+ Responder ao Tópico



  1. #1
    diogotrc
    Visitante

    Padrão Definitivamente, sobre polarização...

    Pessoal,
    Antes de perguntar, gostaria de agradecer a todos que estão me ajudando a acertar as configurações do meu prov, tá dando gosto de ver o danado funcionando

    Agora a perguntinha...
    Andei lendo e pesquisando muito aqui no fórum sobre um detalhe na polarização...
    Ao mudar a polarização da antena, é necessário virar a antena toda ou apenas o alimentador? Já ví as duas recomendações e não cheguei a uma definição.

  2. #2

    Padrão

    Tem que virar a antena toda.

  3. #3

    Padrão Depende do tipo de antena !!!

    Antenas de disco, ou parábólicas com alimentador central, basta girar o alimentador sem maiores problemas.

    Antenas offset (parecidas com as da Sky e Directv), também: gira-se somente o alimentador - até porquê não dá pra instalar ela "de lado"...
    -----------------------------------------------------------------
    Antenas de grade, tem que girar ela toda - não pode mudar só o alimentador!
    Isso porquê elas são retangulares, e foram projetadas para trabalharem com o alimentador apenas na posição original. Se você inverter essa posição, irá influenciar completamente no lóbulo de irradiação, com toda certeza.

    Raciocine dessa forma: estando o alimentador "em pé", as bordas do refletor de grade "abraçam" horizontalmente o alimentador, ficando a parte superior e inferior com uma porção menor do refletor.

    O alimentador dessas antenas , em sí (sem a parábola refletora), não são ohmini-direcionais, e sim, propagam mais em suas laterais do que para cima e para baixo - no sentido de suas extremidades.

    Essas extremidades coincidem justamente com a porção de menor tamanho e reflexão da parábola retangular. Portanto, menor propagação partindo do sentido dessas extremidades do alimentador, sendo refletida pela porção menor da parábola; e vice-versa.

    Espero ter ajudado a melhor entender o funcionamento dos alimentadores, mas qualquer dúvida, estamos por aquí...

  4. #4

    Padrão

    Polarização

    --------------------------------------------------------------------------------

    Olá pessoal. Sou novo no fórum e o mesmo já me esclareceu muitas dúvidas a respeito de wireless... mas tenho uma que ainda me atormenta, e pelo assunto que vocês estão falando de repente podem me ajudar... o problema em si é polarização... creio que pelos meus estudos já entendi a diferença entre as duas... o que gostaria de saber é o seguinte...

    Qual o beneficio em usar polarização horizontal ao inves de vertical???

    Qual o beneficio em usar antenas setoriais ao inves de omnis???

    Faço essas duas perguntas pelo fato de que vejo muitas pessoas usando várias antenas setorias ao inves da omni, e a maior parte dessas setorias são horizontais...

    Desde já agradeço

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    Polarização

    --------------------------------------------------------------------------------

    Olá pessoal. Sou novo no fórum e o mesmo já me esclareceu muitas dúvidas a respeito de wireless... mas tenho uma que ainda me atormenta, e pelo assunto que vocês estão falando de repente podem me ajudar... o problema em si é polarização... creio que pelos meus estudos já entendi a diferença entre as duas... o que gostaria de saber é o seguinte...

    Qual o beneficio em usar polarização horizontal ao inves de vertical???

    Qual o beneficio em usar antenas setoriais ao inves de omnis???

    Faço essas duas perguntas pelo fato de que vejo muitas pessoas usando várias antenas setorias ao inves da omni, e a maior parte dessas setorias são horizontais...

    Desde já agradeço
    A questão da omni e das setoriais, é que um bom cartao vai receber conexao de uns 70 clientes, em média (depende de diversos fatores, como velocidades e etc, mas usamos 70 como parametro). Se você tiver apenas uma omni, terá um cartao (ou placa). Consequentemente, conseguirá atender apenas 70 clientes naquele pop. Se instalar quatro setoriais de 90, conseguirá colocar 70 em cada antena (placa). Logo, conseguirá atender 240 clientes no mesmo pop, que teria capacidade de apenas 70 usando omni.
    Oura desvantagem da omni, é que ele joga sinal para todos os lados, sendo necessário maior potência para obter o mesmo resultado que a setorial (que canaliza todo o sinal para apenas determinada direção).

    Com relação à polarização, é indiferente usar vertical ou horizontal em termos de performance, mas isso vai mudar a maneira como você instala a antena do cliente. A diferença entre horizontal e vertical é que a horizontal gralmente tem menos interferência (por ter menos gente usando e não por ser melhor).

  6. #6

    Padrão

    Blz... uma pequena dúvida rapida... irei ligar essa omni homologada hypertec 15 dbi num radio qualquer homologado em 250mw... qual distancia axa que conseguirei nos meu clientes com grade 24 dbi homologada e um radio similar???

    pelo que já li no forum estou axando que conseguirei pelo menos 5 km...

    Outra duvida... vc disse CARTAO... isso seria para substituir o radio??? Se for poderia me explicar um pouco melhor sobre esse equipamento CARTAO...

    Para finalizar, eu colocarei essa omni e cobrirei em torno de 240 graus... pois atras dela tera um morro bem proximo... axa que posso ter problemas desse sinal bater no morro, voltar e me atrapalhar na frente???

    Desde ja agradeço a paciencia e as explicacoes... axu que dessa vez achei o forum ideal sobre wireless

  7. #7

    Padrão

    não tera ploblema quanto ao sinal batendo no morro, 5km da sim mais tem que ver a altura que vai está instalada a omni em relação aos clientes, Cartão é no caso de radios que a interface wireless não é integrada com Ap 1000, ap 2000, ap 2500,Ap Plus, Linux ap montados etc...

  8. #8

    Padrão

    blz... qual rádio me recomendaria a ser usado???

  9. #9

    Padrão

    antes que esqueça tux... uma duvida bem vulgar... vejo o pessoal falar muito de throughput de 2, 5 e 6 mb... pelo que sei throughput é a velocidade da rede... sei que esses equipamentos sao do padrao G... portanto atinge 54 MB maximo... eu sei q a 5 km terei uma perda, digamos, 50%, mas ai cairia pela conta (54/2) 27 MB... e poderia trafegar um link de 5 MB tranquilamente para os clientes... é assim que funciona mesmo ou tow falando besteira ... abços

  10. #10

    Padrão

    não é bem assim

    Throughput - velocidade real que consegue
    1 - 54mb não é real
    2 - Não use em modo G em outdoor
    3 - Quase nenhum radio chega nem a 6mb em B, pois essa velocidade é tx rx
    4 - você usando um radio bom, em um clientes em B você consegue seus 3 a 4 mb tanquilo.
    4 - radio ap 2000, swl3300 ou ap montado

  11. #11

    Padrão

    o que é tx rx???

    Putz agora me quebrou, quero passar um link de velox de 5 mb... em modo B e a 4 mb vai me quebrar... pq não posso passar em G???

  12. #12

    Padrão

    Outra parada tux... esse ap 2000 axei a 1000.00 reais e o outro swl3300 nao achei... para mim esse valor esta muito caro... deixa eu te explicar...

    irei montar um GATOVELOX em uma cidade próxima onde moro, não tem ninguem provendo serviço a rádio e a velox nao instala mais nessa cidade... vou fazer o esquema com uma omni de 15 dbi hypertec e no clientes um zirok de 24 dbi para ter um alcance de pelo menos 5 km como já lhe comentei...

    Na central terei o velox do qual jogarei o linkde 5 mb... e na central terei um pc rodando BrazilFW para controle de banda e outros afins...

    Por isso o meu medo em relacao a rede B rodando em 4 MB...

    Mas essa dúvida sei que vai me sanar... a outra é...

    Posso usar o rádio Zinwell G-120???

  13. #13

    Padrão

    rapaz zinwell pode usar mais não vai ter qualidade pra essa quantidade de clientes, pode até passar esse 5mb mais...o recomendado mesmo é usa 5.8 no enlace com wla 5000 e swl ou ap 2000 no em AP mode

  14. #14

    Padrão

    blz tux... mas seguinte... como assim quantidade de clientes??? Quando vc diz clientes vc sugere as antenas grades que vão estar ligadas a omni???

    Se for, eu quero inicialmente apontar no maximo 20 antenas para a omni, pois sei que o equipamento que uso nao é o mais propício, mas quero saber se vou ter exito para depois efetuar a troca... em cada antena vou descascar, boto uns 20 clientes e arrumo uma quantidade boa... minha lógica tá certa tux???