Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Defeito misterioso - cabo de rede

    Estou ligando um modem kayomi 500g em um ovislink 5460v2 com um cabo crossover de 40m furukawa novo, zerado. Testei o cabo no cable tester e no multímetro, o cabo está normal. Levei o cabo na loja onde comprei, testaram no aparelho e o cabo está normal, porém não conecta. Coloquei um cabo crossover antigo meu, de uns 30m, e ele conecta normalmente. Fiz uma inspeção visual no cabo e aparentemente está normal.
    Quando ligo o cabo de 40m no ovislink a luz ethernet do modem fica piscando em uma frequência constante. E não conecta. Quando ligo no pc aparece cabo da rede desconectado. O mais curioso é que ao ligar na porta wan do meu linksys wrt150n a luz internet dele acende como se tivesse sinal, mas não conecta.
    Acho 40m muito pouco comparado aos 100m prometidos pelo padrão. Pode ser a distânica que está causando time out dos pacotes?

    Até já sonhei com esse problema... Não entendo o que pode estar acontecendo...

    Alguém já passou por isso ou tem alguma explicação?

    Existe algum software de diagnóstico (de rede, teste de cabo ou análise de pacotes) onde eu poderia verificar o motivo de não estabelecer a conexão?

    Palpitem por favor!

    Obrigado a todos.

    Marlos Alevy

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    É isso ai, realmente fazer outro é não perder tempo!! faz outro e aproveita esse ai em outras instalações!!

  4. #4

    Padrão

    Acho que não prescisa ser Cross, um path cord normal, pois a porta do 5460 faz a comutação automaticamente.

  5. #5

    Padrão

    Amigos, a questão não é essa. Já substitui o cabo e a rede está funcionando normalmente. O que eu quero saber mesmo (é uma questão de honra) é porque esse cabo não conecta.

    Alguém poderia me ajudar?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marlosab Ver Post
    Amigos, a questão não é essa. Já substitui o cabo e a rede está funcionando normalmente. O que eu quero saber mesmo (é uma questão de honra) é porque esse cabo não conecta.

    Alguém poderia me ajudar?
    você substituiu por outro cabo cross? Ou Path cord normal?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marlosab Ver Post
    Amigos, a questão não é essa. Já substitui o cabo e a rede está funcionando normalmente. O que eu quero saber mesmo (é uma questão de honra) é porque esse cabo não conecta.

    Alguém poderia me ajudar?
    Ísto já aconteceu comigo, ao usar um POE. As vêzes conecta, outras não. NO teste também deu positivo sempre.
    Direto na placa de rede também. Troquei cabo, ídem.
    Conclusão que cheguei, é que no conector do POE devia haver algum mal contato que se apresenta de forma instável.
    Porque ao testar sempre deu positivo. E também fui verificar na caixa hermética, a energia estava chegando normalmente.
    Tirei tudo e coloquei direto com alimentação separada e usando o mesmo cabo só para dados, direto na placa.
    Mas no teu caso que não tem o poe, fica mesmo de tirar o sono.

  8. #8

    Padrão

    Galera já aconteceu comigo também, inclusive em distancias menores, porem a diferença era que o teste foi feito entre uma maquina e um switch, a solução que encontrei foi diminuir a do vazão do adaptador de rede, de 100MB full duplex para 10MB, funcionou que é uma beleza, então a conclusão que tirei, foi que possivelmente alguma fonte de energia estivesse influenciando no sinal.

    Mais sinceramente eu não acredito muito nisso, é bem estranho né?


    []´s

  9. #9

    Padrão

    Olá amigo!

    Provavelmente o problema não é seu cabo de rede e sim a alimentação do AP, ele utiliza uma tensão muito baixa, sua fonte é de 5v, e uma corrente bem alta: 2A. Ao se utilizar PoE ou quando se tem uma distância grande da fonte até o AP a perda é relativamente grande o que faz com que não chegue corrente suficiente no AP e ele dá exatamente este problema, liga como se estivesse trabalhando normalmente e ao se utilizar o cabo de rede a luz ethernet fica piscando, já aconteceu comigo e diversos outros colegas de trabalho, sempre o mesmo problema...

    Espero ter ajudado!

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Olá amigo!

    Provavelmente o problema não é seu cabo de rede e sim a alimentação do AP, ele utiliza uma tensão muito baixa, sua fonte é de 5v, e uma corrente bem alta: 2A. Ao se utilizar PoE ou quando se tem uma distância grande da fonte até o AP a perda é relativamente grande o que faz com que não chegue corrente suficiente no AP e ele dá exatamente este problema, liga como se estivesse trabalhando normalmente e ao se utilizar o cabo de rede a luz ethernet fica piscando, já aconteceu comigo e diversos outros colegas de trabalho, sempre o mesmo problema...

    Espero ter ajudado!

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna
    Valeu Marcelo.
    Eu havia pensado nesta possibilidade, mas como a experiencia era pequena, fiquei na dúvida.
    A distância de cabo era de mais ou menos 15 metros. Pequena. A fonte do AP, um Gi-link é de 12V e 1 amp.
    Agora está alimentado direto. Pode ser então que a perda se dá nos fios do cabo de rede que são extremamente finos?
    Se for assim, o POE não é uma solução definitiva para todos. Ou tem cabos de rede melhores para usar com POE?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    você substituiu por outro cabo cross? Ou Path cord normal?
    Por outro cabo cross, chequei a pinagem dos dois cabos e estão idênticos. A diferença é que o mais comprido (novo) não funciona.

  12. #12

    Padrão

    Agora fiquei na dúvida. Estou subindo alimentação por um cabo separado, uso uma fonte chaveada (que veio em um gi-link 1A 12V) dentro da caixa hermética. Estava pensando em usar POE por achar que é melhor do que subir corrente alternada (220v) até a caixa. E agora, é melhor usar POE, subir uma corrente DC ou deixar do jeito que está?

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Olá amigo!

    Provavelmente o problema não é seu cabo de rede e sim a alimentação do AP, ele utiliza uma tensão muito baixa, sua fonte é de 5v, e uma corrente bem alta: 2A. Ao se utilizar PoE ou quando se tem uma distância grande da fonte até o AP a perda é relativamente grande o que faz com que não chegue corrente suficiente no AP e ele dá exatamente este problema, liga como se estivesse trabalhando normalmente e ao se utilizar o cabo de rede a luz ethernet fica piscando, já aconteceu comigo e diversos outros colegas de trabalho, sempre o mesmo problema...

    Espero ter ajudado!

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  13. #13

    Padrão

    Olá

    Resfaça o conector por um conector com o padrão 568A - DIRETO, teste o cabo em um testador de cabos de rede bom, se funcionar perfeito, teste aonde vc vai usar, se caso não funcionar , possivelmente é a fonte que usa que está sem potência para este tamanho de cabo, sujiro que diminua o cabo ou colocar um repetidor no meio , ficaria 20 m depois mais 20 m. repetidor tem um custo alto, mais um HUB simples trabalha como um REPETIDOR, isso irá resolver, se não resolver pegue o cabo todo, mete gasolina e taca fogo e começa do zero.

    Abraços, espero ter ajudado.

    OBS: Se caso funcionar fazendo isto, tente fazer os conector cruzado de novo.

  14. #14

    Padrão

    Gostei da solução! kkkkk principalmente a de tacar fogo!!! kkk

    Seguinte, já refiz o conector no padrão 568A e não funcionou. Testei no testador e no multímetro pino a pino e tá tudo certo, porém não funciona...

    Estou usando uma fonte 12V 1A, lá em cima estão ligados o ovislink (800mA) e um cooler 9x9cm que consome 150mA. Portando a fonte deveria ser suficiente para alimentá-los...

    Achei interessante que, quando ligo na placa de rede do note, aparece cabo da rede desconectado. Já no modem a luz acende e fica piscando de forma constante. Parece que a ethernet do note é mais "fraca" do que a do modem. Se eu tacar uma fonte de 13V ou de amperagem maior deve resolver?


    Citação Postado originalmente por brunorns Ver Post
    Olá

    Resfaça o conector por um conector com o padrão 568A - DIRETO, teste o cabo em um testador de cabos de rede bom, se funcionar perfeito, teste aonde vc vai usar, se caso não funcionar , possivelmente é a fonte que usa que está sem potência para este tamanho de cabo, sujiro que diminua o cabo ou colocar um repetidor no meio , ficaria 20 m depois mais 20 m. repetidor tem um custo alto, mais um HUB simples trabalha como um REPETIDOR, isso irá resolver, se não resolver pegue o cabo todo, mete gasolina e taca fogo e começa do zero.

    Abraços, espero ter ajudado.

    OBS: Se caso funcionar fazendo isto, tente fazer os conector cruzado de novo.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marlosab Ver Post

    Se eu tacar uma fonte de 13V ou de amperagem maior deve resolver?


    Faz o que te falei, corte o cabo no meio e coloca um HUB simples de 8 portas desses da ENCORE mesmo e testa, se caso não funcionar vc troca a fonte, e coloca uma imenda de cado de rede nesta parte do meio que cortou, se resolver com a fonte troque o cabo inteiro, ou vise versa, talvez ache melhor colocar a fonte antes, caso funcione - não precisa corta o cabo no meio. eu uso 20 metros de cabo com POE, nunca deu problema.

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    Nesta questão de alimentar via POE, o condutor do cabo de rede é muito fino. É por isso que dá maior perda?
    Eu simplesmente alimentei separado, com alternada até a cx hermética.
    E no caso do amigo, ele relatou que além do AP ele alimenta também um cooler. Pode ser por aí o problema. A fonte lá em baixo não consegue dar conta de tudo pelas perdas ocorridas.

  17. #17

    Padrão antes de tacar foco

    corte ele ao meio e faça dois cabos e teste-os. acho isso vai ajudar a descobrir o real problema de perda ou mesmo cabo danificado.

  18. #18

    Padrão

    Vou abrir o cabo da fonte e medir com o amperímetro qual a corrente que está passando. Se estiver abaixo de 1A já descarto essa hipótese...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    corte ele ao meio e faça dois cabos e teste-os. acho isso vai ajudar a descobrir o real problema de perda ou mesmo cabo danificado.

    Antes de falar pra tacar fogo eu disse pra cortar o cabo e fazer 2 cabos de 20 metros, preste atenção nas respostas.

    Abraços

  20. #20

    Padrão

    marlosab,

    Desculpe, eu confundi achando que era um Ovislink 5000AP, enfim, só confirmando o AP é um Ovislink 5460 ou um Gi-Link? Qual a fonte? Voltagem? Corrente? Está juntamente com o AP ou fica em outro local com um cabo levando a saida da fonte até o AP?

    Um grande abraço,
    Marcelo Piaz Vianna