alguem ja usa omni ubiquiti pode dizer se e boa ou não,e que eu tenho trauma de omni ...
Versão Imprimível
alguem ja usa omni ubiquiti pode dizer se e boa ou não,e que eu tenho trauma de omni ...
naldo tem um post dizendo que foi testada e aprovada ate uns 4 km.
hummm eu sei mas eu queria informações mas atualizadas de hoje tipo .quantos clientes esta atendendo ,latencia problemas que ela apresenta por que estou fazendo o projeto para ano que vem e percebi que não adianta colocar torres por ai com 3 rockets e setoriais alem de ficar caro ,tem ap que fica la so de enfeite
Bem, tenho aqui uma 2.4 de 10 dbi... dos 32 clientes que tenho nela, misteriosamente um que está a pouco menos de 300 metros está com CCQ entre 12% e 40%, latência de 30ms e sinal a -60... tenho clientes a 1,2km com CCQ a 92%, ~ 95%, sinal a -62 e pingando 3 ~5 ms... todos com nanoloco m2... já troquei o rádio, atualizei o firm dele... sim, todos com visada direta e sem obstáculos... tirando um que tem uma bananeira bem na linha de visada, instalei ontem mas, a penca de banana tá quase no ponto de tirar aí, o problema será resolvido e, mesmo assim, tenho um sinal muito bom com este cliente... minha rede trabalha com cache full a 4M... o resultado de 4 NS M2 é bem melhor, pelo menos aqui comigo... foi o primeiro e último PMP instalado... em breve, trocarei pelo conjunto de 4 NS M2.
Abraço e boa sorte.
Talvez a culpa seja da penca de bananeira.
to fazendo teste aqui com ominitik em bairro pq para não ter de por 3 painel,ate o momento acho que valeu 300,00,,pena que não comprei stx que seria o par ideal da ominitik,to ligando m5 loco,mais ta ficando bom,,na proxima compra comprarei stx pra teste
Estou usando a cerca de 1 mês muito boa, mais ela é melhor quando voce usa rádio rocket com uma rb 750g gerenciando, eu uso nanoloco m5 com 2km o sinal nao fica essas coisas mais passo 4megas tranquilo, a vantagem dela é voce utilizar ela com um radio dual e cliente com equipamentos N. show de bola
vie190 qual foi a distancia que voce conseguiu alcançar com esta omini?
na bancada 2 km,,so que estou usando nano loco m5,,mais irei comprar stx que é ideal para usar com esta ominitk, apos irei fazer teste na torre e passo os resultados aqui
então posso estar errado a ubnt ela é airmax prioritário da ubnt sem isto é um 5.8 comum
o stx é a/N sendo assim acho que tera melhor resultados por trabalhar no mesmo padrão
esta semana comprei o casal 2.4 rocket e a omini 13 db como já tenho uns 10 nano loco m2 rodando na rede vai ser fácil fazer o teste e postarei o resultados aqui
estou apostando em 2.4 por causa das visadas e do airmax que mesmo em 2.4 passa uma banda muito maior
O que vocês acham dessa antena, Ubiquiti AirMax AM-5G17-90?
humm pelo que eu vi ate uns 30 cliente online ela vai bem e melhor ainda com ap ubiquiti .
so sofre do mal das omni tem sombra quando e perto mas ai nada que um tilt não resolva hehehehe
Vai tranquilo Naldo. Eu também não sou adepto das omini. Mas das antigas com pol vertical
Agora esta da Ubiquiti é show. E quanto a sombra não esquenta não, coloca uma de 10dbi que ela abre bem o lóbulo vertical.
RockeM e antena Omini Ubiquit é um casamento perfeito para quem não tem muitos online na torre. Uma economia de canais muito grande.
Colocar 4 basestation para atender 30 a 40 usuários é um desperdício em todos os sentidos.
Esta saindo a homologação destas omini.
1929 voce junto com o osmano e os melhores moderadores deste site agradeço a atençaõ se tu ta falando ta falado .
e por isso que eu não desisto deste site.
Eu demorei para aderir ao N. SEmpre tinha as dúvidas e alguns relatos não tão bons.
Daí resolvi partir para o teste.
Me surpeendi com o desempenho desta omini da Ubiquiti.
Naldo, testei em campo.. a OMNI essa semana com 40 users nela... So nano loco m5... raio de 200m a 2km... Mas tem uma dica que fuleira, que vou um dia passar para o povo... o sinal maior esta em -63 e o menor -54... CCQ entre 95 a 99%!!! Com 40 users!!!
Vai encarar? Depois te conto a sacanagem que descobri!!! :/
Ta, ja me ligaram aqui pra saber... ok... Manolo!!!
Que fazer a OMNI gritar longe? Não da, que fazer ela mostra qualidade e sinal? Da...
Agora olha so que legal... coloquei ela no lugar mais baixo possivel da torre... olha que ela tem 33 metros... as bases ficam a 32... eu coloquei ela apenas 21 metros... primeiro ela estava em cima das bases... ae fui descendo 2 metros (1 gomo)... E testando os sinal, quando fico a 21 metros nao teste menos por causa das arvores, mais ficou gritando muito longe... tanto que ela ta configurada em 10dbm!!! legal ne... La em cima o cliente A ficava com sinal -76... agora o mesmo cliente fica com sinal -54!!! :)
MorpheusX, eu estava hoje pensando nisso. Como instalei muito recentemente ainda não mexi na fixação para ver o resultado. Mas creio que tem muita lógica.
Só não sei como ficaria a questão do lóbulo de irradiação. Se fixar ela mais abaixo na torre, não poderia a estrutura da torre criar uma barreira, diminuindo o sinal na direção atrás da torre? Notou alguma coisa neste respeito?
hummm então ela funciona melhor mas baixo ,do que ela em locais muito altos ,e uma informação valiosa .
e que estou querendo cubrir a cidade minha inteira aqui para poder vender em qualquer localidade .
so que tambem não tem dinheiro para gasta em 10 bases com setoriais. o orçamento e facil :
3 kits rockets com setorial r$ 2100,00 ,i nanobridge para ponto a ponto r$ 300,00 ,rb 450 para gerenciamento r$ 350,00 ,ferragems e cabos r$ 200,00 total r$2 950,00 por base para 10 bases r$ 29 500,00 .
ja se for bases com omnis o orçamento cai bastante
1 kit omni+rocket r$ 700,00 ,nanobridge para ponto a ponto r$ 300,00 ,rb 450 para gerenciamento r$ 350,00 ,ferragems e cabos r$ 200,00 total r$ 1 550,00 total 10 bases r$ 15 550,00 uma ecocnomia de r$ 13 950 ,00 e na pior das ipoteses cobertura de 40 km de area e se consueguir colocar 40 user por antena são 400 clientes a a mas.
400 clientes a uma media de r$ 63,00 por mes plano medio de minha região r$ 25 200,00 por mes .ta bom ne .
E levando em conta que o uso de painéis normalmente precisamos inclina-los um pouco para atender melhor os mais próximos.
O uso de painéis no meu entendimento só se justifica se for para atender muitos usuários por setor.
O que não é o caso da maioria das cidades pequenas.
No entando o uso de omini cria uma situação que é facilmente corrigida com os painéis com a inclinação. Me refiro a interferencia de uma omini na outra.
Como a omini não tem como inclinar, precisa estar no prumo, o controle do alcance do lóbulo de irradiação fica difícil. Só nos resta um bom estudo de canalização e o uso de baixissímas potencias para que uma célula não interfira na outra.
Se pudermos utilizar todos os clientes com rádios com controle de largura de banda, podemos utilizar 10mhz por exemplo para tudo. Já daria um bom "refresco" na questão de canais disponíveis. Me refiro aqui ao uso do 2.4.
1929
Sim, notei um o que eu chamei de SOMBRA... Mas o que fiz, coloquei um suporte mais longe da torre....
Agora a ideia e CELULAS... Exatamente isso celular com um unico concentrador... E quase a ideia do NALDO...
Mas vamos pensa assim...
Na casa de um cliente que tem uma boa altura e visada no meio de um bairro, voce oferece a internet para ele de graça... Em troca de ele deixar na casa dele uma torrezinha, um poste de ferro de 6 metros, com 1 NANOSTATION, 1 ROCKET e 1 OMNI tudo em BRIDGE... E o concentrado na central (por isso o nome central)... A Nanostation recebendo em 40mhz... A rockets enviando a 20mhz... Equipamentos dos clientes fazendo a propria conexão (roteamento).
Se isso não for uma ideia barata, e boa eu nao conheco outra... :)
OBS: nao esquecendo do WDS
hummph e o que estou pensando não adianta ter uma torre que pode cubrir 360 cara pra caramba se a gente pode enchugar o projeto so tem que saber dimencionar as omnis.
Por isso devemos esquecer a omini de 13dbi. A diferença na prática é insignificante.
Vamos com a de 10dbi que é mais do que suficiente.
E se possível usar nos clientes rádios que permitam baixar para 10mhz ou até 5. Vai reduzir o througput? Vai. Mas quem precisa de todo o throughput que fica disponível, usando micro células. O espectro vai agradecer.
O que e muito bom por sinal, sempre ter um sinal limpo e constante... :D e tudo questão de logística e estrategia nos bairros... E por isso que existe o google maps!!! KKKKK
Ja estou me mexendo para fazer as micro celulas , nao da pra meter uma porada de antena para cobrir 360 graus e ainda mais encima de casa de cliente ou de outro estabeleciemnto , dificiel tb ficar montando torres para repetidoras .
Fala meu caro... já tinah testado entre 21 e 25 dbm... deicei em 23, foi o melhor resultado. No resto da rede, nos NS M2 e nos Bullets 2HP, trabalho com 21 dbm e, show de bola.
Opa... agora sim, fui baixando até 10 dbm e, em 16 dbm só alegria... ping de 2 ~7 ms e noise a -92 ~ -96, CCQ na faixa dos 82%, isso no cliente problemático... os outros não tiveram muita mudança, tenho 18 pontos de presença na área urbana da cidade que tem 7km por 4km... e cada ponto deste tem um enlace direto entre a torre central e ponto de presença... na torre central não penduro cliente, medida de segurança pois, poderei mudar de endereço e, fica mais fácil direcionar os 18 pontos de presença que os clientes... em cada ponto tenho OMNI com bullet 2HP e agora este com OMNI UBNT 10dbi e Rocket M2, ou 4 NS M2, depende da quatidade de clientes atendidos... todos os clientes possuem Loco M2, independente se a repetidora é MIMO ou não, poderei fazer um UP na repetidora tranquilamente... não distribuo em 5.8, somente enlaçes são em 5.8.
Resumisndo, agora estou satisfeito com a omni da ubnt.
E você notou que quando seleciona a caixa para usar "auto ajuste do EIRP" a potencia máxima não passa de 10dbm?
Você coloca o ganho da antena de 10dbi e o cursor só vai permitir ir até 10dbm. Isso dá 20dbm. E se considerarmos que em 2.4 o máximo de EIRP permitida é de 36dbm, me parece que o firmware desconsidera a legislação brasileira.
Mas no resultado fica bom.
Será que errando a Ubiquiti acabou acertando?
Como voce tem todos estes pontos de distribuição o negócio agora é ir baixando a potencia em cada um deles para não interferir no outro.
Depois do resultado com a omni da ubnt, estou refazendo toda a configuração das minhas repetidoras... estarei trocando as omnis padrão b/g para MIMO, como meus clientes são todos loco M2, vou aproveitar para liberar o cache para os clientes, tenho uma política de liberar o cache até 3 mega para cada cliente, nada mais justo mas, isso nas áreas com MIMO... meus concorrentes aqui ainda acham que potência é tudo mas, tento andar dentro da legislação sempre que possível.
Abração.
e amigos como estou pensando em espandir o provedor me parece uma boa esta omni ,se ajustada certo pode ser um exelente negocio .
huummmm se ve e no começo do post teve um rapas que disse que tudo sobre este equipamento ja foi dito ,se lançou a pouco tempo agora e que ja devem ter algums resultados concretos
Olha so... Hoje terminei os testes da OMNI, usando o tudo em 10dBm... Qual foi a graça ficou OTIMO!!! Daqui a pouco vou postar sobre isso... To indo instalar um cliente, mas tarde eu volto!!! :)
Opa galera excelente tópico. Me ajudou a escolher uma solução com baixo preço e com muita, mas muita qualidade.
Estou usando a omni de 10 dbi e para as minhas singelas necessidades está perfeita. Ou melhor quase. Explico:
O meu objetivo é fazer um ptmp com apenas 7 antenas clientes. Eu estava usando 1 nano loco M2 como se fosse uma omni (afinal é possível se conectar até pelas costas), medida provisória pela extrema falta de grana. Mas enfim, resolvi enfrentar o escorpião que habitava o meu bolso e comprar algo descente. O meu problema é que antes o noise floor na "NANO LOCO M2 - POP" marcava apenas -100. E agora no Rocket marca -92 e do nada vai para -84. Na prática não noto baixa de performance pois praticamente não existe tráfego na rede (ainda...).
Testei todos os canais. Inclusive baixei a largura do canal para 10 Mhz, o que ajudou a manter o sinal abaixo dos -90 de noise floor. Percebi que quanto mais distante do canal 1 eu fico, mais aumenta o noise floor.
Mas estou encucado. Sei que oma omni pega poluição de todos os lados, mas não imaginei que fosse tanto. Estou usando baixa potência, apenas 8 dbi e pretendo baixar ainda mais, apenas alinhando as antenas clientes. Gostaria de saber da experiência dos amigos com relação ao ruído e possíveis dicas de configuração para amenizar o problema.
Seguem imagens para ajudar. E por favor entendam que sou apenas um novato e aprendi praticamente tudo o que sei aqui no fórum. Talvez eu esteja confundindo alguns termos, então por favor compreendam, estou aqui para aprender e quando possível ajudar.
Obrigado.
http://img849.imageshack.us/img849/6...canal12.th.pnghttp://img17.imageshack.us/img17/324...zcanal1.th.pnghttp://img560.imageshack.us/img560/3...ketmain.th.pnghttp://img836.imageshack.us/img836/7...ireless.th.pnghttp://img163.imageshack.us/img163/7...cketadv.th.pnghttp://img854.imageshack.us/img854/7...cliente.th.png
neste ano novo vou implantar umas 10 de 3 em tres km para cobrir a cidade inteira acho que se eu não conseguir vou chegar perto
Depois posta pra nos o resultado.
Alguém para interpretar os prints do companheiro?
Não tenho muita experiencia com estas interpretações.
Eu tenho a impressão que o canal 1 é o que está pior, não? Mas se ele sobe nos canais relata que aumenta o ruido. Não deveria, pois os gráficos mostram menos interferencia neles.
No entanto os data rates que os clientes estão conseguindo estão todos numa faixa boa.
Amigo, tem mais algum rádio na torre ou é só o rocket com a omini?
Andei pensando...
Olha so... Quem esta em uma cidade onde tem muitas 2.4 (grades)... Fica a dica: Coloque omni 2.4 em airMAX, tente vender o maximo possivel de bullet m2... Ou tente rever o NANOLOCO... Outra dica e voce fazer em comodata!! :)
Fala meu caro,
Aqui estou usando apenas a Omni. Os data rates estão bons, mas me assustei quando vi uma diferença de mais de 10 dBm ao tirar a loco e colocar a omni. Eu só consegui "interpretar" a utilização de canais. Testei aqui novamente e não tem jeito. Nos canais 6 e 11 o noise floor aumenta, nem chega a oscilar, fica quase que constante em -86 ~ -85. No canal 1 fica muito mais estável, quase sempre abaixo dos -90 dBm.
Estava pesquisando sobre o assunto e encontrei este produto da Computech:
Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Xwave Station Mini Router Rocket M5 - caixa com blindagem"Rocket blindado" na versão M5. Agora fico pensando que este seja um problema crônico dos Rockets. O pessoal que está usando a omni 2 ghz, estão sofrendo com "poluição" ?
Eu uso o rocketM com a omini 2.4.
Não tenho problemas com interferencias.
Jà experimentou deixar a escolha do canal em automático para ver como fica?
Já usei. Infelizmente não é uma opção confiável, digo isto pq se eu colocar essa opção auto e aplicá-la 5 vezes em um espaço de 5 minutos, é capaz que ela escolha canais entre 1 e 11 como se fosse um jogo de dados. Totalmente ao acaso, não faço a menor ideia dos parâmetros usados para auto seleção de canais.
Agora mesmo no canal 2 o noise está em -92 dBm eu setei em auto foi para o canal 8 e o noise subiu para -84.
Como estão os seus valores amigo ?
Nos prints que voce colocou, mostra que todos os canais, sem excessao, inclusive o 12, 13 e 14 estão saturados.
Eu notei também que quanto menor a frequencia, melhor funciona.
Mesmo tendo um ruído a -84, se voce estiver entregando um sinal bom, vai funcionar sem problema.
Esse é o problema da omni. Capta tudo ao redor.
Saudações,
Grayfox, acabei chegando a esta mesma conclusão. Estou trabalhando com largura de 10 Mhz e está me atendendo muito bem. Mudei para o canal 4 e nunca mais passou dos -90. Vou continuar assim, para as minhas pretensões está excelente. Foi apenas o susto com a diferença de 8~10 dBm entre o ruído captado pela omni em relação a nano.
Sem mais, obrigado pelos esclarecimentos.
Tenho uma Omni 10dbi 2.4 UBNT e O noise floor fica durante o dia entre -88 e -91dbm, no canal 5, nunca consegui mais do que isso e acho normal por ser uma Omni. Recentemente comprei uma caixa de aluminio pra blindar o Rocket, a caixa é feita especialmente para fixar no conjunto Rocket + Omni e espero conseguir um ganho de pelo menos uns 2db fazendo isso, ou no mínimo manter na casa dos -91dbm o dia todo. Foi uma aquisição meio no impulso porque contando frete + dolar ficou em absurdos, R$ 345,00 uma simples caixa de aluminio, é uma aluminio de qualidade, maritimo, mas mesmo assim. Se não ajudar em nada a única coisa que vai valer é deixar o Rocket protegido do tempo. É uma caixa com bastante espaço e não é 100% hermética, então ventila. Creio assim que o Rocket ficará mais frio durante sol. Quem se interessar: www.rfarmor.com