+ Responder ao Tópico



  1. #201

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Edielsonps, você que está configurando em seus clientes, imagino que provedores, comercialmente o que eles acham? Explicando, o provedor vende 200 kbps ao seu cliente, libera o cache-full, então os clientes usam sem controle de banda, muito rápido, sem gastar o link com a operadora, e estes clientes sempre tem os 200 kbps contratados sobrando, pois não estão usando o link, conseqüentemente eles podem usá-lo para outra coisa (p2p, e-mails, msn, etc, etc). Resumindo, no final o cliente acaba gastando mais do que contratou, entupindo o link.

    Isso é o que acontece? Você já parou para levantar estes dados?

    Se puder comentar, agradeço.


    Concordo plenamente com você Sérgio, foi o que detectei em 3 dias de cache-full, como postei no comentário anterior (Não vale a pena)

  2. #202

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Edielsonps, você que está configurando em seus clientes, imagino que provedores, comercialmente o que eles acham? Explicando, o provedor vende 200 kbps ao seu cliente, libera o cache-full, então os clientes usam sem controle de banda, muito rápido, sem gastar o link com a operadora, e estes clientes sempre tem os 200 kbps contratados sobrando, pois não estão usando o link, conseqüentemente eles podem usá-lo para outra coisa (p2p, e-mails, msn, etc, etc). Resumindo, no final o cliente acaba gastando mais do que contratou, entupindo o link.

    Isso é o que acontece? Você já parou para levantar estes dados?

    Se puder comentar, agradeço.
    conseteza amigo ele acaba usando mais do que comprou na questao de p2p email e msn se vc quizer vc poder limitar em queues tree.
    mais tem outra coisa, uma rede wireless e muito facil de satura o trafego da rede entao com o cache full se vc não tomar cuidade vc mesmo vai esta saturando a rede sem saber.
    se vc usa os AP em B ou seja 11MB se vc deixar um cache full isso vai lascar com a rede pois ai so um cliente pode baixar mais de 1 a 2 megas deixando minha a rede lenta do provedor agora vc imagina uma rede com mais de 50 cliente fazendo down ao mesmo tempo

  3. #203

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Bom, não acho que você esteja completamente correto quanto ao funcionamento da regra, olha só, com toda a teoria que você colocou aqui, você esqueceu do ''bug'' da queue quando se usa proxy full, faça o teste e verá que funciona igualzinho as suas fotos, a navegação pode até ficar livre em alguns casos mas os downloads não, e como o cliente vai navegar a 20k e a navegação ficar livre para ele???


    Mas tudo bem, eu já desativei por que há um problema mutio sério em usar cache full, o pessoal da rede começa a perceber a velocidade de conexão muito rápida e começa a exagerar, no you-tube e em todo tipo de navegação, e ai ficam acostumados com uma velocidade muito grande de conexão, e começam a usar essa grande velocidade como parâmetro para dizer que a conexão está lenta.

    EX: Se eu vendo 200K de velocidade ao cliente e ele começa a navegar quase sempre acima disso devido ao que está em cache ao cair um pouco (mesmo estando acima dos 200K) ele já reclama que está lento.

    Esse é o grande problema de usar o cache full, detectado por mim em três dias de funcionamento, então achei melhor deixar todos com as suas queues mesmo e seus 200K para evitar problemas quanto a isso.

    Quando o pessoal começar a utilizar vai ter esse problema em poucos dias...


    Abração a todos
    Bem, ae não seria um problema de regra, mas sim um problema de "costume"... Como falei a regra em si funciona perfeitamente e acho uma grande vergonha, pessoas que se dizem profissionais, dizerem que a regra não funciona na versão "A" ou "B", simplesmente porque não sabem configurá-la... Este tópico no meu ponto de vista se tornou bem interesante, pois dá pra separar o "joio do trigo" com ele... Aqueles que não sabem, não aparecem aqui para se queimar (opinar ou simplesmente dizer que não funciona), e aqueles que "se acham", vem aqui falar besteira sem fundamentos... A prova que funciona, e como funciona, está nas várias imagens que postei ao logo do tópico... Já que não funciona, gostaria de saber como eu consegui colocar para funcionar perfeitamente na versão 2.9.27 do Mikrotik? Será que foi "sem querer"? Será que foi uma "cagada"?? Será que estamos ficando malucos ou tem gente falando besteira??? A questão deste tal "bug" do mikrotik surgiu do nada, logo após pessoas não conseguirem realizar facilmente a regra... A desculpa é essa: "Agora o Mikrotik tem "bug"... Concordo perfeitamente que a versão 3.0 está melhor e mais FÁCIL, com muito mais recursos e algumas correções, ajudando muitos os "configurator tabajaras" de plantão. Já falei e volto a repetir, estudem que com certeza terão sucesso em qualquer coisa que for fazer no Mikrotik (não somente o proxy-full). Em nenhum momento falei que era fácil fazer a regra... Está interessante o desenrrolar da história, mas como o amigo Roberto falou, eu pessoalmente nem aconselho a implantação do proxyfull em redes com wireless, devido o troughtput ser mais baixo que a rede cabeada, mas cada caso é um caso... E cada um deve estudar o seu caso e verificar se realmente vale a pena...

  4. #204

    Padrão

    bom, no começo do topico parecia ter sido dada a solução para cache full, e o que vimos nao foi isso, ta foi colocado sim essas regras, mas como nosso amigo falou, nao basta só elas, tem que ter mais regras tbem no firewal e no queue, entao ficou uma coisa meio incompleta,

    mas sem problemas, eu particularmente, estou testando slackwarw com squid htb, alem do squid ser otimo, tem o patch que da de fazer cache full sim, porem,

    quanto a questao de altas velocidades,

    aqui to lançando planos com "acelerador de downloads" a pessoa pode aderir ou nao ao acelerador de downloads, sendo que.....

    ela tem 128k, normal, e o limite com o acelerador para o que estiver em cache passa para 384 k,

    entao ela vai baixar 3 vezes mas rapido o que estiver no cache,

    o que o roberto falou é algo muito sensato, e inclusive ja aconteceu comigo,

    um dia quando eu ainda contralava banda com APs, e firmware AProuter, um cliente me ligou dizendo que de dia a internet dele estava lenta,

    ta fui la ver entao, e nossa, em vez dos 128k, tava dando 280 k, 340 k. só que ele tava achando lenta, pq a noite dava 900k, 1000k, e ele baixava bem mais rapido,,

    foi minha sorte, ele ter ligado, assim fui atras e vi que o ap nao estava mais controlando a banda, tive que reinstalar o firwmare dele,

    mas foi varios diaz pessoas ligando que a velocidade tinha diminuido., agora quando aumentou, ninguem ligou hehe.

    abraços a todos, esperam que se entendam nesse assunto, eu ainda nem tive tempo para testar.

  5. #205

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Bem, ae não seria um problema de regra, mas sim um problema de "costume"... Como falei a regra em si funciona perfeitamente e acho uma grande vergonha, pessoas que se dizem profissionais, dizerem que a regra não funciona na versão "A" ou "B", simplesmente porque não sabem configurá-la... Este tópico no meu ponto de vista se tornou bem interesante, pois dá pra separar o "joio do trigo" com ele... Aqueles que não sabem, não aparecem aqui para se queimar (opinar ou simplesmente dizer que não funciona), e aqueles que "se acham", vem aqui falar besteira sem fundamentos... A prova que funciona, e como funciona, está nas várias imagens que postei ao logo do tópico... Já que não funciona, gostaria de saber como eu consegui colocar para funcionar perfeitamente na versão 2.9.27 do Mikrotik? Será que foi "sem querer"? Será que foi uma "cagada"?? Será que estamos ficando malucos ou tem gente falando besteira??? A questão deste tal "bug" do mikrotik surgiu do nada, logo após pessoas não conseguirem realizar facilmente a regra... A desculpa é essa: "Agora o Mikrotik tem "bug"... Concordo perfeitamente que a versão 3.0 está melhor e mais FÁCIL, com muito mais recursos e algumas correções, ajudando muitos os "configurator tabajaras" de plantão. Já falei e volto a repetir, estudem que com certeza terão sucesso em qualquer coisa que for fazer no Mikrotik (não somente o proxy-full). Em nenhum momento falei que era fácil fazer a regra... Está interessante o desenrrolar da história, mas como o amigo Roberto falou, eu pessoalmente nem aconselho a implantação do proxyfull em redes com wireless, devido o troughtput ser mais baixo que a rede cabeada, mas cada caso é um caso... E cada um deve estudar o seu caso e verificar se realmente vale a pena...

    Mais foi isso q eu sempre falei sua configuração sem duvida funcionar "cache full" , mais de uma hora pra outra o link fica full e outro coisa isso nao seria bug da versão e sim o proxy antigo nao trabalho bem fazendo cache full , vc mesmo post no forum na mikrotik.com e os caras falaram isso.. entao o q você levandou aki desse topico esta de parabens conseguir movimentar o topico em questao... mais falando em resoluções perfeitamente nao funcionar , eu nunca implatei esse regra em servidores meus ate por que eu uso versão original e na versao 2.9.38 em diante ja tem o novo proxy em teste para ultilizar como o nome de "proxy-test" ele ja deixa a intenet muito mais rapida sem precisar de cache full. uma vez q cache full em rede wireless pode ate piorar o trafego da rede..

    e para quem não sabe mikrotik é baseado todo um linux na mesma plataforma do Debian quem tendo de linux pode montar seu hd com mikrotik q vc vai ver tudo la mais claro a maioria dos arquivos de configuração e moduficações feita são criptografada...
    entao resumindo a teoria de cache full é a mesmo coisa q no linux squid+Htb


    e o q vc tem q levar em consideração que aki e um forum de discução não é um campionato de quem sabe mais.... se foce assim nao seria um forum é sim uma pagina de Currículos
    Última edição por edielsonps; 18-11-2007 às 09:18.

  6. #206

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edielsonps Ver Post
    Mais foi isso q eu sempre falei sua configuração sem duvida funcionar "cache full" , mais de uma hora pra outra o link fica full e outro coisa isso nao seria bug da versão e sim o proxy antigo nao trabalho bem fazendo cache full , vc mesmo post no forum na mikrotik.com e os caras falaram isso.. entao o q você levandou aki desse topico esta de parabens conseguir movimentar o topico em questao... mais falando em resoluções perfeitamente nao funcionar , eu nunca implatei esse regra em servidores meus ate por que eu uso versão original e na versao 2.9.38 em diante ja tem o novo proxy em teste para ultilizar como o nome de "proxy-test" ele ja deixa a intenet muito mais rapida sem precisar de cache full. uma vez q cache full em rede wireless pode ate piorar o trafego da rede..

    e para quem não sabe mikrotik é baseado todo um linux na mesma plataforma do Debian quem tendo de linux pode montar seu hd com mikrotik q vc vai ver tudo la mais claro a maioria dos arquivos de configuração e moduficações feita são criptografada...
    entao resumindo a teoria de cache full é a mesmo coisa q no linux squid+Htb


    e o q vc tem q levar em consideração que aki e um forum de discução não é um campionato de quem sabe mais.... se foce assim nao seria um forum é sim uma pagina de Currículos
    Pois bem, em momento nenhum falei que funciona e para... Vocês quem estão falando isso... A questão do Mikrotik ser baseado em linux, lá no treinamento oficial foi falado isso e nossos amigos daqui do forum "experts" em linux, sempre falaram isso, muito antes de você participar da comunidade e você sabe muito bem... Todos os módulos do Mikrotik, é claro, você encontra no Linux (Sarge, Squid, HTB, Firewall, etc etc)... Postei no forum internacional e nem sei que disseram... Apenas pelo que vi, um cara que apenas "achou" isso... Claro, não é porque o forum internacional está em inglês que significa que eles sabem mais ou melhor que o pessoal daqui... Agora na minha opnião, como você ainda não deu nenhuma colaboração construtiva para o post, esperamos alguma regra ou solução da sua parte... Chegar aqui e ficar falando que a versão "X" ou "Y" original ou não, é a que funciona, não cola... Se você não tem a solução, não nos venha com este tipo de resposta, pois todo mundo sabe que uma versão superior a outra é sempre melhor e mais fácil e ainda tem mais, 95% de quem usa Mikrotik aqui na comunidade ou em seus provedores, usa versões crack e/ou versões anteriores a 3.0... Não adianta nada, você ficar batendo nesta tecla... Arrume uma solução e poste aqui para o pessoal, pois é isso que todos estão esperando...

  7. #207
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Parece que a baixaria já começou... por favor, contenham-se.

  8. #208

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Parece que a baixaria já começou... por favor, contenham-se.
    Ô Sérgio, a muito tempo que quero dizer isso a você, sei que você é moderador do forum mas, nunca ví aqui uma mensagem ''simpática'' sua, na mairia das vezes você é grosso ''sim'' e está ''teóricamente'' se colocando em um pedestal.

    Olha só a mensagem que você usa embaixo dos seus post's

    Aqui nessa parte do forum não há nenhuma baixaria, onde você enchergou a baixaria? Sim estamos discutindo um assunto e aprendendo com essa discução, é o proxy-full mas, poderia ser outro qualquer.

    Sei que na resposta vc vai colocar ''isso, ou aquilo, mas alguma vez nesse forum você já colocou assim: (É VOCÊ TEM RAZÃO).

    Se colocou me mostra que eu retiro o que disse, se não, pega mais leve, por que a maioria das pessoas que frequentam esse forum não sabem nada de Mk quando entram(como eu), mas muitas que entram aqui e ao invéz de estudar vão só no CTRL+C CTRL+V, e outras não, então um pouco mais de respeito comigo e com as pessoas que estão participando dessa parte do forum.


    Boa tarde para você.
    Última edição por Roberto21; 18-11-2007 às 15:21.

  9. #209
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Ô Sérgio, a muito tempo que quero dizer isso a você, sei que você é moderador do forum mas, nunca ví aqui uma mensagem ''simpática'' sua, na mairia das vezes você é grosso ''sim'' e está ''teóricamente'' se colocando em um pedestal.

    Olha só a mensagem que você usa embaixo dos seus post's

    Aqui nessa parte do forum não há nenhuma baixaria, onde você enchergou a baixaria? Sim estamos discutindo um assunto e aprendendo com essa discução, é o proxy-full mas, poderia ser outro qualquer.

    Sei que na resposta vc vai colocar ''isso, ou aquilo, mas alguma vez nesse forum você já colocou assim: (É VOCÊ TEM RAZÃO).

    Se colocou me mostra que eu retiro o que disse, se não, pega mais leve, por que a maioria das pessoas que frequentam esse forum não sabem nada de Mk quando entram(como eu), mas muitas que entram aqui e ao invéz de estudar vão só no CTRL+C CTRL+V, e outras não, então um pouco mais de respeito comigo e com as pessoas que estão participando dessa parte do forum.


    Boa tarde para você.
    O post não foi direcionado a você, mas ao anterior, onde começam uma discussão sobre quem sabe e quem não sabe (o meu é maior que o seu...). Isso não leva a lugar nenhum.

    Quanto a pedestal, só você está vendo, eu não.

    Quanto a "é você tem razão", dá uma lida nos meus posts (2.812) e deverá achar alguma coisa. Se não encontrar é porque eu estava certo ou ninguém mostrou o contrário ou não participei mais do post.

    Como eu sempre alerto sobre o padrão que deve ser mantido nos forums e parece que ninguém gosta, pois é sempre essa choradeira, vou mudar a atitude a partir de agora.

    Se mostrar onde dirigi-me a você ou qualquer um diretamente de maneira desrespeitosa eu peço desculpas.

    Sem mais.

  10. #210

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    O post não foi direcionado a você, mas ao anterior, onde começam uma discussão sobre quem sabe e quem não sabe (o meu é maior que o seu...). Isso não leva a lugar nenhum.

    Quanto a pedestal, só você está vendo, eu não.

    Quanto a "é você tem razão", dá uma lida nos meus posts (2.812) e deverá achar alguma coisa. Se não encontrar é porque eu estava certo ou ninguém mostrou o contrário ou não participei mais do post.

    Como eu sempre alerto sobre o padrão que deve ser mantido nos forums e parece que ninguém gosta, pois é sempre essa choradeira, vou mudar a atitude a partir de agora.

    Se mostrar onde dirigi-me a você ou qualquer um diretamente de maneira desrespeitosa eu peço desculpas.

    Sem mais.



    Tudo bem Sérgio vamos caminhar para frente que é o que importa, nesse mundo maluco em que vivemos...


    Me tira uma dúvida...Essa questão colocada pelo colega acima que o MK na versão .39 em diante tem um proxy diferenciado tornando o funcionamento do cache bem mais eficiênte procede??

  11. #211

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    O post não foi direcionado a você, mas ao anterior, onde começam uma discussão sobre quem sabe e quem não sabe (o meu é maior que o seu...). Isso não leva a lugar nenhum.

    Quanto a pedestal, só você está vendo, eu não.

    Quanto a "é você tem razão", dá uma lida nos meus posts (2.812) e deverá achar alguma coisa. Se não encontrar é porque eu estava certo ou ninguém mostrou o contrário ou não participei mais do post.

    Como eu sempre alerto sobre o padrão que deve ser mantido nos forums e parece que ninguém gosta, pois é sempre essa choradeira, vou mudar a atitude a partir de agora.

    Se mostrar onde dirigi-me a você ou qualquer um diretamente de maneira desrespeitosa eu peço desculpas.

    Sem mais.
    Olha só.. O MEU É MAIOR QUE DE VOCÊS TODOS, JUNTOS!!!!!!!!!! (caracteres) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....... Concordo plenamente, mas como participante ativo da comunidade, já acho começo de desrespeito, pessoas com baixo conhecimento no assunto abordado, virem aqui e jogarem um balde de aguá fria em cima dos usuários. É muito mais fácil e bonito vir aqui e dizer, como muitos já disseram "EU NÃO SEI"... Se começarmos a tentar manipular o forum, dizendo que tudo que não conseguimos fazer, a próxima versão consiguirá "com certeza", estaremos sim, desrespeitando o forum, as suas regras e seus usuários... Como também estaremos desvirtuando a idéia principal do forum. Esta é minha opnião e não gostaria mais de estender o assunto. O post está interessante para todos e acho desnecessário, estes tipos de opniões contrárias...

  12. #212

    Padrão

    E como sempre gosto de provar o que falo, abaixo uma imagem no momento que vou assistir o incrível video dos BACKSTREET BOYS no YOUTUBE, como mostra a minha barra de tarefas... Olha que maravilha o consumo do meu link e quanto eu tava baixando o video... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. #213

    Padrão

    galera to com o catvbrasil e não abro, desde a primeira mensagem do tópico eu achei interessante e to acompanhando todos os dias e todas as mensagens...e mais...to aqui me quebrando traduzindo manuais para o portugues e estudando, ja virei varias noites e dias, tentando chegar ao cache full, e mesmo depois de muitas fustrações eu ainda to aqui todos os dias tentando, nem por isso coloquei mensagens dizendo que não funciona, ou que é treta ou algo parecido....as mensagens deixam claro que funciona e que não foi sorte e sim empenho e profissionalismo....a luta...todos a luta que vamos chegar aonde o catvbrasil chegou.....


    Até mais...e desculpe se ofendi alguem...não éra a intensão....

    Anderson

  14. #214
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Tudo bem Sérgio vamos caminhar para frente que é o que importa, nesse mundo maluco em que vivemos...


    Me tira uma dúvida...Essa questão colocada pelo colega acima que o MK na versão .39 em diante tem um proxy diferenciado tornando o funcionamento do cache bem mais eficiênte procede??
    Blz, sem mais delongas e bola pra frente.

    Sim, este web-proxy-testing está em implementação há um bom tempo e é o mesmo disponível na versão 3.0.rcX.

    A Mikrotik Latvia está reescrevendo esse módulo para tornar mais eficiente o web-proxy, mas nas vezes que testei (ultima foi a versão 3.0rc03) consumia muito os recursos do equipamento e quando havia muitos clientes (400 online) praticamente parava a navegação.

    O web-proxy-testing na versão 2.9.x nunca testei.

    Agora já está na versão 3.0.rc10, provavelmente melhoraram bastante. A versão 2.9.x já é 2.9.49 e provavelmente está com a última versão deste web-proxy-testing.

    O negócio e instalar, configurar e testar.

  15. #215

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    E como sempre gosto de provar o que falo, abaixo uma imagem no momento que vou assistir o incrível video dos BACKSTREET BOYS no YOUTUBE, como mostra a minha barra de tarefas... Olha que maravilha o consumo do meu link e quanto eu tava baixando o video... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Bom, o que você quer dizer exatamente com essa sua ultima mensagem??

  16. #216

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andersonscinfo Ver Post
    galera to com o catvbrasil e não abro, desde a primeira mensagem do tópico eu achei interessante e to acompanhando todos os dias e todas as mensagens...e mais...to aqui me quebrando traduzindo manuais para o portugues e estudando, ja virei varias noites e dias, tentando chegar ao cache full, e mesmo depois de muitas fustrações eu ainda to aqui todos os dias tentando, nem por isso coloquei mensagens dizendo que não funciona, ou que é treta ou algo parecido....as mensagens deixam claro que funciona e que não foi sorte e sim empenho e profissionalismo....a luta...todos a luta que vamos chegar aonde o catvbrasil chegou.....


    Até mais...e desculpe se ofendi alguem...não éra a intensão....

    Anderson

    Olá Anderson!


    Brother já tenho conciência que esse é o caminho que tenho que seguir, o ramo é muito bom e se soubermos prestar um serviço de qualidade para nossos clientes, será ai a nossa tranquilidade na velhiçe(eheheheh).


    Me dedico muito a estudar o MK, as vezes penso assim, poxa estou deixando de ir a praia aos domingos e me divertir um pouco mais com as pessoas que gosto, mas por outro lado penso, não vai ser por muito tempo, vou aprender mais e dominar o MK em um nível satisfatório para prestar um bom serviço aos clientes.


    Como ví que você (como eu) está realmente estudando o MK, e não só copiando e colando, me adiciona ao seu msn para estudarmos juntos...


    [email protected]



    Abração

  17. #217

  18. #218

  19. #219

    Padrão

    olha ai
    100%
    apenas com as regra do catv
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cache full.JPG
Visualizações:	239
Tamanho: 	182,0 KB
ID:      	1359  

  20. #220

    Padrão

    Citação Postado originalmente por KaLNet Ver Post
    olha ai
    100%
    apenas com as regra do catv
    Olá...

    Sinceramente não ví o que suas imagens estão tentando dizer...mas o que você acha dessa latência altíssima em sua rede????