Ver Feed RSS

lucianogf

O que fazer com o processamento disponível de nosso computador?

Avalie este Post de Blog
Todos sabemos que é raro usarmos 100% do processador de nossos computadores.

Para termos uma idéia, quando estamos navegando na internet o processamento é mínimo, pois entramos em uma página, encontramos determinado conteúdo e vamos lê-lo, enquanto estamos lendo o processado está praticamente 100% ocioso.

E os 30 minutos (ou mais) que saímos da frente do micro e vamos fazer qualquer outra coisa? É a mesma situação, processador parado.

O que podemos fazer com esse tempo ocioso do processador? Ajudar a humanidade! Como? Abaixo estarão as respostas.

-----------------------------------------------
World Community Grid é um esforço para criar o maior supercomputador público do mundo para realizar pesquisas científicas que beneficiem a humanidade. O projeto é de autoria da IBM e atualmente está disponível para Linux, Windows e Mac OS X.

Como funciona

O software World Community Grid utiliza o tempo ocioso de computadores pessoais para realizar projeções e cálculos, divindo assim o trabalho em milhares de computadores espalhados pelo mundo.
Se um computador está utilizando, por exemplo, apenas 60% da sua capacidade de processamento o World Community Grid utiliza os 40% restantes e vai ajustando este percentual conforme a variação da capacidade ociosa do computador. Também existe a possibilidade de configurar o software para funcionar como um screen saver, utilizando apenas os recursos do computador quando ele está ligado mas não está sendo utilizado.
Enquanto outros projetos mundiais de processamento distribuído como o SETI@home ou Genome@home, abordam apenas um projeto, o World Community Grid oferece múltiplos projetos humanitários para a participação utilizando um mesmo software. Os projetos são escolhidos criteriosamente por membros de grandes instituições de pesquisa e universidades do mundo inteiro.
Os usuários podem ainda se unir a times que são criados por organizações, empresas ou por usuários individuais. Os times proporcionam um clima de competição, em que todos saem ganhando.
-----------------------------------------------

No endereço a seguir estão mais explicações sobre o WCG: http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Community_Grid

O site oficial é www.worldcommunitygrid.org

Para terem uma idéia, o processamento total do projeto já está em 247.482 anos. :O

Quem tem interesse em participar do projeto é só criar uma conta no site, instalar o programa e boa.

Se surgirem interessados e tiverem dificuldade para participar do projeto é só perguntar que futuramente posso postar um passo-a-passo de como fazer.

valeu
Categorias
Artigos

Comentários

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
  1. Avatar de lucianogf
    Quando comecei no projeto o Time do Brasil estava no 120 do ranking, agora está no 71.
  2. Avatar de Magnun
    Curioso, recentemente esse projeto tem sido muito noticiado. Ele já é um pouco antigo (2004) mas nesses últimos meses vi sobre ele em várias revistas, jornais e telejornais.

    Interessante é você ver os dados comparando o Brasil com os Estados Unidos e a Europa...
  3. Avatar de lucianogf
    Tem uns dois anos que comecei a participar do projeto. Fiquei um tempo sem participar pra dar uma economizada na conta de energia aqui, mas não adiantou muito. Depois que passei pra linux 64 bits fiquei fora por um tempo, pois no site do wcg não tem o boinc 64. Essa semana resolvi ver como estava a coisa, procura daqui, procura dali, mas não tinha dado um "apt-cache search boinc".. eheheheh no repositório do ubuntu tem o boinc 64 bits, não sei a quanto tempo, mas tem.

    agora estou na ativa novamente.
  4. Avatar de tecnok
    muito interessante o projeto, confesso que era do meu desconhecimento total, agora vou incluisve repassar essas informações, obrigado.
  5. Avatar de lucianogf
    Só existe um problema nisso tudo, o consumo de energia. não tenho um wattímetro para testar, mas a diferença de consumo da maquina quando está em 10% de uso e quando está em 100% de uso é grande.
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

+ Enviar Comentário



Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L