+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Divisão de banda larga

    Olá galera! Estou com um dilema para resolver. Preciso executar um serviço em uma escola de informática, na escola exite pc´s com linux e windows xp, porém o server é linux fw brasil. Bom mas o que eu preciso mesmo é saber como fazer divisão de banda larga para os computadores, sendo que, a escola utiliza Speed busines 550, já pedi para eles aumentarem pelo menos para 1GB, configurei o squid, mas quando todos micros acessam o cache fica cheio e trava a internet. Existe alguma maneira de eu fazer essa divisão de banda e alguma configuração para o squid não encher e ficar sempre instável, ou algum outro jeito atravéz do iptables?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Divisao de Banda Larga

    Citação Postado originalmente por edupfeffer Ver Post
    Olá galera! Estou com um dilema para resolver. Preciso executar um serviço em uma escola de informática, na escola exite pc´s com linux e windows xp, porém o server é linux fw brasil. Bom mas o que eu preciso mesmo é saber como fazer divisão de banda larga para os computadores, sendo que, a escola utiliza Speed busines 550, já pedi para eles aumentarem pelo menos para 1GB, configurei o squid, mas quando todos micros acessam o cache fica cheio e trava a internet. Existe alguma maneira de eu fazer essa divisão de banda e alguma configuração para o squid não encher e ficar sempre instável, ou algum outro jeito atravéz do iptables?

    Obrigado
    Broder olha tem uma forma bem simples coloca apos o Speed um server Mikrotik fazendo nat e controle de banda ele e bem simples de instalar e configurar e nao precisa de ser uma puta maquina pode ser um K6 II, aki no forum vc acha varias versoes ok.
    abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por correarct Ver Post
    Broder olha tem uma forma bem simples coloca apos o Speed um server Mikrotik fazendo nat e controle de banda ele e bem simples de instalar e configurar e nao precisa de ser uma puta maquina pode ser um K6 II, aki no forum vc acha varias versoes ok.
    abraços

    Vou testar! Vlw

  4. #4

    Padrão

    O Squid não trava quando o cache se enche. Os elementos armazenados no cache apenas vão sendo substituídos pelas novas requisições.

    Consultar os logs geralmente ajuda um pouco o problema. De vez em quando ele está dando um erro esquisito que dando um copia e cola no Google o mesmo te mostra a resposta.

    É difícil também falar quanto de banda reservar para cada máquina, sendo que você nem deu o número total de máquinas a serem utilizadas. Se tu quiser fazer esse QoS por meio do próprio Squid, procure sobre Delay Pools. Se tu quiser fazer esse QoS por outro meio, procure na internet sobre CBQ ou HTB.


    Abraços!