Interessante, mas aqui nao acontece.
Versão Imprimível
Olhe o texto em negrito, vc esta marcando por IP e não por interface. Meu PCC roda tranquilo marcando a interface, o se método é como o how to que esta no WIki da Mikrotik. Esta correto! mas como seu conexão esta caindo tente usar o método de marcação por interface. Tem outro post aqui ensinando a fazer dessa maneira.
abraços
só acompanhando...
amigos ..,
seguinte, verifiquei aqui hoje toda a minha rede, parte de estrutura, cabos, swithcs, conectores ..
e tá ok .., mas esse problema persiste, vou postar a imagem abaixo, para vocês ver se já passaram por algo parecido.
O balanceamento ao meu ver tá funcionando beleza ..
aí abaixo tem as figuras dos 2 servidores, o do balance, pinga no site do uol por exemplo, beleza, sem perdas, funcionando tranquilo, já o do hotspot que fica depois do balance (recebe o link do balance), as vezes fica dando problema de pagina não pode ser exibida, então abrir o teminal e fui testar pelo ping e deu a msg de erro, pensei que poderia ser problema de dns, mas os dns dos 2 são os mesmos, e o do balance funciona beleza ..,..
figura no anexo abaixo ..
Antes de tentar colocar o balance, eu tinha 1 servidor para cada link e dividia os clientes por servidores, só que ficava muito ruim de administrar, achar cliente num servidor, olhar se ta no outro, então depois de fazer um curso pela MD Brasil, vi esse negocio do balance PCC e me interessei bastante, mas confesso que to ficando doido e esse negocio não funciona :(
Agradeço a todos que estão me ajudando na resolução desse problema ..
opa amigo. seguinte:
1 - seu balanceamento PCC tem regras de firewall alem das do mangle ? se tiver desative e teste.
2 - no servidor mikrotik que gerencia os clientes, mude o DNS para ver se é isso.
3 - no seu balanceamento vc tem dois links um de 512k e 256k o problema de expiração de paginas pode ser dois, um é estar usando a opção both-address and ports, mas n é o seu caso, o outro é seu links estar no gargalo, no caso sendo todo usado, e com isso te da problemas de expiração de pagina sim, como tmb voltar mensagens msn, etc.
4 - teste o ping entre o servidor "loadbalaced" e servidor "mikrotik clientes"
Responda para gente o q perguntei acima para podermos analisar
Certo, acredito q chegamos a uma conclusão, o PCC funcionando perfeito e o seu problema é falta de link.
O servidor squid/proxy vai te ajudar sim, as com o tempo, pq logo de cara ele vai estar zerado, mas com uns 15 dias vc vai sentir uma melhoria.
abraços
Chego então ao fim desse tópico, com as conclusões que graças a ajuda dos amigos, consegui fazer o balance funcionar, e realmente o meu problema deve ser esse que você citou, falta de link, no meu entender com o balance eu iria melhorar, mas acredito que seu eu manter os servidores separados, e tentar colocar por exemplo o proxy no que tiver mais "gargalo", terei uma melhora na minha rede, até que a Oi resolva liberar upgrade dos meus links, pois estou tentando a tempos e não consigo, viver no interior e mexer com tecnologia é complicado ..
temos hoje esses 2 links um de 256 e outro de 512 e pagamos a bagatela de 4.600,00 e o pior de tudo e que não conseguimos ampliar o link, e a cidade está se desenvolvendo, cada dia + clientes compram computadores e querem internet :( , o concorrente que eu tinha , tinha um link de 128k da Oi, e não conseguiu sobreviver, pois o que arrecada com os seus clientes nao pagavam o link.
então tenho uma lista grande de clientes em espera e eu procurando soluções para poder agregar esses clientes, novamente achei que com o balance iria ser a solução.
No mais, volto a agradecer a todos por me ajudar nessa jornada, hoje faz 12 dias que estou com dedicação total a esse trabalho "balance" (12 dias topado, dia e noite), com poucas horas de descanço e chego a conclusão que realmente aprendi com os amigos do forum, mas infelizmente fiquei preso as limitações da Operadora a minha cidade.
Att
Helder Cavalcante
É amigo, é complicado....
infelizmente ainda existe inumeras cidades nesse nosso grande Pais que ainda esta engatinhado quando se fala em tecnologia e telecomunicações, e infelizmente ficamos nas mãos das grandes teles.
O q vc pode tentar ai sera primeiro montar mesmo um servidor de squid bem montado, quem sabe rodar o videocache ou thundercache e alguém do forum poder te enviar em DVD ou HD mesmo o q tiver de videos e atualizações de windows-update etc para vc não precisar baixar eles tudo de novo. Por exemplo tenho de videos do youtube, redtube, etc 1T lotado de video. Para mim aqui ajuda bastante q tenho 32MB de link PPP agora imagina vc q tem essses meros 512 e 256k. outra coisa q vc pode fazer se eu fosse vc extinguir-se o uso de P2P na sua rede, limitaria o numero de conexões dos seus clientes para no máxmo 15 conexões, etc. E volto a dizer investiria em uma maquina boa somente para cache com 4 ou 8G de memoria, 1 HD para sistema, 1 HD para cache de arquivos normais do squid, e 1 HD de 1T para os videos que te falei. Ai sim vc veria q melhoraria em muito sua net.
Mas infelizmente ainda n seria a solução, mas pelo menos poderia respirar por mais um tempo.
abraços e boa noite
Bom Dia pessoal, estou com um problema relatado em outro post, com o Proxy squid em conjunto com o PCC, segue o link do post
https://under-linux.org/f131343-pcc-...-14#post439216
Agradeço des de Ja!!!
Tava lendo o topico e vi que é possivel deixar os modens em bridge e que em /ip firewall mangle tem que fazer algumas mudaça, minha duvida e em /ip route como deve ficar???.
Aqui tenho 3adsl de 2.5m queria deixar os 3 em bridge.
Se alguem puder ajudar.
Thiago,
Atualmente ta configurado conforme ao arquivo em anexo, mas tou com alguns problema com os modens roteado, como falei anterior vi que e possivel usar os modens em bridge se vc puder me falar o que preciso mudar para que o load funcione com os 3 modem em bridge.
Obrigado.
Amigo, simples, basta configurar os modem em modo bridge, e criar discadores PPPoE para discar cada modem, logo as suas mudanças é apenas mudar em /ip firewall mangle e /ip route o nome das interfaces n é mais as interfaces ethernet e sim as PPPoE.
Se n me engano tem um topico do CATV que explica como fazer os modem em bridge e colocar o mikrotik para discar o adsl
Amigos aqui vai minha solução para forçar a saida de determinadas portas por apenas UM LINK
/ip firewall mangle
/ip routeCitação:
add action=mark-routing chain=prerouting comment="FORCAR SAIDA LINK1" disabled=no new-routing-mark=Forcar_Saida_Link1 passthrough=no protocol=tcp \
src-address=10.1.1.0/29
add action=mark-routing chain=prerouting comment="FORCAR SAIDA LINK2" disabled=no dst-port=443 new-routing-mark=Forcar_Saida_Link2 passthrough=no protocol=\
tcp src-address=10.1.1.0/29
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" disabled=no dst-port=3389 new-routing-mark=Forcar_Saida_Link2 passthrough=no protocol=tcp src-address=\
10.1.1.0/29
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" disabled=no dst-port=80 new-routing-mark=Forcar_Saida_Link2 passthrough=no protocol=tcp src-address=\
10.1.1.0/29
Citação:
add comment="FORCAR SAIDA LINK2" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=xxx.xxx.xxx.xxx routing-mark=Forcar_Saida_Link2 scope=30 target-scope=10
add comment="FORCAR SAIDA LINK1" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=yyy.yyy.yyy.yyy routing-mark=Forcar_Saida_Link1 scope=30 target-scope=\
10
Aonde xxx.xxx.xxx.xxx é o Gateway do seu LINK1 e yyy.yyy.yyy.yyy é o LINK2
Abraços
Caros colegas sou usuário do forum ha algum tempo mas na maioria das vezes para consultas apenas, mas chegou a minha hora de pedir HELP também.
Minha necessidade é a seguinte
Link 1 -----\ ______________/ ---- Rede 1 (192.168.0.0/24)
Link 2 ------> MKT Controler< ----- Rede 2 (192.168.1.0/24)
Link 3 -----/ ______________\ ---- Rede 3 (192.168.2.0/24)
Sendo que cada link mencionado já se encontram roteado na mesma rede correspondente como ex:
Link 1 (192.168.0.1 ) na Rede 1 (192.168.0.0/24)
Em linhas gerais é o seguinte gostaria de usar a "facinante" solução PCC nos meus links mas disponibilizar todos para as 3 redes, seguindo os wiki e tutoriais situados aqui no forum e no da Mikrotik não alcancei de fazer as configurações necessarias para a minha necessidade.
Conto com a compreensão de todos e apoio
*** Obs: Estou usando Router OS 4.1 Level 5
Alessandro Dias
impar poste suas configs de /ip route ; /ip firewall mangle para que possamos ver...
Segue regras solicitadas ... peguei da maneira que ta no AP-PC com MK 4.1 Level 5
Desde já agradeço
Anexo 5878
Anexo 5879
Anexo 5880
Acrescentando mais informações:
Uso o The Dude para monitoramento completo da minha rede e nele verifico que até tem um consumo nos outros links (Link1 e Link3) mas o consumpo não fica dividido e o Link 2 chega a estourar
Caro colegas
Ainda estou no aguardo de uma ajuda dos experts em pcc será que tem algum filho de Deus para me ajudar
Alessandro Dias
Help-me
Fiz um Balance de 3 links com uma RB 450 cada link com 2 MB todos ips validos da mesma operadora.. usando a receita de bolo que o tiagomatias mandou aew para todos..
entao meu problema é o seguinte:
RB 450 faz o balance manda para um servidor mikrotik onde tenho controde de clientes, proxy paralelo, hotspot pppoe e etc .
fiz o dst-nat da RB 450 para o servidor mk
segui a dica de fazer a regra do mangle forçando sair pelo link defaut
adicionando em mangle e routes as devidas regras...
deu certo de fora consegui entrar no server mk.. porem. o balance para de funcionar todo o trafego sai pelo link defaut... os outros links ficam sem uso... desabilitado a regra no mangle que força sair pelo link defaut.. tudo volta a funcionar normal mas perco acesso.
Não entendi do sistema parar caso os modens estejam roteados, pois nesse outro post: https://under-linux.org/f131343-pcc-...links-por-m4d3, é inciado, mostrando exemplos com 3 modens roteados sem nenhuma restrição referente a ADSL.
Ola amigo.... tudo bem... primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo topico e informar que funciona perfeitamente esse tipo de balanceamento... no entanto estou num mato sem cachorro...rsrsrs
minha topologia esta dessa forma
link1----\
link2---->> RB450g (pcc - balanceando) ---> RB1000 (fazendo controle dos cliente e QOS)
link3----/
fiz o pcc em uma rb450g balanceando 3 link ambos os modens em bridge....
direcionei um ip Fazendo Nat para o mikrotik e pronto... tudo funcionando blz....
Mas quando cheguei em casa eu não coseguia mais acessar a RB1000 porque os ips validos estão todos no balanceamento na rb450G...
Para que fique mais facil esta assim meus ips
Link1 -200.100.50.132 - ip valido telefonica (somente 1 ip)
link2 - 201.91.222.100 - ip valido telefonica (esse eu tenho mais 3 ips validos sobrando)
link3 - 200.100.40.132 - ip valido telefonica (somente 1 ip)
Na saida para a rb1000 eu criei um ip 10.5.10.1/24 fazendo nat
Então na logica eu nunca vou conseguir acessar minha rb1000 externamente por esse ip
Gostaria de saber como eu faço pra eu conseguir passar um ip valido para a rb1000 e se eu pegar 1 ip do link dois direcionando ele para a rb1000 não vou ter problema no balanceamento
Obrigado e aguardo seu retorno
ja viu esse topico? https://under-linux.org/f132878-nao-...em-quer-ajudar, talvez isso possa te dá uma luz.
amigos resulmindo esse sistema ppc ele manda
conexao1>link1
conexao2>link2
conexao3>link1
conexao4>link2
ou
cliente1>link1
cliente2>link2
cliente3>link1
cliente4>link2
?
Pelas explicações ja citadas, balanceia por conexões e não por grupos de clientes. Isso é meu entendimento. E voce pode modificar(dividir) o peso de cada link de acordo com suas necessidades, ou seja soma dos links dividido por o de menor valor=nº de contadores.
Você conhece internet via satélite unidirecional? Resolve o seu problema. No Brasil é representado pela Bellfort Systems... (Ragio) Ragio - Internet por Satelite
Visite o site.
Abraços.
Olá a todos.
Fiz o balanceamento aqui, deu tudo certo. Divisão dos pacotes de forma semelhante. Até aí tudo bem, mas quando ativo o web-proxy (na mesma máquina) ele está passando pela rota default e não pelo load balance. Isso é normal? no caso terei que usar proxy em paralelo?
=boa noite unders....
=tenho pouco conhecimento com mk e tenho um provedor funcionando ja bom tempo com esta configuração abaixo...
=funciona perfeito com arp,queue,web e cache,,,,
=veja por favor alguem que ja usou algo parecido e como fazer para melhorar,pois atualmente são 3 pcmk e 1 gerenciador ,4 pc ligado,.,.
t
link1 192.xxx.xxx.xx 4mb------pcmk xxx.xxx.2.1 ----- o
link2 189.xxx.xxx.xx 4mb------pcmk xxx.xxx.3.1------ r wireles=======
link3 187.xxx.xxx.xx 2mb------pcmk xxx.xxx.4.1------ r
e
==estou mudando para pcc,pois li todo este topico e parece promissor e o fim de tantos pcs ligado..
==como tenho pouca experiencia com mk,tenho este projeto e não sei se funciona ou como termina-lo,,,,veja exemplo
==comprei a licensa 4.2,instalei em 1 p4 , 3.0 , hd 80gb , 1mb memoria ddr1 montei o script de acordo com tuto do forum,,
==como ficaria a configuração,pois não tem como parar a rede e ficar fazendo teste,.,
t
link1 192.xxx.xxx.xx 4mb------ o
link2 189.xxx.xxx.xx 4mb------pcc-- ip ???--ip? pcmk r ??? wireles=======
link3 187.xxx.xxx.xx 2mb------ r
e
==minhas duvidas são com relação as configurações..
==como fica os ip de entrada do pcmk ?
==visto que ja foi balanceado pelo pcc (tem de ter no pcmk as configuração semelhante a de hj ip e gateway ) ou so arp e queue ?
== o web proxy será feito no pcmk certo?
gostaria da ajuda de quem ja passou por esta situação e ver como foi resolvido..,
sera que ninguem ja passou por este problema e pode me ajudar ???
ja fiz o pcc ,ta rodando legal
é que tenho 3 red de clientes com faixa diferente 2.1 , 3.1 e 4.1 com 3 serv pc mk rodando e não sei como resolver
sera que ter de ir na casa de cada cliente e trocar o ip ???
pois ja tentei varias maneiras e não da certo..
ajudem,,,,,
implementei o load balance por pcc em uma rb 493ah aqui ficou filé, porem nao estou conseguindo mais acessar as paginas de configs dos modens, ja quebrei a cabeça aqui mais nao descobri o pq
lembrando que utilizo hotspot como servidor principal e depois uma rb 493 ah fazendo o pcc.
desse servidor hotspot eu consigo pingar ate a interface que esta ligada ao modem, porem os modens nao.
desde ja grato
amigo,por favor ,,,,,gostaria de sua ajuda,,pois vc diz que ta funcionando perfeito
,pois ja reli este topico 4 x desde o inicio,,3 x o foro internacional e vi muintos colegas com meu problema tambem,e nenhum posto como foi resolvido,ja refiz a configuração pcc 4 vezes e sempre ta o mesmo problema ,os link trabalha por igual por algum tempo e vai diminuindo a carga ficando sempre o link 1 sobrecarregado,,quando retira o cabo do link 1 o 2 assume ,colocando novamente o cabo do link eles trabalha por 10 minutos por igual e vai baxando carga do 2 até zera,,,ja sobrecarreguei pra ver se ta saindo pelos demail e não ta fica faltando link;.;.
minha red ta assim,,
link 4mb adsl-------------
link 4mb ip fixo----------- pc p4 3.0 com pcc 4.2 fazendo controle de clientes por arp e queue--link 2mb dedicado--------
somente 1 computador fazendo balance, queue,arp com programa 4.2;;
por favor passa pra mim onde estou errando
Amigo o seu problema, é que tem de ter uma maquina exclusiva para PCC, como vc disse vc ta fazendo o controle na mesma maquina, ai num vai fucionar mesmo, coloque uma maquina so pra fazer o PCC e outra pra controlar os clientes.
Ps. Aqui eu uso o MK 4.3 e ta perfeito!
ja usei em versoes 4.2 e 4.3 e roda normal, o pcc tb roda junto com pppoe e hotspot so é mais complicado fazer, eu prefiro sempre deixar esse serviço de balanceamento num hardware separado.
tenho um link dedicado e um reforço (ADSL) como tria que fazer para aparecer apenas o ip do link dedicado no loadbalance pcc.
olha a regra que eu coloquei aqui para não presisar colocar o ip no address list:
add action=add-src-to-address-list address-list=loopback address-list-timeout=1h chain=input comment=\
"tentando passar link" disabled=no dst-address=187.xxx.xxx.xxx dst-port=8200-8300 protocol=tcp
com ela eu conecto pelo endereço valodo e ele já poe no address list sempre tenho que conectar no load primeiro eu mantenho por 1 hora mas é opcional
Tentei fazer item a item deste seu export, so alterando minhas interfaces
Tenho 2 modens da virtua NET de 12Mb cada, todos usam dhcp cliente do MK.
Tenho um interface wlan1 onde distribuo para todos de casa, nao uso comercial, mas gostaria de aproveitar mais estes 2 links.
Segue minha configuracao que tive que desabilitar pois nao consigo navegar, mas consigo dar ping diretamento do terminal do mk.
Estranho que no mangle a linha out load DST nao estava contanto 0/0 porem como sou iniciante reparei depois de algum tempo que deveria colocar no address list a linha rede-interna com minha rede 192.168.0.0/25 so depois disto que comecou a contar, mas memso assim nao navegava no pc, porem a linha to_ether1 e to_ether2 nao sai do zero.
Nao sei mais o que fazer pois como falei estou estudando bastante sobre o mk, fui ao mum2009 em copa onde aprendi bastante, mas falta muitas milhas para alcancar voces.
Segue meu export
Código :
# dec/28/2009 21:20:53 by RouterOS 4.4 # /ip firewall mangle add action=accept chain=prerouting comment="out load DST" disabled=yes \ dst-address-list=rede-interna in-interface=wlan1 add action=mark-connection chain=input comment=ether1_conn connection-state=\ new disabled=yes in-interface=ether1 new-connection-mark=ether1_conn \ passthrough=yes add action=mark-connection chain=input comment=ether2_conn connection-state=\ new disabled=yes in-interface=ether2 new-connection-mark=ether2_conn \ passthrough=yes add action=mark-routing chain=output comment=to_ether1 connection-mark=\ ether1_conn connection-state=new disabled=yes new-routing-mark=to_ether1 \ passthrough=no add action=mark-routing chain=output comment=to_ether2 connection-mark=\ ether2_conn connection-state=new disabled=yes new-routing-mark=to_ether2 \ passthrough=no add action=mark-connection chain=prerouting comment=ether1_conn disabled=yes \ dst-address-type=!local in-interface=wlan1 new-connection-mark=\ ether1_conn passthrough=yes per-connection-classifier=\ both-addresses-and-ports:2/0 add action=mark-connection chain=prerouting comment=ether2_conn disabled=yes \ dst-address-type=!local in-interface=wlan1 new-connection-mark=\ ether2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=\ both-addresses-and-ports:2/1 add action=mark-routing chain=prerouting comment=to_ether1 connection-mark=\ ether1_conn disabled=yes in-interface=wlan1 new-routing-mark=to_ether1 \ passthrough=no add action=mark-routing chain=prerouting comment=to_ether2 connection-mark=\ ether2_conn disabled=yes in-interface=wlan1 new-routing-mark=to_ether2 \ passthrough=no ________________________________________________________________________________ /ip firewall address-list add address=192.168.0.0/25 comment="" disabled=yes list=rede-interna _________________________________________________________________________________ /ip firewall filter add action=tarpit chain=input comment="" disabled=no dst-port=21-23 protocol=\ tcp add action=accept chain=forward comment="Rede interna" disabled=no \ src-address=192.168.0.0/25 add action=accept chain=forward comment="" disabled=no dst-address=\ 192.168.0.0/25 add action=drop chain=forward comment=Exclusao disabled=no _________________________________________________________________________ /ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=yes out-interface=\ ether1 add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=yes out-interface=\ ether2 add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no ________________________________________________________________________________ /ip route add comment=link1 disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\ ether1 routing-mark=to_ether1 scope=30 target-scope=10 add comment=link2 disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\ ether2 routing-mark=to_ether2 scope=30 target-scope=10
Desculpa pelo texto longo.
Abracao a todos
Caros amigos, estou tentando fazer um pcc com dois links iguais de 1m/500k, uso um modem 500g e 500t ambos roteados que jogam para uma rb 450 3.30 so para esse balance, porem a carga esta saindo apenas por um link , o outro so funciona quando desativo o primeiro, pelo que sei o pcc balanceia de forma por igual , porem ja fiz as regras pelo pcc do wiki e nada, agora estou tentando pelo do m4d3 e ainda nao consigui resolver esse problema, peço ajuda do colegas pois ja revisei todas as regras varias vezes e nada de dar certo, abaixo posto minhas regras. obrigado.
ether 3 - cliente
ether 4 - modem 1
ether 5 - modem 2
/ip address
add address=172.2.10.2/24 broadcast=172.2.10.255 comment="MODEM 1" disabled=\
no interface=ether4 network=172.2.10.0
add address=172.3.10.2/24 broadcast=172.3.10.255 comment="MODEM 2" disabled=\
no interface=ether5 network=172.3.10.0
add address=172.1.10.1/24 broadcast=172.1.10.255 comment="CLIENTE" \
disabled=no interface=ether3 network=172.1.10.0
--------------------------------------------------------------------------------
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="Sem Balance" disabled=no \
dst-address-list=Sem_Balance in-interface=ether3
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new \
disabled=no in-interface=ether4 new-connection-mark=modem1_conn \
passthrough=yes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new \
disabled=no in-interface=ether5 new-connection-mark=modem2_conn \
passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=modem1_conn \
disabled=no new-routing-mark=to_modem1 passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=modem2_conn \
disabled=no new-routing-mark=to_modem2 passthrough=no
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no \
dst-address-type=local in-interface=ether3 new-connection-mark=\
modem1_conn1 passthrough=yes per-connection-classifier=\
both-addresses-and-ports:2/0
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no \
dst-address-type=local in-interface=ether3 new-connection-mark=\
modem2_conn2 passthrough=yes per-connection-classifier=\
both-addresses-and-ports:2/1
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=\
modem1_conn1 disabled=no in-interface=ether3 new-routing-mark=to1_modem1 \
passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=\
modem2_conn2 disabled=no in-interface=ether3 new-routing-mark=to2_modem2 \
passthrough=no
-----------------------------------------------------------------------------------
/ip route
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
172.3.10.1 routing-mark=to_modem2 scope=30 target-scope=10
add check-gateway=ping comment="" disabled=no distance=2 dst-address=\
0.0.0.0/0 gateway=172.2.10.1 scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=\
172.2.10.1 routing-mark=to_modem1 scope=30 target-scope=10
add check-gateway=ping comment="" disabled=no distance=3 dst-address=\
0.0.0.0/0 gateway=172.3.10.1 scope=30 target-scope=10
-----------------------------------------------------------------------------------
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=\
ether4
add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=\
ether5
Anexo 8579
eu estava com mesmo problema ,,,
e apos rever todas as regras com muito cuidado e atenção ( e tinha erros de configuração ) no meu caso resolveu assim ,
,na quarta regra no ip,firewal,mangle,no extra adress tip local ticar a opção invert,,,apos ta perfeito com 3 link de 4 mb..
pode rever e persistir que da certo,,