Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Alerta! Switch de cliente pode derrubar toda rede!

    Bom pessoal, esta tarde passei por uma experiência nada boa... Ontem deu um raio aqui na cidade, e queimou uma porta de switch de um cliente.. Hoje a tarde fomos lá pra consertar, e tão logo foi tirado o cabo de rede da porta queimada, nesse meio tempo até q se fosse buscar um novo, a rede inteira caiu... Fomos atrás tentar resolver, sem nos ater ao fato de que poderia estar ali o problema.
    Começou a dar conflito de ip em umas quantas máquinas de clientes, em todas as repetidoras, inclusive em outras cidades. Isso eram 2 da tarde...

    Fui desligando repetidora por repetidora até conseguir isolar, consegui hj as 18 horas, e fui ver q era la naquele primeiro cliente... 4 horas fora do ar por causa disso!!! Mais de 200 telefonemas de clientes!

    Já tinha visto isso acontecer uma vez na minha rede, quando um "taipa" de um cliente ligou duas pontas de um cabo de rede no mesmo switch... O que poderia ser feito pra prevenir esse tipo de problema? Segmentar a rede, dividindo ela em diversos gateway reais? Pq se forem virtuais, da maneira q tenho, estarão conectados no mesmo meio físico, podendo a qualquer momento acontecer novamente... Imagine só, por causa de 1 cliente possivelmente outros 400 ficam fora! Não posso mais correr esse risco... Qualquer sugestão será bem vinda!

  2. #2

    Padrão

    isso era um switch mesmo ou um hub? ja vi ligar duas pontas de um cabo de rede e parar tudo quando é hub, na escola aqui perto tem um daqueles encore de 16 portas de 10mbps e se ligar uma na outra para tudo...

    Mas valeu a experiência... das 2 as 18 eu tava na maresia

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    isso era um switch mesmo ou um hub? ja vi ligar duas pontas de um cabo de rede e parar tudo quando é hub, na escola aqui perto tem um daqueles encore de 16 portas de 10mbps e se ligar uma na outra para tudo...

    Mas valeu a experiência... das 2 as 18 eu tava na maresia
    Era switch mesmo, não era hub... Esqueci de citar que outra vez que aconteceu isso, foi quando eu estava trocando meus ponto a ponto pra 5.8, sem tirar o em 2.4.. daí ficou 2 enlaces no ar ao mesmo tempo... Fica aí o alerta...

    O lindo de ver é que estou com a perna engessada, pq operei o tendão de aquiles, daí tive q subir uns quantos lances de escada de muletas, e me embretar nos lugares dos meus sevidores, ligar e desligar cabo de rede, etc... enquanto meu funcionario subia na torre pra desligar e ligar radio... vcs nao tem idéia de quanto faz falta uma perna hehehehe

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Q loco isso, nunca vi isso mas achei legal o registro, xandemartini nos meus clientes sempre crio uma nova rede interna pra eles para poder isolar esse tipo de problema.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Q loco isso, nunca vi isso mas achei legal o registro, xandemartini nos meus clientes sempre crio uma nova rede interna pra eles para poder isolar esse tipo de problema.
    Não faz diferença criar redes novas, se o meio físico q as conecta for o mesmo... Pq nesse caso q me aconteceu, tenho 2 servidores diferentes, mas q as redes deles q atendem os clientes, estão no mesmo Switch, mesmo sendo ips totalmente diferentes, dá conflito igual... Procurei um post meu mesmo antigo, o patrickbrandao tinha explicado que era um problema q dava em outra camada do TCP/IP... procurei mas nao achei...

  6. #6

    Padrão

    Interessante, nesta horas a gente pensa mil coisa...
    Bom hoje minha estrutura e toda roteada(uma boa dica e conselho do segio, grande cara). tenho 3 mks e até o final do ano acredito que terei +3, para cada antena crio uma classe c e outra de ips validos, e todo os ips chega nos dois gw que tenho no meu datacenter, um residencial e outro para clientes comerciais... posso analizar o trafego de todos.
    Acredito que o caminho seja este, e um poquinho chato de configurar mais depois de rodando vc fica com tua rede na mão.

  7. #7

    Padrão

    pelo que entendi no caso dos outros amigos um spanning tree ativado nos equipamentos resolveria o problema, o spanning tree nao deixaria a rede entrar em looping e travar tudo.
    a maioria dos radios hj tem este protocolo e pode ser ativado.

    ja cai na besteira de ligar um 2.4 e um 5.8 junto mas sem ter o spanning tree ativado e foi um problema chato pra conseguir acessar remotamente um dos radios pra desliga-lo

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustkiller Ver Post
    pelo que entendi no caso dos outros amigos um spanning tree ativado nos equipamentos resolveria o problema, o spanning tree nao deixaria a rede entrar em looping e travar tudo.
    a maioria dos radios hj tem este protocolo e pode ser ativado.

    ja cai na besteira de ligar um 2.4 e um 5.8 junto mas sem ter o spanning tree ativado e foi um problema chato pra conseguir acessar remotamente um dos radios pra desliga-lo
    No caso, eu teria q ativar o spanning tree em todos os rádio clientes? O que este recurso faz, ele é pra isto mesmo?

  9. #9

    Padrão

    spanning tree atua na camada logica....de nada vai adiantar se o problema for nos switchs ou cabos ligados em loop...



    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    No caso, eu teria q ativar o spanning tree em todos os rádio clientes? O que este recurso faz, ele é pra isto mesmo?

  10. #10

    Padrão

    Se vc trabalhar com os equipamentos roteados vc impede que isso ocorra. Porém, só chegará ao servidor o IP do cliente, sem MAC, o que dificulta o controle. Mas em casos de conflito de IP, apenas um segmento da rede será afetado.

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbig Ver Post
    spanning tree atua na camada logica....de nada vai adiantar se o problema for nos switchs ou cabos ligados em loop...
    Foi o que imaginei, se o problema for físico não adianta. Uma vez o Patrick Brandão deu umas dicas pra mim, o problema acontece numa outra camada do protocolo tcp/ip neste casos... só não me lembro direito como era e nem tenho conhecimento suficiente sobre isso...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbig Ver Post
    spanning tree atua na camada logica....de nada vai adiantar se o problema for nos switchs ou cabos ligados em loop...

    Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamento de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações. O algoritmo de Spanning Tree determina qual é o caminho mais eficiente entre cada segmento separado por bridges ou switches. Caso ocorra um problema nesse caminho, o algoritmo irá recalcular, entre os existentes, o novo caminho mais eficiente, habilitando-o automaticamente.O nome deriva do algoritmo spanning tree em teoria dos grafos.

  13. #13

    Padrão

    O que aconteceu eh que sua rede ficou em loop !!

    ja aconteceu comigo aqui quando liguei um ap em um switch e coloquei um radio conectado no ap e esse radio tambem ligado no switch...

    existe um protocolo (STP, Spanning Tree) que serve +- para isso, evitar loops (evitar e/ou detectar) ..

    uma solução para seu caso (sem conhecer a topologia de sua rede)

    eh no radio do cliente NUNCA usar bridge (para que a rede do cliente nao se misture com a sua) ..

    sempre usar um gateway para a rede do cliente .. assim vc nao deixa o cliente/maquina em cotnato direto com a sua rede wireless...

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    [QUOTE=alexandrecorrea;254812

    uma solução para seu caso (sem conhecer a topologia de sua rede)
    eh no radio do cliente NUNCA usar bridge (para que a rede do cliente nao se misture com a sua) ..
    sempre usar um gateway para a rede do cliente .. assim vc nao deixa o cliente/maquina em cotnato direto com a sua rede wireless...[/QUOTE]

    O problema nesse caso é que dificulta o controle de banda e bloqueio, quando tem mais de um cliente por trás deste rádio roteado... por isso que não uso aqui.

  15. #15

    Padrão

    tb tive um problema parecido so que n caiu a rede toda caiu so o ponto... com 4 clientes conectados por traz de 2 ap... dava conflito de ip com tudo qnt ip q colocava so resolveu qnd trokei o ap

  16. #16

    Padrão

    Bom so pra acrescentar tlvz ajude.... antigamente qnd usava dhcp

    Eu tive muitos problemas....
    Via de mais acontecer de máquinas pegarem IPs que já estão alocados em
    redes com switch e nestes estando habilitado o spanning tree em todas as portas, e não só nas portas que fazem cascatas.
    Nestas situações, por causa de características do protocolo spanning tree, a
    porta leva um pouco mais de tempo pra inicializar, e esse tempo a estação
    não recebe direito as informações do DHCP. Entre os problemas que verifiquei
    nessa situação, os mais comuns são a máquina pega um IP da rede, mas a
    máscara fica errada, e acontece tbém de uma máquina usar um IP já alocado,
    por ter pego o endereço num lease antigo do DHCP e não ter conseguido
    comunicar corretamente com o servidor.


    abs

  17. #17

    Padrão

    estou com problemas parecidos..

    depois q coloquei 2 repetiroas aki.. alguns clientes nao estao pegando o IP do meu DHCP.. acho q estao pegando o IP de algum APROUTER, q está em bridge nos clientes.. pois está pegando IP 192.168.2.108
    e assim por diante..

    e minha rede tem IP com começo 200.

    e alguns aparelhos pegam o IP corretamente..

    tem como resolver isso.. configurando o MK sem ir em cada cliente q tiver o aprouter e trocar o aparelhos??

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deivyn Ver Post
    estou com problemas parecidos..

    depois q coloquei 2 repetiroas aki.. alguns clientes nao estao pegando o IP do meu DHCP.. acho q estao pegando o IP de algum APROUTER, q está em bridge nos clientes.. pois está pegando IP 192.168.2.108
    e assim por diante..

    e minha rede tem IP com começo 200.

    e alguns aparelhos pegam o IP corretamente..

    tem como resolver isso.. configurando o MK sem ir em cada cliente q tiver o aprouter e trocar o aparelhos??
    Procura dentre teus clientes que tenham zinwell g120... o ip de fabrica dele é 192.168.2.254 e ele fornece ip por dhcp a partir do 192.168.2.100... pode ser uma pista pra vc identificar rapidamente!

  19. #19

    Padrão

    Mas eu teho uns 7 com a mesma configuraçao..

    o q eu terei q fazer?? trocar o aparelho?? e colocar outro?? mas a config.. tera q ser a mesma.. pois o AP tem q ficar como bridge tb.. para passar o IP externo direto para o cliente..


    (Isso em predio.. q o mesmo AP da o IP para varios assinantes..)
    q recebe do meu MK

    Qual seria a soluçao mais adequada para esse problema??

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deivyn Ver Post
    Mas eu teho uns 7 com a mesma configuraçao..

    o q eu terei q fazer?? trocar o aparelho?? e colocar outro?? mas a config.. tera q ser a mesma.. pois o AP tem q ficar como bridge tb.. para passar o IP externo direto para o cliente..


    (Isso em predio.. q o mesmo AP da o IP para varios assinantes..)
    q recebe do meu MK

    Qual seria a soluçao mais adequada para esse problema??
    Eu fiz essa sugestão pq pode ser q um desses seus G120 tenha perdido a configuração e retornado aos valores de fábrica.. dessa forma ele fica com o DHCP SERVER dele ativo... essa pode ser a razão do problema aí! Pq o único q conheço que de fábrica vem com IPs na faixa 192.168.2.XXX é o G120