+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Burst é vantagem?

    Pessoal é recomendável usar o recurso de burst no queue do mikrotik?
    Atualmente tenho configurado 64k/150k para os clientes.

    Estou pensando em mudar a configuração assim:
    Upload: 64k
    Download: 128k
    Burst Limit p/ Upload: 100k
    Burst Limit p/ Download: 200k
    Burst Threshold p/ Upload: 75k
    Burst Threshold p/ Download: 150k
    Burst Time: 15s

    Alguma recomendação?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Pessoal é recomendável usar o recurso de burst no queue do mikrotik?
    Atualmente tenho configurado 64k/150k para os clientes.

    Estou pensando em mudar a configuração assim:
    Upload: 64k
    Download: 128k
    Burst Limit p/ Upload: 100k
    Burst Limit p/ Download: 200k
    Burst Threshold p/ Upload: 75k
    Burst Threshold p/ Download: 150k
    Burst Time: 15s

    Alguma recomendação?
    Se você tiver certeza que os clientes vão chegar ao 200k em 15s...
    Usava em clientes de 64k de download, burst com 128k e o max que ele chegava era 110 e sempre baixando arquivos. Ou seja, ele sempre ficava com velocidade acima do seu plano, diminuí o burst dele para 80k e tá blz. Isto tudo depende de quanto você tem disponível. Esta configuração que sitei acima foi com link de um mega.

  3. #3

    Padrão

    Aproveitando o tópico, tenho outra duvida sobre o controle de banda!

    Supondo que tenho planos de 150k e 250k.
    Controlo meus clientes individualmente nas simple queue.
    Atualmente faço cache-full mas limitado a 400k pela queue tree.
    Como faço para criar dois grupos nas queue tree, tipo os clientes de 150k teriam um cache de 300k e os clientes de 250k teriam um cache de 500k?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    ...
    Como faço para criar dois grupos nas queue tree...?
    Olá amigo,
    Para tal necessidade você teria que dividir os grupos com a quantidade de ips que deseja e fazer como no exemplo:

    Rede 192.168.1.0/24
    Grupo A = 192.168.1.0/25
    Grupo B = 192.168.1.128/25

    Em:
    /ip firewall mangle

    add chain=output src-address=192.168.1.0/25 protocol=tcp src-port=3128 content="X-Cache: HIT" action=mark-connection-A new-connection-mark=conexao passthrough=yes

    add chain=output connection-mark=conexao-A action=markpacket
    new-packet-mark=pacotes-A passthrough=no

    add chain=output src-address=192.168.1.128/25 protocol=tcp src-port=3128 content="X-Cache: HIT" action=mark-connection-B new-connection-mark=conexao passthrough=yes

    add chain=output connection-mark=conexao-B action=markpacket
    new-packet-mark=pacotes-B passthrough=no



    Seguindo este exemplo dá para fazer como você pretende.

  5. #5

    Padrão

    Ai não vai dar certo porque todos meus clientes já estão com ips definidos!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Ai não vai dar certo porque todos meus clientes já estão com ips definidos!
    Isto é apenas um exemplo, você pode implementar.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Se você tiver certeza que os clientes vão chegar ao 200k em 15s...
    Usava em clientes de 64k de download, burst com 128k e o max que ele chegava era 110 e sempre baixando arquivos. Ou seja, ele sempre ficava com velocidade acima do seu plano, diminuí o burst dele para 80k e tá blz. Isto tudo depende de quanto você tem disponível. Esta configuração que sitei acima foi com link de um mega.
    Mr.RG, me explica uma coisa que não entendi.

    Estes 15s não é para limitar o burst? Então depois dos 15s ele deveria voltar aos 64. Como é que ficou acima todo o tempo? Ou eu não entendi bem ainda este tipo de configuração.

  8. #8

    Padrão

    Olá amigo,
    Isto funciona da seguinte forma:

    O usuário tem tantos 256k de burst e threshould por 15s sendo que o limite dele é de 128k.

    Os 15 segundos só vão valer quando o usuário chegar em 256k, se ele ficar em 200k os 15 segundos não irão contar.

    Fiz isto aqui e observei e os usuários estavam sempre acima do plano, ou seja, não tinha chegado no limite da determinação.

  9. #9
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    queue simple add name="teste" target-addresses=192.168.0.2/32 dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=128000/200000 burst-limit=150000/300000 burst-threshold=100000/180000 burst-time=4m/4m total-queue=default-small


    com essa regra um cliente c/ 200k vai ter 300k por 4 minutos, a banda vai cair p/ 200k quando ele ficar mais de 4 minutos acima de 180k, o upload vai cair de 150k p/ 128k

    testei aqui e funciona direitinho, coloco um download e fica em media 35kb/s depois dos 4 minutos cai p/ em media 25kb/s

    acompanhando pela queue no mk certinho tb o uso cai de 300 p/ 200

    quando o cliente começar usar menos de 180k, e depois voltar a usar vai atingir os 300k novamente por 4 minutos

  10. #10
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    tbm uso o Burst e funciona perfeitamente, vale resaltar que;
    Vc vai sentir diferenca mesmo na navegacao em links vendido abaixo de 128k, isso falo na navegacao, nos downloads em todo e qualquer caso vc sente a diferenca.
    Resaltando tbm que mais vale uma solicitação de 3 segundo em 200k que doq uma solicitação de 10 segundo em 100K, o uso da banda acaba se tornando menor em casos de navegacao, e seu usuario ainda por cima fica contente com a baixa banda contratada e alta qualidade na navegação...

    abracos...
    Última edição por ederamboni; 14-08-2008 às 16:01. Razão: um erro de digitacao