Certo, vou comprar um chip e testar. Muito obrigado!!!
Versão Imprimível
Certo, vou comprar um chip e testar. Muito obrigado!!!
Olá amigo! um internauta de Triunfo-PE relata em um canal de um fabricante de antena para celular no youtube, que o celular dele está indicando sinal 4G da operadora Tim, proveniente de um repetidor de sinal e uma antena rural ambos na frequência de 1800mhz, porém, o gerente da fábrica de antenas não tem nenhum esclarecimento a respeito disso, pois, a transmissão 4G é em frequência de 2600mhz. No interior da Bahia a Vivo passou a transmitir 4G, mas, no site da ANATEL assim como Triunfo, não existe especificação da frequência de 2600mhz.
Cada Estado é diferente( acho), mas em Minas Gerais acho que em 3G/4G segundo alguns usuários estão assim:
Vivo: 850/2500
TIM: 850/1800
Claro: 1800/2600
Oi: 1800/1900
Normalmente na Claro precisa se cadastrar para usar o 4G informando o cpf, nome e endereço pelo telefone 1052. Na vivo precisa se cadastrar com nome completo e cpf e na Tim acredito que seja o mesmo. Não tenho informações se a Oi tem 4G no estado.
Quem tem plano controle e pós na maioria dos casos não precisa a menos que o chip seja antigo( Vivo e Tim).
Caso a antena esteja na fronteira com estado ou distância superior a 15 km, pode acontecer do sinal chegar mas ficar como se estivesse bloqueado. No mapa de cobertura da Claro, basta digitar o CEP que mostra os pontos em que chega o sinal( 2G, 3G ou 4G e rural), Vivo e Tim apenas o tipo de serviço disponível e raio de cobertura e normalmente limitado no muito a 20 km.
Nunca confie nos registros do site da Anatel para frequências, principalmente da operadora TIM. É tudo zuado. Vale o que aparece no smartphone (tutorial no fim do post)
Quanto ao 4G, a maioria das operadoras está utilizando a faixa de 2600Mhz. A TIM está desativando massivamente o 2G em 1800Mhz e migrando essa frequência para o 4G. Motivo: Menor interferência, tanto de outras operadoras operando em 2600Mhz quanto de provedores "espertinhos" que estão utilizando a faixa alta do 2.4Ghz que vai até 2572Mhz, sendo que a banda baixa do 4G em 2600Mhz, que geralmente é utilizado no uplink, estende-se de 2500Mhz até 2570Mhz.
Vamos a exemplificação:
Pegue um Smartphone Samsung (não funciona em outra marca) e digite no teclado *#0011# . Vai aparecer a tela de info da conexão
>>>>
Anexo 68115
Estou registrado na operadora TIM, pois como pode ver na 6ª linha do print o MCC/MNC é 724/04 (724 = Brasil 04 = TIM)
Na 1ª linha do print podemos verificar que a rede é 4G (LTE), operado em um rádio MIMO (4ª linha).
Como definir a frequência???
A 3ª linha trata disso: Se observar há o DL (downlink) no canal 1425 e o UL (uplink) no canal 19425. Peguemos esses valores e vamos até o site: http://niviuk.free.fr
Escolha a aba LTE e no campo EARFCN (que seria o nº do canal) insira o valor do canal de downlink (1425).
O resultado para esse canal/EARFCN é:
Anexo 68116
Observe que os valores de downlink= 1827.5Mhz e uplink 1732.5Mhz. Portanto a banda de operação é da faixa de 1800Mhz
Agora vamos pegar por base um RP-1860 da Aquário, um teco de repetidor da banda de 1800Mhz:
Anexo 68117
Observe que ele amplifica o Uplink entre 1710~1785Mhz (então o uplink do 4G da TIM em 1732.5Mhz está na faixa de operação) e ele amplifica o downlink entre 1805~1880Mhz (então o downlink do 4G da TIM em 1827.5Mhz está na faixa de operação).
Tudo dentro da normalidade.
Amigos, tenho o seguinte caso: Estou a 10 km da ERB (OI 2G 1800 e 3G em 2100) com visada absoluta, mas as antenas da ERB estão viradas na direção inversa à minha. Consegui sinal de cerca de -85dBm (1800 Mhz) com antena mini-parabola triband proeletronic PQAG-3022.
Pergunta 1: consigo melhorar este sinal com a antena CF1817 da Aquario ou outra?
Pergunta 2: há alguma chance de conseguir o sinal em 2100Mhz com outra antena específica como uma Aquário CF-2117?
Ou o melhor que vou conseguir será com esta antena da proeletronic?
Agradeço a todos.