+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marcosrga
    Visitante

    Padrão Vivo Zap + Mikrotik

    é Possível ???
    Pessoal, eu estou montando um escritório da minha empresa (que não é especializada em informática) em uma cidade que não tem provedor de internet, as únicas opções são: satélite que fica em um pouco mais de 1700,00 a mensalidade e o vivo zap, 139,00 a mensalidade de cada cartão pcmcia.
    A questão é: Eu pensei em colocar três cartões (da marca growell que foi o que eles me ofereceram) em um pc com o MikroTik e fazer um load balance. pra poder ter internet, quero saber se isso é possível ??? devido a questão dos drives do adaptador pcmcia/pci e do cartão pcmcia da vivo

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosrga Ver Post
    é Possível ???
    Pessoal, eu estou montando um escritório da minha empresa (que não é especializada em informática) em uma cidade que não tem provedor de internet, as únicas opções são: satélite que fica em um pouco mais de 1700,00 a mensalidade e o vivo zap, 139,00 a mensalidade de cada cartão pcmcia.
    A questão é: Eu pensei em colocar três cartões (da marca growell que foi o que eles me ofereceram) em um pc com o MikroTik e fazer um load balance. pra poder ter internet, quero saber se isso é possível ??? devido a questão dos drives do adaptador pcmcia/pci e do cartão pcmcia da vivo
    A principio é meio complicado pois a placa da vivozap não é compatível com o MK. O que pode ser feito é colocar uma máquina com windows ou linux e rotear o sinal das vivozap para um mikrotik por placas de rede... é meio complicado, mas funciona desta forma...

  3. #3
    marcosrga
    Visitante

    Smile qual distribuição ...

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    A principio é meio complicado pois a placa da vivozap não é compatível com o MK. O que pode ser feito é colocar uma máquina com windows ou linux e rotear o sinal das vivozap para um mikrotik por placas de rede... é meio complicado, mas funciona desta forma...

    qual distribuição do linux vc me aconselharia a usar para fazer isso, por causa dos suportes de drives e estabilidade da distro, e pelo que entendi vou ter que fazer o load balancing antes de chegar no Mikrotik, vc sabe me dizer algum programa que faça isso...

    obrigado pela ajuda.....

  4. #4

    Padrão ...

    Citação Postado originalmente por marcosrga Ver Post
    qual distribuição do linux vc me aconselharia a usar para fazer isso, por causa dos suportes de drives e estabilidade da distro, e pelo que entendi vou ter que fazer o load balancing antes de chegar no Mikrotik, vc sabe me dizer algum programa que faça isso...

    obrigado pela ajuda.....
    Amigo,

    Eu sou usuario linux, aconselho vc primeiro ver em quais dristro tem driver para essa placa... depois instalar a versao em questao. Aconselho usau DEBIAn por ex uma versao estavel... caso seja para responder sua pergunta.

    Agora se vc nunca mecheu em linux aconselho colocar windows q qualquer tecnico q vc trabalhe saberá fazer manutençao no sistema... e o custo é bem mais barato.
    Após isso basta colocar um MK depois dos gateways (maguinas win/linux oq vc decidir) e configurar o MK pra fazer balanceamento e redundancia...

    Nada dificil de se fazer, qualquer ajuda so pedir q a galera aki lhe ajuda...

    Abraços.

  5. #5
    marcosrga
    Visitante

    Talking

    deixa eu ver se eu entendi?

    Primeiro eu coloco uma máquina (com windows ou linux) pra receber os link's... coloco em rede com um segundo pc com o Mikrotik... ai de dentro do Mikrotik eu tenho como fazer o balanço e redundancia dos link's que estão chegando na primeira máquina (win/linux), ai o meu pc com Mikrotik vai ser meu servidor da rede???
    posso fazer tudo nele (MK), servidor DNS, Gatway, gerenciador de velocidade dos clientes... e tudo o que o MK me oferece???

  6. #6

    Padrão Yes...

    Citação Postado originalmente por marcosrga Ver Post
    deixa eu ver se eu entendi?

    Primeiro eu coloco uma máquina (com windows ou linux) pra receber os link's... coloco em rede com um segundo pc com o Mikrotik... ai de dentro do Mikrotik eu tenho como fazer o balanço e redundancia dos link's que estão chegando na primeira máquina (win/linux), ai o meu pc com Mikrotik vai ser meu servidor da rede???
    posso fazer tudo nele (MK), servidor DNS, Gatway, gerenciador de velocidade dos clientes... e tudo o que o MK me oferece???
    Isso mesmo... nada de muito dificil 1 dia vc faz isos funcionar rssssssssss
    Vc sabe dizer se esse serviço é com IP VALIDO??? Fica bem mais redondo rsssss

    Primeiro passo vc coloca as maguinas em funccionamento depois parte pro MK... Pode seguir em frente q funciona perfeito, sem medo de errar... Ahhhhhhh é bom vc tb ver se eles limitao conexoes por ip... compartilhamento... pq isso é problema... Ve ai e posta o q vc descobriu...


    Abraços.

  7. #7
    marcosrga
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cgrellier Ver Post
    Isso mesmo... nada de muito dificil 1 dia vc faz issos funcionar rssssssssss
    Vc sabe dizer se esse serviço é com IP VALIDO??? Fica bem mais redondo rsssss
    cara num é válido não, pelo menos não onde eu quero montar o meu escritório...
    inclusive, eu to pensando em acessar aki usando o hamachi.

    .

  8. #8

    Padrão ...

    Citação Postado originalmente por marcosrga Ver Post
    cara num é válido não, pelo menos não onde eu quero montar o meu escritório...
    inclusive, eu to pensando em acessar aki usando o hamachi.

    .
    Qual é a finalidade do seu link??? É pra q?? Só pro seu escritorio??? Ou pra vender serviços??

  9. #9
    marcosrga
    Visitante

    Lightbulb esclarecimentos...

    Citação Postado originalmente por cgrellier Ver Post
    Qual é a finalidade do seu link??? É pra q?? Só pro seu escritorio??? Ou pra vender serviços??
    cara eu tenho um jornal (www.jornalobandeirante.com.br) ele atende a uma boa parte da região serrana do Rio, eu preciso trafegar arquivos de corel, .psd, e outros. nesse escritório vou ter 15 computadores e preciso de internet em todos eles e que eles fiquem em rede... essa é minha preocupação, sendo que 10 pc's vão vicar em uma sala e os outros 5 vão ficar em outro lugar à uns 500 metros, e eu vou precisar liga-los em uma rede wireless. Se eu não fizer um controle de banda por exemplo pelo meu link ser "fraco" eu vou ter problemas na rede, e preciso de um autenticador de mac pra minha rede não ficar tão vulnerável na cidade. por isso eu to pensando em colocar o Mikrotik.

    explicando melhor, minha rede vai funcionar assim:
    Torre da Vivo >> pc(win/linux) que vai receber o link >> pc com MK >> switch 16 portas>> Lan interna E o ap que vai mandar para o outro escritório >> no outro escritório vou ter outro ap >> switch 8 portas >> 5 pc's.

    Obs.: eu vou estar em um cidade visinha, na Matriz do jornal, por isso eu falei do hamachi.

    Bom, foi isso que eu pensei em resumo. só não sei se há uma outra maneira de fazer isso.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosrga Ver Post
    cara eu tenho um jornal (www.jornalobandeirante.com.br) ele atende a uma boa parte da região serrana do Rio, eu preciso trafegar arquivos de corel, .psd, e outros. nesse escritório vou ter 15 computadores e preciso de internet em todos eles e que eles fiquem em rede... essa é minha preocupação, sendo que 10 pc's vão vicar em uma sala e os outros 5 vão ficar em outro lugar à uns 500 metros, e eu vou precisar liga-los em uma rede wireless. Se eu não fizer um controle de banda por exemplo pelo meu link ser "fraco" eu vou ter problemas na rede, e preciso de um autenticador de mac pra minha rede não ficar tão vulnerável na cidade. por isso eu to pensando em colocar o Mikrotik.

    explicando melhor, minha rede vai funcionar assim:
    Torre da Vivo >> pc(win/linux) que vai receber o link >> pc com MK >> switch 16 portas>> Lan interna E o ap que vai mandar para o outro escritório >> no outro escritório vou ter outro ap >> switch 8 portas >> 5 pc's.

    Obs.: eu vou estar em um cidade visinha, na Matriz do jornal, por isso eu falei do hamachi.

    Bom, foi isso que eu pensei em resumo. só não sei se há uma outra maneira de fazer isso.


    Ja estou fazendo uns testes com esse tal vivo zap a algumas semanas e so tenho uma coisa a dizer "Taz ferrado se depender dele", pq ele nao passa dos 150k qdo chega a tanto, todos os dias eu ligo pra vivo reclamando e nunca fazem nada, 2.4 mb so em sonho.

  11. #11

    Padrão Pq nao usar...

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Ja estou fazendo uns testes com esse tal vivo zap a algumas semanas e so tenho uma coisa a dizer "Taz ferrado se depender dele", pq ele nao passa dos 150k qdo chega a tanto, todos os dias eu ligo pra vivo reclamando e nunca fazem nada, 2.4 mb so em sonho.
    Pq vc's nao usao o vivo zap só para upload...e um link via satélite para downloads... chega fácil nos 300Kbps...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Ja estou fazendo uns testes com esse tal vivo zap a algumas semanas e so tenho uma coisa a dizer "Taz ferrado se depender dele", pq ele nao passa dos 150k qdo chega a tanto, todos os dias eu ligo pra vivo reclamando e nunca fazem nada, 2.4 mb so em sonho.

    POis eh Maxmelo eh um sonho mesmo, pois eu tenho inumeros clientes que tinham este tipo de servico e migraram para 2,4ghz, pois eh uma bosta e 2mb soh em sonho mesmo ! Experiencia própria !

  13. #13

    Padrão

    para com isso,

    instala as 3 placas em um micro com windows, e use o Jana Server como proxy, com ele você conseguira a fazer o controle de banda e controle por mac e por login/password, vai ser bem mais fácil e não vai precisar de muito investimento.

    fiz assim em um hospital, tem umas 10 workstations na rede e uns 10 equipamentos de imagem, funciona belezinha.

    QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cambioco Ver Post
    para com isso,

    instala as 3 placas em um micro com windows, e use o Jana Server como proxy, com ele você conseguira a fazer o controle de banda e controle por mac e por login/password, vai ser bem mais fácil e não vai precisar de muito investimento.

    fiz assim em um hospital, tem umas 10 workstations na rede e uns 10 equipamentos de imagem, funciona belezinha.

    QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!
    Nao entendi explique melhor

  15. #15

    Padrão

    Eu já fiz testes com o vivo zap (em rede cabeada e wireless), mas o serviço é muito ruim, não recomendo para ninguém usar em provedor. PAra usar como cliente, tudo bem, mas para revender, acho mais fácil contratar link em outra cidade e levar até a tua cidade.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Eu já fiz testes com o vivo zap (em rede cabeada e wireless), mas o serviço é muito ruim, não recomendo para ninguém usar em provedor. PAra usar como cliente, tudo bem, mas para revender, acho mais fácil contratar link em outra cidade e levar até a tua cidade.
    A quem interessar possa,
    eu sei q o servico é horrivel mas no contrato deles eles nao dizem isso e eu como tenho um irmao advogado eles tao ferrado e outra coisa eu adquiri o plano ilimitador e to so esperando eles me negativarem no spc pois ja geraram 2 contas de 22 mil reais as quais nao paguei e to so esperando eles cortarem o servico e me negativarem no spc, a menina da loja q eu comprei o servico me disse q isso ta acontecendo muito, azar deles q bom pra mim....

  17. #17

    Padrão

    o que? 22 mil reais? 11 mil por mês? onde isso,. meu deus, os caras tao loco

  18. #18
    marcosrga
    Visitante

    Talking

    [QUOTE=cambioco;264159]para com isso,

    instala as 3 placas em um micro com windows, e use o Jana Server como proxy, com ele você conseguira a fazer o controle de banda e controle por mac e por login/password, vai ser bem mais fácil e não vai precisar de muito investimento.

    fiz assim em um hospital, tem umas 10 workstations na rede e uns 10 equipamentos de imagem, funciona belezinha.
    [QUOTE]
    Cara a principio a minha idéia é colocar o windows 2003 server pra poder fazer um NLB (Balanceamento de carga) e colocar o winconection (crackeado mesmo), só pra funcionar...
    e vou começar a estudar em outro pc uma outra maneira de fazer isso...
    já tenho mais ou menos uma idéia, eu vi o freeBSD, ele tem o Pen e o FreeVRRP...
    pelas minhas pesquisas parecem ser muito bons...
    Última edição por marcosrga; 02-07-2007 às 18:57.