Desculpe a troca do nome. Mas a cidade eu sabia., hehehe!!! Não dá para esquecer da mais bela praia do Rio Grande.
Versão Imprimível
aqui estou tendo problemas com sites onde passam filmes on line todos estao dando o memso problema Connection Problem alguem tem uma luz
ae galera
to tentando configurar um balancer para usar com um servidor paralelo
vai ser assim
--link1 adsl 2mb
--link2 adsl 1mb --- Mikrotik balancer 3.28 --- Mikrotik ipxmac 2.9.27
depois vou colocar um thundercache mais a principio é só o balancer
fiz de tudo e nao consegui colocar a funcionar
ai vai as regras do balancer
se alguém poder me ajudar agradeçoCódigo :
/ip address add address=192.168.20.1/24 interface=SAIDA /ip firewall address-list add address=200.155.80.0-200.155.255.255 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.220.186.0/24 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.220.178.0/24 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=64.38.29.0/24 comment=RapidShare disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=208.69.32.0/24 comment="" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=208.67.217.0/24 comment="" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=201.7.178.0/24 comment="" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=201.7.176.0/24 comment="" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.159.128.0/24 comment=BRADESCO disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=201.7.176.0/20 comment="Vídeos - Globo" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=208.84.247.0/24 comment="Vídeos - terratv" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.154.56.0/24 comment="Vídeos - terratv" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.201.160.0/24 comment="Caixa Economica Federal" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.201.166.0/24 comment="" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.201.173.0/24 comment="" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.201.174.0/24 comment="" disabled=no list=loopback /ip firewall address-list add address=200.141.207.3 comment=Detran disabled=no list=loopback /ip firewall mangle add action=accept chain=prerouting comment="FORA DO LOADBALACED" disabled=no dst-address-list=loopback in-interface=SAIDA /ip dhcp-client add add-default-route=yes comment="" default-route-distance=0 disabled=no interface=LINK 1 use-peer-dns=yes use-peer-ntp=yes /ip dhcp-client add add-default-route=yes comment="" default-route-distance=0 disabled=no interface=LINK 2 use-peer-dns=yes use-peer-ntp=yes /ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=LINK 1 /ip firewall nat add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=LINK 2 /ip firewall filter add action=accept chain=input comment="" disabled=no in-interface=!LINK 1 src-address=192.168.20.0/24 /ip firewall filter add action=accept chain=input comment="" disabled=no in-interface=!LINK 2 src-address=192.168.20.0/24 /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=input comment="" disabled=no in-interface=LINK 1 new-connection-mark=LINK 1_conn passthrough=yes /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=input comment="" disabled=no in-interface=LINK 2 new-connection-mark=LINK 2_conn passthrough=yes /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=LINK 1_conn disabled=no new-routing-mark=to_LINK 1 passthrough=yes /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=LINK 2_conn disabled=no new-routing-mark=to_LINK 2 passthrough=yes /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=SAIDA new-connection-mark=LINK 1_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/0 /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=SAIDA new-connection-mark=LINK 1_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/1 /ip firewall mangle add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=SAIDA new-connection-mark=LINK 2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/2 /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=LINK 1_conn disabled=no in-interface=SAIDA new-routing-mark=to_LINK 1 passthrough=yes /ip firewall mangle add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=LINK 2_conn disabled=no in-interface=SAIDA new-routing-mark=to_LINK 2 passthrough=yes /ip route add check-gateway=ping disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=LINK 1 routing-mark=to_LINK 1 /ip route add check-gateway=ping disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=LINK 2 routing-mark=to_LINK 2 /ip route add check-gateway=ping comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=LINK 1 scope=30 target-scope=10 /ip route add check-gateway=ping comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=LINK 2 scope=30 target-scope=10
não sei se ta errada essas regras estão erradas, ou se é no nat do mikrotik que faz o controle
obrigado
Consegui fazer funcionar
mais 50% só
as requisições só saem por 1 link apenas
não sei por que
eu consigo pingar o modem e tudo mais o consumo dele fica em zero
Reveja suas regra. Atualize sua versão para 3.30.
Pois é. Sempre faço com 2 links e não tem erro, sempre atualizo para 3.30.
é sem sucesso
simplesmente só sai por um link
vi que muitos tiveram esse problema mais não postaram a solução dele apenas disseram que resolveram
já é o 5º dia que eu paro tudo para configurar esse servidor e não consigo
E ai pessoal, vamos atualizar o topico com os resultados de nossos pcc!!
Eu comprei uma rb750G que ta chegando dia 25, dai vou fazer o meu... e o de vcs como esta?
Abraço
Estou com vários no ar sem problema algum. Usando a versão 4.5 e em alguns 3.30
Tenho feito vários e tudo beleza também.
Tenho rodando em meu Provedor rodando beleza.
Apenas não consegui separar de uma maneira para que apenas a porta 80 (e outras principais) utilize o balance por PCC e o restante (principalmente P2P, ehehehh) fique em uma rota estática num linck ADSL que possuo.
Se alguém conseguiu peço que ajude.
Grande abraço à todos.
Eu já perdi a conta de quantos fiz todos funcionando perfeitamente, tanto na 3.28/3.30 quanto nas versões 4.x.
O PCC funciona a partir da versão v3.24. O ideal é que se tenha uma versão estával funcionando em seu pc ou rb e não uma loteria para saber qual versão usar.
Estou com o PCC (Com modem Bridge) rodando em uma RB 493AH versao 3.30 a mais de 4 meses.. e tudo perfeitamente perfeito.
"So Maravilhas"
Chegou minha RB750G..
Para inicio de conversa eu me apavorei com o tamanho dela..ehehe
Agora estou configurando, levando um suador para adaptar tudo...
Acho que anoite já vai estar funcionando...
Eu cheguei a ligar ela, mas durante algum tempo funcionou mas dando muito problema de pagina naum pode ser exibida.. e com somente 1 link funciionando..
vamos adaptar ate conseguir.. abraço
Só por curiosidade, vcs estão usando as regras do luciano?
quem ta com modens em bridge, e com mesmo gateway (mesma operadora) esta tendo alguma dificuldade?
Teve que fazer alguma adaptação?
Abraços
Valeu Chará!
Já consegui fazer funcionar.. agora so estou com um erro de saida.. so ta saindo por um link... se desativo ele sai pelo outro.. mas se ativo fica so nele.. tem algum segredinho nisso?
Abraço
Parabens .
É muito complicado fazer com modem bridge da mesma operadora ?
Bom.. sei muito pouco sobre mikrotik´s, entao contratei uma pessoa pra fazer o pcc e ela só sabe fazer com modem roteado (rb450g , so pra o pcc) e assim ficou , mas como todos sabemos o modem trava de hora em hora por isso nao deixei o pcc funcionando. Minha perguta: eu conseguiria,mesmo com pouco conhecimento nessa area, passar os modens para bridge? qual seria o mais indicado?
abs
MUTIO OBRIGADO... a todos da comunidade, ao LUCIANO, TIAGOM e todos os outros que me ajudaram!!
Acabei de fazer o pcc funcionar redondinho..
Para tentar ajudar os amigos que tem o mesmo cenario que eu vou colocar o codigo logo abaixo para vocês analizarem e quem sabe aplicarem no seu provedor.
Meu código basicamente é o passo a passo do LUCIANO com as alteração de interfaces para rodar os modens em bridge.
CENÁRIO:
3 X ADSL (MESMA VELOCIDADE) COM MODENS EM BRIDGE (Sendo discados pelo mikrotik)
Balanceamento feito numa RB750G com Mikrotik 3.31 instalado
Nome das interfaces
0 R EthLinkA (MODEM 1)
1 R EthLinkB (MODEM 2)
2 R EthLinkC (MODEM 3)
3 R ADMINISTRAÇÃO (usei a porta reserva para ligar diretamente ao hub, uso para fazer a administração)
4 R EthClientes (SAIDA DO LINK)
5 R pppoe-out1
6 R pppoe-out2
7 R pppoe-out3
MARCAÇÃO DAS CONEXÕS, PACOTES...
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no \
dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new \
disabled=no in-interface=pppoe-out1 new-connection-mark=conn_na \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out2 new-connection-mark=conn_nb \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out3 new-connection-mark=conn_nc \
passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_na \
disabled=no new-routing-mark=to_ra passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nb \
disabled=no new-routing-mark=to_rb passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nc \
disabled=no new-routing-mark=to_rc passthrough=no
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no \
dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=\
conn_ma0 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/0
conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/1
conn_mc2 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/2
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_ma0 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nra passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mb1 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrb passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc2 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrc passthrough=\
no
MASCARAMENTO..
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment="MASCARAMENTO PCC" disabled=no \
out-interface=pppoe-out1
out-interface=pppoe-out2
out-interface=pppoe-out3
ROTAS...
/ip route
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1
add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 \
routing-mark=to_nra
add comment="" disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out3
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out3 \
routing-mark=to_nrc
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2 \
routing-mark=to_nrb
Agora fico no tópico para ir comentando sobre os erros ou falhas (se tiver) ou somente para mostrar nossos resultados.
Segue abaixo um print da RB..
Anexo 9499
Raniel valeu pela resposta, eu comprei um RB 450g MK 3.25 so para fazer PCC, com esta versao que veio ja instalada nela posso fazer PCC sem problemas nem um ou preciso update para alguma outra versao MK. Vou usar todos os modem em bridge. MK onde vou fazer controle de banda, firewall.... qual versao estavel vc me entica. Hoje eu tenho versao 3.22 da essa ou preciso fazer update para alguma outra.
valeu pela força.
Angelino, dizem que o pcc rola melhor apartir da 3.28.. abraços
Opa
Amigo, estou a quase um mês tentando colocar um balancer a funciona
ja fiz de tudo mesmo, atualmente estou com a versão mikrotik 4.6, pois tentei de tudo
mais nao adianta o maximo que consegui foi fazer funcionar apenas um link
nao sei se tem haver que no momento estava somente eu ligado no balancer
se tiver alguém que possa me ajudar com meu projeto
é o seguinte
tenho 2 links adsl
1 de 4mb e outro de 2mb
ambos em brigde
se alguém poder adaptar essas regras para 2 links agradeço muito
estou quase desistindo de ver o pessoal conseguindo e eu não
obrigado
tmelooliveira,
Rapaz , muito obrigado!
usei o seu script, foi só colocar que rodou 100% , os links estão balanceados perfeitamente..
eu nunca pensei que juntar links seria tão produtivo, a velocidade na rede aqui melhorou uns 70%.
Agradeço, e digo o PCC concerteza é uma ferramenta incrivel.
alguem mais notou que quando altera both-adress para both-addres-and-ports, o balance fica melhor?
Bom dia ! Luciano.
Muito bom.. fiz o teste sendo que só percebi um problema ao acessar o site do banco bradesco e tentei fazer um pagamento on-line e ele e jogado para uma outra tela e diz que pegou outro IP e dando o erro impossibilitando essa função tem como resolver.
Antecipadamente agradeço,
Carlos Gonzaga
utilizei essas regras aqui , e pelo visto funcionou beleza.:
no mangle:
obs: troque o interface=EthClientes por interface e o nome da sua interface local.. que seja ether1 ou Local..
no addres list:Citação:
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="LIBERAR SITES HTTPS" disabled=no dst-address-list=BB in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=BRADESCO in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=CEF in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=HSBC in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=ITAU in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=NOSSACAIXA in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=SANTANDER in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=GLOBO1 in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=GLOBO2 in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=GLOBO3 in-interface=EthClientes
add action=accept chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-list=TERRA in-interface=EthClientes
Citação:
/ip firewall address-list
add address=200.155.0.0/16 comment="" disabled=no list=BRADESCO
add address=200.201.0.0/16 comment="" disabled=no list=CEF
add address=170.66.0.0/24 comment="" disabled=no list=BB
add address=200.220.0.0/16 comment="" disabled=no list=SANTANDER
add address=200.196.0.0/16 comment="" disabled=no list=ITAU
add address=189.56.0.0/16 comment="" disabled=no list=NOSSACAIXA
add address=161.113.0.0/24 comment="" disabled=no list=HSBC
add address=201.7.176.0/24 comment="" disabled=no list=GLOBO1
add address=201.7.180.0/24 comment="" disabled=no list=GLOBO2
add address=201.7.176.0/24 comment="" disabled=no list=GLOBO3
add address=200.154.56.0/24 comment="" disabled=no list=TERRA
add address=208.84.247.0/24 comment="" disabled=no list=TERRA
espero que funcione pra você tambem..
Olá pessoal,
Parabéns ao autor do tópico.
Se feito com cuidado e bom senso (de acordo com a realidade de cada um) o script funciona perfeitamente.
Só estou com uma dúvida teórica:
No começo do script é feito uma regra no Mangle onde os pacotes passam sem marcação (de acordo com uma lista de endereços).
Seria essa regra:
add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes
O nosso amigo disse que com essa regra os sites da lista sem_balance saem pelo gateway padrão.
Porém, como temos vários gateways, por onde exatamente sairá essas conexão não marcadas? pelo primeiro gateway com peso menor (distance) ?
Agradeço a atenção.
Abraços
kra não intendi muito a regra, mas sei que funciona que uma beleza..
alguns ips coloquei na lista sem_regras e outras eu usei um script que copiei aqui no under, mas porém..
funcionou, Bradesco bb tudo ok.. alguns sites do governo, o ima tambem..
ou seja..
Funciona!
Funciona com a versão 4.6?
Obrigado.
havera alguma diferença se ao inves de
add address=201.7.176.0/24 comment="" disabled=no list=GLOBO1
add address=201.7.180.0/24 comment="" disabled=no list=GLOBO2
add address=201.7.176.0/24 comment="" disabled=no list=GLOBO3
eu colocar apenas 201.7.0.0/16? assim nao precisaria de 3 regras.
teria alguma regra para redirecionar para a rota padrao os sites de video pelo seu conteudo? pois se eu for criar uma regra para cada site sera um processo muito moroso.
Fizemos o balanceamento e ficou muito bom.
Fizemos numa rb só para o balanceamento.
Só que agora não conseguimos entrar no servidor pelo ip fixo. Remotamente quando colocamos o IP fixo ele entra direto na RB do balanceamento.
Só entra no servidor se estiver dentro da rede. Será que vou ter que apelar para o DynDns?
ola amigos sou novo aqui e to precisando de uma ajudinha. tive olhando as regras do pcc postado pelo nosso amigo tmelooliveira e tantando montar um pcc aqui. meu caso é tenho 4 adsl 2 de 1mega e 2 de 1.5mega e queria fazer um balance pcc. mais eu nao sei quase nada ainda eu tenho uma rb 450 com o Mikrotik 3.31 alguem mim da um ajudinha?
eu coloquei esse script postado pelo amigo tmelooliveira mais eu naõ sei se o pcc tem que gera ip se ele tem o dhcp ativo vou postas a regra e um printe. se alguem poder mim ajudar ficarei muito grato.
4 X ADSL 2 DE 1MEGA E 2 DE 1.5 MEGA COM MODENS EM BRIDGE (Sendo discados pelo mikrotik)
Balanceamento feito numa RB450G com Mikrotik 3.31 instalado
Nome das interfaces
1 R EthClientes (SAIDA DO LINK) POE
2 R EthLinkA (MODEM 1)
3 R EthLinkB (MODEM 2)
4R EthLinkC (MODEM 3)
5 R EthLinkC (MODEM 4)
6 R pppoe-out1
7 R pppoe-out2
8 R pppoe-out3
9 R pppoe-out3
MARCAÇÃO DAS CONEXÕS, PACOTES...
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no \
dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes
disabled=no in-interface=pppoe-out1 new-connection-mark=conn_na \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out2 new-connection-mark=conn_nb \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out3 new-connection-mark=conn_nc \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out3 new-connection-mark=conn_nd \
passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_na \
disabled=no new-routing-mark=to_ra passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nb \
disabled=no new-routing-mark=to_rb passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nc \
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nd \
conn_ma0 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/0
conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/1
conn_mc2 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:3/2
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_ma0 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nra passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mb1 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrb passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc2 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrc passthrough=\
no
MASCARAMENTO..
/ip firewall nat
out-interface=pppoe-out1
out-interface=pppoe-out2
out-interface=pppoe-out3
out-interface=pppoe-out4
ROTAS...
/ip route
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1
add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out1 \
routing-mark=to_nra
add comment="" disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out3
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out3 \
routing-mark=to_nrc
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe-out2 \
routing-mark=to_nrb
Anexo 9818
E ai amigo de cima.. tem uma interface com nome errado.. da uma olhada... tem duas pppoe-out3
E essas regras não são para todos, cada caso é um caso, no seu por exemplo tem mais alterações..
da uma olhada com calma.. se naum conseguir da um oi aqui que com tempo eu olho pra vc.. abraço
Amigo 1929, eu tbm me deparei com esse problema, mas dai fui ate as config da RB, mudei a porta http e winbox dela.. e redirecionei as portas do servidor,
add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=no dst-port=PORTA QUE VAI SER ACESSADA \
protocol=tcp to-addresses=IP DA REDE LOCAL DO SERVIDOR to-ports=PORTA NO SERVIDOR
isso é bacana, porque vc pode colcoar portas diferentes em todas suas RBs, tendo assim acesso remoto a todas..
Abraço Gauchão
ola amigo tmelooliveira obrigado pela ajuda eu consegui fazer o balanceamento pcc com 4 link e ficou muito bom.se alguem precisar do script ou de uma ajudinha pode pedir que posso tentar ajudar.
eu Fiz numa rb 450g só para o balanceamento pcc dos 4 link pppoe discada pela rb.
Só que agora não conseguimos entrar no servidor pelo ddns. Remotamente quando colocamos o ddns romoto q eu usava antes ele entra direto na RB do balanceamento que é a 450g.
Só entra no servidor se estiver dentro da rede e colocolocar o ip do servidor no winbox. Será o que aconteceu? detalhes( o servidor agora só tem 2 placa de rede. cliente e link) se nao for pedir dimais ajuda eu nessa tambem? abraço
Olá
estou usando um servidor de balancer paralelo com o servidor principal
o balancer é por pcc, até ai tudo bem ta funcionando normal
mais uso o sistema de gerenciamento webmikrotik
ele acessa por ssh para interagir com o mikrotik
mais agora não acessa mais
alguém sabe qual procedimento tenho que fazer para redirecionar a porta para o servidor principal?
agradeço desde já
obrigado
A maioria das perguntas deste tópico é por falta de conhecimentos de rede.
PS. Muito bom o script M4D3, funfou legal. ;)
Boa tarde! Tem como você posta as regras da rb450g completa com pppoe , pois uso com modem roteado , mas gostaria de fazer pppoe dizem ser melhor. Obrigado.