Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Unhappy

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Não creio que a senssibilidade do cartão seja tanta a ponto de queimar (por causa de uma chuva), acho sim que há um problema de estática ou aterramento do seu MK.

    Sou técnico em eletrônica e sei como acontece essas queimas, vou te dar uma dica, use um (módulo isolador) para o seu MK, acabará com seus problemas de estática e também de aterramento.
    Kra to subindo a minha primeira RB usando cartão !!!

    Uso a mais de 1,5 ano um MK AP montado por mim msm com 5 pci dwl-510 (b1) funcionando ok, sem problemas.. Tive somente alguns problemas ao decorrer deste 1,5 ano mas foi coisa simples (hd q eu usava antes de trocar por um CARTÃO DE MEMÓRIA, memória e mais nada...)

    Agora a RB quais recomendações de segurança vc tem q me passar ???

    Me fala um pouco mais sobre esse módulo isolador !!

    Abraço !! (Aguardo resposta !! )

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Kra to subindo a minha primeira RB usando cartão !!!

    Uso a mais de 1,5 ano um MK AP montado por mim msm com 5 pci dwl-510 (b1) funcionando ok, sem problemas.. Tive somente alguns problemas ao decorrer deste 1,5 ano mas foi coisa simples (hd q eu usava antes de trocar por um CARTÃO DE MEMÓRIA, memória e mais nada...)

    Agora a RB quais recomendações de segurança vc tem q me passar ???

    Me fala um pouco mais sobre esse módulo isolador !!

    Abraço !! (Aguardo resposta !! )
    ----------------------------------------------

    Procurei esse módulo isolador que nosso amigo Roberto falou e o que eu encontrei foi:

    .:: ROTS INFORMÁTICA ::.

    Acredito que um Nobreak tem a mesma função, só não o terra que nos casos de nobreak tem que ter!

    Será que este equipamento pode ser ligado junto com um nobreak para substituir um terra que pode estar mal dimencionado?
    Última edição por Vini25MKT; 11-09-2008 às 18:02.

  3. #23

    Padrão

    Cara eu tenho um nobreak SMS NET++ com um aterramento perfeito, 3 asteas mais grossas que as convecionais, conectores reforçados tudo do bom e do melhor !!

    Provavelmente este nobreak deve ter a mesma função do modulo isolado... neh ????

    Cara subi o meu mk hj, terminei a poucos minutos ... logo logo posto as fotos e o resultado, fiz tudo passo a passo e com fotos bem detalhadas para disponibilizar para o pessoal do forum que não tem conhecimento ou que esteja montando o sua primeira cx hermética...

    Abraço !!

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cyberpool Ver Post
    poxa vida tb tive este problema, soh q nao eh com chuva o cartao baixava a potencia mesmo sem nada,,,resolvi o problema colocando um no-brake e uma fonte com boa amperagem ,,,,1Ampere para cada cartao e 500mw para a router,,,como tenho mk router 153 com 3 cartoes coloquei 3.5A por 18v,,,resolveu meu problema, nao abaixou a potencia mais....
    Cara eu coloquei 2 cartão desses emb-8602 em uma rb 433ah com uma fonte de 2 amperes mas em 24 Volts, será q a fonte vai suportar e não vou ter problemas ???

    Agradeço !

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara eu tenho um nobreak SMS NET++ com um aterramento perfeito, 3 asteas mais grossas que as convecionais, conectores reforçados tudo do bom e do melhor !!

    Provavelmente este nobreak deve ter a mesma função do modulo isolado... neh ????

    Cara subi o meu mk hj, terminei a poucos minutos ... logo logo posto as fotos e o resultado, fiz tudo passo a passo e com fotos bem detalhadas para disponibilizar para o pessoal do forum que não tem conhecimento ou que esteja montando o sua primeira cx hermética...

    Abraço !!

    Seu aterramento está com quanto de impedância?

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara eu coloquei 2 cartão desses emb-8602 em uma rb 433ah com uma fonte de 2 amperes mas em 24 Volts, será q a fonte vai suportar e não vou ter problemas ???

    Agradeço !


    Para ter certeza se sua fonte está corretamente dimensionada, basta saber as seguintes correntes:

    - Corrente max de consumo da RB
    - Corrente max de consumo do Cartão que está utilizando X quantidade de cartões
    - Margem de segurança (para a fonte não trabalhar no limite evitando superaquecimento da mesma)

    Ou pode ser prático pedindo orientação para o suporte técnico de onde vc comprou seu kit perguntando que fonte deve ser utilizada neste equipamento!

    Obs: a tensão deve ser exatamente a mesma requerida pelo equipamento, o problema é a corrente!



    ...

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara eu coloquei 2 cartão desses emb-8602 em uma rb 433ah com uma fonte de 2 amperes mas em 24 Volts, será q a fonte vai suportar e não vou ter problemas ???

    Agradeço !
    ola amigo,,,como nosso amigo Vini25MKT ja disse sobre corrente e outras coisas,,,eu vou ajudar vc a fazer sua propria fonte...,,,a 1º coisa a ser feita é saber qual a voltagem e corrente ou amperagem q nossa router precisa para funcionar no meu caso router rb153 consome de 11 a 60v por 500mW...depois precisamos saber quanto cada cartao consome de corrente no meu caso o EMP-8602PLUS-S consome 1A, usarei 3 cartoes na router, portanto 3A ,, 1A de cada cartao,,,somando as correntes ou amperagem totalizam 3,5A, mas para deixarmos a fonte trabalhar com folga podemos colocar 4 a 5A,,,com esses dados em maos podemos começar a produzir nossa propria fonte,,,,
    lembrando q existem varios meios para se fazer uma fonte vou apresentar a maneira mais facil....

    comprar transformador (no meu caso rb153) numa faixa de volts de 11 a 60v,,optei por 20+20v por 4 a 5Ampere
    2 diodo retificador de 6A
    1 capacitor eletrolitico 2.200uFx60v

    veja o esquema eletrico:

    http://www.turbonetgames.com/eletrico_fonte.gif


    ...lembrando que o pino que vai para router tem polaridade o pino do meio é positivo o de fora é negativo,,,,,bem acho que é só isso,,,,,fiz esse tipo de fonte para todas minhas router's mk,,,,rb153...rb133...rb433...e funfaram muito bem mesmo....

    qualquer duvida estou a disposiçao...t+

  8. #28

    Padrão

    chove, mais 4 cartoes sem potencia.
    Tds estavam com 17db de potencia.
    Tds com nobreak.

    Amanha to trocando eles novamente.

    Gostaria de saber se tem como mudar tds os clientes do acccess list para os novos cartoes, ex, transferir tds que estavao no cartao 1 pro novo cartao1, sendo que ao trocar, eles ficam sem interface vinculada...

  9. #29
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    ate ond sei no braço mesmo amigo...
    vc pode pra ajudar um pouco na rapidez, salve os scripts em texto, quando troca os cartao coloca o mesmo nome na insterface, acredito que de certo....
    post resultados...
    abracos...

  10. #30

    Padrão

    Se não funcionar como o amigo disse...

    Vai no winbox dpois em "new terminal" e digite "ex" (sem aspas)...

    Q ele vai esportar em modo texto as suas configurações !!

    Abraço !!

  11. #31

    Padrão

    Galera, pois bem o ubiquiti está instalado e já se foi uma semana de tempo ruim com garoa e chuva pesada, e a criança o sinal está ótimo! Detalhe o mesmo está configurado com 24Dbi, esse foi o melhor set para atender todos os clientes, pois alguns estão a 6Km de distância da torre.

  12. #32
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    Olivionet...

    cara legal nao sabia dessa nao amigo...
    Vlw mesmo boa, mandou bem ...

  13. #33

    Padrão

    uma pergunta amigo....
    este seu equipamento esta ligado em 220 ou em 110v ? porque só me resta isso pq na cidade visinha nao queima os cartoes e aqui em todos que eu ligo omini queima,,,,nao tem sentido existem lugares que nao chega a 10km de distancia nao sei mais o que pensar

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    uma pergunta amigo....
    este seu equipamento esta ligado em 220 ou em 110v ? porque só me resta isso pq na cidade visinha nao queima os cartoes e aqui em todos que eu ligo omini queima,,,,nao tem sentido existem lugares que nao chega a 10km de distancia nao sei mais o que pensar

    Marcos, bom dia.

    Veja bem, o fato de o cartão danificar não está relacionado com a alimentação da rede e sim com a eletricidade estática presente na atmosfera decorrente do mal tempo "nuvens carregadas, chuva, etc"! Pelo menos no meu caso tive que substituir o cartão Senao pelo Ubiquiti e funcionou, não sei te dizer o porque na integra mas posso afirmar através da minha experiência que o Ubiquiti é mais resistente que o Senao em termos de eletricidade estática e não danifica! Já tive 2 cartões Senao e danificaram após uma leve chuva até trocar pelo Ubiquiti e pronto meus problemas acabaram, mas só tem um problema o Senao é homologado já o Ubiquiti não, portanto avalie sua necessidade antes de comprar!

    Em relação aos danos o que acontece com o cartão, não é a queima do mesmo é que ele perde potência, mas até então ainda consegue atender clientes mais próximos, mas o sinal fica muito ruim (fraco), ou seja, ele danifica mas não queima completamente!


    ...
    Abraços,
    Última edição por Vini25MKT; 02-10-2008 às 08:08.

  15. #35

    Padrão

    boa tarde amigo ....acontece que aqui comigo resolvi sacrificar um cartao para fazer o teste liguei o cartao na omini ...dentro de casa....no momento da chuva e minha cidade eh 220 , e adivinha o cartao queimou ...porem a 7 km de mim tenho uma torre alimentada em 110 e nada aconteceu la todas as torres que estao alimentadas em 220 queimaram os cartoes onde tinham omini ....
    intao por isso deduzi ser a energia pois nao existe outra explicação gastei mto dinheiro ja com aterramento , light protector e queima ....queimou ja cartao r52h , engenius , ubitiqui e até um radinho gi-link. somente onde tem omini e a energia é 220v

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    boa tarde amigo ....acontece que aqui comigo resolvi sacrificar um cartao para fazer o teste liguei o cartao na omini ...dentro de casa....no momento da chuva e minha cidade eh 220 , e adivinha o cartao queimou ...porem a 7 km de mim tenho uma torre alimentada em 110 e nada aconteceu la todas as torres que estao alimentadas em 220 queimaram os cartoes onde tinham omini ....
    intao por isso deduzi ser a energia pois nao existe outra explicação gastei mto dinheiro ja com aterramento , light protector e queima ....queimou ja cartao r52h , engenius , ubitiqui e até um radinho gi-link. somente onde tem omini e a energia é 220v

    Bom neste caso a única coisa que pode ser é a tensão de alimentação da sua fonte, pois o light protector protege contra sobretensão, em todos os casos faça o seguinte teste, verifique com o multímetro:

    a tensão entre fase e neutro da sua tomada
    a tensão na saída no light protector
    a tensão entre fase e terra
    a tensão entre neutro e terra

    As tensões esperadas são "próximas" de: 220VAC / 220VAC / 220VAC / 0V

    Claro que isso não significa q o terra está atuando de forma eficaz, para isso precisa-se medi-lo com terrômetro e sua impedância deve ficar abaixo dos 50ohms para ter o efeito desejado!

    Ultimo passo é verificar se a fonte que alimenta da sua RB ou PC está setada para 110VAC / 220VAC ou se a mesma é Bivolt!

    O ideal seria medir pelo menos a tomada quando estiver com chuva, não precisa ser a mesma tomada do servidor pode ser outra mas que seja 220VAC tbm!

    Assim vc descarta todo problema com sobretensão!

    Vc utiliza nobreak, pois não me lembro se o Light protector compens no caso de subtensão?


    ...

  17. #37

    Padrão

    bom vamos la ....a tensão esta perfeita tudo medido , terra tambem esta ok recem feito e isto acontece em todas as torres com omini e coecidencia ou nao alimentados com 220v , onde a tensão é 110 nao queima ..
    hoje passei a alimentação de um ponto para 110v e agora to torcendo pra chove logo pra tira essa duvida

  18. #38

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    chove, mais 4 cartoes sem potencia.
    Tds estavam com 17db de potencia.
    Tds com nobreak.

    Amanha to trocando eles novamente.

    Gostaria de saber se tem como mudar tds os clientes do acccess list para os novos cartoes, ex, transferir tds que estavao no cartao 1 pro novo cartao1, sendo que ao trocar, eles ficam sem interface vinculada...
    Aqui eu costumo quando troco os cartões, sair redesignando a interface que o cliente conecta, na regra de access list que já está criada (a interface fica como unknow). Mas creio que se vc exportar a access list, e depois de instalado o novo cartão, configurar ele com o mesmo nome do antigo, e importar a access list de novo. Nunca testei, não com access list, mas com coisa parecida.

  19. #39

    Padrão

    Colegas estou com o mesmo problema de perda de potencia nos cartões:

    Mini-PCI 2.4ghz/5.8ghz Engenius/Senão EMP-8602 600mw

    Aqui tenho um notebreak bem aterrado(penso estar), sobe para a torre 110V, uso uma fonte 18v por 3ha, a torre está bem aterrada, uso a RB600A.

    Qual outra opção tenho de cartões homologados a não ser esse?

    Como faço para ver se realmente o meu aterramento está tudo bom?

    Pior q comprei 16 cartões deste e para fazer um link ponto a ponto comprei 2 R52H.

    OBS: Estava usando os cartões em 23dbm

    Sera q consigo fazer um ponto a ponto com 02
    Mini-PCI 2.4ghz/5.8ghz Engenius/Senão EMP-8602 600mw e 02 Antena PLUTON 5.8ghz Parábola sólida PTX 26 30dbi (4.6Ghz à 6.0Ghz) de 28km com um trafego meio pesado e uma ótima visada?

    Alguem tem alguma dica?
    Última edição por NetoGO23; 12-10-2008 às 19:52.

  20. #40

    Padrão

    e a energia q chega neste nobreak , é 110 ? ou entra nele 220 e sai 110 ?