dimensaonet, para acesso do servidor, segue a dica que esta logo acima do teu topico, onde me direciono ao 1929.. vai funcionar 100% abraço..
Versão Imprimível
dimensaonet, para acesso do servidor, segue a dica que esta logo acima do teu topico, onde me direciono ao 1929.. vai funcionar 100% abraço..
Sergiotec, estas regras já estão neste topico, tanto com roteado como com ppoe, da uma olhadinha ai... se tiver alguma duvida da um toque!
ola amigo tmelooliveira porq fovar é q sou meio leigo ainda em regras... poderia mim dar mais uma forcinha?
eu entro na rb 450g que ta fazendo o pcc e em
/ip firewalladd mangle
add action=dst-nat chain=dstnat comment="" disabled=no dst-port=1929\
protocol=tcp to-addresses=10.5.50.1 to-ports=PORTA NO SERVIDOR????? o que é? é uma porta q eu tenhom q add no servidor? aguardo sua ajuda
ola amigo Sergiotec a minha RB 450g ta funcionando perfeito com essa regra postada pelo tmelooliveira
com 4 adsl sendo 2 de 1.5mega e 2 de 1mega
os 4 modem recebe a discagem da rb na rb tem 4 pppoe.. se te ajudar posso postar a regra aqui pra vc...só q primeiro
alguem tem que mim ensinar como eu salvo as regras da RB...aguardo
amigos essa regra dos bancos citada pelo nosso amigo luizbe é posta na RB que faz o PCC ou no servidor?
Então porque você perguntou se funciona na ver 4.6? Se por algum motivo não funcionar é só usar do seu conhecimento e fazer a adaptação para a versão.
Eu não teria este conhecimento, se precisasse de alguma adaptação para fazer funcionar o balance, mas estou no forum para aprender. No início eu não sabia nem uma vírgula sobre MK. Hoje já sei meia duzia de vírgulas, mas falta muitas vírgulas ainda para me sentir seguro e por isso pergunto.
Obrigado Tiago, eu estava desconfiado que seria por aí, mas tinha receio de mexer e travar meu servidor. Vou fazer isso.
ola amigos pesso desculpas por tantas pergutas, mais é q sou novo nesse ramo. poderia mim ajudar? a regra pra acessar o mikrotik servidor depois do PCC é essa? ela é add na RB?
/ip firewall nat
add action=dst-nat chain=dstnat comment=\"\" disabled=no dst-port=8291\protocol=tcp to-addresses=10.5.50.1to-ports=80
sera que assim funciona? ou eu tenho que colocar alguma regra no mikrotik servidor onde os cliente faz as autenticaçao que é onde eu quero acessar?
ola amigo mp3fm posso postar a regra sim...só uma coisinha eu nao sei como salvar a regra da RB. mim encina ai q eu posto agora. aguardo
Aew Galera..
Alguem pode m explicar como eh feito o balance por PCC?
divide por serviços, conexões ou o q?
m expliquem melhor como funciona...
to afim d bota roda aki um balance e vi q mtos falam bem desse PCC balance
Desde jah agradeço..
Perdão por ter levantado esta questão. É que quando você colocou sobre o conhecimento de redes, me pareceu que estava criticando aqueles que não tem tanto conhecimento, mas estão se esforçando. Deu a impressão assim de que se não sabemos as quatro operações estamos fora do forum.
Este tópico criou realmente muitas perguntas. Para uns o balance funcionou de primeira, para outros demorou mais e para outros ainda não conseguiram resolver, e por isso estão aqui a perguntar.
Já imaginou se o pessoal não pergunta? Logo iam dizer que o tópico não presta pois o balance não funciona. Felizmente o povo pergunta.
E temos que reconhecer mesmo que a maioria de nós está aqui por curioso e amante do ramo. Mas não tem a formação em redes que reconheço seria o ideal, mas isso não invalida as perguntas por mais simples e sinceras que sejam. Mas aos poucos vai se aprendendo.
Em muitos casos é algum detalhe que passa desapercebido e a gente faz e refaz até que de repente está ali na nossa frente o erro. Pronto: o tópico tornou-se de um momento para o outro excelente.
Quanto a versão, me desculpe não queria de maneira nenhuma desmerece-lo, mas como voce tem o conhecimento em redes mais aprofundado, caso a versão não suportasse exatamente como está no tópico, imaginei que seria muito mais fácil para voce fazer as alterações necessárias. Para mim, já seria um empecilho, pois careço deste conhecimento. Mas um dia quem sabe eu chego mais perto.
E espero poder contar com sua ajuda em algum momento que a coisa enzebrar por aqui.
Que fiquemos na paz.
E ai Brazuky... concordo com nosso amigo 1929, na verdade, aqui o cara tem que tentar sempre ajudar, e nunca menosprezar ninguem, assim como você sabe de redes, tem nego aqui que sabe muiiiiiiiito mais que você.. e nem por isso ele vai entrar em um topico seu dizendo que sua pergunta é por falta de conhecimento!
PCC Bloqueia ping externo?
Aqui está acontecendo isso. Meu link dedicado pinga normalmente se eu conectar direto em um PC normal, mas, quando coloco ele no PCC balance ele para de responder ping externo e consequentemente nega acesso externo ao servidor seja de balance ou servidor que vai para clientes.
Tem alguma função no MK que bloqueia ping externo por padrão?
Abraço a todos
Ola amigo mp3fm segue as regras do pcc com 4 modem em bridge qualquer duvida posta ai
5/0 link1 (link 1 de 1,5mb)
5/1 link2 (link 2 de 2mb)
5/2 link2 (link 2 de 2mb)
5/3 link3 (link 3 de 1mb)
5/4 lnk4 (link 3 de 1mb)
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment="MASCARAMENTO PCC" disabled=no \
out-interface=pppoe-out1
out-interface=pppoe-out3
out-interface=pppoe-out2
out-interface=pppoe-out4
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no \
dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new \
disabled=no in-interface=pppoe-out1 new-connection-mark=conn_na \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out2 new-connection-mark=conn_nb \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out3 new-connection-mark=conn_nc \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out4 new-connection-mark=conn_nd \
passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_na \
disabled=no new-routing-mark=to_ra passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nb \
disabled=no new-routing-mark=to_rb passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nc \
disabled=no new-routing-mark=to_rc passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nd \
disabled=no new-routing-mark=to_rd passthrough=no
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no \
dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=\
conn_ma0 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/0
conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/1
conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/2
conn_mc2 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/3
conn_mc3 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/4
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_ma0 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nra passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mb1 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrb passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc2 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrc passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc3 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrd passthrough=\
no
CONTINUA
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no \
dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes
disabled=no in-interface=pppoe-out1 new-connection-mark=conn_na \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out2 new-connection-mark=conn_nb \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out3 new-connection-mark=conn_nc \
passthrough=yes
disabled=no in-interface=pppoe-out4 new-connection-mark=conn_nd \
passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_na \
disabled=no new-routing-mark=to_ra passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nb \
disabled=no new-routing-mark=to_rb passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nc \
disabled=no new-routing-mark=to_rc passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nd \
disabled=no new-routing-mark=to_rd passthrough=no
conn_ma0 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/0
conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/1
conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/2
conn_mc2 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/3
conn_mc3 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:5/4
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_ma0 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nra passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mb1 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrb passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc2 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrc passthrough=\
no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc3 \
disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrd passthrough=\
no
É ESSA AI AQUI TA FUNCIONANDO REDONDINHO QUALQUER COISA ESTAMOS AI PRA AJUDAR
Boa tarde Amigo
Estou com um problema e gostaria, se possível de uma ajuda.
Fiz o Balanceamento PCC como no início do Blog, porem está funcionando da seguinte maneira:
É utilizado apenas um Link, mesmo com todos conectados mas se eu desligar este link o outro assume autamaticamente, mas é sempre utilizado apenas 1 dos links.
no meu caso utilizo 3 modens em Bridge com um link de 50MB e 2 de 15MB, da GVT.
gostaria de uma ajuda para que a utilização dos links seja balanceadas entre os três links
a seguir as regras...
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new disabled=no in-interface=EthLinkA new-connection-mark=conn_na passthrough=yes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new disabled=no in-interface=EthLinkB new-connection-mark=conn_nb passthrough=yes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new disabled=no in-interface=EthLinkC new-connection-mark=conn_nc passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_na disabled=no new-routing-mark=to_ra passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nb disabled=no new-routing-mark=to_rb passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nc disabled=no new-routing-mark=to_rc passthrough=no
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_ma0 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/0
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mb1 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/1
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mc2 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/2
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_md3 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/3
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_me4 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/4
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mf5 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/5
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mg6 passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:7/6
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_ma0 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nra passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mb1 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrb passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc2 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrc passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_md3 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrd passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_me4 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nre passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mf5 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrf passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mg6 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrg passthrough=no
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no src-address=10.0.5.0/24
/ip route
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkA routing-mark=to_nra scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkB routing-mark=to_nrb scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkC routing-mark=to_nrc scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkA routing-mark=to_nrd scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkA routing-mark=to_nre scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkA routing-mark=to_nrf scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkA routing-mark=to_nrg scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkA scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkB scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=4 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=EthLinkC scope=30 target-scope=10
Anexo 9944
Se alguém puder me ajuda será de grande ajuda.
Alguem conseguiu usar Voip em cima do PCC?
Amigo, suas configurações parecem estar erradas.
Você informou que possui 3 linck´s e tem 7 marcações (nra-nrg)?!?!
Acho que é ai o problema.
Reveja isso.
Abraço!
Amigo, bom dia, nao entendi pq vc fez 7 classificações (ou marcações) se o calculo seria assim :
#Linka-50Mb = 3
#Linkb-15Mb = 1
#Linkc-15Mb = 1
#Total 81920 / 15360 = 5,33333
O certo nao seria 5 classifacações ?
Ou seja 3 para 50Mb e 1 para cada de 15Mb ?????
Bem Lembrado.. é que inicialmente seria 1 link de 50MB 1 de 15MB e 1 de 10MB
mas depois passamos o de 10MB para 15MB e esqueci de tirar as marcações ecedentes.
Brigado por lembrar mas me parece que o problema ainda sim seria outro porque em Connection Mark não aparece as marcações.
mas de quaquer forma vou alterar o erro já detectado.
Brigadão.
Amigo wellysson, reveja o post anterio ao seu, como seus modens estão em bridge:
-Primeiro - vc tem q fazer NAT de cada conexão pppoe-out sacou e nao da interface!!!
-Segundo - a regra mangle "SEM BALANCE" ai sim vc coloca a rede de ips das interfaces dos modens
-Terceiro - em /ip route vc tb colocou as intefaces e nao as conexões pppoe-out
Eis o problema de sair apenas por um link !!!!!
Valeu mando muito bem nesse tutorial
pessoal!
alguém já usou a seguinte configuração: Load Balance (2 links ADSL em modo bridge) + PPPoE Server + 3 placas de rede ?
Quero agradecer a todos e ao tmelooliveira em especial, porque foi atravez do poste dele que conseguir,depois de algumas tentativas, colocar pra funcionar o pcc com o modem em brigde. ficou muito bom, valeu!
abs
Boa noite amigos, seguinte... eu tenho 4 links balanceados via PCC.
Um deles é ip FIXO, gostaria de saber se tem a possibilidade, de redirecionar os acessos externos para esse link.
PS: Uso todos os modens em bridge discando pelo próprio PCC
O que aconteceria se nas rotas inves de colocar os ips eu colocar a interface para cada molden ? e deixar cada moldem como vem normal?
Boa noite! a quem puder me ajudar, Tenho uma RB450G fazendo o balanciamento de 4 link 2 velox e 2 embratel os 4 são ADSL, Minha estrutura e:
RB450G + Pc-Mikrotik , quando eu em minha máquina faço um download qualquer principalmente ser for grande acima de 30 Mega simplemente não completa o download e a mesma coisa esta acontecendo com todos os meus clientes, o Pc- Mikrotik faz todo o gerenciamento de cliente e firewall dhcp em fim o que pode esta acontecendo a estou esquecendo os videos da globo.com ninguém consegue assistir, também não abre , Obrigado!
Amigos estou com problema minha rb 450 nao autentica o sinal do moldem nao sei porque ja tentei alterar (VPI) para 33 , mas voltei porque alem de nao funcionar, fiquei pensando que nao é isso pois meu servidor consegui autenticar da maneira que estao. Ja olhei se esta na interface certa e tal mas, sera que tem como uma regra impedir que disque os moldem? ja tentei autenticar 1 de cada vez somente 1 ligado na rb , todos .. e nada..
Refiz toda a config funcionou as autenticações, agora meu problema é sobre como fazer para que meu servidor pegue internet da rb 450 , como faço? é faixa de ips no adreess? redirecionamento no firewall ? desculpa mais sou leigo no assunto.
Desde ja agradeço.
Bom dia! Não sei se vai te ajudar mas minha regra para RB450G funciona desta maneira
São 4 link adsl com modem roteado
Na placa de rede da que esta setada com 192.168.6.1/30 e a que vai para outra màquina que você tem que setar como 192.168.6.2/30
Qualquer duvida [email protected]
/interface ethernet
set 0 arp=enabled auto-negotiation=yes comment=ether1 disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1526 mac-address=00:0C:42:52:25:5F mtu=1500 name=EthLinkA speed=\
100Mbps
set 1 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited comment=ether2 disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1524 mac-address=00:0C:42:52:25:60 \
master-port=none mtu=1500 name=EthLinkB speed=100Mbps
set 2 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited comment=ether3 disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1524 mac-address=00:0C:42:52:25:61 \
master-port=none mtu=1500 name=EthLinkC speed=100Mbps
set 3 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited comment=ether4 disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1524 mac-address=00:0C:42:52:25:62 \
master-port=none mtu=1500 name=EthLinkD speed=100Mbps
set 4 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited comment=ether5 disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1524 mac-address=00:0C:42:52:25:63 \
master-port=none mtu=1500 name=EthClientes speed=100Mbps
/ip dhcp-client
add add-default-route=yes comment="" default-route-distance=0 disabled=no interface=EthLinkA use-peer-ntp=yes
add add-default-route=yes comment="" default-route-distance=0 disabled=no interface=EthLinkC use-peer-ntp=yes
add add-default-route=yes comment="" default-route-distance=0 disabled=no interface=EthLinkD use-peer-ntp=yes
add add-default-route=yes comment="" default-route-distance=0 disabled=no interface=EthLinkB use-peer-ntp=yes
/ip address
add address=192.168.6.1/30 broadcast=192.168.6.3 comment="" disabled=no interface=EthClientes network=192.168.6.0
/ip firewall mangle
add action=mark-connection chain=prerouting comment="CONTROLE SERVICOS NAO IDENTIFICADOS" disabled=yes new-connection-mark=Outros-Conexao passthrough=yes
add action=mark-packet chain=prerouting comment="" connection-mark=Outros-Conexao disabled=yes new-packet-mark=Outros-Pacotes passthrough=no
add action=accept chain=prerouting comment="SEM BALANCE" disabled=no dst-address-list=sem_balance in-interface=EthClientes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new disabled=no in-interface=EthLinkA new-connection-mark=conn_na passthrough=yes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new disabled=no in-interface=EthLinkB new-connection-mark=conn_nb passthrough=yes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new disabled=no in-interface=EthLinkC new-connection-mark=conn_nc passthrough=yes
add action=mark-connection chain=input comment="" connection-state=new disabled=no in-interface=EthLinkD new-connection-mark=conn_nd passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_na disabled=no new-routing-mark=to_ra passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nb disabled=no new-routing-mark=to_rb passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nc disabled=no new-routing-mark=to_rc passthrough=no
add action=mark-routing chain=output comment="" connection-mark=conn_nd disabled=no new-routing-mark=to_rd passthrough=no
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_ma0 passthrough=\
yes per-connection-classifier=both-addresses:5/0
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mb1 passthrough=\
yes per-connection-classifier=both-addresses:5/1
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mb1 passthrough=\
yes per-connection-classifier=both-addresses:5/2
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mc2 passthrough=\
yes per-connection-classifier=both-addresses:5/3
add action=mark-connection chain=prerouting comment="" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=EthClientes new-connection-mark=conn_mc3 passthrough=\
yes per-connection-classifier=both-addresses:5/4
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_ma0 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nra passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mb1 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrb passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc2 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrc passthrough=no
add action=mark-routing chain=prerouting comment="" connection-mark=conn_mc3 disabled=no in-interface=EthClientes new-routing-mark=to_nrd passthrough=no
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment="MASCARAMENTO PCC" disabled=no out-interface=EthLinkA
add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=EthLinkB
add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=EthLinkC
add action=masquerade chain=srcnat comment="" disabled=no out-interface=EthLinkD
/ip route
add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.1 scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.2.1 scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=4 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.3.1 scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.1 routing-mark=to_nra scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.2.1 routing-mark=to_nrb scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=5 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.4.1 scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=4 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.3.1 routing-mark=to_nrc scope=30 target-scope=10
add comment="" disabled=no distance=5 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.4.1 routing-mark=to_nrd scope=30 target-scope=10
DICA
Ola pessoal, estava com um problema aki em meu load balance . eu tenho um RB450 fazendo o load balance de 3 links com o modem em bridge ... estava com o seguinte problema o msn era na sorte pra entrar, pra logar no orkut ou hotmail demorava uma eternidade ... passei um sufoco ....
o mk da minha rb era 3.3 entao depois de ter reconfigurado muitas vezes o load balance .. e nada de dar certo ... eu atualizei minha rb pra mk 4.6 e com minha mesma configuração o meu load balance fikou perfeito ...
quem vai fazer o loadbalance com rb 450 atualizem o mk eh uma dica aki cmg funcionou .. vlw
o script do M4d3 sao para modens roteados, mas tem uma explicaçao no meio/final, para modem bridge. eu trabalho somente com modens bridge, e tenho um cliente que sao 7 adsl e um dedicado. funcionando redondo. RB indicada pelo Tiago Matias. 493 AH, simplismente funciona como uma uva rs...
Amigo , voce tem razao. Olhei em outro post -nao lembro qual - lá falava que versao 4x funcionava melhor.
Nunca tive problema com o balanceamento e to usando as configuraçoes postadas pelo nosso amigo tiago.
Vejo muita gente falando de probblemas relacionados com msn,orkut e alguns sites e eu nunca tive . Um amigo usou as mesmas configuraçoes que passei para ele e deu alguns problemas .
Soluçao: atualizou, ficou tudo normal. Uso v.4.5
Fica ai esse relato , espero ter ajudado.
Amigos gostaria de saber de vcs se tem alguem sofrendo com os videos da globo.com e os da terra.com pois o meu aki nao abrem, ja coloquei a regra q esta na primeira pagina, alguem tem alguma regra melhor ???
Boa tarde! amigo Binhos5 nao sei com é seu esquemm ai mas aqui tenho uma rb450g que faço balanciamento de carga e tinha o mesmo problema que o seu então coloquei esta regra ai acima das demais ou seja acima de todas as regras do balanciador em :
/ip firewall mangle
add action=mark-connection chain=prerouting comment="Videos Globo.com" disabled=no dst-port=80 new-connection-mark=Navegacao-Conexao passthrough=no protocol=\
tcp
Para mim funcionou , espero ter ajudado.
Amigo reveja as regras q vc postou pois parece estar faltando alguma coisa pois aki nao funcionou, a segunda regra nem contava pacotes......
tira a segunda regra, você tem load balance com pcc?
To tendo problemas com videos tbm... o youtube não ta abrindo em janelas.. por exemplo..
parabens pelo tuto
Boa noite Luciano Rampanelli,
Estou precisando fazer o load balance de dois link´s e em seguinte colcocar o terceiro, gostaria de saber se posso lhe adcionar no MSN caso tenha alguma duvida e se for o caso lhe pagar pelo serviço amigo.
att...
Luciano, para usar o load balance teria que instalar quais os pacotes do mikrotik ? queria usar mais QoS e firewall depois.
possuo 2 links adsl, modens roteados, ligados a uma rb333, v4.6, com 2 cartoes engenius, pois bem, preciso configurar de forma que os clientes do painel A se conectem no adsl A, e os clientes do painel B se conectem no adsl B, sendo que o gateway A é 192.168.1.254 e o painel A 10.0.1.254, gateway B é 192.168.2.254 e painel B 10.0.2.254.. pra a cabar de lascar... isso ai tudo com hotspot... independentes ... no painel A hotspot A, no painel B hotspot B... alguem teria um asoluçao pra isso? ja procurei na net toda sobre load balance.. mas só encontro soluços do tipo divisao de clientes dentro da mesma faixa de ip e mesma saida, preciso fazer isso de fforma independente... cada apinel tem que ter o seu proprio hotspot e o seu proprio link
amigo isso não é dificil de fazer segue o link do passo a passo ok
Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki