Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Ola minelli...



    O sarg... vai analisar o arquivo "access.log" do pacote squid. Isso na pratica convencional. E o resultado da analise serão os relatorios... aqueles diversos.
    • Eu nao entendi... como voce vai **capturar** os dados de ACCESS.LOG do MK para processar os dados usando a ferramenta SARG no ambiente Windows.


    -------------



    • Voce pode me explicar de forma mais detalhada... para esse ser aqui que é devagaaaar pra entender...?? rsrs




    Abraços...

  2. #22
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão SARG + MK no WIn.

    O problema não é como capturar o arquivo e sim como instalar e configurar o SARG no win... e nisso que estou quebrando a cabeça.

    ***obs.: e se alguem tiver ideias estou aceitando pq a documentacao que encontrei está em russo e ñ sou muito familiarizado com essa lingua.

  3. #23

    Padrão

    Entao minelli....





    conheço sarg... conheço linux... conheço squid... e tenho usado esse trio há um bom tempo... **ANTES** de eu participar do under-linux/mikrotik forum...


    Sou um "recem-nascido" nesse universo MK RouterOS... e meus poucos ensaios baseiam-se em sistema x86... em PCs. E vejo que o pessoal aqui é avançado ... usando placas Routerboards... cartoes Atheros... antenas... repetidoras... etc/etc/etc... (finalizei minha apresentação).

    Entao pensei comigo...

    1) Para SARG funcionar... e SARG funciona à medida que eu rodo/executo um script... sarg toma como fonte de informação o arquivo /var/log/squid/access.log (na maioria dos casos). Isso é tudo pro SARG... pois a partir desse "access.log" ele te solta relatorio de TUDO.

    Ahh... quer **sabotar** o sarg... basta apagar esse "access.log" e o sarg fica cego/surdo/mudo... (modo de dizer).




    2) Vc quer instalar SARG no Windows... e essa é a maior pedra no seu caminho... hoje. Entao... porque nao tentar em LINUX... se SARG é nativo em linux/unix?




    3) Como voce irá alimentar o seu "WINSARG" com dados? Como se obtem dados de acessos... do routerOS? Pode me falar isso? É alguma configuração? Algum telnet/ssh/ftp/netfs? Eu nao sei **COMO OBTER ESSAS INFORMACOES**... Fala pra mim como? (Como obter ACCESS.LOG do webproxy MK)



    Abracos,

  4. #24
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Sarg+MK+Win

    Bom existe dois modos de conseguir capturar o arquivo:
    1 - SYSLOG MK
    2 - Alteracao do local onde o LOG do MK é gerado.
    No forum do MK junto com outros usuarios gringos enquanto tento resolver como rodar o SARG no Win ele já estao alterando o local do arquivo para q seja retirado por ftp (já em teste), ou podemos como sera usado comigo no inicio, fazer pegalo o arq. do SYSLOG MK. Pois já que vou usa o Win pq nao usar Win+SYSLOGMK+SARG.

    Agora se souber de alguma forma de usar ou instalar o SARG no win gostaria de ajuda pois estou apanhando pra burros.....

  5. #25

    Padrão

    Ola minelli...




    nao entendi esses 2 modos de capturar dados do webproxy do RouterOS.

    Li mas nao entendi como se implementa isso.
    • 1) SYSLOG ==> o que é isso?
    • 2) ALTERAR o local onde o LOG é gerado... Onde eu altero isso... e depois de alterado... como eu leio isso? É via FTP/SSH?
    Qto a sua dúvida referente ao SARG no Windows... eu conheço SARG no linux: sarg + apache + squid + crontab
    • Basicamente no SARG configura-se:
    • local onde está o ACCESS.LOG
    • local onde os relatorios serao publicados (esse local deverá ser um local www do APACHE... no meu caso... pode ser um subdir... com .htaccess por exemplo)
    • crontab para fazer rodar de hora/hora... para se ter o relatorio de acessos atualizados e visiveis via web.
    Abraços,
    Última edição por mson77; 26-02-2008 às 13:48. Razão: minelli: O seu problema **SARG no WINDOWS** é instalacao ou configuracao?

  6. #26

    Padrão

    Ola amigos, desculpem ressucitar este topico... mas acredito ter uma ideia de como instalar o sarg no win (na verdade ja instalei)... mas estou tendo uns probleminhas de configuracao...

    Se alguem teve mais sucesso por favor de um toque pra trocarmos ideias.

    Abracos

  7. #27
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão SARG+WIN+MK2.xx/3.xx

    Olá MSON77 agora preciso da sua ajuda, se possivel já que conhece o sarg...., Já instalei e acertei td aqui no windows já está gerando relatório e td mais...., e vc´s nem imaginam como é facil por isso pra rodar....., mas o seguinte, como nunca mexi com o SARG agora preciso de uma mão preciso que alguem poste aqui um arquivo access.log com umas 50 linhas para eu analiza-lo e compara-lo com o log do MK. Também preciso de arquivos do sarg.conf para eu fazer os testes aqui então se o pessoal puder postar aqui agradeço.
    (Só para esclarercer abandonei o sistema que estava tentando antes lá dos gringos)..... esse outro é bem mais facil e pratico.

  8. #28
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Sarg+win

    Olá Zeeq legal, apaguei pacas pra chegar até aqui se puder explicar o modo como o fez agradeceria.

  9. #29

    Padrão

    Ola minelli,




    segue o seu pedido.
    • sarg.conf
    • access.log
    Não lembro de ter lido sua explicação sobre COMO CAPTURAR DADOS DO WEBPROXY.

    O que voce descreveu... eu não entendi.
    Você pode postar explicação mais completa?


    Me surgiu uma dúvida agora:
    • Para quem usa placas RouterBoard... para que eles vão precisar de WebProxy... se nem memoria/disco eles têm. Vai armazenar **ONDE** os dados de acessos... cache... etc...
    • Assim... a UNICA solucao viavel é usar PARENT-PROXY... um linux... e nesse linux eu tenho tudo: access.log/sarg.conf/etc...
    Abracos,
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  10. #30
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Arq. Log´s

    Olá Mson77 já que tem experiencia no sarg vou precisar da sua ajuda.....
    Já tentei gerar os relatórios mas ainda sem sucesso hj consegui ver que os arquivos tem uma certa diferenca... então para teste deixei ele igual ao q vc me enviou e tb ñ consegui... o q poderia estar acontecendo???
    Segue em anexo o log do MK.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  11. #31

    Padrão

    Ola minelli...



    antes de tudo:
    • Qual é a finalidade desse ensaio?
    Entendo que a utilidade disso é **BEM RESTRITO E LIMITADO**, confinado a ambiente com "RouterOS em PC e todos os demais em estações Windows".

    Qual mecanica voce usa para capturar esses dados que voce apresentou? Pode expor um passo-a-passo? (2º)




    Abracos,

  12. #32
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Capturar log

    Por enquanto estou utilizando o MTSyslog do proprio Mikrotik.
    Estou precisando do diretorio completo do Sarg pra linux pode compactar e me enviar por e-mail??
    [email protected]

  13. #33

    Padrão

    Ola minelli...



    na vida... tudo é uma questão de oportunidade.


    Até para AJUDAR alguém... "você" precisa ter oportunidade.



    (entenda "voce" como qqr pessoa)



    Eu postei aqui diversas vezes p voce explicar como se obtem o LOG do RouterOS. Esse que voce chama de SYSLOG... ou MTSyslog... enfim... conforme nosso tema aqui em discussão... queremos o equivalente a ACCESS.LOG

    =====================


    Independente disso... segue anexado o diretorio SARG completo (do LINUX) que voce pediu.

    Como estamos TODOS aqui no FORUM... particularmente eu acho EXAGERADAMENTE ANTI-ÉTICO dizer:
    • me manda via email? ou qqr outra condição onde se exclua TODOS os demais de participar...ler/ver/baixar... e de forma IGUAL
    Deveria conhecer um cara chamado Emmanuel Kant. Ele tem 03 postulados no seu ensaio "Critica da Razao Pura"... que se aplica como uma luva nos dias de hoje.



    POSTURA e ÉTICA... é tudo.
    Amanhã não reclame se o vento mudar de direção.




    Abraços,
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  14. #34
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Syslogmk

    Olá Mson77 pelo jeito vc não conhece esse programa, bom vamos lá o SYSLOG_MK.exe é um software do proprio fabricante do mikrotik para captuirar dados do proxy remotamente. Com ele vc pode capturar os dados do seu servidor MK de qqr lugar.
    Ele cria um arquivo chamado tmplog.log no diretorio onde ele é colocado o problema que vi é o seguinte:
    O SARG que estou usando aqui está dando um erro no final após geral o relatório e não sei se o erro é no sarg.exe (win) ou pq o arquivo de LOG gerado pelo MK conforme postei anteriormente tem algumas diferenças.

    Quanto a ter te pedido o SARG completo pelo MSN o fiz pq tinha preça de tentar resolver o problema que depois será solução para todos aqui e não sabia se já tinha lido o post ou não.

    Espero que tenha entendido como capturar os log´s do MK.
    Segue o link do prog. http://www.mikrotik.com/download/MT_Syslog.exe
    Qqr duvida estou a disposição.

  15. #35
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Sarg.exe

    bom desculpe pela minha ignorancia mas desconheço a estrutura de diretorios e arquivos do linux, por isso gostaria que me envia-se os seguintes arquivos...
    bunzip2.exe
    bzip2.exe
    compress.exe
    date.exe
    grep.exe
    gzip.exe
    ln.exe
    rm.exe
    sort.exe
    unzip.exe
    zcat.exe
    zip.exe
    sarg.exe

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    bom desculpe pela minha ignorancia mas desconheço a estrutura de diretorios e arquivos do linux, por isso gostaria que me envia-se os seguintes arquivos...
    bunzip2.exe
    bzip2.exe
    compress.exe
    date.exe
    grep.exe
    gzip.exe
    ln.exe
    rm.exe
    sort.exe
    unzip.exe
    zcat.exe
    zip.exe
    sarg.exe

    Ola amigo, estes pacotes vc pode instalar pelo proprio Cygwin... quando aparecer a lista de grupos de pacotes, vc marca eles q ele instala na boa... mandar fica fods pq naum vai funcionar so colocando na pasta bin e sbin do Cygwin...

    Quanto ao sarg, pega este sarg zipado com o rar, descompacta em qualquer lugar... entra no cygwin vai a pasta que foi criada com a descompactacao... da o comando "make install", e ele vai estar instalado.

    Observe que os pacots de desenvolvimento do cygwin deve estar instalado... pois se naum estiver naum vai ter o gcc nem o make...

    Em anexo vai uma config basica do squid (que pode ser instalado no menu do proprio cygwin) e do sarg para apontar para o squid... vai tambem um log do squid (tira o txt que inclui para poder postar).

    para rodar o squid e ele ficar rodando como daemon vc da o comando "squid -d 1", antes para ele criar as pastas e arquivos de log vc da o comando "squid -z"

    Pra podermos trocar ideias mais eficazmente... posta o erro que esta dando, pois se alguem ja tiver passado por ele... vai ser mais facil de trocar as respostas...

    No meu sarg observei que a data do log fica em 1969... fazendo o sarg ficar doido e nao gerar o index.html... mas ele gera bem os arquivos de controle e listas de sites... (isso sobre o tmplog.log do MK capturado pelo MTSyslog).

    Quem nao sabe usar o MTSYSLOG... basta instalar e dentro do MK colocar como log remoto (system->logging) apontando o remoto para a makina q vc quer usar o MTSYSLOG e colocando o o log do webproxy para remoto e nao em memory...

    qualquer duvida sobre a instalacao... pode entrar em contato comigo...


    Espero ter ajudado.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  17. #37
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão CygWin

    Olá amigo agradeço a resp. mas ñ uso SFU e nem CYGWIN estou rodando sarg for windows mesmo por isso minha dificuldade. qt a data de 1969 no arquivo de log ñ a localizei.

  18. #38
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Zeeq

    Zeeq achei agora entendi ele gera com 1969 e da erro isso mesmo mas pq do erro, não teria de gerar mesmo assim......?????
    Outra coisa o seu log foi capturado do squid ou mk pq eles tem diferença...... vou postar aqui o log mikrotik obtido pelo mtsyslog pra vc ver ...
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  19. #39
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Erro Sarg

    A instrução no "0x55685a52" fez referência à memória no "0x55685a52". A memória não pôde ser "read".
    Mas esse erro só aparece com a opção:
    c:\> sarg -n -f c:/sarg/etc/sarg.conf
    e
    c:\> sarg -f c:/sarg/etc/sarg.conf

    Testei em outro micro e o erro continuou....

  20. #40

    Padrão

    Ola minelli...


    vc me pede para eu te enviar uma lista de arquivos *.exe, cujos nomes me parecem ser... os nomes dos programas do linux.

    Os executaveis do linux sao apenas um nome "xyz" com attributo de execucao (x) setado.

    Particularmente eu desconheço de onde eu poderia pegar esses arquivos que voce me pede para te passar. Faria isso com todo prazer desde que eu soubesse.

    No ambiente Windows... voce pode simular ambiente linux usando o CYGWIN. É interessante ter ou conhecer o CYGWIN pois voce pode emular varios comandos linux/unix em Windows... podendo até fazer acesso remoto em ambiente gráfico do linux, seja esse GNOME ou KDE. Bem... a dica é cygwin. Qto aos arquivos... vou ficar te devendo por ora.


    Qto a eu ler o seu topico desde o inicio... eu li sim... qdo voce prometeu apresentar a solucao apos finalizar. E como aqui é um forum... um ambiente de debates, discussao e colaboração... ao inves de chegar com o "bolo pronto"... acredito que seja mais interessante voce ir explanando seus acertos e seus erros... como um BLOG mesmo... e voce poderia receber criticas positivas e negativas... mas sempre com a finalidade de alcançar um objetivo... e talvez até fazer correção de rumo/destino... quem sabe..?!


    Mas eu desejo mesmo é que os participantes AQUI... escrevam... participem de forma positiva... CONTEM, EXPLANEM, MOSTREM OS ERROS E ACERTOS... para eu os leitores aqui possam aprender JUNTO.

    Ao inves de assitir novela... eu venho aqui e leio o forum... e desejaria que tivesse tópicos mais ricos em experiencias. Mas infelizmente acabo lendo topicos assim:
    • "Consegui!"
    Para voce leitor... isso contribui ? A pessoa diz que "conseguiu"... MAS NÃO É CAPAZ DE EXPLANAR... ABRIR... RELATAR...

    Particularmente... se fosse eu... não teria coragem... nem a "cara-de-pau"... de postar isso. Isso não é tópico/conteúdo que se apresente num FORUM... (pode ser num CHAT).


    Bem... mas é isso. Vamos vivendo... e quem sabe... preservando a paciencia para continuar ajudando.



    Abracos,