-
Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.
Citação:
Postado originalmente por
SempreOnLine
Jasper,
No meu texto acima em tópico apropriado tem um link, clicke lá e vc vai descobrir maravilhas sobre o tema dos canais 12 e 13.
Qualquer discussão sobre isto o TÓPICO APROPRIADO é lá!
Abraço.
Liga nao , tem gente é idiota msm !!!
Tem gente que passa até disso rs, 2.4Ghz é show de bola e ponto final !
Corre pro 5.8Ghz quem nao aguenta lidar com interferenciazinha de redes Dlink kkkkk !
Abraços t++
-
Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.
A canalização em 10mhz passa mais banda mais nem todos os equipamentos funciona em canalização recentemente só concegui fazer um link em 2.4ghz pois tinha arvores no caminho com 5,8gh ficou muito ruim.
-
Citação:
wala
A canalização em 10mhz passa mais banda mais nem todos os equipamentos funciona em canalização recentemente só concegui fazer um link em 2.4ghz pois tinha arvores no caminho com 5,8gh ficou muito ruim.
AI que ta , soq tem gente que nao entra isso na cabeça !!!
Abraços amigo , t +++
-
tenho aqui uma estação operando no canal 13 ...
o ping é 1 ms com trafego ....
pois não há interferencias nesse canal ...
pode verificar se voce estiver com uma rb + cartão ...
o sinal vai para -75 por ai ....
coloca em um autorizado do 1 até 11 que vai para -65 .....
depende da distancia ....
mas em questão de banda se voce usar o nstreme vai passar um pouco mais de banda .....
mas se tiver condição de abrir a mão use 5.8ghz mesmo ....
pois o 2.4 esta muito interferido mesmo ....
-
Citação:
laurence669
tenho aqui uma estação operando no canal 13 ...
o ping é 1 ms com trafego ....
pois não há interferencias nesse canal ...
pode verificar se voce estiver com uma rb + cartão ...
o sinal vai para -75 por ai ....
coloca em um autorizado do 1 até 11 que vai para -65 .....
depende da distancia ....
mas em questão de banda se voce usar o nstreme vai passar um pouco mais de banda .....
mas se tiver condição de abrir a mão use 5.8ghz mesmo ....
pois o 2.4 esta muito interferido mesmo ....
Ja fiz isso , abri mão e fechei um 5.8GHz !
Dois nanostation5 melhorou umas 100x !!! rsrsrs
Abraços t++
-
Aiomar veja que: "PRECISAMOS para com a modinha do "5.8GHZ"
-
li cada palavra.
mas falo uma única coisa.. se é PTP é 5.8 e ponto final.
se for compartilhar net com o vizinho, pode usar 2.4, essas radiola aí barata.. mas RADIO ENLACE, PTP é em 5.8Ghz ou mais....
1-) ninguém é fanático por 5.8, mas que gosta de PTP confiável, gosta e ponto.
2-) Não é modinha, é conhecimento técnico e diferença entre equipamentos.
3-) você pode ter conseguido sim seu enlace, mas não por isso, voce pode derrubar o certo.
4-) ainda penso que, enlace é enlace, senão teria outro nome, vale a pena cada real investido.
Quer uma dica? faça o mesmo enlace com 5.8Ghz e me diga o que vai acontecer.
PS: Não estamos discutindo o que é melhor 2.4 X 5.8 mas não precisa exagerar né.
abraços
-
Grande Alam. Sumido?
Tem razão.
O Aiomar que abriu o tópico, já admitiu no post 58 que ele mudou o PTP para 5.8. E fez com NS5. No dia que ele utilizar duas Airgrid daí sim ele vai ver rendimento.
Eu tinha 5.8 com Nano5 c/integrada. Pura preguiça. Ficou lá dois anos.
Troquei para AirgridM5 e ficou filé. 150mbps agregados. Dentro do que prevè o datasheet.
Sabe porque usei estas airgrid?
Porque não tinha outro serviço para elas. Tinha comprado para fazer um PMP com Rocket5M e airgridM5. Mas não rolou "no meu caso". Terreno muito ruim e muito arborizado. Sinal para alguns clientes ficava pior que 2.4
Então não tem mesmo de modinha.
Cada situação precisa ser projetada para o local.
2.4 ainda é muito bom para alguns mas em distribuição de sinal. Para outros não dá mais e partem para 5.8.
Mas Ponto a ponto entre micro células é inquestionável. 5.8 e ainda por cima Airmax.
-
Eu concordo que ponto a ponto tem que ser em 5,8ghz mais tem situaçoes que não vai como um que eu fiz recentemente que tinha uma vegetação densa no caminho usei bullet m2 com grade aquario 25dbi em 23dbi na canalização 5mhz e ficou ainda em -68 so assim foi de boa e ficou bastante estavel e nem usei o airmax ainda pois de um lado ta o bullet e do outro mikrotik depois tento com bullet m2 nas 2 pontas e airmax ativado 5,8ghz e mais para visão mais limpa ou com pouca obstrução se eu pudesse usava so ele mais tem hora que não da mesmo e como era so pra gerenciar outra rede nem tava ligando se passava 1mb acabou ficando travado em 12mb agregado sem usar airmax.
-
Citação:
1929
Grande Alam. Sumido?
Tem razão.
O Aiomar que abriu o tópico, já admitiu no post 58 que ele mudou o PTP para 5.8. E fez com NS5. No dia que ele utilizar duas Airgrid daí sim ele vai ver rendimento.
Eu tinha 5.8 com Nano5 c/integrada. Pura preguiça. Ficou lá dois anos.
Troquei para AirgridM5 e ficou filé. 150mbps agregados. Dentro do que prevè o datasheet.
Sabe porque usei estas airgrid?
Porque não tinha outro serviço para elas. Tinha comprado para fazer um PMP com Rocket5M e airgridM5. Mas não rolou "no meu caso". Terreno muito ruim e muito arborizado. Sinal para alguns clientes ficava pior que 2.4
Então não tem mesmo de modinha.
Cada situação precisa ser projetada para o local.
2.4 ainda é muito bom para alguns mas em distribuição de sinal. Para outros não dá mais e partem para 5.8.
Mas Ponto a ponto entre micro células é inquestionável. 5.8 e ainda por cima Airmax.
Opa !
Meio sumido sim, entrando de cabeça novamente no ramo, indo para mais duas cidades. As coisas estão caminhando, muito melhor que no ano passado... e vc o que conta de novidade ?
Só para constar, estamos abandonando o 2.4 em TODAS as redes, novas células, somente em 5.8Ghz.
Abraços
Alam Dias
-
Citação:
Bitok1
Cara, se ilude quem quer...
2,4Ghz hoje em dia não atende a grande maioria dos casos onde precisa-se de largura de banda.
Se você precisar passar um link de 10Mb ai, como é que fica?
Outra coisa... quando começar a ter trafego, a latencia desse seu Ponto a Ponto vai aumentar.. e como 2,4Ghz não tem uma largura de banda muito grande, provavelmente isto será um problema em breve.
Ainda mais que você exagerou no tamanho das antenas para essa distância!
É como eu disse... se ilude quem quer, porque 2,4Ghz não é vantagem.
Pega um papel e uma caneta, e vai anotando ai tudo o que você gastou, que deve ter sido algo tipo:
Antena de grade + Pigtail + AP + caixa hermetica.
Hoje em dia, por pouco mais de 200 reais, existem soluções como AirGrid, ou até mesmo as NanoBridge, que são perfeitas para ponto a ponto, tipo que nem o seu ai... custo extremamente baixo, e um desempenho excelente!
NanoStation não é o mais indicado para PTP, pelo seu angulo de abertura.. mas funciona muito bem.
Nessa sua distância ai mesmo, até 2 NanoLoco M5 dariam conta, e teria ficado no minimo umas 20x melhor.
O dia que você montar um PTP em 5,8Ghz, com equipamento de fundamento, você vai até achar engraçado isso aqui que você postou.
Não estou querendo desmerecer... apenas estou falando a verdade.
VERDADE ! RSRSRS
MAS O 2.4Ghz EM VARIAS SITUAÇÕES É VANTAGEM SIM , ONDE O 5.8 NAO ESTABELE SINAL BOM !
MAS COM CERTEZA O 5.8 É SUPERIOR E MUITO !
-
quem disse pra vc que n dah pra faser claro que dah mas eai te pergunto eas interferencias 2.4 ghz tem bastante largura de banda mas eas interferencias.
-
Citação:
Aiomar
Ja fiz isso , abri mão e fechei um 5.8GHz !
Dois nanostation5 melhorou umas 100x !!! rsrsrs
Abraços t++
Então Aiomar, como voce é o autor do tópico, nos esclarece melhor como ficou seu cenário.
Continua com 2.4 mas também 5.8 onde der condições?
-
eu tenho um ponto a ponto que so foi em 2,4ghz (10mhz)pois tinha arvores no caminho faze o que tem lugar que não vai o 5,8ghz to usando bulletm2,a ubiquiti com o bulletm2 deu um gaz no 2,4ghz da pra passar mais de 10mb com bulletm2
-
Amigos venho aqui para perguntar a vcs.
Vou abrir provedor na zona rural onde não há poluição,mas em compensação tem várias montanhas,pretendo vender até 2mb,Voip e VoD,Minha dúvida é a seguinte 2.4 ou 5.8?
-
Poem 2.4 MIMO e Seja Feliz, no seu backbone ponha 5.8 mesmo