Cara pelo que estive vendo por aqui...estou montando um com 30 cm de comprimento de uma Nano a outra.
Pois acredito que naquele material do Fernando não passa disso também.
flw
Versão Imprimível
mudando um pouco o rumo da conversa, eu trabalho em um provedor de internet, e atualmente colocamos 2 nano2 em uma de nossas torres, só que em determinados clientes o delay ficou muito alto, o nano está configurado como ap bridge. Axo que isso poderia ser pelo fato de o cliente estar fora do angulo de abertura do nano mas a força do sinal no cliente está excelente, o que me deixou com duvida quanto a isso. E os nanos tem no máximo 8 clientes on-line. Alguem tem ideia do que pode ser. E mais uma coisa quantos clientes on-line ele suporta, ele é bom para ser utilizado como AP para clientes, ou seria melhor uma Router Board. Obs.: também tentamos colocar um Nano com sua antena integrada como ponto a ponto para salvar um cliente que estava com a conexão ruim porém o que aconteceu foi que a conexão piorou, então colocamos ele com uma antena externa e a conexão ficou 100%, será que o ideal é utiliza-lo com antena externa para essa finalidade AP BRIDGE.
Ola, amigo qual a distancia do servidor para este cliente que esta conectado com o delay alto, dependendo vc pode até abaixar a potencia da NANO, caso este cliente esteja muito perto, em pendurar clientes na nano uns 16 vai bem isto dependendo da sua conexão, hoje as minhas nanos estão sendo controladas no Mikrotik num pc-ap, meu sem dores de cabeça....!!
alguem ja viu ns2 com antena parabola? e pelo que eu vi ele nem é conectado na antena ela funciona apenas como um defletor de sinal se eu nao me engano... queria saber se alguem ja usou seria uma boa pra enlaces de longa distancia
Olha amigo atualiza o firmware dele que pode resolver esse problema
[Vendo] Nano station2 e Nano5
mas como voce comprou lá? liguei pra uma atendente de lá e conversei com ela, ela disse que não envia nada para o brasil, sendo e ainda me mandou um site chamado:
www.comprasparaguai.com.br fiquei na mesma, sem saber como comprar, e eu não conheco nenhum atravessador..
Stevens, ja testei sim com parabola e com grade , porem tem que acertar a distancia dele pra parabola, em torno de 25cm a 30cm é o ideal.
vc coloca ele virado pra parabola ou grade,em um suporte reto , na parte de baixo da mesma.
exemplo, pega uma antena de grade poe ela em vertical(de pé) e coloca o nano contra a grade. fica show o sinal.
Abraço.
Olha pessoal tenho esses equipamentos abaixo.
se voces quiserem o produto que estão falando passe que eu consigo
[Vendo] Nano station2 e Nano5
pois é mas com 40% fica a 215, cada, a ideia era conseguir trazer a menos de 180, cada, eu fui pra ponta do lapis e vi que usar grade não vale a pena, o custo do material final pra mim tava ficando em torno de 212 usando grade e caixa hermetica, usando o nano fica em 218, mas se eu conseguir trazer de lá de fora por até U$$95, fica por menos de 190, e fica bom e consigo ganhar o mesmo e com um preço mais agressivo que minha maior concorrente e mais violenta, a unetvalle. =/
Que .......to falando PARAGUAY vou pra la praticamente de 2 em 2 meses e nunca tive problemas.....é que tem que saber ir e comprar pincipalmente. ta com medo de passar onde? na ponte da amizade? Vai pelo rio.
galera sou novo aqui, comecei a ler o post na primeira pagina e tal fui seguindo, enfim, to montando um provedor aqui no Pará, vou usar NS2 com o MK, só nao comprei ainda os equipamentos, queria saber se alguem aqui vende, se vender, posta ai os valores ou entra em contato...
meu msn é ---> [email protected] <---
e outra coisa, ta show de bola viu galera, tirei varias duvidas só lendo, PARABENS....
O Nano Station, tanto o 2 como o 5, geram muita satisfação mesmo.
Podem até ser mais caros, mas raramente dão algum tipo de problema.
:)
Pessoal estou com um nano2, usando como setorial e ta acontecendo o seguinte problema, os clientes se conectam nela , permanecem conectadoss, mas não pingam pra propia nano, e nem conseguem se conectar via pppoe, alguem sabe de uma solução
Q vc usa? ta usando autenticaçao?? criptografia? ele ta em Bridge?? o cliente nao vai pinga o nano se nao tive na mesma faixa, ou autentica no servidor.
A nano está sem filtro de mac, eu estou com a faixa de ip tudo certinho, inclusive a mesma está em bridge eu uso autenticação pppoe no meu servidor , mais não estabece, so fika no 678, mesmo o sistema mostrando que está conectado com a nano
1 -O servidor pinga o NANO??
2 - O cliente conecta no nano, se ve ele conectado?
3 - o cliente nao pinga o nano??
4 - o cliente nao pinga nem o servidor??
Eu acredito q seja a opçao 1... o problema.
1 -Sim
2 - Sim
3 - Não
4 - Não
O nano é novo??? ele tando em Bridge, e com o ip la, ele tem q pinga, se coloco mascara /30??? ai nao vai mesmo, o ping. mas o pppoe deveria... ele ta como bridge, e AP Station? isso?
Nano novinho, esta em bridge mascara 255.255.255.0 ip tudo ok está como ap station, inclusite tem um cliente ou outro que consegue funcionarr, mais maioria e problema, jah atualizei milhoes firmeweres e perciste
Puts, entao tem clientes q consegue funga pow,,, entao, se ja viu se nao é sinal?? desses q nao funciona??
o cara ki funcionou tava com -65dBm
o cara que não Funciona ta Com -43 dBm, o sinal do que não funciona ta 10 vezes melhorrr
investi em 10 nanos e ta tudo assim!
cara tenho uma outra duvidazinha, os modos de antena do nano, são horizontal, vertical adptive e external, eu trabalho em polarização vertical, masi pintou a curiosidade esse adptive e um misto das duas ?
Horizontal é antena nessa polaridade,
Vertical, é como vc deve deixar seus nanos, pros clientes conectarem...
External, é quando vc utiliza uma atena externa nakele pig-tail q tem nele..
Adaptive, é um adaptador q se coloca nele... soldando parece, ainda to esperando resposta da UBNT, pra ve essa opçao, aki uso nas bases quase todos nanos... tudo nomal, vertical, e horizontal em alguns lugares.
cara eu n sei o que fazer não!, eu coloquei um nano usando a saida SMA da antena externa, ai o pessoal funcionou legal, tenho outro pop que não sei que milagre funcionou tb, agora essas 3 nanos ta me dando uma dor de cabeça disgramadaa!
Entao cara, esses nanos tao em Vertical?? ou tem antena externa, se ta usando Omni??
esses problematicas tão em vertical
Teste Horizontal...
Jefferson, eu não entendi o que voce quiz dizer com "só fica no 678".
Mas eu posso relatar o que aconteceu com um dos Nano2 que tenho aqui. A rede estava para determinado setor, no canal 6, para ficar longe do canal para outro setor.
E fazendo WDS com um ponto distante.
Só que para entrar neste nano distante éra um parto.
Nem mesmo com cabo de rede havia momentos que não entrava.
Daí, depois de dias sofrendo, resolvi trocar de canal, subi para o 10 e tudo se normalizou na hora. O gozado é que só esta unidade do Nano que fez isso. O outro que fazia wds com ele, eu entrava na hora.
E apesar de eu não conseguir entrar no firmware dele, conseguia navegar na net, conectando nele.
so 678 no sentido de que os clientes ki estão nela não connectam o pppoe e não pingam pra mesma
O che, ja esperimento troca o nano, coloca outro?? ou o canal ai, pq vi muita gente falando desse tal canal 6, aki tenho varios e tao tudo OK, apesar q sempre uso o 8....
eu tenho uma nano no canal 1, da pal, tenho uma na 2 ki funciona legal usando a saida sma, tenho outra no 6 ki tb da pal, e tenho outra no 11 ki tb da merda! a unica ki funcionaa ta no canal 2 e usa a saida sma, as outras ki usam a antena integrada ta dando jegueee!
Até certo ponto fico contente de ouvir este comentário e o do Jefferson.
Pelo menos não foi só comigo. Então deve ter algum bug relacionado com atribuições de frequencias.
Eu troquei para o 10 e ficou beleza. Já faz um mês que está lá, redondinho.
Mas para uma Ubiquiti da vida, ísto é preocupante.
rpz estou pr aficar doido, investi em 12 nanos, so tem 4 funcionando, o resto tudo dando esse problema,o cliente conecta na nano, so ki não pinga p/ a mesma e nem pinga pra outros dispositivos da rede, jah configurei, re-configurei umas 10 vezes, jah atualizei todas as versões disponives de firmewere, e a dor de cabeça percisteeee
E fora os canais, ainda tem a porcaria do CHIP q queima, tenho alguns aki q quando ocorre raios ou energia exceciva. ele queima a Lan, ai so trocando a peça aff... descobri a peça é o KENDIN KSZ8721B, to com 7 agora pra arruma....
Não gostei do throughtput do NS2 e nem a imunidade a ruido...
ack timeout tbm só funciona legal se fixar a 150% do valor normal....
em locais com mta interfencia 2.4 o throughtput fica horrivel mesmo com sinal excelente só consegui 2mb...
na bancada consegui 15mb mas quando joguei na torre nao adiantou...
E tentei todos tipos de configuracoes possiveis inclusive as recomendadas pelos tecnicos da ubitiqui. eles mesmo me recomendarao utilizar o ns5. Visto que nada funcionou pra aumentar o throughtput e a latencia.
no final consegui throughput de 2mb e latencia <=10ms isso em um link ptp
Aki tbm tanto em PTP, como POP, utilizo eles, o Ns2, e Ns5 e todos sao bons... o ruim mesmo ainda é o problema de queimarem facil. e olha q interferencia aki é o q nao falta...
Esse mesmo é um cliente, ns2, com 11 km d distancia. um fazendo ainda roteamento...
Sem deixar d mencionar, q NANO com NANO num PTP, é excelente, tenho uns aki fazendo milagres de visada, coisa q Ovislink e Bandeija nao deram conta.
Dae Aka2005,
Entao, vc esta usando como ae nesses 11km??? WDS e station>?
daria pra postar as config das duas pontas?
to com problema aqui pra fechar um enlace de 10,9km visada 80%...
dois nanos ns5.
se der pra fazer essa mao te agradeço.
Ponta A - ta como AP WDS - com controle de MAC no access list.
Ponta B - ta como Station WDS - e em Network, coloquei como Route, aki utilizo PPPoE pra autentica, ai so fechei eles... ve o Pint. so fiz um erro, esse enlace d 11km, coloquei Nano Station5.
Pois é amigo... aqui eu nao tinha outro par para testar... mas na bancada consegui um trgput bom e latencia excelente... mas no enlace de 800m n ficou bom... abaixei potencia mudei algoritmo rate... se eu fixar o tx-rate ai ele nem pinga mais... mto estranho... atualizei a versao do firmware... ai somente fazendo assim consegui um bom trgput... rate-algorithm EWMA ack = 150% do valor da distancia real e desativa report.
* e deixa o tx-rate em alto modo b/g
valeu brother!!!
abraço.