+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik sem explicaçao

    estou a dOis meses subindo e descendo de uma torre numa cidade que a interferencia e orrivel, tenho um ptp em 5.8ghz con duas rb333, uma delas sai pra uma omni 2.4 e vai para os clientes, mais simplesmente ta imposivel trabalha, ja fizemos de tudo mudemo cartao, rb, antena, omni, cabos, e nada... esses dias montei uma torre nova no otro lado da cidade longe da concorrencia pra ver se aliviava um poco e nada mesma coisa,perde pacotes é orrivel, e pior os ovislink 5460 que fica perto da torre da concorrencia con 50 de sinal nem conecta na minha omni, simplesmente fica em escaneando... as plaquinhas perde 70% de pacotes con 100% de sinal, ja nao sei mais o que fazer, a frecuencia esta saturada do canal 6 ao 10 e se eu ponho no canal 4 ele nao conecta no ap, nao sei como, ai mudo pra 9 e pelo menos conecta...
    uso cartao da atheros ar5413, omni hiperlink, cliente mais longe dois km...
    me ajudem por favor

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pathy Ver Post
    estou a dOis meses subindo e descendo de uma torre numa cidade que a interferencia e orrivel, tenho um ptp em 5.8ghz con duas rb333, uma delas sai pra uma omni 2.4 e vai para os clientes, mais simplesmente ta imposivel trabalha, ja fizemos de tudo mudemo cartao, rb, antena, omni, cabos, e nada... esses dias montei uma torre nova no otro lado da cidade longe da concorrencia pra ver se aliviava um poco e nada mesma coisa,perde pacotes é orrivel, e pior os ovislink 5460 que fica perto da torre da concorrencia con 50 de sinal nem conecta na minha omni, simplesmente fica em escaneando... as plaquinhas perde 70% de pacotes con 100% de sinal, ja nao sei mais o que fazer, a frecuencia esta saturada do canal 6 ao 10 e se eu ponho no canal 4 ele nao conecta no ap, nao sei como, ai mudo pra 9 e pelo menos conecta...
    uso cartao da atheros ar5413, omni hiperlink, cliente mais longe dois km...
    me ajudem por favor
    amigo, omni hyperlink fibra de vidro é muito boa, me fala uma coisa:


    vc usa amplificador?

    como está setada a potência do seu cartão?

    tem clientes perto na mesma torre que clientes longe?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pathy Ver Post
    estou a dOis meses subindo e descendo de uma torre numa cidade que a interferencia e orrivel, tenho um ptp em 5.8ghz con duas rb333, uma delas sai pra uma omni 2.4 e vai para os clientes, mais simplesmente ta imposivel trabalha, ja fizemos de tudo mudemo cartao, rb, antena, omni, cabos, e nada... esses dias montei uma torre nova no otro lado da cidade longe da concorrencia pra ver se aliviava um poco e nada mesma coisa,perde pacotes é orrivel, e pior os ovislink 5460 que fica perto da torre da concorrencia con 50 de sinal nem conecta na minha omni, simplesmente fica em escaneando... as plaquinhas perde 70% de pacotes con 100% de sinal, ja nao sei mais o que fazer, a frecuencia esta saturada do canal 6 ao 10 e se eu ponho no canal 4 ele nao conecta no ap, nao sei como, ai mudo pra 9 e pelo menos conecta...
    uso cartao da atheros ar5413, omni hiperlink, cliente mais longe dois km...
    me ajudem por favor
    Amigo, deixa ver se entendi, vc envia o sinal do ponto "A" para o ponto "B" e neste ponto "B" tem uma OMNI na qual vc distribue para seus clientes correto? Qual a distancia desse PTP? Vc já fez teste se o sinal neste PTP tá chegando blz no outro ponto? Q kit vc usa nos clientes, Placa de rede? Q marca, Passe o maior detalhe possivel...

  4. #4

    Padrão

    Eu estou com um problema parecido...
    Da noite pro dia meus clientes começaram a reclamar de lentidao...
    Fui num cliente e observei latencia altissima e perda de pacote
    Tava usando um PC-AP com 4 ag530 e 4 setoriais hyperlink 17dB
    Fiz todo tipo de teste e nao resolveu o problema...
    Troquei tudo, e coloquei uma RB600 c/ 4 cartoes R52H...
    Ficou pior do que tava... baixei a potencia dos cartoes para 50mW e fui mudando de canal até que achei um que passou de 2 a 3MB de throughtput (isso numa das wlans... nas outras nao consegui achar canal q passasse mais q 600k).
    Se aumento a potencia pra 350mw o throughtput cai para 200k
    Se baixo a potencia o throughtput sobe pra 2 a 3MB
    Se mudo de canal tbm fica um lixo... em apenas um canal eu consigo um throughtput maior
    Tem um "provedorzinho" de fundo de quintal que está a 745m da minha torre.. o cara tah usando uma omini de 15db e um ap edimax em 400 mW... Será que é ele que está causando todo este problema na minha torre?
    Vlw..

  5. #5

    Padrão

    Só uma coisa, vcs estão usando que tipo de alimentação nesses equipamentos? No-Break? As fontes das RB's estão dando a voltagem e amperagem correta? Muito estranho isso, ainda mais que vc montou outro kit em local diferente. Já fez testes em bancada?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mendigo Ver Post
    Só uma coisa, vcs estão usando que tipo de alimentação nesses equipamentos? No-Break? As fontes das RB's estão dando a voltagem e amperagem correta? Muito estranho isso, ainda mais que vc montou outro kit em local diferente. Já fez testes em bancada?
    Nobreak.. aterramento ok.. fonte de notebook... e foi montando no mesmo local do equipamento antigo... foi substituido pra ver se resolvia o problema...

  7. #7

    Padrão

    se o seu fica assim com eses equipamentos, imagina ele com um edimax, nao pode estar funcionando.Ve no mk o nvel de ruido que tem nos difrentes canais, aqui esta sempre en torno de -103db,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    se o seu fica assim com eses equipamentos, imagina ele com um edimax, nao pode estar funcionando.Ve no mk o nvel de ruido que tem nos difrentes canais, aqui esta sempre en torno de -103db,
    O meu está em -86dB

  9. #9

    Padrão

    alimentacao tem q ser 18v ou mais e amperagem maior q 2
    qual cartao?
    veja ack?
    entre os pontos q antena usa?
    quantos mts de cabo do pig ate antena?
    modelo do cabo?
    alguma regra de firewall?
    faz nat nesse servidor, ou todas as interfaces em bridge?
    quantos clientes nessa omni?
    quanto libera para cada cliente?
    configuracao da wireless, WDS? Ap+cliente? modo long?



    bom com essas perguntas iremos conseguir te ajudar eu acho

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    alimentacao tem q ser 18v ou mais e amperagem maior q 2
    qual cartao?
    veja ack?
    entre os pontos q antena usa?
    quantos mts de cabo do pig ate antena?
    modelo do cabo?
    alguma regra de firewall?
    faz nat nesse servidor, ou todas as interfaces em bridge?
    quantos clientes nessa omni?
    quanto libera para cada cliente?
    configuracao da wireless, WDS? Ap+cliente? modo long?

    bom com essas perguntas iremos conseguir te ajudar eu acho
    Fonte 19V 3.4A
    Cartao R52H
    Ack dentro dos padroes
    uso antena aquario e artsat nos clientes
    10m cabo da antena ateh a placa pci
    uso setorial 17db hyperlink na base (4 antenas)
    cabo lmr400 3mts
    habilitando ou desabilitando as regras do firewall mesmo problema
    faço nat no servidor na interface de saida, uma bridge com a eth q vai para a routerboard toda em bridge na torre...
    a omini nao eh minha, é do concorrente q estah a 740m da minha base.. nao sei qtos clientes ele tem.. acho q 20
    libero 80kbps para cada cliente
    wireless como ap bridge, modo long setado potencia em 17dB

    Vlw

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Fonte 19V 3.4A
    Cartao R52H
    Ack dentro dos padroes
    uso antena aquario e artsat nos clientes
    10m cabo da antena ateh a placa pci
    uso setorial 17db hyperlink na base (4 antenas)
    cabo lmr400 3mts
    habilitando ou desabilitando as regras do firewall mesmo problema
    faço nat no servidor na interface de saida, uma bridge com a eth q vai para a routerboard toda em bridge na torre...
    a omini nao eh minha, é do concorrente q estah a 740m da minha base.. nao sei qtos clientes ele tem.. acho q 20
    libero 80kbps para cada cliente
    wireless como ap bridge, modo long setado potencia em 17dB

    Vlw
    olha parece estar legal! pode ate ser um equipamento com problema um cartao, jah tive algo marecido, se vc acha q pode ser interferencia, se puder testar no canal 14 pra ver, poste ai os resultados

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha parece estar legal! pode ate ser um equipamento com problema um cartao, jah tive algo marecido, se vc acha q pode ser interferencia, se puder testar no canal 14 pra ver, poste ai os resultados
    Nao posso setar o canal acima do 11 pois minha licença do mkt é original level 4

  13. #13

    Padrão

    isso está parecendo virus na rede. Bloqueia um cliente e testa os demais, depois bloqueia outro e testa, e assim por diante, ou veja qual está com muitas conexoes, aparentemente há um trafego excessivo em uma ponta da sua torre que está causando uma sobrecarga no ap.

    testa e posta o resultado.

    vírus,
    worms,
    spams.

    isso mata a rede se nao tiver métodos de bloqueio para os mesmos.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    isso está parecendo virus na rede. Bloqueia um cliente e testa os demais, depois bloqueia outro e testa, e assim por diante, ou veja qual está com muitas conexoes, aparentemente há um trafego excessivo em uma ponta da sua torre que está causando uma sobrecarga no ap.

    testa e posta o resultado.

    vírus,
    worms,
    spams.

    isso mata a rede se nao tiver métodos de bloqueio para os mesmos.
    No firewall tenho as regras de bloqueios dos virus e bloqueio tbm hosts com mais de 40 conexoes simultaneas

  15. #15
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Eu uso mk com licença original com licença level 4 e uso o canal 14, é só vc mudar em country para "japan" ao invés de "no_country_set", testa ai e posta o resultado.

    Espero ter lhe ajudado.

    Renato Costa.

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Nao posso setar o canal acima do 11 pois minha licença do mkt é original level 4

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    Eu uso mk com licença original com licença level 4 e uso o canal 14, é só vc mudar em country para "japan" ao invés de "no_country_set", testa ai e posta o resultado.

    Espero ter lhe ajudado.

    Renato Costa.


    Mas precisa ver se os equipamentos dos clientes suporta o canal 14. senao nao funfa, mas é uma boa ideia.

    Att.

  17. #17
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Olha se for cliente com ap com software da "aprouter" aceita o canal 14 numa boa, hoje a maioria das placas vem com configuração para outros paises, logo aceitam o canal 14, não sei te dizer ao certo quais os modelos que trabalham com este canal os unicos modelos que tenho trabalhado com estes canais e tem funcionado, são as Dlink g520 e g530 e a ralink.

    Abraços,

    Renato Costa.

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    Mas precisa ver se os equipamentos dos clientes suporta o canal 14. senao nao funfa, mas é uma boa ideia.

    Att.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renatocostas Ver Post
    Olha se for cliente com ap com software da "aprouter" aceita o canal 14 numa boa, hoje a maioria das placas vem com configuração para outros paises, logo aceitam o canal 14, não sei te dizer ao certo quais os modelos que trabalham com este canal os unicos modelos que tenho trabalhado com estes canais e tem funcionado, são as Dlink g520 e g530 e a ralink.

    Abraços,

    Renato Costa.
    Eu uso nos clientes Ralink... samsung (atheros) e dlink g510 (tbm é chipset ralink)...
    Testei com um radio no canal 14.. onde antes passava 800k no canal 7 passou 4,7 MB no canal 14

  19. #19

    Padrão

    acho que nao tenho mais duvida, depois de fazer tudo o que eu fiz, to desistindo, o meu maior problema agora, e que cada um que ponho agora, os que tao con sinal mais baixos vao conectando, no comezo conectava con 50 de sinal, agora apenas con 100% conecta e asim vai indo, me pergunto onde esta o problema, analizei bem a cidade e percebi o problema, tem uma enorme torre de radio em um lado da cidade e na mesma torre esta minha concorrencia con duas omnis setorial de 15db hiperlink, elas estao a uns 10 metros abaixos das direcionais de radios, pesquizei a fundo sobre isso e realmente frecuencia de radio interfere sim nos nossos aparelhos, percebi uma alta diferenza no canal 14, sugiro a voce que tem seu concorrente con um edimax 400mlw mudar o canal pra 1, e voce usar un o 11, que talvez ajude, agora aqui vou mudar a base a 5.8Ghz, e mudar tudo pra nanostation assim que chegar as peças, pq aqui 2.4ghz ja era, e vai ficar pior a cada dia...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pathy Ver Post
    acho que nao tenho mais duvida, depois de fazer tudo o que eu fiz, to desistindo, o meu maior problema agora, e que cada um que ponho agora, os que tao con sinal mais baixos vao conectando, no comezo conectava con 50 de sinal, agora apenas con 100% conecta e asim vai indo, me pergunto onde esta o problema, analizei bem a cidade e percebi o problema, tem uma enorme torre de radio em um lado da cidade e na mesma torre esta minha concorrencia con duas omnis setorial de 15db hiperlink, elas estao a uns 10 metros abaixos das direcionais de radios, pesquizei a fundo sobre isso e realmente frecuencia de radio interfere sim nos nossos aparelhos, percebi uma alta diferenza no canal 14, sugiro a voce que tem seu concorrente con um edimax 400mlw mudar o canal pra 1, e voce usar un o 11, que talvez ajude, agora aqui vou mudar a base a 5.8Ghz, e mudar tudo pra nanostation assim que chegar as peças, pq aqui 2.4ghz ja era, e vai ficar pior a cada dia...
    Amigo, não desiste não. Voce postou no dia 26/06 e hoje é 22/07.
    Neste período o seu tópico foi visitado e muita coisa foi comentada, mas voce não retornou a pergunta feita logo no início por um companheiro. O pessoal está ansioso por ajudar.
    Coloca mais detalhes. Seu caso é muito curioso e esclarecer o que está havendo pode contribuir muito para a comunidade.
    E parte do princípio que se está ruim prá você por causa de interferencia, deve estar para o concorrente também principalmente por ele estar na mesma torre da emissora de rádio.
    Você já experimentou usar polarização horizontal? Eu vou te dizer uma coisa que observei aqui na minha torre.
    Para um lado eu tenho antena com polarização horizontal e para outro com vertical. E como estão em WDS, os rádios precisam ficar no mesmo canal. E a leitura de sinal entre um rádio e outro fica em 25%.
    Quando as duas antenas eram de mesma polarização ia a 70 a 90 % de sinal entre eles, medido no site survey.
    Ísto demonstra que a polarização invertida está eliminando boa parte da irradiação da retaguarda do outro rádio e consequentemente a interferencia.
    Usar antenas setoriais e variar na polarização pode ajudar muito.