. O armazenamento correto desses arquivos, portanto, é de crucial importância. Da mesma forma, servi-los aos funcionários da forma mais rápida e confiável possível, respeitando as permissões de acesso em cada situação, é uma das principais atribuições do administrador. A Linux Magazine dá instruções para a construção do melhor servidor de arquivos possível:

  • Confira um tutorial abrangente para resolver todas as necessidades do servidor de arquivos da sua empresa.
  • Testamos a velocidade de todos os principais sistemas de arquivos para Linux (Ext[234], Btrfs, ReiserFS, Reiser4 e XFS), com resultados surpreendentes – dica: o mais veloz (sem chance para os concorrentes) não se encontra no kernel 2.6.29.
  • Conheça os detalhes e aprenda a usar o moderno Btrfs para tirar máximo proveito quando ele sair do forno.
  • O poderoso ZFS é o líder inconteste nos servidores de arquivos, e pode ser usado no Linux via FUSE e nativamente no OpenSolaris que você recebe junto com a revista impressa (ou baixa do site da Linux Magazine). Conheça suas qualidades e aprenda a usá-las no seu servidor.
  • Becape profissional: Conheça nove soluções de becape (entre livres e proprietárias) para todos os cenários e bolsos.

OPENSOLARIS: Familiarize-se com o sistema de código aberto da Sun que você recebe junto com a revista impressa (ou baixa do site da Linux Magazine). No primeiro artigo de uma série, o especialista sênior em Solaris, OpenSolaris e Linux Alexandre Borges apresenta o básico da instalação e administração desse primo distante do Linux.
SEGURANÇA: Todo laptop corre o risco de ser roubado ou perdido. Com o poderoso software de código aberto Adeona, você rastreia sua máquina e consegue recuperá-la em qualquer lugar do planeta.
REDES: O Samba já interopera facilmente com redes e servidores Windows. A última barreira – o servidor de nomes WINS – agora também já ficou no passado. Conheça o Samba4Wins.
LINUX NÃO É SOFTWARE LIVRE: Alexandre Oliva aborda a questão dos softwares proprietários associados ao kernel Linux e compara-a ao famoso “dilema dos prisioneiros”.
E mais:

  • Augusto Campos analisa a relação entre Código Aberto e os movimentos sociais.
  • Novo colunista: Alexandre Borges, especialista sênior em Solaris, OpenSolaris e Linux já chega explicando por que o Java não é lento.
  • Em sua coluna sobre segurança, Kurt apresenta o fuzzing de protocolos e arquivos.
  • Charly mostra como economizar muito trabalho no gerenciamento de zonas DNS.

Comentários


+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L