Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de 38Km...ajuda?!

    Venho aqui encarecidamente pedir a ajuda da galera mais experiente para fechar um link de 38Km.

    Segue imagem anexada.

    Então, tem como eu fechar esse link com algum equipamento?
    Será q daria em 900Mhz?
    Em 2,4Ghz mesmo, colocando 2 amplificador 1W em cada ponta?

    Agradeço muito a ajuda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.jpg
Visualizações:	243
Tamanho: 	85,4 KB
ID:      	180  

  2. #2

    Padrão

    Meio complicado esse seu link, recomendo não usar 900mhz, e usar 5.8 e fazer uma bridge no meio pra dividir esse ptp e chegar com uma qualidade boa na outra ponta, não use amp.

    Monta uma torre no meio e compra 2 pares de airaya que fecha isso ai com uma qualidade muito boa.

  3. #3

    Padrão

    Amigo,

    aproveitando, gostaria de saber o nome deste software que vc usou para fazer o calculo de enlace deste link, e onde encontro ele ?

  4. #4

    Padrão

    rosauro,

    Isso ai é o radio mobile tem um topico falando sobre ele.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Gente...

    pelo programa fiz a simulação colando com antenas PLUTON PTX 36( :: Antenas Pluton :: ) e o soft diz q fecha o link.
    Será q procede?!

  7. #7

    Padrão Altura das antenas !!!

    Prezado amigo:
    Perdôe-me, pois tenho as melhores boas intenções; mas 10 e 16 metros não é altura para antenas em wireless!
    .
    Todos sabemos que qualquer enlace wireless 802.11x depende da "zona de fresnel", e sendo assim, só teremos enlace satisfatório desobstruindo a linha de visada para o ângulo de fresnel (analise o gráfico do "Rádio Mobile").
    .
    Para um enlace dessa distância, o primeiro ponto a ser levado em conta é primordialmente a altura da torre. Normalmente, vejo tais enlaces com torres de 60 ou 80 metros de altura. Experimenta colocar tais medidas no software e manda calcular.
    .
    Para uma alta taxa de throughput -15 à 25 MBps, nessa distância - eu sugeriria um par de "Wrap Board PC Engine" com cartão mini PCI Ubiquiti 5.8 GHz de 400 mW e Mikrotik instalado, mais a antena Pluton PTX 36. Acredito que ficaria superior a qualquer Terabeam, Teramax e outras do gênero.
    .
    Ou então, usa um par de rádios Alvarion 5.8 GHz. Tenho alguns funcionando aquí, e são o extremo: possuem as características "N-LOs" (sem visada) do Wi-Max, ou seja, funcionam por reflexão, ultrapassando obstáculos. Deve estam custando uns R$ 15.000,00 o par...
    .
    Se aceitar mais idéias, sugestões ou qualquer ajuda, posta aquí. Posso ajudá-lo com a idéias sobre torre e todo o restante do hardware...

  8. #8

    Padrão

    Poe um Canoppy 5.7 AP e SM com antena refletora.

    Agora como falou o amigo aí, a altura das torres estão demasiadamente pequenas, embora o angulo de irradiação do Canoppy com refletora no AP e no SM fiquem em 6 graus.

    Outra sugestão é colocar repetição entre os 2 pontos. A distância é muito grande, e qualquer chuvazinha grossa vai variar e muito a intensidade de sinal.

  9. #9

    Padrão

    Esquece o canopy, coloca 2 mikrotik em 5.8 con antenas de 37 dbi , pode ser plutom e aumenta a altura das torres, se nao e imposivel, mas tem que ter cuidado para a torre suportar uma parabola de 1.8 mts na ponta, com isso fica bom, outra coisa vc tem que ir no local e realmente verificar se teria visada direta, ja que o radiomobile nao consegue detectar pequenos bosques que poderiam atrapalhar a visada, eu fechei um enlace de 27km ontem, com dois radios alfa em 2.4ghz com 100mw e antenas aquario de 24dbi e o sinal ficou muito bom, so que tinha visada direta e zona de freznel totalmente limpa.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Esquece o canopy, coloca 2 mikrotik em 5.8 con antenas de 37 dbi , pode ser plutom e aumenta a altura das torres, se nao e imposivel, mas tem que ter cuidado para a torre suportar uma parabola de 1.8 mts na ponta, com isso fica bom, outra coisa vc tem que ir no local e realmente verificar se teria visada direta, ja que o radiomobile nao consegue detectar pequenos bosques que poderiam atrapalhar a visada, eu fechei um enlace de 27km ontem, com dois radios alfa em 2.4ghz com 100mw e antenas aquario de 24dbi e o sinal ficou muito bom, so que tinha visada direta e zona de freznel totalmente limpa.
    Esquecer canopy e meter um trombolho de fonte, com placa-mae, processador, memorias e cartãozinho em placa adaptadora pci ? vixe..... fora ainda levar alimentação para tudo isso.. pig-tail, conector N.......

    Canopy, poe, e refletora, segurança, estabilidade, praticidade.

  11. #11

    Padrão

    bom, mas quanto custa um sistema ese da motorola, ate pode ser mais partico, mas com certeza e mais caro, se tiver dinheiro sobrando para o investimento. e tb o canopy nao e tudo isso, e a manutencao, na hora que o canopy der pau o queimar tem que comprar um todo novo, acho que ahi que esta a vasntagem de usar coisas comuns e plaquinhas como tu dise, sao baratas, eu pesoalmente nao gosto de sistemas enlatados(tudo prontinho).

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    bom, mas quanto custa um sistema ese da motorola, ate pode ser mais partico, mas com certeza e mais caro, se tiver dinheiro sobrando para o investimento. e tb o canopy nao e tudo isso, e a manutencao, na hora que o canopy der pau o queimar tem que comprar um todo novo, acho que ahi que esta a vasntagem de usar coisas comuns e plaquinhas como tu dise, sao baratas, eu pesoalmente nao gosto de sistemas enlatados(tudo prontinho).
    Um Sistema para ESTE CASO vai custar para ele exatos US$ 1.546,37, que equivalem a 1 AP 5.7GHz e 1 SM 5.7GHz com mais 2 refletores que darão para ele uma potência EIRP de 63 Watts, o que dará tranquilamente para cobrir esta distância. Temos na Ilha de Fernando de Noronha (uma ilha nem precisa dizer que tem 360 graus de maresia sempre) temos sistemas Canopy com mais de 1 ano sem rebotar. Imune a intempéries, desde que operamos com este tipo de rádio nunca precisamos fazer 1 RMA. Na ilha o que se estraga é antena, que precisa manutenção a cada 3 meses.

    Estou partindo do pré-suposto que o Kryseck não está preocupado com custo, e sim qualidade e resolver o problema. Usamos também 2.4Ghz, e outros, não só o Canopy. Como se trata de um link com distância considerável, e me parece que ele precisa de o mínimo de intervenção, sugerí o Canopy pela experiência que nós temos na Ilha de Fernando de Noronha, onde estamos no continente e apenas de 3 em 3 meses, mando um técnico lá para desmontar 5 antenas refletoras para limpar a maresia e meter um white lub nelas. Se o link do Krysec fosse próximo, e em um lugar acessível não estaria indicando este produto que realmente é caro para quem tá iniciando.

  13. #13

    Padrão Vamos ponderar...

    Me desculpem, mas tentarei dar coerência as coisas.
    .
    Se alguém conhecer os equipamentos descritos, na prática, e entender do assunto, sua opinição será muito bem vinda !
    .
    O Motorola Canopy que nosso amigo cunhajr citou é ótimo, um dos melhores da categoria. Incomparavelmente melhor e mais confiável que qualquer Mikrotik - e bem mais caro também.
    .
    Quando johnicar diz:
    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Esquece o canopy, coloca 2 mikrotik... ...eu fechei um enlace de 27km ontem, com dois radios alfa em 2.4ghz com 100mw e antenas aquario de 24dbi e o sinal ficou muito bom, so que tinha visada direta e zona de freznel totalmente limpa.
    Ele também tem razão. Mas, não com o desempenho (taxa de transferência), confiabilidade nem durabilidade dos Motorola. Vai fechar o enlace, mas pode apresentar problemas sob chuva intensa, crescimento vegetal, etc.
    .
    Quanto a réplica de cunhajr:
    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    Esquecer canopy e meter um trombolho de fonte, com placa-mae, processador, memorias e cartãozinho em placa adaptadora pci ? vixe..... fora ainda levar alimentação para tudo isso.. pig-tail, conector N.......

    Canopy, poe, e refletora, segurança, estabilidade, praticidade.
    Digo que minha sugestão foi
    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    ...um par de "Wrap Board PC Engine" com cartão mini PCI Ubiquiti 5.8 GHz de 400 mW e Mikrotik...
    e não um PC convencional com Mikrotik!
    Veja a placa no link do fabricante:
    http://www.pcengines.ch/wrap.htm

    Realmente, um PC ficaria um "trambolho" e bem menos confiável e durável. Para quem gosta de PC com MK (também estou montando um...), saibam que a "Wrap Boiard" citada é incomparavelmente superior, quando não se necessita muito processamento e memória (para gerenciamento no próprio rádio).
    - Pequena (15 x 15 cm);
    - Todos componentes soldados (CPU, Ram, Bios) - não apresenta "mau-contato" (dispensa lápis-borracha nas memórias... rs rs rs !) ;
    - Sem excesso de acessórios inutilizados, como som, VGA, LPT, USB, etc.;
    - Maior qualidade dos componentes, que suportam temperatura mais elevada
    - Não desconfigura a Bios,
    - Não aquece - sem dissipadores ou ventiladores, que pifam com o tempo,
    - 2 ou 3 lan on-board, e até 2 slot's mini PCI com alta corrente de alimentação, para placas de 400 mW (impossível em Motherboard para PC)
    - Memória Flash a ser instalada direto na placa;
    - e uma infinidade de outras vantagens....
    .
    Resumindo as opções, proporcionais às relações custo-benefício:
    - "Wrap Board" (anteriormente descrita), se for bem montada e preparada
    - Motorola Canopy
    - Alvarion - superior ao Canopy; pelas suas características N-Los (sem visada).

    .
    Torno a enfatizar que o Alvarion funciona mesmo sem visada direta, sob tempestade, com as torres tremendo, com algumas árvores movimentando na linha de fresnel - sem perda de desempenho considerável.
    Grosso modo, seu protocolo proprietário funciona por reflexão, não tendo nada a ver com WiFi por nós conhecido. A Alvarion foi pioneira, especificamente a primeira a ter seus equipamentoa certificados para WiMAX !
    Com certeza, superior ao Motorola, que não possui essas características. Você pode comprar no Brasil aquí:



    Detalhe importante: Para enlace à essa distância por WiFi convencional, as torres devem ser muito bem estiradas - de preferência, cabo de aço com esticador - pois sob vento intenso, tendem a tremer, perdendo desempenho.

  14. #14

    Padrão

    Parabéns pelo texto nobre w4rh4ck3r.

    Não critiquei o SO Microtik, tanto que em seu post, não comentei ou critiquei, pois lí, relí e pesquisei e achei sensata a solução. Principalmente com os Alvarions. Apenas critiquei o post do Johnicar por conta da solução dada por ele, em substituição ao canopy. Trabalho com wireless desde que a Alvarion chamava-se Breezecom, puramente israelense, quando os rádios não passavam de 3M.

    Eu particularmente compro todos os meus equipamentos neste site: WirelessGuys.com, (os top de linha, claro). Dá uma olhada, os preços são competitivos.

    Abraços.

  15. #15
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Bom,queria deixar claro que por opinião pessoal discordo do amigo w4rh4ck3r quando cita que uma Router Board é superior a um PC convencional, acho o processamento dessas Routerboard limitado, é pouco custumizavel, caro, pouca memória e se der pau no processador por exemplo, pode jogar tudo no lixo.
    Um pc não é tão instável como vc citou, usando um bom hardware e acondicionando ele de maneira apropriada em uma caixa hermética com uma boa ventilação etc... vc consegue um ótimo resultado e de baixa manutenção.
    Não tenho apenas 1 Mikrotik AP montado em torre, falo com conhecimento.
    Talvez seja mais simples para mim que tenho conhecimento de hardware.
    Um antigo Pentium 2 de 233 mhz tem 512k de cache l2 ! isso já é muito superior a uma Routerboard com um processador onboard de 175 mhz resolvendo processos de maneira rápida.

  16. #16

    Padrão Vamos iniciar outro post?

    Eu gostaria de iniciar outro post sobre o assunto específico, com a finalidade de debater sobre esse tipo de Hardware !
    .
    Não me leve a mal, eu só acho que é confrontando nossas idéias é que aprendemos mais, dia a dia. Tenho certeza que você deve ter mais prática do que eu, portanto, gostaria que expusesse suas idéias.
    .
    Estou convidando e aguardando a todos, principalmente você, camarada, no novo Post:

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cunhajr Ver Post
    ...Eu particularmente compro todos os meus equipamentos neste site: WirelessGuys.com, (os top de linha, claro)...
    É confiável comprar nesta loja?
    .
    Compro sempre no exterior, no cartão, mas objetos de pequeno valor (até U$ 150,00), e sempre peço para declarar como presente, sem "nota fiscal", e com valor baixo. Assim, fico livre do imposto.
    .
    Pelo que sei, até U$ 500,00, eu posso pedir e pagar o imposto de 60% ao retirar nos correios. Como proceder para comprar um rádio de maior valor?

  18. #18

    Padrão

    Acho que debe ser por eu nao gostar muito da motorola.

  19. #19

    Padrão

    Bom , acho que cada um tem o pouco de razao, mas gostaria de salientar apenas uma coisa quando se diz sem visada, uma coisa e estar em uma cidade com predios sem visada direta entre os equipamentos, entao poderia aproveitar a reflexao entre edificios etc, e outra coisa e quando nao tem visada ja seja por um morro ou outro obstaculo aonde nao posa haber reflexao neste caso soft nenhum vai conseguir tal fasanha de fechar o link, ja que algum sinal teria que chegar no receptor.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Bom , acho que cada um tem o pouco de razao, mas gostaria de salientar apenas uma coisa quando se diz sem visada, uma coisa e estar em uma cidade com predios sem visada direta entre os equipamentos, entao poderia aproveitar a reflexao entre edificios etc, e outra coisa e quando nao tem visada ja seja por um morro ou outro obstaculo aonde nao posa haber reflexao neste caso soft nenhum vai conseguir tal fasanha de fechar o link, ja que algum sinal teria que chegar no receptor.
    Com certeza, você tem inteira razão.
    "NLOS" (Non Line of Sight), na verdade, poderia ser melhor expressado como "Sem Visada Direta" - pois o sinal tem que ultrapassar as barreiras de forma indireta, por reflexão.

    Uma característica interessante é que o padrão 802.11a, b ou g; sofre interferência sob chuva muito intensa, exatamente pela reflexão causada pelos enorme quantidade de pingos de chuva na linha de visada, causando reflexão. Isso atrapalha, e e alguns casos, até interrompe a conexão. Esse padrão também sofre interferência quando a zona de fresnell passa pela água, sofrendo mais alteração ainda sob fortes "marolas" (ondas).

    Já os equipamentos NLOS são praticamente imunes a esses fatores, uma vez que se utilizam dessas reflexões, reaproveitando normalmente esses "pacotes" refletidos na captação do sinal