Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão A falsa potência

    As firmwares de terceiros que prometem 200, 300 e 400mw são grandes engodos, como explico abaixo em linguagem não técnica para que todos entendam:

    O aumento da suposta potência para o chipset RTL8186 que a CPU, portanto não é o chipset de RF RTL8225 que é responsável pela potência. Esse chipset de RF tem a potência de 63mw, o que acontence é que a CPU (RTL8186) envia comandos para ele de forma a excitá-lo acima de suas características de fabricação o que gera mais ruído do que potência.
    Analisem os datasheets dos Chipsets e tirem suas conclusões.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos rtl8186_0.95.pdf   RTL8225_DataSheet_0.9.pdf  

    Edimax7209 Datasheet.pdf  
    Última edição por Magal; 15-09-2008 às 21:06.

  2. #2

    Padrão

    canso de falar isso aqui no forum.. mas tem a "galera do mal" que nao sabe trabalhar com RF... toca potencia no treco :P quase que vira um wi-max uhahuahua !!!

    fechei 8km em 2.4 com cartoes orinoco gold (32mw) e antenas hyper 24db .. ficou muito bom.. passando 4mb up 4mb down ..

    tenho um ptp aqui em 5.8 passando 40mbit (20/20), antenas de 24db .. e potencia em 9db !! isso. 9db !! sinal -56dbm

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    As firmwares de terceiros que prometem 200, 300 e 400mw são grandes engodos, como explico abaixo em linguagem não técnica para que todos entendam:

    O aumento da suposta potência para o chipset RTL8186 que a CPU, portanto não é o chipset de RF RTL8225 que é responsavel pela potência. Esse chipset de RF tem a potência de 63mw, o que acontence é que a CPU (RTL8186) envia comandos para ele de forma a excitá-lo acima de suas características de fabricação o que gera mais ruído do que potência.
    Analisem os datasheets dos Chipsets e tirem suas conclusões.


    Eu baixei a potencia até chegar aos 16mW e continuou beleza em 1200metros.
    Até o througput melhorou. Antes era no máximo 5.5 agora vai de 24, a 36 e até 48mbps.
    Deu para baixar o ACK também. Ficou em 60.

    É isso mesmo Magal. Vamos fazer uma campanha para todo mundo testar baixas potencias. Todo mundo vai sair ganhando e os equipamentos vão agradecer.

  4. #4
    nosf
    Visitante

    Padrão

    Isso é bem complicado mesmo, quem nunca viu (ou fez? sempre se aprende com erros né?) a galera botar pra fritar um 7209 em uma caixa hermética sem ventilação, com a fonte de alimentação junto, à 400 mW achando que vai resolver o problema ou melhorar seu sinal?

    Acaba danificando o equipamento e muitas vezes perdendo a garantia do mesmo.

    Temos que ficar esperto com isso!

    Potência não é sinônimo de qualidade.

    Abs!

  5. #5

    Padrão

    Magal, isso realmente corresponde a realidade...

    Fez uma excelente observacao nesse topico.

    O firmware melhora as funcionalidades, não a potencia.

  6. #6

    Padrão

    Isso de aumentar potência em softwares realmente é a maior enrolação!! O único radio que funciona realmente o aumento de potência desses que experimentei é o DLink G700AP com o firmware C3 e mesmo assim só funciona legal se o ambiente não for muito poluido!!! Edimax, Kodama, Zinwell, Alpha, etc. nunca notei diferença setando as potências!!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ZeXP Ver Post
    Isso de aumentar potência em softwares realmente é a maior enrolação!! O único radio que funciona realmente o aumento de potência desses que experimentei é o DLink G700AP com o firmware C3 e mesmo assim só funciona legal se o ambiente não for muito poluido!!! Edimax, Kodama, Zinwell, Alpha, etc. nunca notei diferença setando as potências!!
    Eu notei, mas para pior.

    Na leitura no site survey vai ver que aumenta em porcentagem de sinal, mas a qualidade acaba caindo.

    Aquele negócio de tantos por cento de sinal, não é base para nada. Sinal pode chegar a 90, 100% mas até nem navegar. Tem momentos que nem consegue pegar o IP.
    Hoje estou aqui com baixissima potencia e tem usuários que estão com 30% de sinal, mas sem nenhum ruido e com qualidade do sinal excelente, segundo a leitura no soft da placa pci.

  8. #8

    Padrão

    Olhe... pra nao dizer que aumentar a potencia é de todo ruim, facam a seguinte experiencia...

    Coloquem Um firmware desses nunradio tipo Edimax e coloque no modo cliente e de "site survey" depois vão la e aumentem a potencia e voces verao a diferenca... ele fica mais sensível. Pode parecer brincadeira, mas é verdade. Aqui onde eu estou o radio nao funciona a 63mw, se eu colocar a 400mw no modo cliente, ele acha sinal e conecta muito bem e o melhor de tudo, não aquece.

    Mas so recomendo e testei no modo cliente, em modo AP eu ja notei com netstumbler, o ganho e desprezivel.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    canso de falar isso aqui no forum.. mas tem a "galera do mal" que nao sabe trabalhar com RF... toca potencia no treco :P quase que vira um wi-max uhahuahua !!!

    fechei 8km em 2.4 com cartoes orinoco gold (32mw) e antenas hyper 24db .. ficou muito bom.. passando 4mb up 4mb down ..

    tenho um ptp aqui em 5.8 passando 40mbit (20/20), antenas de 24db .. e potencia em 9db !! isso. 9db !! sinal -56dbm
    Alexandre, qual rádios você usou no link 2,4 ? Vou fazer um esses dias, mas dos aps que eu peguei até hoje, apenas 1 tinha opção no firmware pra ajustar a potência, os demais eram travados nos "250mw".

    E qual foi a distância desses ptp 5.8?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olhe... pra nao dizer que aumentar a potencia é de todo ruim, facam a seguinte experiencia...

    Coloquem Um firmware desses nunradio tipo Edimax e coloque no modo cliente e de "site survey" depois vão la e aumentem a potencia e voces verao a diferenca... ele fica mais sensível. Pode parecer brincadeira, mas é verdade. Aqui onde eu estou o radio nao funciona a 63mw, se eu colocar a 400mw no modo cliente, ele acha sinal e conecta muito bem e o melhor de tudo, não aquece.

    Mas so recomendo e testei no modo cliente, em modo AP eu ja notei com netstumbler, o ganho e desprezivel.
    Fiz a experiencia. Agora mesmo troquei em um AP cliente. Amanhã já vou ver com o usuário como ficou.
    Mas Pedro, tem alguma explicação técnica do porquê ísto acontece?

  11. #11

    Padrão

    Pelo protocolo 802 realmente a nominal é de 100 Mw no maximo e é comprovado nos paises europeus onde a potencia maxima tanto de links ou distribuiçao é no maximo isso (100 Mw).
    A aplicaçao Wireless foi inventada para compartilhar redes " INDOOR" sem fio, posteriormente criou-se o sistema de hj " outdoor" mas para distancias nao mais que 100 mtrs de alcance.
    Agora aqui no brasil criou-se essa baderna, homologaçao de produtos passivos (antenas) de adianta...?
    Depois o Cabra vai nos CAMELOH e compra um amplificador de 1 WATT e varre todo mundo...haha! è ilario se nao fosse triste.
    O que vale sao antenas de quelidade e equipamentos transmissores e receptores com òtima sencibilidade e isto é fato!

    Parabéns MAGAL pelo seu tòpico!! muito bom!



    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    As firmwares de terceiros que prometem 200, 300 e 400mw são grandes engodos, como explico abaixo em linguagem não técnica para que todos entendam:

    O aumento da suposta potência para o chipset RTL8186 que a CPU, portanto não é o chipset de RF RTL8225 que é responsavel pela potência. Esse chipset de RF tem a potência de 63mw, o que acontence é que a CPU (RTL8186) envia comandos para ele de forma a excitá-lo acima de suas características de fabricação o que gera mais ruído do que potência.
    Analisem os datasheets dos Chipsets e tirem suas conclusões.

  12. #12

    Padrão

    Eu passo para o pessoal isso, que nunca é bom potencia em exagero, ainda mais esses rádinhos quando se coloca em 400mw ele esquenta e trava direto!

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O pessoal tem que entender que potência não é qualidade.

    Qualidade é:

    Boa antena
    Bons ajustes e configurações dos cartões nas torres
    Clientes com bons aps e antenas
    Alinhamento de links PTP bem feitos
    Cabos de qualidade e com pouca metragem (Ex. LMR400)
    Pig tails bem feitos
    Conectores bem feitos
    Visada perfeita
    Sempre usar fita de alta fusão nos conectores das torres e clientes

    Obs: Sempre teste seus cabos com um multímetro.
    Última edição por Magal; 03-09-2008 às 14:21.

  14. #14
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Tenho aki na minha rede um radio da zinwell g 120 com wap pro, ele tava setado a potencia em 250 mw, fiz alguns teste aki , e minha rede melhorou mto qdo setei a potencia para 100 mw, desde entao só uso essa potencia e tenho me dado bem

    otimo post Magal valew

  15. #15

    Thumbs up A falsa potência

    Olá a todos , tb concordo com que todos disseram sobre a falsa impressão de aumento de potência. Aqui já verifiquei varias vezes que quando aumento a potência para 400 mw do rádio sempre se tem uma perda de sinal e qualidade no trafego dos dados entre cliente e servidor.
    Quando entrei para trabalhar aqui no provedor de internet a rádio , não sabia muito sobre isso ,e a maioria dos clientes estavam sempre em 400mw e com isso ao logo do dia a interferência era muita nos AP´s e clientela reclamando . Não sabia o que poderia ser até um dia ver um artigo falando sobre essa potência falsa . Acabei baixando a potência de todos os radios para 100mw e hoje trabalho tranqüilo sem nenhum problema com perda de sinal e qualidade do trafego .

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Fiz a experiencia. Agora mesmo troquei em um AP cliente. Amanhã já vou ver com o usuário como ficou.
    Mas Pedro, tem alguma explicação técnica do porquê ísto acontece?

    A explicação é a mesma do Magal. o radio fica mais sensível pois a CPU do rádio dele excita mais o sistema de RF. (como cliente) como AP so faz gerar ruido e poluição.

  17. #17
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    A explicação é a mesma do Magal. o radio fica mais sensível pois a CPU do rádio dele excita mais o sistema de RF. (como cliente) como AP so faz gerar ruido e poluição.
    Pedro, Boa noite.

    após aberto este tópico que o nosso amigo Magal questiona e afirma a falsa potência, realizei alguns testes aqui no laboratório da empresa e na Faculdade onde estudo. Realmente, o que o nosso amigo Magal informa é verídico. Foram realizado testes nos seguintes Ap´s:

    Zinwell G220
    GI-Link 2404i
    Edimax 7209

    Foram realizados testes de transmissão e recepção de sinal. Na transmissão do sinal, todos apresentaram aumento de poluição e ruídos comparados com o firmware original. Cerca de ~= 31% em todos os ap´s.

    Já nos testes de recepção (Cliente), mostraram-se mais sensíveis a captação do sinal.

    Só não foi realizado os testes no ovislink 5460.

    Fiquem com Deus.

    Atenciosamente,

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olhe... pra nao dizer que aumentar a potencia é de todo ruim, facam a seguinte experiencia...

    Coloquem Um firmware desses nunradio tipo Edimax e coloque no modo cliente e de "site survey" depois vão la e aumentem a potencia e voces verao a diferenca... ele fica mais sensível. Pode parecer brincadeira, mas é verdade. Aqui onde eu estou o radio nao funciona a 63mw, se eu colocar a 400mw no modo cliente, ele acha sinal e conecta muito bem e o melhor de tudo, não aquece.

    Mas so recomendo e testei no modo cliente, em modo AP eu ja notei com netstumbler, o ganho e desprezivel.
    Não deu Pedro. Coloquei em 400 e o cliente não conectou mais. Voltei para 16mW.
    Talvêz em cliente bem distante possa dar certo. Este era relativamente perto.

  19. #19

    Padrão

    1929, aqui em minha casa tem uns obstaculos... eu to usando um Ap gi-Link daqueles brancos com AP router, so conecta se eu por em 400mW como cliente. Se eu por menos que isso nada...

    Agora to cacando um amplificador pra por aqui em casa pra usar no modo cliente pra eu ficar de boa, to usando um amplificador aqui da Hyperlink de 1W mas não é meu...

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    1929, aqui em minha casa tem uns obstaculos... eu to usando um Ap gi-Link daqueles brancos com AP router, so conecta se eu por em 400mW como cliente. Se eu por menos que isso nada...

    Agora to cacando um amplificador pra por aqui em casa pra usar no modo cliente pra eu ficar de boa, to usando um amplificador aqui da Hyperlink de 1W mas não é meu...
    É o mesmo que eu tenho no cliente. Mas sem obstáculos.

    Esse negócio de amplificador é só prá arrumar encrenca.
    Eu no início também comprei um. Tá hoje bem guardado no fundo de uma gaveta.
    Agora tem uma coisa interessante com os amp.
    A recepção aumenta uma barbaridade. Fica sensível que capta tudo. Chega a dobrar o nº de estações captadas.
    Se houvesse um destes que trabalhasse só na recepção e usando uma antena bem direcional, seletiva, seria o ideal para uso em clientes distantes. Agora também não sei como ficaria o desempenho, já que é uma via de duas mãos.
    Mas acho que não tem, pelo menos nunca vi.
    O que já vi são os filtros.