Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Numero de clientes Conectados por AP

    Boa noite pessoal

    Gostaria de uma informação de vcs que tem mais experiencia, quantos clientes podem ficar pendurados num unico Access Point modo AP, esse AP é usado somente pra transmitir o sinal wireless, por traz dele tem um servidor linux que faz todos os controles como controle de mac, servidor DHCP, etc..... dessa forma os clientes somente terão acesso a internet aqueles que forem autenticados, mais mesmo assim os demais que não são clientes conectam no AP.
    Não sei se essa seria a forma correta de manter um pequeno provedor wireless .......
    Por favor dê a opinião de vcs que pra mim é muito valida ok !!???



    Valewwww

  2. #2

    Padrão

    elielgt,

    - No geral não recomendo mais que 20 usuários conectados ao mesmo AP. Mas seria bom postar o modelo do equipamento;

    - Coloque uma senha WPA em sua rede para que haja criptografia nela;

    - Configure seu AP para isolar os clientes conectados;

    - Quebre a redepara que os clientes troquem tráfego passando pelo servidor;

    Quantos clientes pretende ter neste pequeno provedor?

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    tenho em horario de pico cartao nmp com 70 usuarios simultaneamente

    o ap tem 4 cartoes desse.. e todos com essa media de usuarios...

    os pings ficam estaveis, nao ha lentidao na rede... eh importante manter o sinal dos clientes (DE TODOS) .. proximo dos -60 .. se possivel -60 a -50 ... para que voce nao tenha problemas...

  5. #5

    Lightbulb

    Bom dia !!
    O AP que estou usando é KOD-770 da Kodama, penssei em fazer o controle por mac no ap para que somente os clientes recebam o ip do servidor dhcp e evitando que pessoas que nao sejam clientes fiquem conectados no ap sem navegar, assim diminuiria o numero de clientes pedurados no AP.
    Para esse provedor estou querendo no maximo uns 70 clientes.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elielgt Ver Post
    Bom dia !!
    O AP que estou usando é KOD-770 da Kodama, penssei em fazer o controle por mac no ap para que somente os clientes recebam o ip do servidor dhcp e evitando que pessoas que nao sejam clientes fiquem conectados no ap sem navegar, assim diminuiria o numero de clientes pedurados no AP.
    Para esse provedor estou querendo no maximo uns 70 clientes.
    Fazer o controle de MAC é bom, evita do AP fica mandando sinal pra quem nao ta cadastrado, e tem mais segurança tbm.

  7. #7

    Padrão

    elielgt,

    Com um KOD-770 não recomendo mais que 20 conexões simultâneas. Se você pretende ter overbooking aí é com você.

    Com alguns modelos de AP mais robustos é viável sim ter mais clientes, mas é melhor ter mais APs de baixo custo do que um só mais robusto, é mais barato, você consegue manipular melhor os canais e consegue focar seu sinal na área onde estão os clientes.

  8. #8

    Padrão

    Alexandre correa

    esse ap que vc tem é mikrotik certo , se nao for qual é o modelo ?
    Quanto de banda vc está fornecendo para cada pessoa?
    obrigado e T+

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    tenho em horario de pico cartao nmp com 70 usuarios simultaneamente
    Qual velocidade desses 70 clientes?

  10. #10

    Padrão

    kod 770 .. nao aguenta 20 ususarios...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    kod 770 .. nao aguenta 20 ususarios...
    Porque? Que AP vc usa com 70 usuários?

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    Tem clientes nossos que pendurram até 30 clientes, mas recomendamos no máximo 20, para ficar razoavel, depende muito do trafego.

    qualquer dúvida entre em contato comigo via msn.

    abraço,

    msn.: [email protected]

  14. #14

    Padrão

    Mais de 20 começa a ficar ruim ja passei por isso. Experiencia propria.

    Taca uma routerboard ou pelo menos um ap2000 ai vc resolve todos seus problemas.

  15. #15

    Padrão

    quantos clientes a 64/256 vcs recomendariam para uma dlink g510 em mobo B only? E como identificar quando é necessário colocar um chip de maior qualidade ou um segundo ap?

  16. #16
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    quantos clientes a 64/256 vcs recomendariam para uma dlink g510 em mobo B only? E como identificar quando é necessário colocar um chip de maior qualidade ou um segundo ap?
    Olá Gosulator!

    IMHO, indico até 30 online simultâneamente... Esgoelando, de repente, até uns 35~40, mas daí pra frente vc não consegue mais manter uma qualidade... Geralmente quando está acima da capacidade, começa a dar perdas de pacotes e tempos de pings subir às alturas... Esses são os primeiros sintomas.

  17. #17

    Padrão

    O problema nao é o que se recomenda e sim o que o radio suporta. Concordo com nosso amigo xandemartini esses aps suportam no máximo 30 conectados simultaneamente, após isso ninguem navega nada. Passei por isso e sei que 40 conectados ja acho um pouco dificil pq quando chega perto de 30 seu telefone começa a torrar de tanta ligação de cliente reclamando. Entao não pague pra ver, não espere reclamaçoes é melhor comprar um rádio melhor e manter sua qualidade de serviço.

    CLIENTE SATISFEITO É MENSALIDADE NO BOLSO.


    Abraços
    Última edição por infantefox; 17-01-2008 às 11:32.

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infantefox Ver Post
    O problema nao é o que se recomenda e sim o que o radio suporta. Concordo com nosso amigo xandemartini esses aps suportam no máximo 30 conectados simultaneamente, após isso ninguem navega nada. Passei por isso e sei que 40 conectados ja acho um pouco dificil pq quando chega perto de 30 seu telefone começa a torrar de tanta ligação de cliente reclamando. Entao não pague pra ver, não espere reclamaçoes é melhor comprar um rádio melhor e manter sua qualidade de serviço.

    CLIENTE SATISFEITO É MENSALIDADE NO BOLSO.


    Abraços
    Pois é, quando troquei de omni pra setorial, foi como mudar da água pro vinho... Primeiro, pq dividi os clientes (que chegou até 72 numa interface), e segundo pq sofri menos com as interferência... Foi coisa de 2 horas, do desespero total pra tranquilidade total hehehe... Já vai fazer 1 ano isso, e o que me arrependo foi de ficar protelando a troca... Devia ter feito bem antes... Se eu iniciasse um provedor hoje, já iria começar com setoriais!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Pois é, quando troquei de omni pra setorial, foi como mudar da água pro vinho... Primeiro, pq dividi os clientes (que chegou até 72 numa interface), e segundo pq sofri menos com as interferência... Foi coisa de 2 horas, do desespero total pra tranquilidade total hehehe... Já vai fazer 1 ano isso, e o que me arrependo foi de ficar protelando a troca... Devia ter feito bem antes... Se eu iniciasse um provedor hoje, já iria começar com setoriais!

    Aprovado e assinado em baixo

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá Gosulator!

    IMHO, indico até 30 online simultâneamente... Esgoelando, de repente, até uns 35~40, mas daí pra frente vc não consegue mais manter uma qualidade... Geralmente quando está acima da capacidade, começa a dar perdas de pacotes e tempos de pings subir às alturas... Esses são os primeiros sintomas.

    Xander, você trabalha em área com muita interferência? Agora agora, tenho apenas 6 clientes conectados a uma omni hyperlink de 15dbi com uma g510, e os pings tão indo de 2ms pra 700ms, completamente maluco. Felizmente não tá dando perda, pelo menos não notei. O tráfego nessa interface tá praticamente 0 no momento, então não deve ser gargalo. Fico na dúvida de trocar essa placa e não dar em nada. Pois 6 clientes conectados, e esse ping desgraçado, não pode ser a placa chegando no limite. Que que você e os amigos lendo esse tópico acham?

    ps: anh, esse cliente está com sinal -60 no ap, e o ccq da interface tá 100%

    ps2: testei de novo 5 minutos depois e deu média de 8ms, e eu chequei se ela não estava com a conexão dela no talo antes de fazer o primeiro teste. Vai entender. Mando benzer a antena?
    Última edição por Gosulator; 17-01-2008 às 18:25.