Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 18 Mega Full c/ CM9 e Zirok 60cm ! Não tô acreditando!

    Pessoal, eu tenho um ponto a ponto em 5.8 com 9 km de distância, visada perfeita e fresnel 100% desobstruido. Estava usando em configuração básica (ACK: dinamic, 5ghz s/ turbo, sem nstreme) estava dando 7 Mega Full (both) e 14 mega (half) em TCP.

    Ontem resolvi fuçar no bixinho e tentar configurações diferentes, e me espantei com troughtput que cheguei, e estou encafifado com o desempenho resultante, baseado no equipamento que estou usando (Zirok 60 5.8 meia boca e Cartão CM9 de pouca potência)

    Os parâmetros que modifiquei:

    ACK: deixei manual em 80
    Ativei (Enable Nstreme, Enable Polling, Frame Limit: 3200)

    Será que meu ptp está dando isso mesmo, ou a versão 2.51 do MKT informa isso errado, melhor pra mim se não for.
    Segue em anexo o teste do bandwithtest.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bandwdown.jpg
Visualizações:	554
Tamanho: 	157,3 KB
ID:      	2468   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bandfull.jpg
Visualizações:	442
Tamanho: 	160,9 KB
ID:      	2469  


  2. #2

    Padrão

    Vou aproveitar pra pedir ajuda:

    Eu tenho um ptp aqui com rb133 + zirok 60cm + cartão senao 8602 plus, tá passando 3mbps... eu não consegui resolver. A distância: 4 km.
    Até já postei pedido de ajuda aqui e nada.
    Vc colocou a banda em default ou especificou velocidades?
    Usou 5ghz 5mhz ou 10mhz?

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Quando se usa estes cartões de alta potência deve prestar atenção nas caracteristicas da fonte.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Vou aproveitar pra pedir ajuda:

    Eu tenho um ptp aqui com rb133 + zirok 60cm + cartão senao 8602 plus, tá passando 3mbps... eu não consegui resolver. A distância: 4 km.
    Até já postei pedido de ajuda aqui e nada.
    Vc colocou a banda em default ou especificou velocidades?
    Usou 5ghz 5mhz ou 10mhz?
    Olá Amigo, com certeza você vai achar uma solução aki no fórum, afinal todos estamos aki pra compartilhar experiências.

    1. Primeiro, vamos analisar a topografia nestes 4 km, vc tem visada perfeita, a zona de fresnel está desobstruida, tem poluição de RF em 5.8
    2. Você checou cabos e conectores, pigtail (principalmente), e voltagem da fonte dessa RB.
    3. Nunca ouvi falar bem desse emp 8602, mais fazer o que a Sra. Anatel só homologou esse né.
    4. 4 Km com visada perfeita vc conseguiria tranquilamente pelo menos 8 megas full com configuração default (ACK dinamico, 5 Ghz Padrão, velocidades default)
    5. Verifique bem o alinhamento, zirok é offset, é bem chatinho de alinhar, 3 graus fora faz uma grande diferença...
    6. Se tudo isso estiver ok, seta ack manual nesta distância para 36, ativa nstreme e polling, deixa em 5Ghz padrão (não use modo turbo, 5Ghz/10Mhz, 5Ghz/5mhz), coloque um canal igual ou acima de 5800, deixa um ponto como bridge e o outro como station wds)

    Se não der o tráfego desejado, pense na possibilidade de trocar os cartões. Prefira Cartões CM9, R52 e XR5 pra PTP em 5.8.

  5. #5

    Padrão

    1. Primeiro, vamos analisar a topografia nestes 4 km, vc tem visada perfeita, a zona de fresnel está desobstruida, tem poluição de RF em 5.8
    R: Visada perfeita, zona de fresnel um pouco prejudicada mas não é muito.

    2. Você checou cabos e conectores, pigtail (principalmente), e voltagem da fonte dessa RB.
    R: Cabos e conectores coloquei outros novos no lugar dos que estavam.
    Pigtail do cartão não troquei.
    A placa é RB133 com 3 cartões, a fonte que está é 22v 1A
    Obs: O cabo que estou usando é RGC58, eu tinha compra LMR400 mas ficou curto, será que usar rgc58 em 5,8ghz perde tanto assim?

    3. Nunca ouvi falar bem desse emp 8602, mais fazer o que a Sra. Anatel só homologou esse né.
    R: Sim são homologados.

    4. 4 Km com visada perfeita vc conseguiria tranquilamente pelo menos 8 megas full com configuração default (ACK dinamico, 5 Ghz Padrão, velocidades default)
    R: Deixei na configuração padrão, tentei configurar velocidades fixas menores e maiores, aumentar e diminiuir a potencia e nada.
    Coloquei 5mhz e 10mhz de banda e nada.
    Já colocar ACK fixo eu não tentei, sempre usei em dinamico.


    5. Verifique bem o alinhamento, zirok é offset, é bem chatinho de alinhar, 3 graus fora faz uma grande diferença...
    R: O alinhamento foi conferido pelo mikrotik na ferramenta própria. O sinal está em -54


    6. Se tudo isso estiver ok, seta ack manual nesta distância para 36, ativa nstreme e polling, deixa em 5Ghz padrão (não use modo turbo, 5Ghz/10Mhz, 5Ghz/5mhz), coloque um canal igual ou acima de 5800, deixa um ponto como bridge e o outro como station wds)
    R: Estou usando o canal 5180, quanto a poluição não tem nenhuma, só tem 2 canais em uso e com 1% de ruidos, e estão bem longes do que eu uso.
    Vou tentar as configurações que vc me disse quando outra placa que pedi e posto aqui.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    1. Primeiro, vamos analisar a topografia nestes 4 km, vc tem visada perfeita, a zona de fresnel está desobstruida, tem poluição de RF em 5.8
    R: Visada perfeita, zona de fresnel um pouco prejudicada mas não é muito.

    2. Você checou cabos e conectores, pigtail (principalmente), e voltagem da fonte dessa RB.
    R: Cabos e conectores coloquei outros novos no lugar dos que estavam.
    Pigtail do cartão não troquei.
    A placa é RB133 com 3 cartões, a fonte que está é 22v 1A
    Obs: O cabo que estou usando é RGC58, eu tinha compra LMR400 mas ficou curto, será que usar rgc58 em 5,8ghz perde tanto assim?

    3. Nunca ouvi falar bem desse emp 8602, mais fazer o que a Sra. Anatel só homologou esse né.
    R: Sim são homologados.

    4. 4 Km com visada perfeita vc conseguiria tranquilamente pelo menos 8 megas full com configuração default (ACK dinamico, 5 Ghz Padrão, velocidades default)
    R: Deixei na configuração padrão, tentei configurar velocidades fixas menores e maiores, aumentar e diminiuir a potencia e nada.
    Coloquei 5mhz e 10mhz de banda e nada.
    Já colocar ACK fixo eu não tentei, sempre usei em dinamico.


    5. Verifique bem o alinhamento, zirok é offset, é bem chatinho de alinhar, 3 graus fora faz uma grande diferença...
    R: O alinhamento foi conferido pelo mikrotik na ferramenta própria. O sinal está em -54


    6. Se tudo isso estiver ok, seta ack manual nesta distância para 36, ativa nstreme e polling, deixa em 5Ghz padrão (não use modo turbo, 5Ghz/10Mhz, 5Ghz/5mhz), coloque um canal igual ou acima de 5800, deixa um ponto como bridge e o outro como station wds)
    R: Estou usando o canal 5180, quanto a poluição não tem nenhuma, só tem 2 canais em uso e com 1% de ruidos, e estão bem longes do que eu uso.
    Vou tentar as configurações que vc me disse quando outra placa que pedi e posto aqui.
    Se não precisar de equipamentos homologados, vai de cara com Ubiquiti XR5, não tem erro.

  7. #7

    Padrão

    olha amigo, soh um comentario sobre o cabo rgc-58, se vier um cliente do concorrente para o meu provedor, faco questao de não ativa-lo! usa lmr-400, e mkt la em cima no maximo deixo com 3 metros de cabo.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha amigo, soh um comentario sobre o cabo rgc-58, se vier um cliente do concorrente para o meu provedor, faco questao de não ativa-lo! usa lmr-400, e mkt la em cima no maximo deixo com 3 metros de cabo.
    Cabo lmr + mkt em cliente irá tornar inviável internet via radio..
    Imagina um kit de acesso por uns 400 reais?

    Pra competir com preço é preciso usar placa pci e cabo rgc58, e aumentar as torres/pontos de trasmissão de sinal...

    Pelo menos é assim que fazemos.
    Última edição por netosdr; 12-07-2008 às 18:47.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    olha amigo, soh um comentario sobre o cabo rgc-58, se vier um cliente do concorrente para o meu provedor, faco questao de não ativa-lo! usa lmr-400, e mkt la em cima no maximo deixo com 3 metros de cabo.
    Quanto ao ptp que falavamos, vou tentar colocar os cabos lmr que tenho aqui e testar tb pra ver se aumenta o link

    Depois posto resultado tb.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    ... e aumentar as torres/pontos de trasmissão de sinal...

    Pelo menos é assim que fazemos.
    Eu penso que este é um ponto importantíssimo. Nâo deixar ninguém com sinal fraco.
    Todo mundo com sinal bom, a rede flui bem.
    E terminou a preocupação com licença destas repetidoras, depois da regulamentação.
    Vamos distribuir mais POPs pela cidade. ( aos poucos, é claro)

  11. #11

    Padrão

    voce tem q testar melhor isso ai !!

    mud apra TCP e poe direction both .. ai sim vc vai ver o que o seu ptp aguenta...

    pq quando botar trafego em cima.. vai ser essa situação.. 90% trafego tcp.. e nas duas direções !!


    veja o anexo ai... se eu colocar CM9 deve ficar melhor ainda.. to usando emp 8602 .. ele nao suporta canais de 40mhz (turbo) ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         _troughput_ptp_centro.jpg
Visualizações:	278
Tamanho: 	31,8 KB
ID:      	2476  

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce tem q testar melhor isso ai !!

    mud apra TCP e poe direction both .. ai sim vc vai ver o que o seu ptp aguenta...

    pq quando botar trafego em cima.. vai ser essa situação.. 90% trafego tcp.. e nas duas direções !!


    veja o anexo ai... se eu colocar CM9 deve ficar melhor ainda.. to usando emp 8602 .. ele nao suporta canais de 40mhz (turbo) ...
    Alexandre, vou aproveitar sua vasta experiência pra solucionar um problema. Preciso fechar um ponto a ponto de 22 km, o ponta (A) é meu e o ponto (B) é uma torre de operadora de telefonia que contrato link, o que acontece: no ponto (B) só poderei utilizar cards homologados, o que seria CM9 ou EMP-8206. Baseado nisso que opção abaixo seria melhor para fechar 12 Megas Full.


    Lembrando que em todas as opções vou utilizar Nstreme Dual com 2 cards em cada AP RB433Ah(800mhz), e antena com 2 refletores

    Opção 1:
    Ponto A - 2 Cards CM9 - Antena Pluton PTX26-58DL
    Ponto B - 2 Cards CM9 - Antena Pluton PTX26-58DL

    Opção 2:
    Ponto A - 2 Cards EMP-8602 - Antena Pluton PTX26-58DL
    Ponto B - 2 Cards EMP-8602 - Antena Pluton PTX26-58DL


    Opção 3:
    Ponto A - 2 Cards XR5 - Antena Pluton PTX26-58DL
    Ponto B - 2 Cards CM9 - Antena Pluton PTX26-58DL

    Opção 4:
    Ponto A - 2 Cards XR5 - Antena Pluton PTX26-58DL
    Ponto B - 2 Cards EMP-8602 - Antena Pluton PTX26-58DL

    Agradeço se puder me ajudar! Grato.

  13. #13

    Padrão

    cm9 ou xr5 !

    ateh gostei do emp.. mas pelo fato de nao suportar canais de 40mhz.. vc nao consegue um troughput muito maior...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    cm9 ou xr5 !

    ateh gostei do emp.. mas pelo fato de nao suportar canais de 40mhz.. vc nao consegue um troughput muito maior...
    Vou aproveitar o seu conhecimento e o rumo da conversa..

    CM9 tem 63mw segundo um vendedor do MercadoLivre.
    Já o xr5 tem 600mw.

    Pra uma distância de até uns 5 km vou sentir grande diferença entre emp8602, cm9, r52 e xr5?

    E quanto ao cabo, lmr realmente é muito importante em 5,8ghz?
    Última edição por netosdr; 13-07-2008 às 11:31.

  15. #15

    Padrão

    The Nstreme protocol is MikroTik proprietary (i.e., incompatible with other vendors) wireless protocol aimed to improve point-to-point and point-to-multipoint wireless links.


    Advanced version of Nstreme, called Nstreme2 works with a pair of wireless cards (Atheros AR5210 and newer MAC chips only) - one for transmitting data and one for receiving.

    Benefits of Nstreme protocol:

    • Client polling. Polling reduces media access times, because the card does not need to ensure the air is "free" each time it needs to transmit data (the polling mechanism takes care of it)
    • Very low protocol overhead per frame allowing super-high data rates
    • No implied protocol limits on link distance
    • No implied protocol speed degradation for long link distances
    • Dynamic protocol adjustment depending on traffic type and resource usage
    Última edição por iceboxrj; 13-07-2008 às 12:10.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Cabo lmr + mkt em cliente irá tornar inviável internet via radio..
    Imagina um kit de acesso por uns 400 reais?

    Pra competir com preço é preciso usar placa pci e cabo rgc58, e aumentar as torres/pontos de trasmissão de sinal...

    Pelo menos é assim que fazemos.
    amigo é obvio q nao iremos colocar mkt +lmr no cliente
    nosso amigo falou q tava usando rgc-58 na torre,
    na torre nao vai funcionar,

    como assim aumentar as torres de tranmissao de sinal,
    colocar equipamentos com mais performace??
    ou amplificar o sinal???

    na minha opiniao amplificador, amplifica os problemas!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce tem q testar melhor isso ai !!

    mud apra TCP e poe direction both .. ai sim vc vai ver o que o seu ptp aguenta...

    pq quando botar trafego em cima.. vai ser essa situação.. 90% trafego tcp.. e nas duas direções !!


    veja o anexo ai... se eu colocar CM9 deve ficar melhor ainda.. to usando emp 8602 .. ele nao suporta canais de 40mhz (turbo) ...
    Um vendedor tá querendo me vender esses emp8206 jurando de pé junto que ele trabalha em 40mhz(turbo).... estou discordando.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    amigo é obvio q nao iremos colocar mkt +lmr no cliente
    nosso amigo falou q tava usando rgc-58 na torre,
    na torre nao vai funcionar,

    como assim aumentar as torres de tranmissao de sinal,
    colocar equipamentos com mais performace??
    ou amplificar o sinal???

    na minha opiniao amplificador, amplifica os problemas!
    Isso usei rgc58 na torre porque o lmr que veio ficou curto.

    Quanto a aumentar as torres, eu disse em quantidade, colocando mais pontos de conexão (aps)

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    amigo é obvio q nao iremos colocar mkt +lmr no cliente
    nosso amigo falou q tava usando rgc-58 na torre,
    na torre nao vai funcionar,

    como assim aumentar as torres de tranmissao de sinal,
    colocar equipamentos com mais performace??
    ou amplificar o sinal???

    na minha opiniao amplificador, amplifica os problemas!


    Olha amigo cada caso é um caso, tenho clientes proximos da torre em que uso cabo rgc58 e tenho clientes mais distantes que utilizo cabo rgc213, ou radios em caixas hermeticas junto a antena.
    Me responda uma pergunta, tenho clientes a 200, 300, 600m da torre todos com cabos rgc58 e todos estão com 85% 90% 100% de sinal marcando nas placas ralink, vai melhorar alguma coisa eu mudar os cabos para rgc213 ? o sinal; mas para quer ? você não acha que esse nivel de sinal é o suficiente ?
    Cada caso é um caso.

  20. #20

    Padrão

    sinal menos de 100% nas ralink com menos de 1km? Qual o setup da sua torre? e qtos mt de cabo rgc58 vc tá usando nesses clientes? Aqui, com painéis de 12,5 dbi, só começo a ter clientes marcando menos de 100% naquelas placas da ralink depois de 1km, e olhe que tenho mais de 20 outras redes ao redor, com sinais -70dbm ou mais, e umas 50 com -80dbm.

    aproveitando o assunto dos cabos, recentemente fiz uma instalação em cliente com um cabo que já estava pronto. Fiz o teste com o cabo inteiro, e depois o mesmo foi refeito no tamanho necessário. Foi removido 5mt de cabo no máximo, e o sinal do cliente no programa da ralink melhorou 10%. Esqueci de ver os valores em dbm (o programa da ralink mostra assim se vc desejar), mas dá pra ter uma idéia da perda que esses cabos causam. Não estou dizendo pra aposentarem os mesmos, até pq isso é impossível pra quem tem concorrência e não pode cobrar R$500,00 por instalação. Mas sempre planejem suas instalações muito bem, para evitarem excesso de cabo.