Olá pessoal!!!
Estes load balance funcionam em conjunto com o webcache?
Eu tendo 2 ether, 1 pra clientes e outra p/ os links, com 3 links eu poderia usar um deles em brigde com o mk discando, td em uma só placa?
Obs: 2 modens em router e 1 em brigde, td na mesma placa de rede com pppoe-out p/ o modem em brigde.
Desde já agradeço!!!
Última edição por PowerNet; 21-08-2007 às 11:27.
Balanceamento não funciona efetivamente com webproxy.
Pois a cada conexão, o balanceamento irá buscar em um link (canal).
Mas se existir o webproxy, esse (proxy) não consegue se alimentar de 2 canais, ou seja, o proxy irá sempre ser alimentado com informações de um link especifico.
Pode funcionar um pouco os 2 juntos, mas não fica uma Brastemp
amigos alguem sabe como fazer um load em q um link entra por uma plaka de rede no proprio mk e o outro vem via radio pelo mesmo radio q sai para os clientes? e gostaria de usar tb o hotspot pois ja fiz de tudo e só funciona e desativar o hotspot!
Exatamente.
webproxy não funciona em conjunto com o load balance, pois:
LoadBalance que usamos é feito assim. A cada conexão ele sai por um determinado caminho (link).
Se você tiver webproxy, todo o trafego irá sair pelo gateway do seu proxy e as regras de balanceamento não irão servir.
Então faça o balanceamento antes do proxy (em outra máquina).
Ok pessoal... vou fazer uns testes aqui... depois posto se deu certo... vlw
Ah... mais uma pergunta... o que é melhor? usar o webproxy ou abrir mao dele pra usar o loadbalance? flw
É dificil afirmar qual a melhor solução.
Cada caso é um caso. Aqui de maneira a saber realmente com números reais, o quanto o proxy estava ajudando (independente daquelas informações que o Proxy mostra nos Status, que não sei se são confiáveis), fiz o seguinte:
criei 2 queues (ilimitada na velocidade, logicamente), uma para a interface que entra o link da operadora e outra que sai para os clientes.
Com a queue ativa, você tem numa das últimas colunas, o volume de dados trafegados por cada interface
Dividindo uma pela outra obtive um valor de +- 1.068 (ou resumindo, 6,8% de lucro.
Como esse proxy está sendo usado apenas como maneira de economizar banda, e não para agilizar a velocidade do cliente (pois após o Proxy, passa pela queue do cliente), achei o benefício pequeno.
Tem muita gente que diz que consegue 20% ou 30% de economia, mas depende de cada caso. Observando pelo TORCH das queues, acompanhei que 80% ou mais do trafego constante, é com destino aos ips do hotmail, msn, e família.
De lá pouco dá para ser cacheado.
Então ainda acho mais economico um balanceamento (que você consegue aumentar o link qdo precisar), enquanto que o proxy você conseguirá 15% e não tem como aumentar muito a performance dele.
E ai amigo...
Gostei da análise... com faço para fazer ela aqui? tenho uma ether para o link e 4 wlans para os clientes... coloco a queue no inicio da fila? e para eu saber o q estah saindo pros clientes jah q tenho 4 wlans.. nao teria como agrupa-las em uma unica queue? teria q fazer uma para cada wlan...
Se puser me ajudar agradeço mto...
Vlw
Ola amigos...
Aparentemente o balance funcionou... soh nao estou conseguindo fazer a marcaçao para os serviços tipo http https msn sairem por um link apenas p/ nao dar erro em pagina de banco e o msn nao ficar caindo...
alguma dica?
vlw..
Quanto à unir as 4Wlan numa queue para contabilizar, deve ter como fazer lá em Queue Tree.
Não sei como fazer, pois nunca tentei, mas deve ter jeito sim.
Quanto ao HTTPS e outros, posta aqui suas regras do Mangle para ver o que você fez. E também do Route