+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omni Dotwarp x Ideal

    Ola amigos,

    Essa pergunta pode parecer meio idiota, mas preciso de uma resposta definitiva para tirar minhas conclusões.

    Seguinte: tenho o meu provedor há quase 1 ano e no começo comprei uma antena Ideal 15dBi. Mas eu era muito mais muito noob em wireless e fiquei achando que o problema era da antena, mais tarde fui descobrir q o cabo rgc213 estava frouxo...

    Foi quando vi no ML essa antena Dotwarp 21dBi, ai eu pensei logo po 21dBi deve ser muito melhor do que a de 15dBi.... E não é que ficou melhor mesmo! Apenas os clientes perto q tiveram problemas no sinal, mas ai eu resolvi cabear e pegar as antenas de volta, foi até bom mas... Agora como ja tenho alguns conhecimentos, to pensando em trocar novamente para a Ideal 15dBi, ja ate troquei o cabo de rgc213 para o LMR400 e to nessa duvida se devo trocar logo essa antena fundo de quintal e colocar a Ideal ou se continuo com ela...

  2. #2

    Padrão

    Uma antena com alto Dbi nao presta pra clientes pertos e nem longe. o que determina a qualidade da antena é a sua contrucao e materiais que ela usa.

    As antenas Idela são homologadas porque sao boas. temos 2 delas aque a mais de 3 anos e nunca deram qualquer problema e todas as 2 de 15Dbi, clientes distantes e perto se conectam muito bem com ela.

    Essa de 21Dbi é homologada? nao, claro... alem de poluir o espectro, quem ta perto necas...

    Pra voce ter ideia uma Ideal de 15Dbi num cartao Orinoco de 32mw com visada limpa alcanca facilmente os 8km e com bom sinal...

  3. #3

    Padrão

    Então cara, uma coisa que eu notei é que mesmo nos clientes perto eu tenho sinal excelente com essa omni de 21dBi.

    Pra mim, ela não é de 21dBi, deve ser de 12 mas o cara ta vendendo como se fosse de 21, vai entender hehehe... Com a Ideal, o meu cliente mais perto (30m pois nao deu pra cabear senao teria que passar pela lage de outra pessoa...) o sinal pegava bom com a Ideal e com essa pega excelente...

    To mais perdido do que antes, e com essa Ideal parada aqui... Até anunciei ela nos classificados, se alguem se interessar pode mandar MP.

    To usando o AP com 200mW.

  4. #4

    Padrão

    É como voce falou, essa antena não é 21 Dbi senao nunca vc conseguiria sinal a 30mts com a de 15 voce nao consegue sinal bom por causa da irradiação...

    Deve ser mesmo de 12Dbi mas continuo achando que voce deve ficar por questao tecnica com a Ideal, acima de tudo por causa da homologação dela.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    É como voce falou, essa antena não é 21 Dbi senao nunca vc conseguiria sinal a 30mts com a de 15 voce nao consegue sinal bom por causa da irradiação...

    Deve ser mesmo de 12Dbi mas continuo achando que voce deve ficar por questao tecnica com a Ideal, acima de tudo por causa da homologação dela.
    Coloquei o AP em 100mW e deu uma melhorada, até elogios eu tive, coisa rara de se ver em clientes...

    É, ela deve ser de 12dBi mesmo.. vou deixar por enquanto até pq não sou licenciado ainda.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Até anunciei ela nos classificados, se alguem se interessar pode mandar MP.
    To usando o AP com 200mW.
    amigo, ce ta vendendo a omni ideal 2.4ghz de 15dbi? qto?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Coloquei o AP em 100mW e deu uma melhorada, até elogios eu tive, coisa rara de se ver em clientes...
    Lembre-se potencia não é tudo...

    Se eu fosse voce ja iria comecar a pensar em colocar ai um PC-AP... Usar rádios é bem prático, mas quando eles comecam a dar dor de cabeça, se segure...

    Monte ai um Pc velho mesmo, Pentium II com 256Mb de memoria e uma placa com chip Atheros com Mikrotik que voce vai ver a diferença brutal... seus clientes vao ate te beijar.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por robsonfarias Ver Post
    amigo, ce ta vendendo a omni ideal 2.4ghz de 15dbi? qto?

    Cara to pedindo 400 + frete, creio que o preço esteja ótimo.

    [ ]'s

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Lembre-se potencia não é tudo...

    Se eu fosse voce ja iria comecar a pensar em colocar ai um PC-AP... Usar rádios é bem prático, mas quando eles comecam a dar dor de cabeça, se segure...

    Monte ai um Pc velho mesmo, Pentium II com 256Mb de memoria e uma placa com chip Atheros com Mikrotik que voce vai ver a diferença brutal... seus clientes vao ate te beijar.
    Hehehe to vendo se faço isso mesmo, o unico problema é que a base não fica na minha casa... mas ai da pra eu configurar via DynDNS né?

  10. #10

    Padrão

    Vc monta e configura tudo em sua casa (posso ate ajudar)

    Voce pode ter acesso ao servidor de qualquer parte do mundo.

    Se eu for pra a china assistir os jogos de la mesmo eu posso controlar todos os servidores...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Vc monta e configura tudo em sua casa (posso ate ajudar)

    Voce pode ter acesso ao servidor de qualquer parte do mundo.

    Se eu for pra a china assistir os jogos de la mesmo eu posso controlar todos os servidores...
    Mesmo eu tenho ADSL vai ficar legal? Tenho 2Mb aqui.

    Vou precisar daquela caixa hermetica onde fica a placa-mãe, HD, cartões PCI tudo la dentro?? Ou é melhor usar routerboard?

    [ ]'s

  12. #12

    Padrão

    Uma routerboard ligado na omni perto dela fechado numa caixa resolve tudo.

    O problema com ADSL é a baixissima taxa de upload.