Alguem saberia como fazer um Scrip para backup automatico e que envie por email tipo com tempo para ele excutar???
Alguem saberia como fazer um Scrip para backup automatico e que envie por email tipo com tempo para ele excutar???
Amigo Procurei um pouco mais e arrumei um script nesse endereço
Eduardo Lucas Pinto :: Blog :: Script de Backup para Mikrotik
o cara explica td showwww da uma olhada lah
mais como tenho varios MK na rede preciso que ele nomeie com o radio name de cada MK sera que eh possivel?
Última edição por heavyzin; 05-06-2008 às 11:57.
Amigos,
Fiz o sript e tá rodando sem problemas para gerar o backup. Meu problema está na configuração do servidor de e-mail:
# Configura Servidor de Email do Mikrotik
/tool e-mail set server="servidor de email" from="conta de email"
Coloquei em server="servidor de email" o servidro smtp da conta que estou configurando.. seria isso mesmo? Porque não funcionou... o e-mail não foi enviado... se alguém puder ajudar, agradeço!
Abs a todos!
/tool e-mail set server="aki eu coloquei o ip do meu servidor de email" from="O email para onde vai ser enviado o Backup"
amigo eu fiz assim e ficou show me enviou o email normalmente mais o servidor de email eh aki da empresa agora se for algum outro email tipo hotmail axo que basta pedir o smtp do email que vc usa q deve funcionar
Amigo, tentei colocar o smtp, mas ele falou que o valor era inválido para o argumento server. Então dei um ping com o stmp, peguei o ip e coloquei no no set srever, aí aceitou.. ficou assim:
/tool e-mail set server="ip do smtp" from "e-mail de origem"
/tool e-mail send file=Backup.backup to="email de destino" subject=Backup
Aí rodei os scripts e não deu nenhum.. mas tb não enviou o backup..rs..
Tem alguma idéia do que possa estar errado?
Desde já obrigado!
Abs
tenta assim mano!!!
/tool e-mail set server="IP do SMPT " from="Meu email"
/system script add name=Gera_Backup policy=ftp,read,ssh,test,winbox,local,policy,reboot,telnet,web,write source="/system backup save name=Backup"
/system script add name=Email_Backup policy=ftp,read,ssh,test,winbox,local,policy,reboot,telnet,web,write source="/tool e-mail send file=Backup.backup to="Meu email" subject=Backup"
/system scheduler add name=Gera_Backup start-time=13:24:00 on-event=Gera_Backup
/system scheduler add name=Email_Backup start-time=13:24:10 on-event=Email_Backup
Ummm tem isso no caso nao sei como fazer com um servidor de email que requer autenticação
entao eu colei o script ali copia ele e modifica para ver se vai funionar mais vc va em script e da Run para ele rodar lembrande de mudar hora qele vai gerar o backup e enviar
O seu servidor está atrás de um outro ou está ligado diretamente no modem. Verifique se as postas de comunicação do smtp não estão sendo bloqueadas.
Amigo,
Está ligado direto no meu roteador. Teoricamente deveria funcionar, pois utilizo esse smtp em meu outlook e tb desenvolvi uma aplicação em Delphi que através de um componente Indy envia um e-mail para mim e nas configurações desse componente uso o mesmo servidor smtp que estou tentando utilizar no Mk... entretanto, volto a frisar que ele nao deixa eu dar um set server com "smtp.dominio.com.br"... somente pelo ip.. e talvez o ip que esteja sendo retornado qnd dou o ping com esse smtp nao esteja correto... pode ser isso talvez...
Última edição por Raniel; 06-06-2008 às 13:54. Razão: Acrescentar informações.
sobre a minha duvida consegui coloca no script para ele procurar o identity do radio e nomear o backup mais nao consigo startar o scrip da uma olhada na linha
se tiver alguma coisa errada me fala a modificação esta aki name=/system identity get name"
/system script add name=Gera_Backup policy=ftp,read,ssh,test,winbox,local,policy,reboot,telnet,web,write source="/system backup save name=/system identity get name"
Interformação lá tem vários assuntos sobre MK
Valeu amigo!
Apertei o TAB e pegu o ip correto!
Funcionou blza!
Já recebi o e-mail com o arquivo!
Muito obrigado mesmo a todos os que ajudaram!
Abs
Coloque sua função deste jeito que ele vai gerar com o nome do identy:
/system script add name=Gera_Backup policy=ftp,read,ssh,test,winbox,local,policy,reboot,telnet,web,write
source=[/system backup save name=[/system identity get name]]
Caso não funcione, faça este script pelo winbox (system scripts click no +):
/system backup save name=[/system identity get name]
Qualquer coisa...
Última edição por Raniel; 06-06-2008 às 23:32.