Bom pessoal, esta tarde passei por uma experiência nada boa... Ontem deu um raio aqui na cidade, e queimou uma porta de switch de um cliente.. Hoje a tarde fomos lá pra consertar, e tão logo foi tirado o cabo de rede da porta queimada, nesse meio tempo até q se fosse buscar um novo, a rede inteira caiu... Fomos atrás tentar resolver, sem nos ater ao fato de que poderia estar ali o problema.
Começou a dar conflito de ip em umas quantas máquinas de clientes, em todas as repetidoras, inclusive em outras cidades. Isso eram 2 da tarde...
Fui desligando repetidora por repetidora até conseguir isolar, consegui hj as 18 horas, e fui ver q era la naquele primeiro cliente... 4 horas fora do ar por causa disso!!! Mais de 200 telefonemas de clientes!
Já tinha visto isso acontecer uma vez na minha rede, quando um "taipa" de um cliente ligou duas pontas de um cabo de rede no mesmo switch... O que poderia ser feito pra prevenir esse tipo de problema? Segmentar a rede, dividindo ela em diversos gateway reais? Pq se forem virtuais, da maneira q tenho, estarão conectados no mesmo meio físico, podendo a qualquer momento acontecer novamente... Imagine só, por causa de 1 cliente possivelmente outros 400 ficam fora! Não posso mais correr esse risco... Qualquer sugestão será bem vinda!