E aí, blz?
Uma questão que eu tenho me questionando tem um tempo já e pesquisado na Internet que é:
Como que os pontos de acesso em TDMA (AIRMAX, NV2 e afins) gerenciam o uso do espectro compartilhado, da "estrada" ou seja, do canal, da frequência usada para transmitir o sinal?
A maioria que trabalha com RF e mais especificamente com o protocolo 802.11x sabe ou deveria saber que existe um protocolo chamado de CSMA que fica escutando o canal a espera de um momento de "silêncio" de qualquer outro dispositivo 802.11x para pode transmitir, tudo que tiver transmitindo nesse instante de silêncio e não for 802.11x, o AP considera como ruído, que tb degrada a transmissão. Para que esse sistema funcione todos os AP's que compartilharem o espectro precisam estar no mesmo canal, com mesma largura de canal e utilizarem os mesmos protocolos, só assim eles podem conviver pacificamente, compartilhando a banda disponível do canal. Agora se usarmos canais fora do padrão, 10MHz por exemplo, usamos TDMA, usamos "Channel Shifting" do AIROS, esse sistema de prevenção de colisão vai por água abaixo pq pelo que eu saiba TDMA não tem nenhum mecanismo contra isso nem pode escutar o CSMA de outros pontos de acesso. Pesquisando sobre isso, achei várias coisas, uma delas bateu diretamente no que eu suspeitava:
"As Nv2 does not use CSMA technology it may disturb any other network in the same channel. In the same way other networks may disturb Nv2 network, because every other signal is considered noise." Fonte: http://mikrotik.net.pl/wiki/Nv2
Traduzindo: Como o NV2 não usa a tecnologia CSMA, ele pode perturbar outras redes no mesmo canal. Da mesma forma, outras redes podem perturbar uma rede NV2, porque qualquer outro sinal é considerado ruído.
Pois bem, tenho visto que o TDMA da Ubiquiti opera muito mal em locais poluidos, principalmente em 2.4GHz e suspeitei de tudo, até chegar nesse ponto. Eu fiz testes e mesmo sem TDMA e tava tendo problemas, mas descobri que o problema era por também estar utilizando Channel Shifting e também 10MHz, que por um lado aumenta o SNR deviando de certas interferencias0, mas por outro faz o AP não mais escutar o protocolo 802.11 de APs vizinhos usando 20MHz por exemplo. Em horário de pico o upload era sofrível, os data rates caiam muito na transmissão do cliente pro AP quando chegava de noite e outras redes aumentavam suas transmissões também.
A conclusão que cheguei foi, se o canal está sendo muito utilizado, TDMA, 10Mhz, Channel Shifiting, por mais que tragam vantagens, trazem desvantagens que podem sobrepujar as vantagens. Seu AP e do cliente passam a transmitir sem "pensar" no AP vizinho, em cima da transmissão dos outros. Em 2.4Ghz é pior pq além dos outros APs passarem a ser considerado como ruido e não um concorrente CSMA do meio, ele ainda pode ta escutando outros dispositivos não 802.11 como telefones sem fio, babas eletronicas, cameras de video wireless e o diabo a quatro. Em 5.8GHz esse problema é menor, temos menos sobreposição de canais, menos dispositivos concorrentes e o TDMA funciona melhor, bem melhor, mas até quando??
E se você decide usar tudo no padrão, mas um AP concorrente usa tudo fora do padrão em cima do "seu" canal? Em 5giga em muitos locais ainda dá pra se virar, mas eu temo o futuro de espectros compartilhados...
Decidi postar isso aqui pra ouvir outros comentários e compartilhar minha experiência.
Abraço!