Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question E ai o sinal ta bom ? ponto a ponto 9 km em 2,4...

    Acabei de colocar serviço no ar ! Usei.

    Predio 30 metros ( cidade1 ) ---- > zinwell 250 mW + aquarios 25dbi ( Cabo de 2 metros ).

    Torre 10 metros ( cidade2) -----> zinwell 250 mW + aquarios 25dbi ( direto no pigtail ).

    O radio do predio esta como AP, eo da torre em modo CLIENTE.

    As antenas estão a 9 km marcados no radio mobile.

    Usando o notebook na torre ligado no radio pelo cabo de rede ele marca sinal entre 48% e 50% na maioria das vezes ( -64 dbm ) com qualidade de 85 a 90.

    Os pings fica entre 2ms, 5ms, 15ms chegou a 55ms, com pouca perda de pacotes 3 pacotes a cada 50 repetições de pings.

    Com a esperiencia de voceis em wireless, o SINAL TA FRACO OU ESTÁ NORMAL ?

    Fiquei na duvida pois no programa radio mobile ele marca o sinal chegando melhor com ( -51 dbm).

    Abraço a todos e obrigado pela atenção.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Acabei de colocar serviço no ar ! Usei.

    Predio 30 metros ( cidade1 ) ---- > zinwell 250 mW + aquarios 25dbi ( Cabo de 2 metros ).

    Torre 10 metros ( cidade2) -----> zinwell 250 mW + aquarios 25dbi ( direto no pigtail ).

    O radio do predio esta como AP, eo da torre em modo CLIENTE.

    As antenas estão a 9 km marcados no radio mobile.

    Usando o notebook na torre ligado no radio pelo cabo de rede ele marca sinal entre 48% e 50% na maioria das vezes ( -64 dbm ) com qualidade de 85 a 90.

    Os pings fica entre 2ms, 5ms, 15ms chegou a 55ms, com pouca perda de pacotes 3 pacotes a cada 50 repetições de pings.

    Com a esperiencia de voceis em wireless, o SINAL TA FRACO OU ESTÁ NORMAL ?

    Fiquei na duvida pois no programa radio mobile ele marca o sinal chegando melhor com ( -51 dbm).

    Abraço a todos e obrigado pela atenção.
    qual cabo vc utilizou? tb acho q se voce utilizar uma antena Zirok tipow parabolica solida teria um melhor rendimento tb...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    qual cabo vc utilizou? tb acho q se voce utilizar uma antena Zirok tipow parabolica solida teria um melhor rendimento tb...
    Estou usando cabo rgc213, será que a antena aquarios é ruim assim ... diz ser de 25dbi... ?

    Outra coisa que notei em testes indoor foi a perda de pacotes. testei 4 zinwell g-120 plus ( 250 mW ), ele perdem pacotes as vezes usando as antenas proprias dele de indoor e continua usando antenas externas.

    Já usando o samsung viglan swl 3300 não perde nenhum nas mesmas condições de teste que os zinwell. O zinwell pode ter potencia ( dizem ter ), mas o samsung tirando os bugs de segurança é 10 vezes mais estavel e robusto. Opnião minha claro !

    A duvida ficou entre a potencia dos zinwell e perda de pacotes... testei usando indoor e o mesmo perdeu pacotes tambem. Então acho que é os radios mesmo.

    Agora a potencia é que não sei se esta correta nesta distancia. ficou entre 48 e 50 porcento de sinal medidos no proprio radio.

    Até mais !!!!! e obrigado pela atenção.

  4. #4

    Padrão

    Amigo, sei que todo mundo ao inicio quer economizar, mas para o que quer que seja esse link depois ira te dar dor de cabeça, quem trabalha com wireless tem que trabalhar com coeficiente de segurança, não bastar pingar de um lugar para outro e dizer que fechou link, quando de banda esta passando? como se comporta o link com alto trafego? essas são questoes importantes para quem trabalha com wireless. Vamos aos seus equipamentos, Zinwell eu particularmente não uso para links nunca jamais usamos aqui no provedor apenas como clientes, dizem que tem potencia de 250mw, mas sinceramente não sei, uma coisa é um hardware projetado para uma potencia x e ser aumentada via software. Antenas da aquario são boas sim ja usei e gostei muito. Uma coisa voce esta fazendo muito certo, que é usar o raido mobile para fazer os calculos da zona de fresnel e verifica o terreno, muita gente pensa que pendurar antenas é entender de wireless. Pois bem eu na sua situação usaria WLA5000 da ovislink um AP que trabalha com 5.8Ghz e com um custo relativamente baixo e que até agora só tem me surpreendido, tenho um link de 27,6KM marcados no GPS com uma banda passante de 4MB e outro de 11KM com 9MB ambos com antenas parabolicas fechadas da zirok de 90cm, vale gastar um pouquinho mais e não ter dor de cabeça depois. Links entre cidades ou qualquer outra coisa que precise de estabilidade é bem melhor usar 5.8Ghz.

    Espero ter ajudado a galera.

  5. #5

    Padrão

    ovislink 5000ap v2 sao excelentes.. tenho 2 links.. passando 20mb .. a distancia eh curta... 4km ... mas o radio ta firme .. nao trava.. nao perde pacote...

    e o ping eh isso aqui o dia todo mesmo com mto trafego

    [root@mg-S03-acc01-core03w quagga]# ping xxx.xxx.xxx.xxx
    PING xxx.xxx.xxx.xxx (xxx.xxx.xxx.xxx) 56(84) bytes of data.
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=0 ttl=255 time=1.71 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=1 ttl=255 time=1.60 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=2 ttl=255 time=1.51 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=3 ttl=255 time=1.46 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=4 ttl=255 time=1.60 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=5 ttl=255 time=1.53 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=6 ttl=255 time=1.49 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=7 ttl=255 time=1.03 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=8 ttl=255 time=1.84 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=9 ttl=255 time=1.46 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=10 ttl=255 time=1.44 ms
    64 bytes from xxx.xxx.xxx.xxx: icmp_seq=11 ttl=255 time=1.66 ms



  6. #6

    Padrão os meus

    vou defender um pouco o zinwell aqui estou usando eles como quebra galho para ptp com poucos clientes, esse radinhos você compra em qualquer lugar, esperar chegar radios 5.8 de sp demora um pouco e pra não ficar na mão uso os zinwell e tão indo blz tô com um ptp de 9km assim "RSSI 41 (-69 dbm, Quality 87)" ping de 1ms sem pedas de pacotes um esta em um morro e outro ta em uma torre de 21m a visada é perfeita como eu vou mostar a foto aqui, está passando 2,5mb esse ptp é para uma cidade com uns 20 clientes simutaneos, ficou otimo, usei antenas zirok grade 24dbi, 1m de rgc 213, pigtail.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagens.jpg
Visualizações:	135
Tamanho: 	54,9 KB
ID:      	284  

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    tudo vai da configuração


    como ele falou um esta como ap e outro como cliente
    isto não é um protocolo de ptp


    coloca eles em ptp mesmo ai ja melhora


    e tb axo que o minio ai seria hum sansung estes viglan tem o cartão do senao

    eles tem 2mw e não travam

    pois é o que vai acontece com estes ziwell

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    vou defender um pouco o zinwell aqui estou usando eles como quebra galho para ptp com poucos clientes, esse radinhos você compra em qualquer lugar, esperar chegar radios 5.8 de sp demora um pouco e pra não ficar na mão uso os zinwell e tão indo blz tô com um ptp de 9km assim "RSSI 41 (-69 dbm, Quality 87)" ping de 1ms sem pedas de pacotes um esta em um morro e outro ta em uma torre de 21m a visada é perfeita como eu vou mostar a foto aqui, está passando 2,5mb esse ptp é para uma cidade com uns 20 clientes simutaneos, ficou otimo, usei antenas zirok grade 24dbi, 1m de rgc 213, pigtail.
    Amigo tudo bem vc defender os zinwell, porem quanto de banda passou neste enlace? tipow um notebook de um lado e outro no outro e download de um lado para o outro? como voce disse para links pequenos com poucos clientes ateh vai mas se voce quizer qualidade tem que ser 5.8 com Aps mais robustos. Pelo menos isso eh minha opnião.

  9. #9

    Question

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    vou defender um pouco o zinwell aqui estou usando eles como quebra galho para ptp com poucos clientes, esse radinhos você compra em qualquer lugar, esperar chegar radios 5.8 de sp demora um pouco e pra não ficar na mão uso os zinwell e tão indo blz tô com um ptp de 9km assim "RSSI 41 (-69 dbm, Quality 87)" ping de 1ms sem pedas de pacotes um esta em um morro e outro ta em uma torre de 21m a visada é perfeita como eu vou mostar a foto aqui, está passando 2,5mb esse ptp é para uma cidade com uns 20 clientes simutaneos, ficou otimo, usei antenas zirok grade 24dbi, 1m de rgc 213, pigtail.
    Tuxbrasil, meu sinal esta quase igual ao seu, ele bate 48 (-64 dbm, Quality 85 a 90) a 9km, problemas é os pings .... ficam em torno de 4ms, a 15ms. O problema é perda de pacotes. esta perdendo ate que muito ( repetições de 100 pings perde 15 pacotes) em media.

    Eles estão em modo AP e outro Cliente. Como deveria ficar entao benatto em modo (wds) ? Este meu samsung viglan tem 22 dbm o senao 23 dbm e o zinwell 24 dbm em modo B .

    Mas vou mudar as configurações deles. o ponto a ponto seria em modo WDS ? é isso.?


    O que esta me preocupando é a perda de pacotes e pelos teste são os radios que perdem pacotes, pois ja coloquei eles direto no pigtail e mudei antenas e ficou na mesma. Só falta mudar o tipo de configuração.
    Última edição por ShadowRed; 10-02-2007 às 17:04.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    naum
    o sanung tem o protocolo de point to point mesmo

    ja para fazer isto

    agora o ziwell naum sei se tem

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    naum
    o sanung tem o protocolo de point to point mesmo

    ja para fazer isto

    agora o ziwell naum sei se tem
    mas com o samsung eu fecho o enlace nesta distancia ? são quase 10 km no radio mobile.

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    eu fechei um com 13 km com antena de grade 24 dbi da hiperlink

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    eu fechei um com 13 km com antena de grade 24 dbi da hiperlink
    O sinal chega como ? e quanto passa no link ? agradeço as informações e muito obrigado pelas dicas, pois o samsung não é tão caro e aguenta bem. Seria otimo se chegar bem.

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha dava ping de 3 a 7 ms sem perda

    deu 3 mb de output

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    olha dava ping de 3 a 7 ms sem perda

    deu 3 mb de output
    Vou comprar dois SAMNSUNG VIGLAN swl 3300 e colocar no lugar do zinwell, no modo ponto a ponto corro risco do bug de segurança dele ? tipo informar o mac e resetar ele ?

    Mas o sinal chegava a quanto ? porcentagem ?

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    é com o apmanager cilicar em default value e informar o mac como senha pronto resetado o radio

  17. #17

    Padrão

    marcelovoax,
    minha rede de ptp é toda em 5.8 a não ser esse ptp que está assim pois estou esperando 2 airaya chegar para ele ficar 5.8 já, ele está passando 2,5mb download sendo 10% de rate vc faz o download a 255kbps/s.

    ShadowRed,
    Um em modo ap e outro em client, setado em B somente, pode da um conferida se o local onde está instalado está bem fixo em ambas as pontas e confere o cabo e os pigtail.
    O WDS tem uma replicação de pacote que gera um trafego que não precisava geral.

  18. #18

    Question

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    marcelovoax,
    minha rede de ptp é toda em 5.8 a não ser esse ptp que está assim pois estou esperando 2 airaya chegar para ele ficar 5.8 já, ele está passando 2,5mb download sendo 10% de rate vc faz o download a 255kbps/s.

    ShadowRed,
    Um em modo ap e outro em client, setado em B somente, pode da um conferida se o local onde está instalado está bem fixo em ambas as pontas e confere o cabo e os pigtail.
    O WDS tem uma replicação de pacote que gera um trafego que não precisava geral.
    Mas o seu ponto a ponto com zinwell perde pacotes ? voce ja verificou isso.

    Estou assim :

    empresa --- zinwell + aquarios 25dbi.

    predio ---- zinwell pegando sinal da empresa e outro zinwell mandando pra outra cidade. tudo com antenas 25 dbi aquarios e pouco cabo maximo 2 metros.

    cidade --- zinwell pegando o sinal do predio.

    são quatro zinwell empresa modo ap e predio um em cliente e outro ap , cidade em modo cliente.

    O radio da cidade para o predio perde pacotes. e o da empresa pro predio tambem.

    Os 2 ponto a ponto que tenho com estes radios perde pacotes. será que os quatro radios vei bichado ??? até mais.

  19. #19

    Wink

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Mas o seu ponto a ponto com zinwell perde pacotes ? voce ja verificou isso.

    Estou assim :

    empresa --- zinwell + aquarios 25dbi.

    predio ---- zinwell pegando sinal da empresa e outro zinwell mandando pra outra cidade. tudo com antenas 25 dbi aquarios e pouco cabo maximo 2 metros.

    cidade --- zinwell pegando o sinal do predio.

    são quatro zinwell empresa modo ap e predio um em cliente e outro ap , cidade em modo cliente.

    O radio da cidade para o predio perde pacotes. e o da empresa pro predio tambem.

    Os 2 ponto a ponto que tenho com estes radios perde pacotes. será que os quatro radios vei bichado ??? até mais.
    Amigo... Vc esta usando as benditas aquarios ne... Aqui no provedor onde trabalho, tivemos muitos problemas por causa destas antenas... tem a do modelo antigo na qual a probe parece um bico de pato... apelidamos ela aqui de "ponta gorda"... ela com o tempo, sol e chuva, ela reseca a ponta, com isso surgem pequenas trincas, quase nem sao vistas, na qual entram agua, fazendo com que o material que recebe o sinal oxidem... ela "encherga" perfeitamente o sinal, com bom percentual de Dbi... mais perde pacote com os pings.. a coneçao para o cliente fica uma bost@. Blz... eles pensando em resolver o problema, projetaram
    outro modelo de ponta, na qual apelidamos de "ponta magra" ... no pricipio uma beleza, fomos subistituindo a dos clientes, td parecia normal, a distribuidora estava trocando as pontas, tranquilamente. Ae veio a primeira chuva,... ela nao enche de agua na ponta, mais entra agua pelos arrebites que prendem a ponta ao suporte q parafusa na grade, fazendo com que entre agua pelo cabo... Soluçao que tivemos.. nao trabalhamos mais com aquario, uma pena, pois a fixaçao de uma aquario e rapida e simples, mais a probe e um problema... trabalhamos agora somente com Zirok ou proeletronic, que nem nos causam tanto problema, mesmo
    com os clientes mais antigos...

    Sugiro voce a dar uma analizada em suas antenas, podem ser q elas possam ter agua em sua ponta, balacem elas e verifique os respingos... a nao ser se tiver muito tempo q nem chova, pois agua pode ter evaporado e oxidado o material recepitor do sinal...

    Posta ae os resultados... espero ter ajudado em algo...
    Última edição por raus; 11-03-2007 às 10:49.

  20. #20

    Padrão

    rapaz uma amigo aqui do forum modificou uns terabeam CPE e estava ruim nos teste quando foi ver era a merda das atenas que num tava ok tinha entrado água, sempre osu zirok no ptp que faço com grade, em relação a comprar samsung é melhor colocar uma grana a mais e coloca 2 ovislink wla5000 que são otimo e é quase o mesmo preço.