Ver Feed RSS

Sukkubus

Sistema para netbooks baseado em Linux entra em teste

Avalie este Post de Blog
Após meses de silêncio, a Jolicloud começou a divulgar mais detalhes sobre o Jolicloud OS, um sistema operacional baseado em Linux otimizado para netbooks. Assim como o Moblin ou o Ubuntu Netbook Remix, o objetivo do Jolicloud é facilitar as tarefas do dia-a-dia na máquina, através de uma interface gráfica projetada para tirar melhor proveito de telas pequenas e forte integração com a web e redes sociais.

O sistema operacional integra aplicativos online como o Google Docs, GMail, Facebook e Picnic, para citar apenas alguns, com os aplicativos nativos (como o VLC, Gimp, OpenOffice e outros) da máquina. Com apenas alguns cliques é possível "instalar" seu aplicativo web favorito no sistema e rodá-lo em sua própria janela. A distinção entre o que é remoto e o que é local desaparece, deixando o usuário livre para o que realmente importa: trabalhar com seus documentos e idéias.
Além disso, o Jolicloud armazena todas as configurações da máquina de forma segura em um servidor remoto. Se você precisar restaurar um backup, ou mesmo trocar de netbook, bastam alguns cliques e uma conexão à internet para retomar as coisas exatamente do ponto onde parou. Qualquer máquina com o Jolicloud se torna a "sua" máquina.

As idéias que levaram à criação do Jolicloud OS estão expressas no The Jolicloud Manifesto (Jolicloud - Our Idea) no site do desenvolvedor, que também traz um "tour" em screenshots pelo novo sistema.

O Jolicloud OS roda em netbooks da Acer, Compaq, HP, Lenovo, Samsung, ASUS, Dell, Intel e MSI, e atualmente está em testes, com versão alpha disponível apenas para convidados.

Geek
Categorias
Noticias

Comentários


+ Enviar Comentário




Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L