Ver Feed RSS

acris

grupo digital

Avalie este Post de Blog
Neste último sábado tivemos a primeira reunião oficial do grupo de pesquisadores que foi chamado a trabalhar no projeto do SetFon, um programa que permitirá ultrapassar a barreira dos milhares de dados em fonética acústica e incluir parâmetros semióticos nas análises a fim de possibilitar um estudo do conteúdo da fala em relação direta com a expressão fonético-acústica. Esse estudo compreende nossa abordagem dos estudos de fala emotiva e significará um grande passo para as ciências da fala.
O grupo de pesquisadores foi escolhido por sua independência e iniciativa, além da concordância com nossos paradigmas semióticos e fonéticos.
Eu quis contar sobre isso porque a tecnologia é fundamental para o grupo, não somente porque vamos criar um programa, mas também porque sem ela o grupo seria inviável.
Temos como bases de trabalho, 3 cidades de Minas Gerais e uma de São Paulo. Precisamos de ferramentas online para gerenciar o projeto, criar a ferramenta e, claro, nos comunicar.
Todos os integrantes do grupo possuem especialidades diferentes, inclusive em relação com a familiaridade com essas ferramentas. Cada um tem um gosto diferente sobre como se comunicar online, cada um tem formas diferentes de organizar seu tempo e essa comunicação. Durante a reunião essas diferença vieram à tona, mas não foi difícil criar uma organização do trabalho, afinal cada ferramente tem um propósito e uma especificação que lhe garante um espaço definido na cadeia de comunicação online.
O gerenciador de projetos organiza as tarefas e datas e, além disso, possui um fórum no qual podemos trocar informações e realizar discussões online sem que seja necessário todos estarem disponíveis ao mesmo tempo. Esses fóruns são organizados conforme as tarefas, portanto estão completamente vinculados com o projeto. Sendo assim, ele constitui a primeira ferramenta de comunicação do grupo.
Decidimos não criar uma lista de e-mails, já que o grupo é pequeno, mas mensagens coletivas por e-mail são a segunda ferramenta, pois todos nós lemos e-mail todo dia. O próprio gerenciador de projetos permite enviar as mensagens do fórum via e-mail, facilitando à equipe saber se há ou não novas mensagens no fórum e permitir que entrem no gerenciador de projetos somente quando for realmente necessário.
A terceira ferramenta é o chat, para aqueles momentos em que gostaríamos de uma troca mais rápida de idéias. É a terceira porque depende muito da disponibilidade de tempo dos participantes.
Além dessas três, e já que estamos fazendo um programa, vamos usar o subvervion online para garantir a robustez do versionamento do programa.
Detalhe: somente software livre.
Tudo isso pode ser banal na área de informática, mas estamos falando de uma equipe formada principalmente por pesquisadores da área de letras. Estamos falando de uma equipe, portanto, que não está somente aceitando o desafio de realizar um software interdisciplinar, mas de trabalhar de uma forma pouco conhecida na nossa área.
Por falar nisso, deixa eu ir trabalhar que o tempo urge

Atualizado 17-03-2008 em 13:47 por acris

Categorias
Não Categorizado

Comentários

  1. Avatar de woodson
    Ana,

    Não sei se ficará um projeto muito ousado, mas como pensei em não só trabalhar textos escritos na Internet (Orkut), más também alguns programas de TV e rádio, portanto, a locução de apresentadores desses programas para avaliar as estratégias que provocam esse efeito de Intimidade pensei, então, que seria interessante trabalhar com alguns parâmetros fonéticos e fonológicos de entonação, assim como, de gestual e construção do ambiente do programa na caracterização das estratégias que buscam esse efeito. Isso acontece no ambiente virtual do Orkut. Embora, fazer isso, amplie o corpus, isso me permitiria comparar essas estratégias em diferentes mídias, contrastando as estratégias do radio, TV e Internet, e avaliar as diferentes restrições a que se submete cada dispositivo midiático. A TV pelo uso intenso de Imagem e som, o rádio pela ausência de imagem e a Internet pela possibilidade de permitir um feedback instantâneo do destinatário. O que você acha? É um samba do crioulo doido ou é factível :dancing:
    Atualizado 14-04-2008 em 14:30 por woodson
  2. Avatar de acris
    Toda pesquisa é factível, desde que bem amarrada.
    No caso, o que voce está fazendo não é exatamente ampliar o corpus, mas ampliar o número de parâmetros a serem analisados. Se você aumenta o número de parâmetros e não aumenta o tamanho do corpus, o que você tem que ter em mente é que nem todas as perguntas poderão ser respondidas. Às vezes, é tudo questão de fazer a pergunta certa. Evidentemente, sempre aberto às possíveis respostas, mesmo aquelas que derrubam suas hipóteses. Mas isso já é questão de ética em pesquisa, você sabe

+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L