Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Bom dia a todos, queria informar duas esperiencias, tenho um ptp de 54km, usando antena de disco Ideal 36dBi+rb433+cartao egenius passando 3 megas full... E outro com 43km usando R52H+Antena Grade Aquario, ficou em teste passando 5Megas durante 3 meses. Só tirei pq o cara tava querendo 5.8Ghz.. Só uma observação fiz usando 2.4 por que não tinha interferencia no local que usei esse enlace... Espero ajudar alguém...

  2. #42

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Sou novo por aqui, e concordo com a preocupação do AIOMAR. Vale apenas lembrar que antenas direcionais como discos em 2,4 seriam, nesse caso, melhores para o mesmo objetivo pela angulação focal, pois as antenas de grade 2,4 deixam espúrios até mesmo nas costas, o que prejudica tambem o seu sistema de distribuição para clientes ao redor. (um detalhe a mais na poluição). pra se ter idéia, eu consigo com uma outra antena 25dbi aquário entrar no sinal pelas costas da outra a uma distancia de 1km, em um caso aqui. Minha região não é poluida em frenquências (interior) e tanto 2,4 quanto 5,8 funcionam muito bem, claro que cada uma na sua capacidade ou limite de banda. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE LANÇAR E DISCUTIR TAL ASSUNTO!!!

  3. #43

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Sou novo por aqui, e concordo com a preocupação do AIOMAR. Vale apenas lembrar que antenas direcionais como discos em 2,4 seriam, nesse caso, melhores para o mesmo objetivo pela angulação focal, pois as antenas de grade 2,4 deixam espúrios até mesmo nas costas, o que prejudica tambem o seu sistema de distribuição para clientes ao redor. (um detalhe a mais na poluição). pra se ter idéia, eu consigo com uma outra antena 25dbi aquário entrar no sinal pelas costas da outra a uma distancia de 1km, em um caso aqui. Minha região não é poluida em frenquências (interior) e tanto 2,4 quanto 5,8 funcionam muito bem, claro que cada uma na sua capacidade ou limite de banda. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE LANÇAR E DISCUTIR TAL ASSUNTO!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ALTO S. BENTO - CHAL� - MG.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	45,5 KB
ID:      	19231  

  4. #44

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Então isto fecha com o que eu penso e tenho observado.
    O 2.4 só está tão poluido porque as antenas não estão trabalhando como deveriam.
    Isso que voce observou de conectar pelas costas duma grade, eu também já observei.
    Uma parábola sólida pode rejeitar melhor estes sinais de trás.
    Acho que se os fabricantes fossem mais cuidadosos em seus projetos a coisa poderia melhorar muito.
    Foi postado aqui no forum um tipo de manta que isola de RF num grau bem elevado. E tem também uma tinta tipo emborrachada que faz a mesma coisa.
    Agora imagina uma parábola com um revestimento desses na parte de trás, e um bom projeto para fechar bem o ângulo de irradiação, dentro de 5 ou 6º mas real, não fictício como se observa na maioria dos fabricantes.
    E se aliasse a isso, mais rigor nas certificações, exigindo aplicação deste produto, para homologar na Anatel então ficaria um show.
    Com o tempo isso iria limpar mais a frequencia de 2.4
    O mesmo observo nos painéis. Tem painél mesmo de marcas consagradas que tem lóbulos posteriores bem exagerados. O que vai adiantar separar um ou dois metros um do outro na torre , se dá para conectar pelas costas em 200 ou 300m e até mais?
    Que limpesa no espectro de 2.4 isso já iria causar.

  5. #45

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO E ptp... final!!!!! rsrssss

  6. #46

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por TenneT Ver Post
    Sou novo por aqui, e concordo com a preocupação do AIOMAR. Vale apenas lembrar que antenas direcionais como discos em 2,4 seriam, nesse caso, melhores para o mesmo objetivo pela angulação focal, pois as antenas de grade 2,4 deixam espúrios até mesmo nas costas, o que prejudica tambem o seu sistema de distribuição para clientes ao redor. (um detalhe a mais na poluição). pra se ter idéia, eu consigo com uma outra antena 25dbi aquário entrar no sinal pelas costas da outra a uma distancia de 1km, em um caso aqui. Minha região não é poluida em frenquências (interior) e tanto 2,4 quanto 5,8 funcionam muito bem, claro que cada uma na sua capacidade ou limite de banda. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE LANÇAR E DISCUTIR TAL ASSUNTO!!!
    Obrigado por td AMigo , SUcesso pra gente !!!

  7. #47

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Fácil testar a quanto de banda passa pelo link, isto é o throughput , conecte 2 Laptops e transfira um arquivo bem grande entre eles e meça com o gerenciador de dispositivos>rede do windows o quanto está passando... tem software que faz isto tbm! Acho que agora está bem claro o que é throughput.

    Aqui no interior, nem tão pequeno assim rssss..., temos 5 repetidoras com link em 2.4Ghz em polarização horizontal de 3km a 9km de distância com Aquarius 25Dbi grade - o pior que é o de 9km com algum obstáculo na zona de fresnel conseguimos uma média de 4.8Mbps em B, não acho prudente trabalhar em G outdoor pois a variação do throughput é muito grande.

    Em B 11Mbps é o teto, quando tudo está perfeito, sinal a 100%.

    No seu caso, Aí o Mar, o throuthput do link que vc citou deve ser uns 7Mbps, otimista, com esta distância e sem obstáculo, se tiver muita poluição chega até a uns 4Mbps. Testa direitinho e posta aqui.

    Sim a potência influencia no throuthput, tem uma ótima, mais a banda cai por uma latência muito alta , menos a banda cai por falta de sinal.

    Concordo perfeitamente com vc que só devemos usar 5.8Ghz quando o 2.4Ghz realmente não atende o throuthput, e concordo que isto geralmente acontece por excesso de ruído, o principal responsável é este monte de roteadores sem fio domésticos tipo TPLink ou DLink que já vem setado com 250mw ou 200mw de potência, muito mais que a má qualidade das antenas/painéis ou os lanchinhos esquentados no microondas e os telefones 2.4Ghz.

    Sobre o uso dos canais 12 e 13 não é bem assim, liberou geral... rssss.... veja o tópico apropriado, só pode se o equipamento estiver homologado para eles e a potência for mínima.

    Desculpe a brincadeira e obrigado pelo tópico.

  8. #48

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    Fácil testar a quanto de banda passa pelo link, isto é o throughput , conecte 2 Laptops e transfira um arquivo bem grande entre eles e meça com o gerenciador de dispositivos>rede do windows o quanto está passando... tem software que faz isto tbm! Acho que agora está bem claro o que é throughput.

    Aqui no interior, nem tão pequeno assim rssss..., temos 5 repetidoras com link em 2.4Ghz em polarização horizontal de 3km a 9km de distância com Aquarius 25Dbi grade - o pior que é o de 9km com algum obstáculo na zona de fresnel conseguimos uma média de 4.8Mbps em B, não acho prudente trabalhar em G outdoor pois a variação do throughput é muito grande.

    Em B 11Mbps é o teto, quando tudo está perfeito, sinal a 100%.

    No seu caso, Aí o Mar, o throuthput do link que vc citou deve ser uns 7Mbps, otimista, com esta distância e sem obstáculo, se tiver muita poluição chega até a uns 4Mbps. Testa direitinho e posta aqui.

    Sim a potência influencia no throuthput, tem uma ótima, mais a banda cai por uma latência muito alta , menos a banda cai por falta de sinal.

    Concordo perfeitamente com vc que só devemos usar 5.8Ghz quando o 2.4Ghz realmente não atende o throuthput, e concordo que isto geralmente acontece por excesso de ruído, o principal responsável é este monte de roteadores sem fio domésticos tipo TPLink ou DLink que já vem setado com 250mw ou 200mw de potência, muito mais que a má qualidade das antenas/painéis ou os lanchinhos esquentados no microondas e os telefones 2.4Ghz.

    Sobre o uso dos canais 12 e 13 não é bem assim, liberou geral... rssss.... veja o tópico apropriado, só pode se o equipamento estiver homologado para eles e a potência for mínima.

    Desculpe a brincadeira e obrigado pelo tópico.
    referente ao uso do 12-13
    o equipamento é homologado para uma faixa de frequencia e nao para o canal que pode usar ou nao.
    se o canal 12-13 estiver dentro da faixa de frequencia na qual o equipamento foi homologado, nao tem problema algum em usar essa faixa.
    referente a potencia baixa nessa faixa, tbm nao procede... se o equipamento foi homologado naquela faixa, vc pode usar a potencia que quiser desde que esteja dentro da permitada no regulamento.

  9. #49

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Jasper,

    No meu texto acima em tópico apropriado tem um link, clicke lá e vc vai descobrir maravilhas sobre o tema dos canais 12 e 13.
    Qualquer discussão sobre isto o TÓPICO APROPRIADO é lá!

    Abraço.


  10. #50

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    eu somente dei um reply no que vc comentou.
    e outra, caso nao tenha observado... o tal TOPICO APRIPRIADO a qual vc se refere... ja foi FECHADO a muitooo tempo.
    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    Jasper,

    No meu texto acima em tópico apropriado tem um link, clicke lá e vc vai descobrir maravilhas sobre o tema dos canais 12 e 13.
    Qualquer discussão sobre isto o TÓPICO APROPRIADO é lá!

    Abraço.


  11. #51

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    Jasper,

    No meu texto acima em tópico apropriado tem um link, clicke lá e vc vai descobrir maravilhas sobre o tema dos canais 12 e 13.
    Qualquer discussão sobre isto o TÓPICO APROPRIADO é lá!

    Abraço.


    Liga nao , tem gente é idiota msm !!!
    Tem gente que passa até disso rs, 2.4Ghz é show de bola e ponto final !
    Corre pro 5.8Ghz quem nao aguenta lidar com interferenciazinha de redes Dlink kkkkk !
    Abraços t++

  12. #52

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    A canalização em 10mhz passa mais banda mais nem todos os equipamentos funciona em canalização recentemente só concegui fazer um link em 2.4ghz pois tinha arvores no caminho com 5,8gh ficou muito ruim.

  13. #53

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    A canalização em 10mhz passa mais banda mais nem todos os equipamentos funciona em canalização recentemente só concegui fazer um link em 2.4ghz pois tinha arvores no caminho com 5,8gh ficou muito ruim.
    AI que ta , soq tem gente que nao entra isso na cabeça !!!
    Abraços amigo , t +++

  14. #54
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    tenho aqui uma estação operando no canal 13 ...
    o ping é 1 ms com trafego ....
    pois não há interferencias nesse canal ...
    pode verificar se voce estiver com uma rb + cartão ...
    o sinal vai para -75 por ai ....
    coloca em um autorizado do 1 até 11 que vai para -65 .....
    depende da distancia ....
    mas em questão de banda se voce usar o nstreme vai passar um pouco mais de banda .....
    mas se tiver condição de abrir a mão use 5.8ghz mesmo ....
    pois o 2.4 esta muito interferido mesmo ....

  15. #55

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    tenho aqui uma estação operando no canal 13 ...
    o ping é 1 ms com trafego ....
    pois não há interferencias nesse canal ...
    pode verificar se voce estiver com uma rb + cartão ...
    o sinal vai para -75 por ai ....
    coloca em um autorizado do 1 até 11 que vai para -65 .....
    depende da distancia ....
    mas em questão de banda se voce usar o nstreme vai passar um pouco mais de banda .....
    mas se tiver condição de abrir a mão use 5.8ghz mesmo ....
    pois o 2.4 esta muito interferido mesmo ....
    Ja fiz isso , abri mão e fechei um 5.8GHz !
    Dois nanostation5 melhorou umas 100x !!! rsrsrs
    Abraços t++

  16. #56

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Aiomar veja que: "PRECISAMOS para com a modinha do "5.8GHZ"

  17. #57

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    li cada palavra.

    mas falo uma única coisa.. se é PTP é 5.8 e ponto final.

    se for compartilhar net com o vizinho, pode usar 2.4, essas radiola aí barata.. mas RADIO ENLACE, PTP é em 5.8Ghz ou mais....

    1-) ninguém é fanático por 5.8, mas que gosta de PTP confiável, gosta e ponto.
    2-) Não é modinha, é conhecimento técnico e diferença entre equipamentos.
    3-) você pode ter conseguido sim seu enlace, mas não por isso, voce pode derrubar o certo.
    4-) ainda penso que, enlace é enlace, senão teria outro nome, vale a pena cada real investido.

    Quer uma dica? faça o mesmo enlace com 5.8Ghz e me diga o que vai acontecer.

    PS: Não estamos discutindo o que é melhor 2.4 X 5.8 mas não precisa exagerar né.

    abraços

  18. #58

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Grande Alam. Sumido?

    Tem razão.
    O Aiomar que abriu o tópico, já admitiu no post 58 que ele mudou o PTP para 5.8. E fez com NS5. No dia que ele utilizar duas Airgrid daí sim ele vai ver rendimento.
    Eu tinha 5.8 com Nano5 c/integrada. Pura preguiça. Ficou lá dois anos.
    Troquei para AirgridM5 e ficou filé. 150mbps agregados. Dentro do que prevè o datasheet.
    Sabe porque usei estas airgrid?
    Porque não tinha outro serviço para elas. Tinha comprado para fazer um PMP com Rocket5M e airgridM5. Mas não rolou "no meu caso". Terreno muito ruim e muito arborizado. Sinal para alguns clientes ficava pior que 2.4
    Então não tem mesmo de modinha.
    Cada situação precisa ser projetada para o local.
    2.4 ainda é muito bom para alguns mas em distribuição de sinal. Para outros não dá mais e partem para 5.8.

    Mas Ponto a ponto entre micro células é inquestionável. 5.8 e ainda por cima Airmax.

  19. #59

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Eu concordo que ponto a ponto tem que ser em 5,8ghz mais tem situaçoes que não vai como um que eu fiz recentemente que tinha uma vegetação densa no caminho usei bullet m2 com grade aquario 25dbi em 23dbi na canalização 5mhz e ficou ainda em -68 so assim foi de boa e ficou bastante estavel e nem usei o airmax ainda pois de um lado ta o bullet e do outro mikrotik depois tento com bullet m2 nas 2 pontas e airmax ativado 5,8ghz e mais para visão mais limpa ou com pouca obstrução se eu pudesse usava so ele mais tem hora que não da mesmo e como era so pra gerenciar outra rede nem tava ligando se passava 1mb acabou ficando travado em 12mb agregado sem usar airmax.

  20. #60

    Padrão Re: Todos diziam que PTP era 5.8 Ghz, mas provei que o 2.4 Ghz também é bom ou melhor.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Grande Alam. Sumido?

    Tem razão.
    O Aiomar que abriu o tópico, já admitiu no post 58 que ele mudou o PTP para 5.8. E fez com NS5. No dia que ele utilizar duas Airgrid daí sim ele vai ver rendimento.
    Eu tinha 5.8 com Nano5 c/integrada. Pura preguiça. Ficou lá dois anos.
    Troquei para AirgridM5 e ficou filé. 150mbps agregados. Dentro do que prevè o datasheet.
    Sabe porque usei estas airgrid?
    Porque não tinha outro serviço para elas. Tinha comprado para fazer um PMP com Rocket5M e airgridM5. Mas não rolou "no meu caso". Terreno muito ruim e muito arborizado. Sinal para alguns clientes ficava pior que 2.4
    Então não tem mesmo de modinha.
    Cada situação precisa ser projetada para o local.
    2.4 ainda é muito bom para alguns mas em distribuição de sinal. Para outros não dá mais e partem para 5.8.

    Mas Ponto a ponto entre micro células é inquestionável. 5.8 e ainda por cima Airmax.
    Opa !

    Meio sumido sim, entrando de cabeça novamente no ramo, indo para mais duas cidades. As coisas estão caminhando, muito melhor que no ano passado... e vc o que conta de novidade ?

    Só para constar, estamos abandonando o 2.4 em TODAS as redes, novas células, somente em 5.8Ghz.

    Abraços

    Alam Dias