Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    melhor solução para o teu caso: cabear!

    aluguel de poste varia de 3 a 5 reais...

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Acho que contribuí com alguma coisa aqui no forum em fevereiro do ano passado ..
    https://under-linux.org/forums/wirel...-canopy-3.html

    Slides e projetos são propriedade do meu acervo pessoal, isto fica em minha casa, eu não costumo reproduzí-las na internet por meio de obter algum reconhecimento, meu prestígio é participar de um fórum tão bem recheado de profissionais da área como este.

    Não foram poucas as vezes que deixei de ajudar alguém via MP, tanto é que nem coloco esta frase ( não ajudo via MP, poste sua dúvida no fórum) fica quase descrito que o cara "sabe tudo", os poucos agradecimentos que tenho aí é por participar pouco aqui e por não ter tempo de ajudar mais.

    Sobre os arquivos: Só trato este tipo de coisa com quem está disposto a entrar na tecnologia, pois quase tudo aqui são coisas semi-confidenciais, não posso sair assim divulgando.
    Com todo respeito, mais acho que você está contra os proncípios do forum, a ajuda deve ser dada aqui no forum, não por MP, talvez até seja por isso que sua pontuação não te agrada. Quanto a postar projetos vai de cada um. Aqui que não tem Eletrônica, senão eu mesmo iria divulgar o projeto de Caixas Monitoras Planas que fiz, Bi-Amplificadas, CrossOver ativo, controle automático de temperatura. Muita coisa peguei na propria net, da mesma maneira que tem muito material sobre Cannopy também. Já tive 2 encomendas, e o lucro é bom. Tenho certeza que terei muitas opniões para melhorar o projeto. Isso é apenas um exemplo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto 01.JPG
Visualizações:	154
Tamanho: 	824,0 KB
ID:      	2721   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fotos 002.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	448,0 KB
ID:      	2722  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fotos 003.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	450,8 KB
ID:      	2723   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fotos 004.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	460,8 KB
ID:      	2724  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fotos 005.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	472,4 KB
ID:      	2725  

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ulix Ver Post
    Acho que contribuí com alguma coisa aqui no forum em fevereiro do ano passado ..
    https://under-linux.org/forums/wirel...-canopy-3.html

    Slides e projetos são propriedade do meu acervo pessoal, isto fica em minha casa, eu não costumo reproduzí-las na internet por meio de obter algum reconhecimento, meu prestígio é participar de um fórum tão bem recheado de profissionais da área como este.

    Não foram poucas as vezes que deixei de ajudar alguém via MP, tanto é que nem coloco esta frase ( não ajudo via MP, poste sua dúvida no fórum) fica quase descrito que o cara "sabe tudo", os poucos agradecimentos que tenho aí é por participar pouco aqui e por não ter tempo de ajudar mais.

    Sobre os arquivos: Só trato este tipo de coisa com quem está disposto a entrar na tecnologia, pois quase tudo aqui são coisas semi-confidenciais, não posso sair assim divulgando.

    Me adicione no MSN para podermos conversar mais sobre esses modelos

    [email protected]


    Obrigado

  4. #24

    Padrão

    Foi só eu falar e ja apareceu um...

  5. #25

    Padrão Voltando ao assunto...

    Gente parece que vocês não entenderam o que o autor da pergunta do tópico quer saber...

    Ele não quer saber se voçes acham ele louco, nem tão pouco quer saber se cabeado é bom ou se ainda ele tem dinheiro pra fazer isso...

    Eu li o tópico inteiro e não vi nenhuma resposta que fosse pelomenos parecido com o que ele quer, exceto a de alguem que disse que com apenas uma torre só nao dá pra fazer...

    Eu também quero saber se é possivel isso ou se existe alguma solução pronta capaz de fazer isso!

    Quais são os tipos de equipamentos com maior capacidade de clientes simultâneos.
    Partindo do princípio que nem todos usam a internet ao mesmo tempo, temos então uma margem para trabalhar com cerca de 60% disso simultâneo... (não estou me referindo ao backbone, mas sim banda utilizada em frequencia nos radios...)
    O ideal seria um Cluster de radios capaz de redirecionar os clientes para outro radio que no caso nao estivesse saturado. Assim voce teria uma torre com dezenas de radios com um único sinal...
    Supomos que seja possivel e que cada radio (decente) supote 100 clientes simulâneos... e trabalhassemos com setoriais de 90º sabendo que temos 3.000 clientes simultâneos (lembrem da margem de 60%) teriamos entao 30 setoriais divididas em cerca de 7 ou 8 por quadrante e cada uma ligada a um rádio ou cartão de alta performance...

    Sinceramente não acho impossivel, pois temos cartões atheros e estes podem ser "espetados" através de adaptadores diretamente num servidor, que em tese estaria junto a torre e de preferência no alto dela...
    Um armarinho seria o suficiente para montar um rack com um serv administrando 30 cartões...
    Sendo assim o grande problema está na capacidade do serv e o sistema sque vai administrar esses trinta cartões...

    Quanto ao alcance ai já é outra historia... mas digo uma coisa... a potencia tem que ser MINIMA por causa do ruído. Mas 120 metros de torre ajudam a manter a potência em cerca de 63mw ou 100mw com grande alcance.

    Antes que alguem fale que não dá, deixe a resposta pra alguém com mais conhecimento técnico e diga que dá...

    Tenho certeza que esse cluster é possível e essa distribuição de rádios também, nem que pra isso seja necessário pagar pra alguem desenvolver algo que faça isso(software).

    Soluções prontas podem até não existir, mas a informática é ILIMITADA e tudo que você quer você pode... Basta ter grana; o que eu acredito que não seja este o problema!

    Obrigado e abraços a todos!

  6. #26

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estes tem solução pronta

    .: Infomatik Internet Technology :.

    Quem usa esse software gostaria de saber opiniões de usuarios eu dei uma olhada no site WIP Server Matik e achei uma solução interessante eu já trabalhei com servidores que usam cache o que é uma solução interessante no entanto tinhamos alguns problemas com relação a limpeza no cache as vezes era necessario usavamos o FREE BSD para tal.


    Obrigado.


    Antonio Rodrigues

  8. #28

    Padrão

    Nao acredito que seja um bom investimento esse equipamento aí.
    Vale mais a pena vc contratar alguem para fazer funcionar as coisas.

    O FreeBSD realmente é algo fora do normal, mas só se vc realmente souber mexer com ele.

    No seu caso, eu utilizaria varias RB433AH para mandar o sinal para os clientes e um servidor unix para fazer um concentrador PPP (pppoe).

    Tenha outra maquina boa (digamos um servidor IBM) para fazer cache.
    Se voce utilizar largura de banda de 5MHz (se utilizar 802.11g ou 802.11a) voce nao tem tanta sobreposicao de canal. No seu caso eu utilizaria 5.8GHz pois estaria menos suscetivel a interferencia e teria canal sobrando para enviar para os paineis.

    Bom, boa sorte.

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Junior51 Ver Post
    Gente parece que vocês não entenderam o que o autor da pergunta do tópico quer saber...

    Ele não quer saber se voçes acham ele louco, nem tão pouco quer saber se cabeado é bom ou se ainda ele tem dinheiro pra fazer isso...

    Eu li o tópico inteiro e não vi nenhuma resposta que fosse pelomenos parecido com o que ele quer, exceto a de alguem que disse que com apenas uma torre só nao dá pra fazer...

    Eu também quero saber se é possivel isso ou se existe alguma solução pronta capaz de fazer isso!

    Quais são os tipos de equipamentos com maior capacidade de clientes simultâneos.
    Partindo do princípio que nem todos usam a internet ao mesmo tempo, temos então uma margem para trabalhar com cerca de 60% disso simultâneo... (não estou me referindo ao backbone, mas sim banda utilizada em frequencia nos radios...)
    O ideal seria um Cluster de radios capaz de redirecionar os clientes para outro radio que no caso nao estivesse saturado. Assim voce teria uma torre com dezenas de radios com um único sinal...
    Supomos que seja possivel e que cada radio (decente) supote 100 clientes simulâneos... e trabalhassemos com setoriais de 90º sabendo que temos 3.000 clientes simultâneos (lembrem da margem de 60%) teriamos entao 30 setoriais divididas em cerca de 7 ou 8 por quadrante e cada uma ligada a um rádio ou cartão de alta performance...

    Sinceramente não acho impossivel, pois temos cartões atheros e estes podem ser "espetados" através de adaptadores diretamente num servidor, que em tese estaria junto a torre e de preferência no alto dela...
    Um armarinho seria o suficiente para montar um rack com um serv administrando 30 cartões...
    Sendo assim o grande problema está na capacidade do serv e o sistema sque vai administrar esses trinta cartões...

    Quanto ao alcance ai já é outra historia... mas digo uma coisa... a potencia tem que ser MINIMA por causa do ruído. Mas 120 metros de torre ajudam a manter a potência em cerca de 63mw ou 100mw com grande alcance.

    Antes que alguem fale que não dá, deixe a resposta pra alguém com mais conhecimento técnico e diga que dá...

    Tenho certeza que esse cluster é possível e essa distribuição de rádios também, nem que pra isso seja necessário pagar pra alguem desenvolver algo que faça isso(software).

    Soluções prontas podem até não existir, mas a informática é ILIMITADA e tudo que você quer você pode... Basta ter grana; o que eu acredito que não seja este o problema!

    Obrigado e abraços a todos!
    Você espera, que alguém diga que dá, porém se eu dizer que não dá, não significa que eu não tenha conhecimento, alguns pontos que você falou que está errado:


    • Informática Ilimitada: Negativo, toda tecnologia tem limite, principalmente o padrão 802.11B, que é o que se comporta melhor em uso outdoor.



    • Pop para 5000 clientes é possível: Entendo que quando se fala em POP, quer dizer um ponto de transmissão. Todos aqui que tem experiência com provedor sabem, que lotar uma torre com 30 setoriais não vai ficar bom, pelo menos em 2,4 Ghz, dentro que a Anatel permite, nesse caso então, pode-se sim usar 30 setoriais mais distribuidas em várias torres, ai teremos vários POP´s. Tem um tópico recente que estamos dando soluções para um POP com 500 clientes está aprovado por alguns uma solução de 5 POP´s com 100 Clientes simultâneos.


    Lembrando que estou falando em 802.11B, agora se vai usar outra tecnologia os "Limites" são outros. Portanto eu digo, ao autor do tópico, não pense em 5000 por POP, pense em 50 POP´s de 100 Clientes.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Você espera, que alguém diga que dá, porém se eu dizer que não dá, não significa que eu não tenha conhecimento, alguns pontos que você falou que está errado:


    • Informática Ilimitada: Negativo, toda tecnologia tem limite, principalmente o padrão 802.11B, que é o que se comporta melhor em uso outdoor.


    • Pop para 5000 clientes é possível: Entendo que quando se fala em POP, quer dizer um ponto de transmissão. Todos aqui que tem experiência com provedor sabem, que lotar uma torre com 30 setoriais não vai ficar bom, pelo menos em 2,4 Ghz, dentro que a Anatel permite, nesse caso então, pode-se sim usar 30 setoriais mais distribuidas em várias torres, ai teremos vários POP´s. Tem um tópico recente que estamos dando soluções para um POP com 500 clientes está aprovado por alguns uma solução de 5 POP´s com 100 Clientes simultâneos.

    Lembrando que estou falando em 802.11B, agora se vai usar outra tecnologia os "Limites" são outros. Portanto eu digo, ao autor do tópico, não pense em 5000 por POP, pense em 50 POP´s de 100 Clientes.

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Você espera, que alguém diga que dá, porém se eu dizer que não dá, não significa que eu não tenha conhecimento, alguns pontos que você falou que está errado:


    • Informática Ilimitada: Negativo, toda tecnologia tem limite, principalmente o padrão 802.11B, que é o que se comporta melhor em uso outdoor.


    • Pop para 5000 clientes é possível: Entendo que quando se fala em POP, quer dizer um ponto de transmissão. Todos aqui que tem experiência com provedor sabem, que lotar uma torre com 30 setoriais não vai ficar bom, pelo menos em 2,4 Ghz, dentro que a Anatel permite, nesse caso então, pode-se sim usar 30 setoriais mais distribuidas em várias torres, ai teremos vários POP´s. Tem um tópico recente que estamos dando soluções para um POP com 500 clientes está aprovado por alguns uma solução de 5 POP´s com 100 Clientes simultâneos.

    Lembrando que estou falando em 802.11B, agora se vai usar outra tecnologia os "Limites" são outros. Portanto eu digo, ao autor do tópico, não pense em 5000 por POP, pense em 50 POP´s de 100 Clientes.


    Olá Josue,


    Em momento algum ao abrir esse tópico eu citei tecnologia A ou B enfim o nosso objetivo aqui é discutir possibilidades ou buscar tecnologias que possam nos atender, afinal de contas grandes ideias somente prosperam com muita pesquisa.


    Enfim cheguei a ouvir o absurdo de que cabear a região inteira seria a melhor opção quando na verdade não é o custo de manutenção disso é um absurdo de caro. Se cabear é uma boa opção para determinados negocios e atende bem ótimo no entanto não há como atender o meu.


    Acredito que a visão de alguns membros aqui do forum é um pouco limitada pois antes mesmo de ouvir recebi inumeras criticas muitas pessoas aqui neste forum.

    Por fim eu fiquei uma visão que espero que não seja verdadeira, de que algumas pessoas aqui no forum estão no negocio de provedor por estar pois alguns membros nem se quer pesquisam algumas tecnologias que alem de melhorar seus negocios fazem com o que ganhem mais. Enfim fica uma dica para algumas pessoas aqui, procurem pesquisar mercado de internet no pais existem estudos detalhados e de graça so para citar um procurem informações sobre o barometro CISCO vejam quais são as tendencias para o mercado isso não se aplica somente aos grandes empresas e sim e muito as empresas menores como a grande maioria de nós possui.


    Quanto a afirmar com veemencia que não há como fazer descordo de você pois em simulações eu consegui atingir um número de 3000 mil clientes como eu afirmei anteriormente você esta com uma visão limitada pois esqueceu que podemos trabalhar com frequencias de 5.8GHz além de 2,4GHz além disso dependendo do caso podemos usar ainda canais diferentes para transmissão dos dados em full duplex.


    Enfim no mundo da tecnologia tudo é possivel basta ampliar a visão e procurar entender os problemas e abstrair soluções.


    Andei pesquisando e se você é de são paulo de uma voltinha na Av. Paulista tive esses dias vizitando a região em conpanhia de um vendedor que me mostrou alguns clusters de dados que servem para voz dados enfim cada um com suas respectivas aplicações hoje a tecnologia mais em conta que temos para essa quantidade de clientes é o CDMA1xEVDO.


    Um abraço, não me leve a mal mas procure ampliar mais o foco de seu negocio.


    Antonio Rodrigues

  11. #31

    Padrão

    Já tem 2 anos que estou nisso, em eletrônica faz uns 15 anos, tudo na prática é diferente, imagina um raio cair no POP com 5000 e parar todo mundo. Para raios não faz milagres, já tive minha experiência com isso. Não disse que não dá para atender 5000, mais para atender isso tem que colocar mais de um POP, pelo menos para facilitar cobertura. Mais um vez lembrando que estou falando em 802.11B. Um outra coisa lembre-se da Anatel, não temos muitas opções para um projeto desse, que fica econômicamente viável e que seja permitido. Não adianta você por exemplo usar WiMax gastar ai em torno de 1 Milhão, e não ter um retorno num tempo médio, afinal você não terá os 5000 clientes de cara.

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Já tem 2 anos que estou nisso, em eletrônica faz uns 15 anos, tudo na prática é diferente, imagina um raio cair no POP com 5000 e parar todo mundo. Para raios não faz milagres, já tive minha experiência com isso. Não disse que não dá para atender 5000, mais para atender isso tem que colocar mais de um POP, pelo menos para facilitar cobertura. Mais um vez lembrando que estou falando em 802.11B. Um outra coisa lembre-se da Anatel, não temos muitas opções para um projeto desse, que fica econômicamente viável e que seja permitido. Não adianta você por exemplo usar WiMax gastar ai em torno de 1 Milhão, e não ter um retorno num tempo médio, afinal você não terá os 5000 clientes de cara.
    Aí você já está falando de médio prazo. Mas afinal de contas o que é médio prazo?
    Pelo que leio por aqui 50% dos que postam tópicos de wireless dizem que tem um "provedor".
    Montar provedor como quem monta uma barraquinha de cachorro-quente é fácil. Agora falar de médio prazo ou de longo prazo, taxa de retorno, depreciação e estratégia de negócios não me parece o forte deles.

    Existem donos de provedor e empresários de visão, e a diferença é grotesca. Assim como só tenho lido que o Mikrotik é isso e que o Mikrotik é aquilo, tenho certeza que não existe só isso no mundo.
    Eu não uso Mikrotik e não acho que me faz falta. Assim como a Sercomtel não deve usar nem outras empresas de telecom. E para reforçar o que digo, posso afirmar com propriedade que fui bastante criticado pelos técnicos quando resolvi partir para outras soluções que inclusive são pagas. E hoje me sinto muito mais seguro quando leio tópicos de pessoas com problemas no MK e eu não preciso me preocupar com isso e muito menos preciso pagar alguém pra resolver isso, pois, o sistema já veio pronto e resolvido.

    O Sr. Antônio quer saber se existe solução, e eu até citei uma e estou prestes a executar ela para provar mais uma vez que é possível sim, mesmo que não consiga em uma única faixa de freqüência, afinal podemos fazer essa divisão em três freqüências. 2.4, 5.8 e ainda 900mhz.

    Como eu disse, ai seria necessário um bom servidor para administrar tantas placas. Isso falando dentro do legal e quando eu falo legal eu me refiro à lei e não ao engraçado. Portanto essa historia de Anatel não deve ser levados em conta nos “posts” e muito menos os prazos, pois um empresário não abre uma empresa para pagar as contas do mês com o dinheiro do faturamento do mês.
    Quem pensa assim normalmente faz parte daquela estatística que diz que 60% das empresas no Brasil fecham sem completar o 1º ano.

    Acredito que o ideal é pensar em LONGO prazo, pois alem desse “pequeno” problema há algo que eu considero fundamental ao montar uma estrutura: A Escalabilidade! Ela existe para que se possa contar com um ganho de clientes acima do esperado. Portanto ela deve ter uma “espera” para poder ampliar sem necessitar de reengenharia. Então se eu fosse pedir para 5.000 clientes já faria se possível com uma espera de 10.000.

    Absurdo? Nem tanto!
    Eu sei que depois desse comentário vão falar que eu tenho que contratar uma empresa para isso. Mas eu pergunto, será que só nas empresas existem pessoas com a chave desse segredo?
    Aposto que não.
    E digo mais: Com certeza a pessoa que saberia executar essa estrutura e trabalha numa empresa que pode fazer isso, vive de salário...



    Espero que entendam...
    Última edição por Junior51; 24-09-2008 às 00:27.

  13. #33

    Padrão

    Alguem qué a opinião do Piri?


    BANDA: 40 MEGA da e sobra pra atender 5000 clientes com cache
    40 MEGA aqui no sul da o custo de 21.600,00 por mes!

    equipe técnica para atender esta galera toda

    de 20 a 40 funcionarios entre técnicos e instaladores e suporte
    folha de pagamento 50,000,00 por mes! (talves menos)

    um negocio deste tamanho certamente eu contrataria uma empresa tercerizada na parte instalação e manteria o suporte e os técnicos no minimo 10 técnicos (to falando de técnico gente e nao metidos) e 5 pessoas no call-center

    me da 15,000.00 por mes que vc so vai precisar mais 9 técnicos hehehe



    o segredo do wireless nao é concentrar tudo numa torre só e sim criar multiplos pontos de acesso

    eu faria um corredor tronco ( VEIA HORTA ) com varios fazos ( pontos de acesso)


    vai gastar 1.750,000 ( um milhao e 750 mil) so nos kits clientes 5000 Unidades calculado a R$350,00 tecnologia Ns5/2

    claro vamos reduzir mais este custo importando ja que até o final deste ano a importação deste tipo de equipamento ta 2% a taxa ou seja vai sair por uns 100 dolar com o frete ja assim cai pra R$200,00

    onde gastariamos aproximadamente R$1.000,000,00 (um milhao ) so em clientes



    agora para calcular as bases precisamos mais informações, passa google earth pra nóis ai


    desculpem os erros ignorantes de portugues!
    Última edição por Pirigoso; 24-09-2008 às 01:10.

  14. #34

    Padrão

    tu paga bemm o pessoal ai hein pirigoso... tem vaga pra mim não!? hehehehhehe

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Junior51 Ver Post
    Aí você já está falando de médio prazo. Mas afinal de contas o que é médio prazo?
    Pelo que leio por aqui 50% dos que postam tópicos de wireless dizem que tem um "provedor".
    Montar provedor como quem monta uma barraquinha de cachorro-quente é fácil. Agora falar de médio prazo ou de longo prazo, taxa de retorno, depreciação e estratégia de negócios não me parece o forte deles.

    Existem donos de provedor e empresários de visão, e a diferença é grotesca. Assim como só tenho lido que o Mikrotik é isso e que o Mikrotik é aquilo, tenho certeza que não existe só isso no mundo.
    Eu não uso Mikrotik e não acho que me faz falta. Assim como a Sercomtel não deve usar nem outras empresas de telecom. E para reforçar o que digo, posso afirmar com propriedade que fui bastante criticado pelos técnicos quando resolvi partir para outras soluções que inclusive são pagas. E hoje me sinto muito mais seguro quando leio tópicos de pessoas com problemas no MK e eu não preciso me preocupar com isso e muito menos preciso pagar alguém pra resolver isso, pois, o sistema já veio pronto e resolvido.

    O Sr. Antônio quer saber se existe solução, e eu até citei uma e estou prestes a executar ela para provar mais uma vez que é possível sim, mesmo que não consiga em uma única faixa de freqüência, afinal podemos fazer essa divisão em três freqüências. 2.4, 5.8 e ainda 900mhz.

    Como eu disse, ai seria necessário um bom servidor para administrar tantas placas. Isso falando dentro do legal e quando eu falo legal eu me refiro à lei e não ao engraçado. Portanto essa historia de Anatel não deve ser levados em conta nos “posts” e muito menos os prazos, pois um empresário não abre uma empresa para pagar as contas do mês com o dinheiro do faturamento do mês.
    Quem pensa assim normalmente faz parte daquela estatística que diz que 60% das empresas no Brasil fecham sem completar o 1º ano.

    Acredito que o ideal é pensar em LONGO prazo, pois alem desse “pequeno” problema há algo que eu considero fundamental ao montar uma estrutura: A Escalabilidade! Ela existe para que se possa contar com um ganho de clientes acima do esperado. Portanto ela deve ter uma “espera” para poder ampliar sem necessitar de reengenharia. Então se eu fosse pedir para 5.000 clientes já faria se possível com uma espera de 10.000.

    Absurdo? Nem tanto!
    Eu sei que depois desse comentário vão falar que eu tenho que contratar uma empresa para isso. Mas eu pergunto, será que só nas empresas existem pessoas com a chave desse segredo?
    Aposto que não.
    E digo mais: Com certeza a pessoa que saberia executar essa estrutura e trabalha numa empresa que pode fazer isso, vive de salário...



    Espero que entendam...
    Não tem nada haver você usar ou não Mikrotik, nem tão pouco você usar uma solução pronta, isso vai de cada um, eu prefiro ter meu servidor a meu domínio, se der um pau eu mesmo reinstalo, aqui uso Centos e Mandriva. O Mikrotik é maravilhoso, mais apenas para quem sabe usar, testei por mais de um ano antes colocar em produção, hoje uso em transmissão e nunca mais tive problema. Eu acho que um bom empresário como você mesmo diz, deve pensar em retorno financeiro sim. Aqui tudo que presciso de trocar ou comprar, antenas, cartão, a empresa que compra, se um dia ela não puder comprar eu fecho as portas. Isso é que e negócio, empresa tem que ser assim. Agora pelo vejo você está com grana, e investir em Tecnologia sem retorno rápido, rápido mesmo é furada, pois tudo desvaloriza. Isso é minha opnião, mais quem tem dinheiro realmente tem mais possibilidades, por eu vou finalizar por aqui.

  16. #36

    Padrão

    por menos que isso nao largo meu osso!


    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    tu paga bemm o pessoal ai hein pirigoso... tem vaga pra mim não!? hehehehhehe

    se eu tive-se um emprendimento deste tamanho e vc tive-se o conhecimento que eu tenho ou superior , dinamismo e capaz de sulucionar problemas como lógica de matemática, é claro que vc seria meu empregado, pois quem nao que ficar tomando caipirinha na beira da pra e deixar os outros se matar e resolver os bolo, se acha que eu ia ficar de cabelo branco? pra que é so contratar gente competente e bem remunerada que o negocio anda sozinho
    Última edição por Pirigoso; 24-09-2008 às 15:01.

  17. #37

    Padrão

    Olá Pessoal;

    No momento em que eu abri esse tópico tinha certeza que muitas boas idéias iriam surgir enfim tenho certeza que somente com a discusão afinal um forum serve para isso.

    Enfim acredito que não é nenhum absurdo criar um POP para atender 5.000 mil clientes e podem ter a mais plena certeza se os senhores passarem por uma situação dessas é melhor fazer o que informar aos clientes que não há como atende-los pois seu pop não tem mais possibilidade de conectar nimguem, enfim senhores antes muitos que postaram estavam com uma visão limitada do que eu queria enfim gostaria de fazer algumas perguntas se me permitirem claro:


    Ao Junior51:

    Qual a sua opinião ?

    Quais tecnologias vc acha que eu devo utilizar ? (Posso até pagar consultoria para vc, se me apresentar algo funcional pois tive diversas reuniões com muitas pessoas que se diziam tecnicos mas na verdade só enrolaram).


    Ao Josue Guedes,

    Mikrotik é bom mais usar o que no lugar ? (Com relação aos clientes hoje eu tenho ótimo relacionamento com a UBIQUITI e os valores para o NANOSTATION saem quase de graça).



    Obrigado a todos e continuem a discutir pois somente assim poderemos romper com nossas visões de tecnicos.



    Antonio Rodrigues

  18. #38

    Padrão

    Olá! Bom, sou novo aqui no fórum e tenho apenas 17 anos.. obviamente sem mto conhecimento empresarial. Você já deve ter percebido que cabear toda a sua área de cobertura nunca vai funcionar para você por causa da dor de cabeça da manutenção, e você teria um custo muito alto com contratação de técnicos para fazer esse serviço. Como muitos já disseram, um único pop pode aumentar mais ainda sua dor de cabeça pois se ele parar você terá 5000 clientes parados por tempo indeterminado até resolver o problema. O ideal mesmo é ter vários pops, você falou q consegue NS quase de graça, então talvez seja uma boa pra você utilizar em cada cliente. Isso vai facilitar muito seus atendimentos e instalações. Só um detalhe (lembrando que essa parte administrativa realmente não é comigo), é bom você pensar bem para frente com relação a futura expansão de sua área de atendimento. Inicialmente pensar em 3000 clientes é melhor que pensar em 5000, já que você não conseguirá 5000 de imediato, ainda mais com tanto custo inicial com equipamento e tal. Só algumas dicas, sintam-se livres para me corrigir! Abraços!

  19. #39

    Padrão

    Eu sou da opnião que independente da tecnologia a ser usada não se deve colocar tudo em um POP só, nenhuma grande operadora faz isso, sempre tem mais de uma central, isso no caso de celular e ADSL. Sobre outras alternativas em releção ao Mikrotik, temos várias, se for falar de software, temos linux, FreeBSD, Ikarus, esses eu seu que fazem a parte de transmissão, não sei se o Unix faz isso também.

    Eu gosto do Mikrotik apenas para transmitir. Agora falando de hardware, vai depender do que vai ser usado, 802.11B, ou A que é o 5,8 Ghz, nesses modos acho que as melhores opções são o produtos Ubiquiti e Proxim e até mesmo Motorola os BH que chegam até os 300 mbps e usam TDMA, isso dentro de 802.11.

    Agora ser for usar outras coisas, tem Alvariom, Gigalink, Aperto entre outros. Esses rádios são caros, e para usá-los terá que montar uma rede toda com essa tecnologia. Nesse caso se fosse eu, acho que iria de alguma solução Wi-Max, comprando pacotes fechados com centrais e vários kits clientes. Tem gente aqui no forum fazendo isso.

    Para gerenciar sugiro Linux, Squid e HTB, uma boa autenticação, com PPPoe ou hotspot, estou estudando o NAtACL para autenticação. Não descartando que você pode usar um sistema Híbrido com wireless e cabo em alguns pontos.

  20. #40

    Padrão Vamos lÁ

    Vamos comentar em partes: Alguém no tópico questionou sobre a minha capacidade de administrar dizendo que no ramo de tecnologia quem pensa em longo prazo está praticamente fadado ao fracasso. Como se pode perceber o mesmo individuo não leu minhas respostas ao longo do tópico adequadamente ou sequer as leu.
    Acho que quando falei de escalabilidade eu não fui bem claro, pois não é possível desenhar em fórum.
    Escalabilidade faz parte de uma teoria administrativa que não só inclui esperar o inesperado, mas também significa evitar a também mencionada depreciação.
    Como a depreciação é um fator que deve ser considerado no plano de contas de uma instituição, logo sabemos que esta é uma conta relacionada às despesas e, portanto, no DRE ela é uma conta redutora...
    Peguei pesado? Desculpe, eu explico.
    Já que a depreciação existe e ela não é boa, você deve somá-la aos custos operacionais do serviço e através da ESCALABILIDADE você tenta reduzir a velocidade da depreciação e ainda evita a REENGENHARIA. Assim você já calcula a vida útil dos equipamentos e antes de abrir a empresa você faz um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, no intuito de descobrir entre outras coisas em quanto tempo os equipamentos que você vai instalar terão recuperado a depreciação.
    Falei grego?
    Não é claro, qualquer calouro de administração sabe disso, portanto não falei nada novo aqui. E como disse, meu conhecimento é Administrativo e não técnico, mas como uma pessoa interessada em conhecer minuciosamente TODO o funcionamento da empresa principalmente no tangente ao operacional, pois é dele que também vêm as receitas da empresa, sinto-me capaz de responder até mesmo algumas questões de cunho técnico.
    Fica o desabafo...
    Ao Antônio:
    Eu poderia dar assessoria a você, mas, ainda não tive essa necessidade de usar um numero tão grande de antenas e cartões.
    Em minha estrutura uso Router board e cartões Atheros instalados nas torres, mas não uso o software do Mikrotik na autenticação. Ou seja, as RB’s estão em bridge e o serviço de controle de banda, autenticação, e demais necessidades são administradas no servidor que por sua vez é dotado de um sistema de database onde outros POP’s se conectam e acessam os dados de planos de clientes bem como adimplência. Neste caso não uso sistemas de enlace e também não me preocupo com a famigerada linha de visada.
    Então no momento não posso dizer se essa associação de antenas funciona na prática, mas da mesma forma não vejo o porquê de não ser possível.
    E volto a insistir que é provável que seja possível ligar varias antenas e cartões na mesma torre. O que eu não sei é como fica a configuração de SSID, pois, pelo que tenho lido, este sim é um ponto critico e não a quantidade de clientes.
    Concluindo, se você consegue interligar 5.000 clientes em vários repetidores através de enlace, então por que não os concentrando todos na mesma torre? É por isso que eu digo que deve ser possível, e aí a questão é: Todos com ID diferente ou seria possível fazer um CLUSTER capaz de ficar como um único sinal e o servidor faria o direcionamento de clientes para os cartões com maior disponibilidade...

    Desculpem o texto enorme
    Última edição por Junior51; 25-09-2008 às 00:15. Razão: Erros ortográficos