Postado originalmente por
karfax
ruyneto e galera,
Voce acha que o linux está pronto para ser usado pelo usário final, de desktop?
Que tal se um usuário não pode nem mesmo usar um modem v90, sem ter baixar os fontes do kernel, os do driver do modem e compilar um modulo que ainda por cima sai como "tainted"!
Imagine a cena, uma secretária que mal sabe escrever em português, surfando no site do Donald Becker atrás de módulo do kernel pra pôr sua placa de rede isa pra funcionar? Ou um zip drive de porta paralela? Eu não acho: eu tenho certeza absoluta de que o linux não está ao alcance do usuário comum, de qualquer um.
Num ambiente de trabalho, onde tem alguém que dê suporte total pra aplicativos e drivers de dispositivo pro usuário final, tudo bem. Caso contrário, não.
E quem quer vender essa idéia de que o Linux está perfeitamente adaptado às necessidade do usuário leigo está sendo desonesto, está querendo empurrar um SO adaptado pra servidores e desktops pronto pra ser usado, contanto que ele tenha por perto alguém que conhece Linux.
Esse é o trabalho e a razão de ser das RedHat's da vida. No entanto, muito chão ainda tem que ser trilhado.
Essa situação não é uma deficiência proposital do Linux, mas um cenário criado pelos fabricantes de hardware/software, cujas ações tem sempre, de um geito ou de outro, uma porcentagem no bolso do cara de Redmond/VA.
Voce quer uma estimativa de tempo? Um chutômetro bem regulado me indica alguma coisa em torno de 5 anos pro Linux estar - em termos de usabilidade - no mesmo patamar de um Mac ou de um rwindows - se o Miguel de Icaza e o pessoal do projeto KDE não tiver primeiro uma doença desconhecida que paraliza os nervos dos dedos e a parte do cérebro que serve pra programar...
Leia mais em:
"The Luxury of Ignorance: An Open-Source Horror Story"
http://www.catb.org/~esr/writings/cups-horror.html
Sds,
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: