Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto de 65km com XR5 e Pluton PTX36

    Olá pessoal,

    Estou tendo problemas com um ponto a ponto de 65km, usando 2 rb 433, 2 XR5 e 2 Pluton PTX3658A.
    Consegui fechar o ponto a ponto, o problema é que não funciona direito. O Signal Strength está a -73dBm, O throughput não dá 1mb. Já mexi em tudo, já baixei e aumentei a potencia da XR5 mas nada.
    Essas antenas não servem para essa situação, ou não trabalham direito com as XR5??
    Por favor me dêem uma luz.

  2. #2

    Padrão

    A qual a altura estão suas antenas? Estão em torres? 65Km, muita coisa, o fresnel tem que estar limpo.

  3. #3

    Padrão antenas

    opa
    tive um problema com um pto a pto aqui com essas antenas, o suporte delas não vieram com os furos dando a polarização correta, tive que fazer furos na antena pra colocar as ponteiras dela ou na polarização vertical ou na horizontal.
    da uma verificada

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Olá pessoal,

    Estou tendo problemas com um ponto a ponto de 65km, usando 2 rb 433, 2 XR5 e 2 Pluton PTX3658A.
    Consegui fechar o ponto a ponto, o problema é que não funciona direito. O Signal Strength está a -73dBm, O throughput não dá 1mb. Já mexi em tudo, já baixei e aumentei a potencia da XR5 mas nada.
    Essas antenas não servem para essa situação, ou não trabalham direito com as XR5??
    Por favor me dêem uma luz.

    Brow bom dia;
    tem como dar acesso a esse link para darmos uma olhada nas config?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    A qual a altura estão suas antenas? Estão em torres? 65Km, muita coisa, o fresnel tem que estar limpo.
    Na primeira torre, a antena está na altura de 60mt, e na outra, está com altura de 25mt

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Tmota Ver Post
    opa
    tive um problema com um pto a pto aqui com essas antenas, o suporte delas não vieram com os furos dando a polarização correta, tive que fazer furos na antena pra colocar as ponteiras dela ou na polarização vertical ou na horizontal.
    da uma verificada
    Eu também tive esse problema, mas liguei para a Pluton e me avisaram que na verdade agente deve colocar na polarização desejada e apertar com o parafuso, quando apertamos o parafuso, ele furou o tubo de alumínio e fixou na polarização e ficou bem apertado.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Brow bom dia;
    tem como dar acesso a esse link para darmos uma olhada nas config?
    Bom dia Shturbo,
    Cara tem sim, vou te adicionar no msn, valeu?
    Obrigado pela força

  8. #8

    Padrão

    Outra coisa que eu estava observando aqui no forum, é sobre a fonte.
    Nas duas rb 433, tenho 2 EnGenius emp 8602 Plus-s, e a xr5, com uma fonte de 24v 0,8a.
    Pode ser isso??? Porque li aqui no forum que tem que ser de 24v ou 48v com 3a...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Na primeira torre, a antena está na altura de 60mt, e na outra, está com altura de 25mt

    Você já setou as coordendas e o equipamento utilizado no Radio Mobile para ver como fica em relação ao terreno?
    Se não tiver uma excelente VISADA pode não funcionar.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adginforpb Ver Post
    Você já setou as coordendas e o equipamento utilizado no Radio Mobile para ver como fica em relação ao terreno?
    Se não tiver uma excelente VISADA pode não funcionar.
    Não, não sei como usar esse programa, tenho os pontos gravados no GPS, mas não sei como utilizar esse programa.
    Você pode me ajudar??
    Um teste que eu fiz, foi usar uma antena de grade aquarius usando mikrotik e uma emp 8602, scaniei, e achei o sinal da omini na outra torre, por isso que acho que a visada é boa.

  11. #11

    Padrão

    É um enlace crítico, a visada deve estar boa, mais nãe é só isso, te perguntei pela altura por causa da zona de fresnel, imagine o sinal saindo antena em forma de gota, imagine todo espaço necessário para que essa "gota" não seja obstruída. Para um distância destas, acredito, o fresnel não pode ser obstrído mais que 10%. Aqui tive problemas desses com 30Km. Por isso, te perguntei pela altura. Agora sobre a fonte, não prescisa aumentar muito a voltagem, 18 Volts é mais que suficiente, o que pega mesmo é a corrente, medida em amperes, use fontes de no mínimo de 3 amperes.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Não, não sei como usar esse programa, tenho os pontos gravados no GPS, mas não sei como utilizar esse programa.
    Você pode me ajudar??
    Um teste que eu fiz, foi usar uma antena de grade aquarius usando mikrotik e uma emp 8602, scaniei, e achei o sinal da omini na outra torre, por isso que acho que a visada é boa.

    Me envia as Coordenadas, elevação e altura das torres em que será possivel instalar antenas que vejo pra você.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    É um enlace crítico, a visada deve estar boa, mais nãe é só isso, te perguntei pela altura por causa da zona de fresnel, imagine o sinal saindo antena em forma de gota, imagine todo espaço necessário para que essa "gota" não seja obstruída. Para um distância destas, acredito, o fresnel não pode ser obstrído mais que 10%. Aqui tive problemas desses com 30Km. Por isso, te perguntei pela altura. Agora sobre a fonte, não prescisa aumentar muito a voltagem, 18 Volts é mais que suficiente, o que pega mesmo é a corrente, medida em amperes, use fontes de no mínimo de 3 amperes.
    Josue, como falei antes, uma das antenas está numa torre de 60mt e a outra está numa torre de 25mt, mas essa torre está em cima de uma serra muito alta...
    Você acha que é suficiente???
    Desde já agradeço

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adginforpb Ver Post
    Me envia as Coordenadas, elevação e altura das torres em que será possivel instalar antenas que vejo pra você.
    torre 1:
    S 10º56.544'
    W040º24.453'
    Elevação 766m + 25m(que é a altua na torre onde está a antena) = 791m

    torre2:
    S 11º22.854'
    W040º00.469'
    Elevação 419m + 60m (posição da antena) = 479m

    Muito obrigado pela ajuda...

  15. #15

    Padrão

    Acredito que deve estar bom sim. Teste a fonte e veja se melhora.

  16. #16

    Padrão

    passou algum analisador topografico?? o fresnel de 5.8 só começa a sair do chão acima de 20 metros... e no seu caso ta com 25, pode estar pegando numa construção logo no começo do caminho...

  17. #17

    Padrão

    fiz uma analise topografica e seu sinal esta morrendo num pico bem alto que tem no caminho


    do lado do relevo mais alto (766m) tem que ser no minimo uma torre de 80m.. recomendo uma de 85 mas eu levantaria uma de 90 por precaução

    me adiciona no msn que te mando o grafico: [email protected]

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gargwlas Ver Post
    passou algum analisador topografico?? o fresnel de 5.8 só começa a sair do chão acima de 20 metros... e no seu caso ta com 25, pode estar pegando numa construção logo no começo do caminho...
    Na torre de 25mt, ela está em cima de uma serra, bem na beira do precipicio...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gargwlas Ver Post
    fiz uma analise topografica e seu sinal esta morrendo num pico bem alto que tem no caminho


    do lado do relevo mais alto (766m) tem que ser no minimo uma torre de 80m.. recomendo uma de 85 mas eu levantaria uma de 90 por precaução

    me adiciona no msn que te mando o grafico: [email protected]
    Já adicionei, o meu é clé[email protected].
    Desde já agradeço a ajuda..

  20. #20

    Padrão

    Galera,
    Desculpem-me o atraso e a demora, mas gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nesse problema, graças a vocês, descobri que tinha um morro enorme na frente do ponto-a-ponto, e depois de tando tempo, hoje cheguei ao bem dito morro, terei que colocar uma torre lá e colocar também com energia solar.
    Já comecei a pesquisar aqui no forum e achei algumas dicas.
    Se alguem puder me ajudar também, agradeceria demais.
    Obrigadão à todos que tiveram a boa intensão e ocuparam seu tempo, em solucionar meu problema.
    Abraço a todos
    e Valeu a força...