+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik + g530

    ola pessoal to usando o mikrotik 2.9.27 + atheros AR5213.

    meus pings estao instaveis.. ja fiz de tudo.. q imaginar tenho ate outro post aberto sobre o problema mas nao tive exito no resultado..

    gostaria de saber qual seria a melhor mini pci para utilizar.. to usando um pc.. como ap e server.. alguem pode me da uma mao.. essa tao dlink g530 sera q fica bom..

    obs.. eu usava um g120 vo falar o radio e bom.. pena q ele nao aguenta mais de 50 usuarios

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdmano Ver Post
    ola pessoal to usando o mikrotik 2.9.27 + atheros AR5213.

    meus pings estao instaveis.. ja fiz de tudo.. q imaginar tenho ate outro post aberto sobre o problema mas nao tive exito no resultado..

    gostaria de saber qual seria a melhor mini pci para utilizar.. to usando um pc.. como ap e server.. alguem pode me da uma mao.. essa tao dlink g530 sera q fica bom..

    obs.. eu usava um g120 vo falar o radio e bom.. pena q ele nao aguenta mais de 50 usuarios
    Amigo tem que ver muito a quantidade de clientes por pops, tipo assim eu uso a seguinte forma, não existe ap 802.11b/g que faça milagre de ter 100 clientes online trafegando sem problemas,,, é o seguinte eu uso 30 clientes a 256 60 clientes a 128 e ai por em diante, se vc não tiver isto de clientes nesse pop pode ser interferencias canal conector e antena... use fixar a velocidade 11 mb e em long o preamble

  3. #3

    Padrão

    ja fiz isso amigo.. fiz varios tipos de teste to com 30 a 47 simultaneos.. to achando q pode ser minha omini 15 db

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdmano Ver Post
    ja fiz isso amigo.. fiz varios tipos de teste to com 30 a 47 simultaneos.. to achando q pode ser minha omini 15 db
    possivelmente... omnii é foda... na sua cidade tem muitas redes wireless ?? se sim é interessante vc usar polarização horizontal...

  5. #5

    Padrão

    nao tem... somente 1 concorrente mas to sem interferencia..
    vou trocar minha omini por uma 18 db e posto o resultado..

  6. #6

    Padrão Omni 18 Dbi

    Amigo a respeito das antenas e das placas, não será colocando maior potencia que vc ira melhorar seu desempenho, o que vc precisa analizar é quais os clientes que estão tendo mais problemas, os clientes mais proximos ou os clientes mais distantes? O funcionamento das ominis é da seguinte maneira, as antenas de 8 dbi são ominis para atenderem clientes mais proximos e as antenas de 15dbi funcionam melhor para clientes mais distantes, ja tive problemas nesse sentido, o que fiz foi colocar duas ominis na mesma torre uma bem no topo da torre de 15dbi e outra no meio da torre com 8dbi tive todos meus problemas resolvidos, ainda sobre o sinal qual o tipo de cabo que vc utiliza:
    RGC213 ou RGC58?
    quantos metros de cabo?
    vc faz solda no conector?
    verifique todos esses procedimentos, poste novamente respondendo essas perguntas pra encontrarmos sua solução, mais uma pergunta e se vc tem ponto a ponto ate sua torre ou a torre fica em cima de seu escritorio e interliga ela apenas por cabo? se utilizar ponto a ponto qual frequencia utiliza 2.4ghz ou 5.8 ghz.
    Sobre as mini-pcis sao excelentes as R52, mas não acredito que esta seja a sua solução.

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Troca essa sua omni por paineis.

  8. #8

    Padrão

    essas sugestões de "bota setorial" são ridiculas. Vocês acham que se o cara tivesse condições, já não teria as colocado?

    Eu fiz coisa parecida com o amigo alguns posts acima, coloquei 2 omni na mesma torre, uma a 35m e outra a 20mt, a diferença é que a de cima e de baixo são de 15dbi (de cima é uma hyperlink e de baixo uma hypertec). Mas voltei a ter problemas, só não da mesma ordem dos anteriores. Os clientes conectados na antena de cima estão com variações no sinal e na latência muito grandes em determinados horários, na maioria das vezes que eu notei isso, era horário de pico. Como uso um AR5212 nessa omni, vou botar uma g520 ou g530 (qual sugerem? se forem idênticas trabalhando em B, vou de 520 que eh metade do preço).

    Quanto a de baixo, essa que me deixa encucado, pois tem pouca gente conectada nela, e os que estão apontados pra ela a mais tempo, ficam com sinal perfeito, normal. Mas os clientes novos que eu tento colocar nela, ficam uma bosta. Tive um caso em que instalei em um cliente, sinal -62 na antena de baixo. Uns 20 dias depois, fui instalar na vizinha desse cara, e não conseguia pegar sinal melhor que -70. E no pc dos clientes, no primeiro o programa acusa 100% de sinal, cravado. Na segunda, 73% no máximo. Estranho demais. Alguém já teve problema parecido?

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Para trabalhar em 2.4 usa a AG520 mesmo. Agora essas antenas Hypertec vc vai ter problemas mesmo.

  10. #10

    Padrão Placas AG530

    Amigo compre essas ag530, pois no caso de mais adiante vc tiver condições de aplicar seu investimento com placas pode comprar uma R52 ou Senao de 400mW, sua ag530 ira sobrar para fazer um ponto a ponto em 5.8 Ghz.
    Sobre a omini realmente eu não indico outra que nao seja Hyperlink, elas valem cada centavo investido, coloque uma de 8dbi.
    Acho que a quantidade de metragem dos seus cabos qts metros utiliza e qual o modelo de cabos que vc tem RGC213, RGC58 ou LMR 400.
    Se puder responda essas questoes pra lhe ajudarmos

  11. #11

    Padrão

    como alguns clientes estão com bom sinal na antena de baixo e outros não, vou postar apenas o equipamento instalado nos clientes.

    vizinho A, -62, placa encore/realtek (o pc dele travava com a greatek, e eu tava sem ralink na época), 6mt rgc58, antena grade 24dbi aquário.

    vizinha B, -70, placa ralink rt2561st, 10mt rgc58, antena grade 24dbi aquário.

    Lembrando que depois de constatar o -70 na antena de baixo com o utilitário da ralink mostrando 70% de sinal, apontei a grade pra a antena de cima, e deu 100% de sinal e -65 na torre.

    Logo, fica difícil de crer que seja má instalação no cliente.

    Esse fds vou mandar apertar os cabos dela, dar uma olhada se não tem nada frouxo, pq tá complicado.

    Quanto à antena de cima, a hyperlink que eu tava achando que já não tava aguentando o tranco por causa da quantidade de clientes. Um amigo disse que chega a ter 50 clientes conectados ao mesmo tempo sem ter problemas como eu. Se o problema for tráfego, que esteja no limite por que eu uso B, eu vou descobrir hoje, pois alterei para B/G. Mas sei lá, isso provavelmente vai piorar o nível do sinal. Esse amigo me disse também que as g510 520 e 530 têm a mesma sensibilidade, então elas reagem do mesmo geito a um ambiente poluido, que é o meu caso.

    O foda é que a única coisa que mudou aqui foi aumento de clientes. Não apareceu nenhuma rede nova, nenhuma outra rede teve aumento significativo de sinal. Teve um cara que levantou uma torre a menos de 1km aqui, botou uma ideal de 15dbi com ar5212 e um amp de 1w. Tava achando ser isso, mas ontem a rede dele foi desligada e nada mudou aqui pra mim.
    Última edição por Gosulator; 11-01-2008 às 11:14.

  12. #12

    Wink Meu ponto de vista

    Amigo no meu ponto de vista o que vc esta tendo é sujeira da sua propria rede vc utiliza cabos rgc58 nos teus clientes eu tb utilizo aqui entretanto onde tenho meus pops com esse tipo de clientes tive que colocar paineis setoriais, pois o ruido ficou muito grande o rgc58 é bom pra instalarmos, mas termina com a rede o que estou fazendo agora é instalando os radio junto com a antena atras da grade desse forma uso apenas pigtails pequenos o sinal fica excelente e minha rede tem uma performace enorme.
    Quando a quantidade de sinal pelos sofwares das placas nao confio nem um pouco nelas, o que eu confio é apenas em ping para saber as perdas de pacotes.
    Para vc ver a sua real interferencia utiliza o software do proprio MK para ver quais as redes que mais estao lhe encomodando usa o Snooper, tenta ir mudando os canais de acordo com a menor interferencia acho que isso ira lhe auxiliar muito

  13. #13

    Padrão

    Pense em usar paineis setoriais b tem um angulo bem maior q as omini.
    Última edição por gfox007; 11-01-2008 às 18:23. Razão: portugues

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    essas sugestões de "bota setorial" são ridiculas. Vocês acham que se o cara tivesse condições, já não teria as colocado?

    Eu fiz coisa parecida com o amigo alguns posts acima, coloquei 2 omni na mesma torre, uma a 35m e outra a 20mt, a diferença é que a de cima e de baixo são de 15dbi (de cima é uma hyperlink e de baixo uma hypertec). Mas voltei a ter problemas, só não da mesma ordem dos anteriores. Os clientes conectados na antena de cima estão com variações no sinal e na latência muito grandes em determinados horários, na maioria das vezes que eu notei isso, era horário de pico. Como uso um AR5212 nessa omni, vou botar uma g520 ou g530 (qual sugerem? se forem idênticas trabalhando em B, vou de 520 que eh metade do preço).

    Quanto a de baixo, essa que me deixa encucado, pois tem pouca gente conectada nela, e os que estão apontados pra ela a mais tempo, ficam com sinal perfeito, normal. Mas os clientes novos que eu tento colocar nela, ficam uma bosta. Tive um caso em que instalei em um cliente, sinal -62 na antena de baixo. Uns 20 dias depois, fui instalar na vizinha desse cara, e não conseguia pegar sinal melhor que -70. E no pc dos clientes, no primeiro o programa acusa 100% de sinal, cravado. Na segunda, 73% no máximo. Estranho demais. Alguém já teve problema parecido?
    Essas sugestões de colocar setoriais não são ridículas não. Ridículo é aconselhar alguém a usar duas omnis na mesma torre.
    Última edição por Magal; 11-01-2008 às 19:52.

  15. #15

    Padrão

    calma pessoal.. estou fazendo varios testes.. vou por etapa ate achar o problema e sei q tem muita gente passando pelo mesmo problema.. fiquei hj dia todo nesse forum e vi varios casos q o kara começa explicando o problema e o pessoal termina falando de outro assunto..
    setorial e otimo mas custo e foda.. omini sempre usei e nunca deu problemas .. agora q to passando por essa dificuldade.. vou fazer todos os teste... e postar o resultado...

    obs ja usei 2 omini tb na mesma torre devido ao radio nao aguentar tanta conexao.. e fico 100%, qual o problema ?

  16. #16
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdmano Ver Post
    calma pessoal.. estou fazendo varios testes.. vou por etapa ate achar o problema e sei q tem muita gente passando pelo mesmo problema.. fiquei hj dia todo nesse forum e vi varios casos q o kara começa explicando o problema e o pessoal termina falando de outro assunto..
    setorial e otimo mas custo e foda.. omini sempre usei e nunca deu problemas .. agora q to passando por essa dificuldade.. vou fazer todos os teste... e postar o resultado...

    obs ja usei 2 omini tb na mesma torre devido ao radio nao aguentar tanta conexao.. e fico 100%, qual o problema ?
    Amigo, para mim problema nenhum. Se vc está falando que duas omnis na torre fica 100%, continua usando.
    Última edição por Magal; 11-01-2008 às 22:39.

  17. #17

    Padrão

    Blz pessoal .. se vc estiver ag-530 com mikrotik ou qualquer placa desative o Defalt Forward do cartão wirelles e no cadastro do cliente tambem e poste o resultado .. Aqui pra min resolveu bastante melhorou a latencia

  18. #18

    Padrão

    amigo ja fiz isso .. fiz varias outras modificacoes.. acredito q meu cartao esteja tudo normal.. segunda feira chega minha omini de 18 db .. ela tem 90 % a menos de problemas com rf. asim informo o fornecedor. asim q testar posto o resultado..
    tb vou colocar um pequena setoria de 90º com g530 pra mim testar..

    anexei as conf e o ping
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.JPG
Visualizações:	113
Tamanho: 	118,3 KB
ID:      	1604   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.JPG
Visualizações:	100
Tamanho: 	71,1 KB
ID:      	1605  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rate.JPG
Visualizações:	91
Tamanho: 	46,5 KB
ID:      	1606   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advance.JPG
Visualizações:	89
Tamanho: 	60,0 KB
ID:      	1607  

    Última edição por jdmano; 12-01-2008 às 18:56.