Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Procuro solução energética pro meu caso

    Tenho 2 servidores, modems, switchs e pc-ap ligados aqui. Só que a rede elétrica da minha região é UMA BOSTA. Toda vez que relampeja, a rede começa a cair e voltar sem parar. Provavelmente alguma coisa relativa a pulso eletromagnético e os transformadores da rua. Não preciso de muita autonomia, preciso de alimentação estável. Tenho um Stay 700 da Microsol, e pelo cheiro dele, foi pro saco durante as chuvas da madrugada. Perdi também uma placa de rede e um modem. Na outra vez que aconteceu isso, perdi a placa mãe do pc-ap que estava na torre (olha o trabalho que eu tive, passei mais de meio dia off). Não posso ficar na mão da companhia elétrica, e onde eu vivo (nordeste) é definitivamente difícil achar qualquer coisa. Aqui só se acha alguns modelos da microsol e outros sms pra se comprar. O problema, pelo menos desse nobreak que eu tenho/tinha aqui, é que ele só começa a alimentar os pcs com a bateria, quando a tensão da rua cai. Então ocorre uma queda de qualquer maneira. E se a tensão da rua volta, ele volta a alimentar os pcs diretamente da fonte externa. Detalhe que não cheguei a usar bateria externa com o nobreak, comprei o cabo e a bateria de carro ontem, mas não os conectei, queria tirar o nobreak antes pra fazer um teste com apenas um pc isolado.

    Já me indicaram o tal do nobreak "online", que parece alimentar os equipamentos diretamente da bateria, e recarrega a bateria com a energia da rua. Só que não se acha isso por aqui de jeito nenhum, e também não deve ser a coisa mais barata do mundo. Mas se não tiver jeito, vai ter que ser com ele mesmo.

    Eu não sei nada a respeito de eletricidade, então queria a ajuda de quem sabe. Tem como eu resolver esse meu problema com esses nobreaks simples, com bateria externa acoplada? Caso não, qual a solução pro meu problema? em menos de 10 dias perdi uns R$ 400,00 em equipamentos :|

  2. #2

    Padrão

    alguma dica pessoal, tenho urgência, pois o céu está preto, e eu tenho que por alguma coisa aqui pq dessa madrugada meus equipamentos não passam, estão sem proteção nenhuma, apenas estabilizador e filtro de linha!!!

  3. #3

    Padrão

    Compra um nobreak de 1.2 coloca nele uma bateria de 12 ou 24 volts e 80 amperes e tera parte dos seus problemas resolvidos, aqui solucionei desta forma

    Abraços

    Clecio

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    alguma dica pessoal, tenho urgência, pois o céu está preto, e eu tenho que por alguma coisa aqui pq dessa madrugada meus equipamentos não passam, estão sem proteção nenhuma, apenas estabilizador e filtro de linha!!!

  4. #4

    Padrão

    o que seria 1.2 ? e qual o modelo de nobreak que vc comprou? pq com ctz a potência e tamanhos da bateria não foi o que resolveu o problema de mudança de tensão, deve ser o estabilizador de tensão do teu nobreak que deu conta do recado. Por isso pergunto o modelo, pq olho o manual e sei o que devo procurar. Ví hoje uns nobreaks que têm até saida usb pra acompanhamento em tempo real da situação da rede externa e consumo interno, muito bom, pelo menos na teoria.

  5. #5

    Padrão

    Amigo tenho varios desse aqui SMS - Energia Sob Controle rodando com baterias externas automotivas e 12 volts e 80 amperes.

    Falow

    Clecio

  6. #6

    Padrão

    antes de mais nada coloque um protetor antisurto na sua instalação

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Amigo tenho varios desse aqui SMS - Energia Sob Controle rodando com baterias externas automotivas e 12 volts e 80 amperes.

    Falow

    Clecio
    Clécio,esse setup aí resolveu seus problemas de surtos de tensão e sub/sobretensão na rede elétrica? Que como expliquei, aqui não preciso de autonomia, preciso resolver meus problemas de sub e sobre tensão.

    O nobreak que eu usava aqui e não resolvia meu problema era o: http://www.microsol.com.br/index.php...eaks_stay700se

    E ele diz ter as mesmas características do nobreak indicado por você:
    Proteções:

    • Protege modem e FAX contra descargas elétricas na linha telefônica (modelo NET);
    • Contra surto de tensão por varistor;
    • Contra sobrecarga;
    • Contra curto-circuito. Mesmo operando a partir da(s) bateria(s) o Stay 700 é imune a curto-circuito;
    • Contra subtensão e sobretensão na entrada e na saída;
    • Contra descarga profunda da bateria.

    O rapaz que trabalha comigo sugeriu algo interessante: conectar uma bateria automotiva ao nobreak e desconectar o nobreak da rede externa. E na bateria, conectar também um recarregador de baterias automotivo: MercadoLivre: CARREGADOR BATERIA AUTOMOTIVA CB-80 50A 110/220V - FÁBRICA - R$ 299.00

    Eu achei bem interessante a idéia, mas não quero comprar algo que me custe quase R$ 400,00 apenas pra descobrir que não serve aos meus propósitos.
    Última edição por Gosulator; 07-05-2008 às 20:33.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    antes de mais nada coloque um protetor antisurto na sua instalação
    esse nobreak sugerido pelo amigo acima, tem esses sistema antisurto. Você estaria falando de uma peça em especial? Teria o link para ela em algum site de venda ou mesmo o site de um fabricante?

  9. #9

    Padrão

    Olá amigo! Também estou no Nordeste, mais precisamente na Bahia, e aqui a Coelba, empresa energetica, é simplesmente uma piada. Pra vc ter uma ideia, a minha rede aqui depois das 18:00hs, cai para 176 a 181 volts nominais, e o limite minino imposto pela ANEEL é de 201 volts. Chegava ao ponto de que os equipamentos (entenda no-breaks) entederem não como subtensão, mas como ausência de tensão. Pois bem, apensar de estar no interior da Bahia, sou de Belo Horizonte. E em uma ocasião tive a oportunidade de conhecer a Fábrica da Engetron, que fica em Contagem, grande BH. Pois bem, quando fui montar meu provedor, insisti em comprar no-breaks SMS até por questôes de economia. Estava começando o negócio... E posso te dizer, só tive aborrecimento. NUNCA MAIS quero saber desses no-breaks de R$ 500,00. Não verdade sempre quis comprar Engetron, mas no ínicio, não tinha como. Existem outros no-breaks por ai equivalentes em qualidade, PowerWare, até mesmo APC entre outros. Mas Engetron é coisa de 1º mundo, literalmente dizendo. Digo, porque eles até exportam. A linha compacta que foi a que eu optei, é online. Alias, eu acho que todos os Engetrons são. Me corrijam se estiver errado. Pela quantidade de equipamentos que vc diz ter ai na sua estrutura, pode comprar o SEN1500 que te atende com boa folga para futuros upgrades de equipamentos. Não sei quanto custa o SEN1500 porque eu comprei o SEN3000, devido a quantidade de equipamentos que tenho aqui. Mas realmente não é barato não. Mas vale cada centavo que custa. Desculpem o texto longo.

    O link pro site do da Engentron na linha compacta.

    Engetron :: No-breaks e acessórios

    Boa sorte!

    Abs.

  10. #10

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    o que seria 1.2 ? e qual o modelo de nobreak que vc comprou? pq com ctz a potência e tamanhos da bateria não foi o que resolveu o problema de mudança de tensão, deve ser o estabilizador de tensão do teu nobreak que deu conta do recado. Por isso pergunto o modelo, pq olho o manual e sei o que devo procurar. Ví hoje uns nobreaks que têm até saida usb pra acompanhamento em tempo real da situação da rede externa e consumo interno, muito bom, pelo menos na teoria.
    Provavelmente é o tipo mesmo de no-breack, porque existem no-breack´s e no-breack´s no mercado. Tem marcas novas desses produtos que dão problemas e depois não se tem assistência. As empresas param de fabricar e aí já era. Pessoalmente recomendo APC sem medo, são exelentes, uso á muitos anos e a manutenção é a troca de baterias. Atente ao tipo de bateria do no-breack que vai comprar, para futuramente facilitar a manutenção.
    Outra coisa, bateria não são todas iguais, e bateria de carro não é recomendada para no-break´s. Dá uma lida nesse tópico que é uma aula do nosso amigo w4rh4ck3r:
    https://under-linux.org/forums/wirel...e-bateria.html

  11. #11

    Padrão

    Evite usar baterias automotivas. Bateria não é tudo igual: as automotivas não foram projetadas para essa finalidade, funcionando, mas com vida útil reduzida.

    Bom vida util varia muito do cuidado, conferindo sempre a agua, mantendo ele em um ambiente adequado consigo manter uma media de 1 ano e meio, porem pelo custo vale a pena.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Outra coisa, bateria não são todas iguais, e bateria de carro não é recomendada para no-break´s.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Amigo tenho varios desse aqui SMS - Energia Sob Controle rodando com baterias externas automotivas e 12 volts e 80 amperes.

    Falow

    Clecio

    muito bom ... vou testar !

  13. #13

    Padrão

    Liga lá na SMS e explica seu caso. Eles irão te indicar o no-break adequado.

    Eu tinha +- o mesmo problema e foi resolvido! Entre no site da SMS e procure pelo Sinus Triad

    Abraco
    Fabricio

  14. #14

    Padrão

    O problema que o amigo tem não é questão de ficar down muito tempo e sim a variação, então te digo vc gasta um pouco mais é a melhor forma muita gente pode chamar de doido mais é assim, compre um carregador de bateria BOM não pode ser esses meia boca que acaba com suas baterias, compre umas bateriais ESTACIONARIAS e faça um banco de bateria para ligar o carregar, e use um conversor de ALTA EFICIENCIA e pronto, vc vai gastar uma graninha mais vc vai ter um siste show de bola e seus equipamentos não vão mais queimar por causa de energia porque a energia vai sair das bateriais sempre estabilizada, eu tenho nobreack SMS de 2,2kva, mais nunca foi garantia de nada e vira e mexe tem torre que para pq o nobreack ta preto hehehe ai dona Coelba não me paga nada.

    apagao1

  15. #15

    Padrão

    obrigado pelas dicas amigos. vou checar quanto é o nobreak da engetron, se ele for online, resolve meus problemas. Caso não seja, vou verificar com o atendimento dele e da SMS a melhor solução pro meu caso, e vou visitar um eletrônico daqui da cidade que parece ter umas boas soluções pra esses casos também.

    Uma pergunta, como vocês fazem pra medir a tensão da rede elétrica em determinado momento? Para eu saber qual a tensão normal da rua e qual é ela durante as tempestades magnéticas

  16. #16

    Padrão

    temos um ups de 1.5 kva q tah aguentando qquer tempestade hehehehehe

    a proposito, como faço pra ligar o nobreak na serial do servidor pra mediçao de carga do nobreak e desligamento automatico em carga critica??

  17. #17

    Padrão

    Gosulator , bom dia! Compre um nobreak convencional, leve-o a um eletro-tecnico qualquer e peça ao mesmo pra fazer uma saída externa desse nobreak, isso se o mesmo não vier de fabrica com a opção de bateria externa; Daí vc ligará essa saída nos polos positivos e negativos da bateria automotiva, dê preferencia a baterias secas, aconselho as baterias da marca "moura". Aqui uso bateria de caminhão num ponto remoto, e quando falta energia nesse ponto as batereias tocam meu equipamentos por cerca de 36 horas, esse foi o máximo conseguido até hj, haja visto que o ponto é tão remoto q até a cia de energia leva esse tempão pra se chegar próximo ao meu tranformador! Mas faça isso q seus problemas serão solucionados!

  18. #18
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Coloca um nobreak de 3.0Kva Senoidal e não esses comum semi-senoidal... e outra garantia qdo o tempo começar a ficar meio feio vc tira ele da tomada e qdo passar o tempo coloca de volta... tenho um desse com 4 baterias interna no total de 48 Volts... pro q vc vai usar ele vai aguentar em torno de 12hs soh nas baterias... gaste um pouco mais gaste com coisa boa...

    Att.

    Paulo

  19. #19

    Padrão Faça = eu

    Tenho aqui, um inversor de frequencia que montei lendo umas revistas da antigas SABER ELETRONICA, uma bateria de 95A, e duas placas com celula solar de 5A cada, um redulador de carga da C10 (Caminhonete da chevrolet) que regula a amperagem e a tenção que vai para a bateria, roda minha RB 153 com 3 cartões, deve estar superdimencionado, porque quando tenho que ir a noite la na torre que esta no mato, "e la não tem energia eletrica", eu uso a bateria para acender duas lampadas florecente de 40W, e mesmo assim roda tudo normal ja a 10 meses.
    Acho que ai na sua região não falta sol né..........

    O melhor de tudo, é que se eu sofrer uma descarga atmosferica, o raio nem vai saber que tem componente eletronico la, pois eu não tenho nada ao terra. rsrsrs.....

  20. #20

    Padrão

    Divulga o esquema completo pra quem tiver interesse.
    Muito bom heim, SABER ELETRÔNICA, essa revista é otima.
    Para quem quizer conhecer mais esse é o site, e tem a assinatura mensal.
    Saber Eletrônica Online :: PRODUTOS