Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perdi tudo na torre.. Vou sair de PC-AP para rádio..

    Olá pessoal.

    Na segunda feira... houve uma descarga elétrica, pico de tensão.. sei lá o que foi.. sei que foi endemonhado.. pq levou, minha placa mãe, HD, Memória e 3 PCI , 1 era ag530.. fonte etc...

    Isso não é o problema.. o problema é ficar 31 horas fora do ar..

    Tinhamos quase tudo aqui de reserva... mas montar tudo novamente na caixa, descer a caixa, subir novamente.. configurar tudo novamente...

    Vcs se perguntam.. mas cade o BACKUP do MK ?? Na minha estação que também foi pro saco..

    Antes que perguntem tbm.. tenho para-raios etc.. etc.. nobreak.. foi tudo pra vala.. estou esperando o laudo do engeheiro, depois falo aqui.

    Vamos ao que importa.
    Hoje atendo em torno de 120 cliente, com 4 setoriais e 4 PCI G-510
    Tirando a média é umas 30 estações por Setorial.. sendo que raramente tenho 30 conectado ao mesmo tempo...logo, é baixo tráfego.

    O que eu quero ?
    Colocar rádio lá na torre para faciliar recuperação de desastre, subsituição etc...
    Pensei numa router board 112, com 1 cartão MINIPCI e substituir minhas setoriais por uma OMNI da Ideal HOMOLOGADA.. o que acham ?
    Existe cartão minipci homologado que preste, que nao fique dando essas bixeira de ping alto ?

    Ou então.. pensei em usar um rádio ALPHA, esqueci o modelo.. desses simples mesmo por enquanto até ter grana para comprar algo melhor, será que eles aguentam ? visto que meu tráfego é baixo.. vendo planos de 150k..
    Neste caso, eu deixo minhas setoriais TSM de 12,5 em cada radiola dessas.. o que acham ?

    Daí, eu controlo MAC nos rádios e mando para um MIKROTIK aqui em baixo, no escritório...

    Só não quero mais PC montado na torre..

    Abraços e deixem suas dicas e experiências.. VLW

  2. #2

    Padrão

    Com essa quantia de usuários dá p/ colocar ap-2000 com tranquilidade.

  3. #3

    Padrão

    acho melhor continuar com as setoriais e colocar ou ap2000 ou kodama 2000, que vai bem ai, nunca usei esse tipo da radio por esses motivos, um problema desses deixa você na mão por mais de 24h, um radio vai te deixar no maximo o tempo de ir ao local e trocar e ja ta tudo rodando novamente da forma que estava antes, prefiro estruturar minha rede na forma tradicional, Servidor...fazendo controle, web, email etc...radio mandando sinal com qualidade e wep --- clientes, não tenho nem nunca vou manter cadastro de clientes em um radio, nem controle de banda, estou estudando o mikrotik para substituir meus aps 2000 em breve mais apenas em modo bridge.

    vamos la pra ver o que vai dar...

    abraço

  4. #4

    Padrão

    Não aconselho trocar as setoriais, além de alterar a área de cobertura, intensidade de sinal, vai ter que redirecionar os clientes para essa ou aquela omni.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se vc tá mesmo decidido alam, vá de ap2000... Na minha opinião, fora o MK, é o melhor...

  6. #6

    Padrão

    amigo imagino a sua dor de cabeça em ficar tudo parado, mas vamos ao que interessa
    ja que vc esta com quatro setoriais, seria bom aproveitalas, entao vc poderia colocar dois aps com divisor de potencia ao inves de colocar omini
    estou usando um ap alfa awap803 e um raddio muito bom ele esta em um ptp principal de minha rede e em um deles tem uma setorial espetada na antena 2,4 9 esse modelo vem com uma antena 2,4 e outra 5,8) e esta aguentando um trafego legal
    agora achei um trendnet no mercadolivre que e igualzinho ao alfa awap803 sendo que o custo dele e quase a metade, so nao posso te indicar pq ainda nao usei mas estou comprando um par pra testar
    entao minha dica de ap seria esse alfa pois vc poderia alem de usar a antena 5,8 podera usar tb a outra antena para um ponto a ponto ou um cliente que precise de um sinal melhor

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Se vc tá mesmo decidido alam, vá de ap2000... Na minha opinião, fora o MK, é o melhor...
    Apoiado...

  8. #8

    Padrão

    alpha nao aguenta trafego, vai incomodar. se for para colocar radios baratos: Senao SL-2611, coloca um em cada setorial e voce podera pendurar 200 clientes ou mais. eu acho esses radios execpcionais, nao travam, tem potencia de 200mw real, tem otima sensibilidade e são homologados.

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    alpha nao aguenta trafego, vai incomodar. se for para colocar radios baratos: Senao SL-2611, coloca um em cada setorial e voce podera pendurar 200 clientes ou mais. eu acho esses radios execpcionais, nao travam, tem potencia de 200mw real, tem otima sensibilidade e são homologados.
    São homolgados para antenas até 12 dbi, se as setoriais dele forem até 12, é uma boa pedida. Mas em questão de estabilidade e sensibilidade, o ap2000 dá de 10 em qualquer desses radios citados neste post. Sem contar os ajustes finos que podem ser feitos no ap2000 e no senao 26511 só se tem o básico. Eu ainda iria de ap2000, mesmo gastando mais q com 4 senao. Botaria 2 ap2000 com 2 cartões cada, aguentaria cerca de 35 clientes por cartão, sem perder qualidade.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    São homolgados para antenas até 12 dbi, se as setoriais dele forem até 12, é uma boa pedida. Mas em questão de estabilidade e sensibilidade, o ap2000 dá de 10 em qualquer desses radios citados neste post. Sem contar os ajustes finos que podem ser feitos no ap2000 e no senao 26511 só se tem o básico. Eu ainda iria de ap2000, mesmo gastando mais q com 4 senao. Botaria 2 ap2000 com 2 cartões cada, aguentaria cerca de 35 clientes por cartão, sem perder qualidade.

    xandemartini, acho que o ap 2000 e um radio robusto mas a questao e que nem sempre os clientes estao bem divididos nas setorias e pode acontecer de ficar mais de 35 clientes num cartao, e a questao do 2611 e realmente a falta de diponibilidade de configuração, o meu alfa aki ta funfando bem eu indico

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por camaralink Ver Post
    xandemartini, acho que o ap 2000 e um radio robusto mas a questao e que nem sempre os clientes estao bem divididos nas setorias e pode acontecer de ficar mais de 35 clientes num cartao, e a questao do 2611 e realmente a falta de diponibilidade de configuração, o meu alfa aki ta funfando bem eu indico
    Mesmo ativando a opção de Enable Load Balancing da interface? Nunca cheguei a usar ap2000 nas setoriais, pois troquei pra Mikrotik ainda quando usava omni.

    Bom, mesmo assim, depende do número de clientes dele.. Tanto senao qto ap2000 seriam boas pedidas, mas eu ainda assim ficaria com ap2000.

  12. #12

    Padrão

    Eu já tive mais de quarenta em um cartao do ap-2000 rodando beleza. Naépoca, usava apenas um cartao e uma omni.

  13. #13

    Padrão

    ...voltando ao assunto "pc-ap na torre", alguem mais teve problemas parecidos? Estou com 2 micros prontos pra substituir 8 radios convencionais e agora fiquei preocupado, pois os radios nunca encomodaram, apenas preciso passar mais banda e ter mais recusros.

  14. #14

    Padrão

    Coloca o Mk ( Router Board) tem mais opções de configuração doque o Ap 2000 e alem de tudo sai quase no mesmo preço . Entre em contato comigo pois tenho uns preços acessiveis ...

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Johnny-Multtech Ver Post
    Coloca o Mk ( Router Board) tem mais opções de configuração doque o Ap 2000 e alem de tudo sai quase no mesmo preço . Entre em contato comigo pois tenho uns preços acessiveis ...
    e a questão da homologação, como que fica??

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    e a questão da homologação, como que fica??
    No caso a Homologação ela so vale mesmo quando o cartao e homologado e ate o momento pelo oque eu sei e foi passado pelo importador , os Cartoes da Senao de 200 mw e os que são Homologados ... os Mesmo que sao colocados em Nossas Router Boards

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Johnny-Multtech Ver Post
    No caso a Homologação ela so vale mesmo quando o cartao e homologado e ate o momento pelo oque eu sei e foi passado pelo importador , os Cartoes da Senao de 200 mw e os que são Homologados ... os Mesmo que sao colocados em Nossas Router Boards
    Beleza então, mudou meu conceito em relação as routerboard, pq nunca usei por causa justamente da homologação. Vou me informar disso melhor, pra ter certeza, e se for realidade mesmo, poderei começar a utilizar as routerboards.

  18. #18

    Padrão

    Agradeço a todos mesmo.. de coração... clareou muito as " idéias"

    Após uma reunião aqui ontém.. decidimos manter as 4 setoriais de 12dbi... pq quando começamos nosso principal objetivo é a qualidade.. e nesse quesito... ninguem substitui o quarteto fantástico hehehe da TSM, que são minhas 4 setoriais.

    Pois bem.. a grana é curta.. não compramos nada parcelado, a prova disso é o Jhonny da Multtech, um de nossos fornecedores..

    Quanto ao routerboard, esse cartão de 200mw que vc tem, se for o senao antigo.. não funciona.. é ping alto na certa com 10 clientes.. te falo por experiência antiga.

    Estou pensando em colocar, talvez, 4 ovilink wla5000Ap.. mas as config dos rádios são bem simples.. só seu colocar o firmware ZONEONE.

    Me bateu uma dúvida, como impedir que os clientes se enxerguem em uma rede com 4 rádios ? sem ter mexer nos ips de quase 120 pessoas ? no MK eu sei como evitar, e nos rádios ?

    Até mais pessoal... obrigado pela ajuda até agora.

    Alam Dias

  19. #19

    Padrão

    alam me desculpe, mas acho que vai fazer mais confusão de que melhorar sua rede.

    se voce estava contente com seu mk pra que trocar?

    entendo que ficasse indignado, mas será que tudo foi culpa do mk?

    o raio queimou certo? entao iria queimar tbem seus aps. ate ai tudo bem.
    mas assim, voce teria que ir la em cima da torre trocar tbem, certo,

    agora em vez de voce ficar gastando dinheiro com outra estrutura, pq voce nao compra uma placa mae igual a que voce usa, compra 4 pci e um hd. e deixa tudo prontinho na sua loja, se pifar, voce vai la, tira o queimado e coloca o bom, assim teras tempo para arrumar suas coisas na sua loja.

    ha, tem mais, seu backup sei como é. mas se estivesse num pendrive ou em um servidor de arquivos online por exemplo, teria se resolvido facilmente.

    mas a gente sempre acha que com nóis nao vai queimar.


    vou postar uma experiencia minha a 4 semanas atras.
    Última edição por jhonnyp; 28-06-2007 às 12:51.

  20. #20

    Padrão

    sabado de manha, acordo as 7:30 e a internet nao esta funcionando, hummm
    e agora, justo hoje que queria acordar mais tarde. bom, vamos acessar o winbox

    xii- nao ta acessando,
    pelo dude, vi que parou de funcionar as 6:13 da manha
    vamos ver o sinal-- sem sinal

    preparar a moto para subir na torre( hehe, na torre nao, no morro)
    peguei um funcioario, notebook, bolsa de costas, carreguei cinto e a preciosa bolsa, com um placa mae, uma fonte, um multimetro, 3 pci, 2 memorias, 1 hd. 1 cooleer alguns cabinhos, e uma chave philips.

    exatos 07:50 eu poderia ter saido da loja, mas esperei meu funcionario chegar, as 08:02 saio, -------10 km de estrada de barro ate chegar no pe do morro ---
    08:18 cheguei no pe do morro- --- agora mais 6 km de serra---
    as 08:47, cheguei perto da torre, dai mais uns 300 mts entre pinheiros e pronto
    la estava eu

    e agora o que foi que aconteceu?

    vamos tentar desligar e ligar de novo,

    nem sinal

    checar energia do local? ok td normal

    o jeito é subir,

    09:00 começamos a subir, 60 mts la pelas 09:10 chegamos na caixa, amarrar a bolsa na torre e abrir a caixa,

    parecia tudo normal
    minha caixa é feita com tudo parafusado, realmente senao nao teria como descer a caixa------ troquei liguei direto a fonte e funcionou. sendo assim fonte nao era.

    como a placa mae nem tava dando sinal, troquei a placa mae, pronto ja ligou, mas agora tinha que ver se estava tudo certo né.

    desci e deixei meu funcionario la em cima

    09:55 chego em baixo, foi facil trocar, pois tudo parafusado, ja saiu a placa mae com o processador a memoria, dai ja coloquei a outra.

    mas sinal que é bom nada, conclusão, tirei minhas 3 pcis, que estavam na placa mae que queimou e coloquei minhas 3 pci boas. pronto, voltou tudo automaticamente

    era 10:25 da manha e eu ja estava voltando pra casa.

    resultado de tudo isso? uma placa mae, um processador e 3 pci queimados

    Há. só pra lembrar eu troquei o hd por precaução tbem, mas tava td em ordem,

    hoje em dia, uso o mk em cartao de memoria, bem mais facil