+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Pc Ap "placas Greatek" Bridge NÃo Funciona

    Amigos estou com o seguinte problema: tenho um pc no qual instalei o mk e coloquei duas placas GREATEK (atheros 5212). Quando atribuo ip para as placas ele pinga normal no SERVIDOR MK e no SERVIDOR DNS, mas quando CRIO UMA BRIDGE e atribuo um ip pra ela não pinga mais nada! Devo estar errando em algum lugar mas não consigo achar:
    o IP DO SERVIDOR MK É 172.17.0.1\24 o ip que estou querendo atribuir a essa bridge é 172.17.0.30. O que posso estar errando pra isso acontecer?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo ja usei muito greatek e nunca tive problema o que vc pode fazer é ir na propriedade de ip e colocar o ip na bridge a mesma que vc usa para acessar ele

  3. #3

    Padrão propriedade de ip?

    Amigo, não entendi.... Eu criei a bridge e atribui um ip a ela, mas esse ip não pinga em lugar nenhum, a bridge não funciona...

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ta vc cria a bridge e em ports vc adiciona as interfaces que vao fazer parte da bridge ???

  5. #5

    Padrão isso foi feito

    Amigo, la em BRIDGE\PORTS eu adicionei as 3 interfaces que vão fazer parte dessa bridge, que são uma LAN e as duas WANS, normal, quando eu atribuo o ip pra essa bridge, esse ip não pinga no servidor...

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    estranho
    faz o seguinte
    alem de vc add mais um ip
    vc edite o ip e tire da ether1 e passe para a bridge

  7. #7

    Padrão tirar a ether1?

    você que eu coloque só as duas wans na bridge? blz, vou tentar isso sim.

  8. #8

    Padrão

    nesse ip que você colocou e que não está "pingando" em lugar algum, veja qual máscara de rede está configurado.

    se for seguir a mesma do IP anterior, essa deve ser, também, de 24 bits (255.255.255.0).

  9. #9

    Padrão

    tem mais, alguns de voces ja devem ter presenciado isso, alguns mk, se uma das interfaces da bridge estiver sem carga, a bridge para, (nao estou dizendo que seja o seu problema mas pode ser) tipo, no seu caso, experimente montar a bridge, addicionar as 2 wlans e a ether, teste, se nao der, experimente colocar algum cliente conectado em cada placa, se pingar, é por isso

    meio confuso minha explicação eu sei, mas deves entender.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    estranho
    faz o seguinte
    alem de vc add mais um ip
    vc edite o ip e tire da ether1 e passe para a bridge
    Desculpe pegar carona no tópico.

    Benatto, qual o motivo para fazer isso?
    Em todos os tutoriais que li, não encontrei este tipo de orientação.

    Veja bem, não estou te criticando, pelo contrário, estou é desanimado com os tutoriais ou com o mikrotik, não sei ainda.

    Se tem um tutorial para seguir o passo a passo, porque tantos colegas encontram problemas de não dar certo e aí ter então que partir para uma solução semelhante a esta que voce sugere?

    Afinal, esta sua sugestão não está no "manual do escoteiro", né?

    Já decorei eles, mas não consigo fazer funcionar. Já funcionou e depois não consegui mais. Já postei duas vêzes o meu problema e não consigo respostas.

    Eu tenho aqui um problema com instalação do mikrotik e não estou também conseguindo resolver
    No primeiro acesso até consigo login mas logo dá a mensagem de que estou sendo desconectado. E dái para a frente só dá a mensagem "timed out".
    E posso garantir a todos que já fiz mais de 20 vezes a configuração hotspot partindo da estaca zero. A cada nova instalação eu fico mais atento para ver se escapou algum detalhe.
    Ou os tutoriais postados estão incompletos, ou o mikrotik é instável mesmo? Não acredito que estejam incompletos, porque outros conseguiram. Mas muitos outros encontram dificuldades as mais variadas. Então vem colegas em auxílio com soluções quase "secretas" e conseguem ajudar.
    Porque estas soluções não constam nos tutoriais? Afinal, se o mikrotik é um software ele deve se comportar sempre da mesma maneira, senão deixa o sujeito louco.
    Desculpe o desabafo, mas vou continuar acompanhando todos os tópicos relacionados.algum dia devo achar o motivo do meu problema.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    tem mais, alguns de voces ja devem ter presenciado isso, alguns mk, se uma das interfaces da bridge estiver sem carga, a bridge para, (nao estou dizendo que seja o seu problema mas pode ser) tipo, no seu caso, experimente montar a bridge, addicionar as 2 wlans e a ether, teste, se nao der, experimente colocar algum cliente conectado em cada placa, se pingar, é por isso

    meio confuso minha explicação eu sei, mas deves entender.
    Amigo Jonnyp, ententi sim o que você explicou , vou ver isso também, obrigado pela paciência

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Desculpe pegar carona no tópico.

    Benatto, qual o motivo para fazer isso?
    Em todos os tutoriais que li, não encontrei este tipo de orientação.

    Veja bem, não estou te criticando, pelo contrário, estou é desanimado com os tutoriais ou com o mikrotik, não sei ainda.

    Se tem um tutorial para seguir o passo a passo, porque tantos colegas encontram problemas de não dar certo e aí ter então que partir para uma solução semelhante a esta que voce sugere?

    Afinal, esta sua sugestão não está no "manual do escoteiro", né?

    Já decorei eles, mas não consigo fazer funcionar. Já funcionou e depois não consegui mais. Já postei duas vêzes o meu problema e não consigo respostas.

    Eu tenho aqui um problema com instalação do mikrotik e não estou também conseguindo resolver
    No primeiro acesso até consigo login mas logo dá a mensagem de que estou sendo desconectado. E dái para a frente só dá a mensagem "timed out".
    E posso garantir a todos que já fiz mais de 20 vezes a configuração hotspot partindo da estaca zero. A cada nova instalação eu fico mais atento para ver se escapou algum detalhe.
    Ou os tutoriais postados estão incompletos, ou o mikrotik é instável mesmo? Não acredito que estejam incompletos, porque outros conseguiram. Mas muitos outros encontram dificuldades as mais variadas. Então vem colegas em auxílio com soluções quase "secretas" e conseguem ajudar.
    Porque estas soluções não constam nos tutoriais? Afinal, se o mikrotik é um software ele deve se comportar sempre da mesma maneira, senão deixa o sujeito louco.
    Desculpe o desabafo, mas vou continuar acompanhando todos os tópicos relacionados.algum dia devo achar o motivo do meu problema.

    Amigo 1929

    Creio que você seja iniciante no MK, realmente esse problema que você citou acontece algumas vezes eu também ñão sei explicar, mas quando eu tento pelo ip e ele desconecta eu vou pelo mac e vice-versa e consigo conectar normal... o MK é realmente maravilhoso, mas os problemas que eu estou tendo realmente é com configuração, pois o meu servidor é MIKROTIK com WEB PROXY, CACHE FULL, CONTROLE DE BANDA, controle de acesso e tudo mais, tudo funcionando perfeitamente.

    Nesse caso eu estou fazendo um PC AP MK, a configuração é diferente e eu estou me batendo, ok? Espero ter ajudado.. "tente conectar via MAC e esteja plugado nele pela ethernet quando for fazer a primeira instalação.

    Um abraço

  13. #13

    Padrão

    Como é seu controle de cliente??/ por MAC ??

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrates10 Ver Post
    Amigos estou com o seguinte problema: tenho um pc no qual instalei o mk e coloquei duas placas GREATEK (atheros 5212). Quando atribuo ip para as placas ele pinga normal no SERVIDOR MK e no SERVIDOR DNS, mas quando CRIO UMA BRIDGE e atribuo um ip pra ela não pinga mais nada! Devo estar errando em algum lugar mas não consigo achar:
    o IP DO SERVIDOR MK É 172.17.0.1\24 o ip que estou querendo atribuir a essa bridge é 172.17.0.30. O que posso estar errando pra isso acontecer?
    Coloca o /24 junto no ip q vc atribuir a bridge q vai pingar.. O problema é q vc não informou a máscara junto com o IP.. Já passei por isso, descobri meio q por acaso.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrates10 Ver Post
    Amigo 1929

    Creio que você seja iniciante no MK, realmente esse problema que você citou acontece algumas vezes eu também ñão sei explicar, mas quando eu tento pelo ip e ele desconecta eu vou pelo mac e vice-versa e consigo conectar normal... o MK é realmente maravilhoso, mas os problemas que eu estou tendo realmente é com configuração, pois o meu servidor é MIKROTIK com WEB PROXY, CACHE FULL, CONTROLE DE BANDA, controle de acesso e tudo mais, tudo funcionando perfeitamente.

    Nesse caso eu estou fazendo um PC AP MK, a configuração é diferente e eu estou me batendo, ok? Espero ter ajudado.. "tente conectar via MAC e esteja plugado nele pela ethernet quando for fazer a primeira instalação.

    Um abraço
    Já tentei entrar pelo IP, pelo Mac e não adiantou. Isto só ocorre depois do primeiro acesso. Ele permite o primeiro e depois fica como citei. Desligo tudo e mais tarde quando ligo tudo de novo e tento, entro e ai se repete tudo. Esta mensagem de timed out está relacionada com tempo mas já revi e coloquei exatamente como os tutoriais recomendam.
    Concordo com você que o mk é excelente. Senão não teria uma multidão usando e falando bem. Mas para você ver, até para você que já tem mais experiencia tem acontecido estas "instabilidades", o que esperar de mim que estou começando. Eu estou acostumado a usar softwares estáveis, mas com estes "nervosismos" eu fico preocupado.

  16. #16

    Padrão sobre os ips

    Vou dizer como meus equipamentos estão configurados:

    Servidor MK : 172.17.0.1/16

    No PC AP ESTAM: 2 PLACAS WLAN GREATEK atheros ar 5212, uma configurada como STATION e a outra como AP BRIDGE.

    Criei uma BRIDGE e adiconei as 3 interfaces: ETHERNET, WLAN STATION, E AP BRIDGE.

    PRA INTERFACE BRIDGE COLOQUEI O IP 172.17.0.30/16 mas não pinga no servidor, quando eu coloco esse mesmo ip e mascara em uma placa qualquer ou a station ou ap bridge ele pinga normal, mas é preciso da bridge pra que os clientes encontrem o servidor.

    Ontem a noite meu notebook conseguiu "receber o ip do servidor" mas mesmo assim não pingava e não navegava.

  17. #17

    Padrão

    achei seu problema entao amigo,

    A INTERFACE WIRELESS NAO PODE SER USADO NO MODO STATION ESTANDO NA BRIDGE POR ISSO NAO TA FUNCIONANDO AI,

    O MODO STATION NAO PODE SER BRIDGEADO.

    teras que usar algo com wds, no ap da outra ponta e usar no mk station wds, esse modo sim suporta ser bridgeado.

    valeu amigao

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    achei seu problema entao amigo,

    A INTERFACE WIRELESS NAO PODE SER USADO NO MODO STATION ESTANDO NA BRIDGE POR ISSO NAO TA FUNCIONANDO AI,

    O MODO STATION NAO PODE SER BRIDGEADO.

    teras que usar algo com wds, no ap da outra ponta e usar no mk station wds, esse modo sim suporta ser bridgeado.

    valeu amigao

    Ok, mas o que eu não estou entendendo é porque eu recebo o ip do servidor, se não conectasse eu receberia o ip, não é verdade?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrates10 Ver Post
    Amigos estou com o seguinte problema: tenho um pc no qual instalei o mk e coloquei duas placas GREATEK (atheros 5212). Quando atribuo ip para as placas ele pinga normal no SERVIDOR MK e no SERVIDOR DNS, mas quando CRIO UMA BRIDGE e atribuo um ip pra ela não pinga mais nada! Devo estar errando em algum lugar mas não consigo achar:
    o IP DO SERVIDOR MK É 172.17.0.1\24 o ip que estou querendo atribuir a essa bridge é 172.17.0.30. O que posso estar errando pra isso acontecer?
    Amigo também já passei por isso, é o seguinte: quando você atribui ip para as placas elas pingam normal porque o MAC é diferente, quando você monta a bridge o MAC da bridge é o que vale, ou seja, pega o MAC da interface bridge e libera no teu servidor principal com o devido ip que vai pingar normal.

    vlw,
    Marcelino Farias de Lavor.