+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuário HotSpot desconectando

    Saudações a todos,

    Tenho várias licenças do Mikrotik 2.9.44 Level 4 e ambas estão com hotspot configuradas. Estou enfrentando um problema aqui que está me deixando preocupado. Estou usando o método de autenticação HTTP PAP e o parâmetro idle timeout está configurado para 2hs. E é justamente nesse idle timeout que está o problema, esse valor não está sendo respeitado, antes disso, o cliente é derrubado da lista de usuários ativos do hotspot, precisando autenticar novamente.

    Me corrijam se eu estiver errado, mas eu entendo que esse idle timeout seria o tempo de inatividade permitido, ou seja, para nível de exemplo, se o cliente liga o computador, autentica e fecha o browser e faz logoff no seu windowsXP, sai para fazer compras no mercadão da avenida, teoricamente ao voltar, depois de 1h e 57 minutos se ele efetuar login novamente (no windowsXP) e em seguida abrir uma página - tem que abrir normalmente, não pode pedir autenticação, pois restam 3 minutos das 2hs. Não seria isso? Ou estou totalmente equivocado?

    Mas agora um exemplo real do que anda acontecendo aqui. O cliente logou no sistema hotspot e em seguida abre o gmail para redigir um e-mail longo, com isso ele fica 15 minutos redigindo o e-mail, e quando clica em enviar ... Surpresa! Pede autenticação novamente e o cliente xinga até quem não tem nada haver com a história. Anda acontecendo muito isso aqui, são míseros 15, 20, 25 minutos, longe de dar as 2hs horas prometidas.

    Bom, gostaria de saber se estou configurando corretamente esse período de inatividade, se preciso fazer mais alguma coisa para sanar o problema.

    Agradeço qualquer ajuda

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maleficavatar Ver Post
    Saudações a todos,

    Tenho várias licenças do Mikrotik 2.9.44 Level 4 e ambas estão com hotspot configuradas. Estou enfrentando um problema aqui que está me deixando preocupado. Estou usando o método de autenticação HTTP PAP e o parâmetro idle timeout está configurado para 2hs. E é justamente nesse idle timeout que está o problema, esse valor não está sendo respeitado, antes disso, o cliente é derrubado da lista de usuários ativos do hotspot, precisando autenticar novamente.

    Me corrijam se eu estiver errado, mas eu entendo que esse idle timeout seria o tempo de inatividade permitido, ou seja, para nível de exemplo, se o cliente liga o computador, autentica e fecha o browser e faz logoff no seu windowsXP, sai para fazer compras no mercadão da avenida, teoricamente ao voltar, depois de 1h e 57 minutos se ele efetuar login novamente (no windowsXP) e em seguida abrir uma página - tem que abrir normalmente, não pode pedir autenticação, pois restam 3 minutos das 2hs. Não seria isso? Ou estou totalmente equivocado?

    Mas agora um exemplo real do que anda acontecendo aqui. O cliente logou no sistema hotspot e em seguida abre o gmail para redigir um e-mail longo, com isso ele fica 15 minutos redigindo o e-mail, e quando clica em enviar ... Surpresa! Pede autenticação novamente e o cliente xinga até quem não tem nada haver com a história. Anda acontecendo muito isso aqui, são míseros 15, 20, 25 minutos, longe de dar as 2hs horas prometidas.

    Bom, gostaria de saber se estou configurando corretamente esse período de inatividade, se preciso fazer mais alguma coisa para sanar o problema.

    Agradeço qualquer ajuda


    cara, faz assim e teste, funciona uma blz...
    deixa sem esse idle timeout , apaga td dele
    nesta mesma aba, vc clica em profile, ae vc vai em seu profile q ta selecionado o determinado hotspot, seleciona ele, abrira uma nova janela, nesta vc vai na guia Login deixe marcado somente Cookie e Http Chap, e em http cookie Lifetime, eu seto aqui pra os meus clientes 6 horas q e o mesmo q 06:00:00 e funciona uma maravilha, qd ao caso do cliente fica inativo, ao exemplo dele ir para o supermercado rs... ele ja vai cair automaticamente, e qd volta, se volta antes das 6 horas, ele ja vai ser autenticado automaticamente, sem a necessidade de digitar uma nova senha,. esse tempo foi o melhor q me adaptei com os clientes, e trabalho com hotspot, ja tem um bom tempo, e olha q nem sao poucos clientes hehehe, cerca de 1030 poucos hehehe... testa ae, qualquer coisa poste o resultado.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela resposta, vou testar e reporto os resultados. Agora estou sem condições de fazer testes, mas fiquei com um dúvida a ler a solução apresentada. No seu caso o valor do cookie é de 6hs e quando vencer essas 6hs, o cliente é derrubado da lista de usuários ativos do hotspot? Independentemente de está inativo ou não? Para deixar a pergunta mais clara, por exemplo, o cliente ta navegando, no msn, em uma sala de bate-papo, etc, e falta 2 minutos para o cookie expirar, quando expirar tudo que o cliente fazia anteriormente será interrompido e terá que autenticar novamente para continuar fazendo o que fazia antes?

    Obrigado!

  4. #4

    Padrão keepalive-timeout

    Boa tarde amigo, aki minhas configurações sao assim:
    Eu nao seto idle-timeout, somente o keepalive-timeout... assim o cliente só é derrubado qdo o mk nao acha ele na rede mais.. a metodologia desse teste se a maquina esta "viva" na rede é um mac-ping disparado do mk ao cliente. Qto ao cookie eu defino ele pra 3d 00:00:00 .. ou seja a cada 3 dias o cliente deve fazer um novo login, ainda nao tive problema algum com essa configuração. Segue foto em anexo dos detalhes da configuração aki
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aba-servers.JPG
Visualizações:	602
Tamanho: 	22,7 KB
ID:      	1241   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         server-profile.JPG
Visualizações:	616
Tamanho: 	24,7 KB
ID:      	1242  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         user-profiles.JPG
Visualizações:	685
Tamanho: 	34,3 KB
ID:      	1243  

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maleficavatar Ver Post
    Obrigado pela resposta, vou testar e reporto os resultados. Agora estou sem condições de fazer testes, mas fiquei com um dúvida a ler a solução apresentada. No seu caso o valor do cookie é de 6hs e quando vencer essas 6hs, o cliente é derrubado da lista de usuários ativos do hotspot? Independentemente de está inativo ou não? Para deixar a pergunta mais clara, por exemplo, o cliente ta navegando, no msn, em uma sala de bate-papo, etc, e falta 2 minutos para o cookie expirar, quando expirar tudo que o cliente fazia anteriormente será interrompido e terá que autenticar novamente para continuar fazendo o que fazia antes?

    Obrigado!
    Nao nao... nao cai nada, ele continua utilizando normalmente mesmo q o tempo dele no cookies vença, so q se ele desligar o pc ou reiniciar e for navegar, pedira novamente usuario e senha, mais nao altera nd na tua navegaçao, aqui trabalho assim.

  6. #6

    Padrão

    Olá Gsiena e Raus, muito obrigado, fiz o testes aqui e funcionou beleza.

    Valeu!