+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Envio de Backup Por E-mail, muito util a todos

    Galera, estava procurando por algo assim, ai descobri estes scripts na net, ainda não fiz testes, ate por que ainda to tentando quebrar a cabeça para montar meu mikrotik, mas eu chego la se Deus quiser, mas mesmo assim acho interessante compartilhar a informação aqui, é um script que envia um backup automatico para um e-mail programado.


    Os códigos aqui contidos são baseados na versão 2.9 do mikrotik. Se você estiver utilizando uma versão diferente pode ser necessário realziar algum ajuste.
    OBSERVE SE SEU IP É CLASE A 10.1.0.1 APAGAR O CLASE C 192.168.0.0
    OBSERVE SE SEU IP É CLASE C 192.168.0.0 APAGAR O CLASE A 10.1.0.1


    view plaincopy to clipboardprint
    1./ system script add name="e-backup" source="
    2./ export file=bck-cfg-mktk n
    3./ system backup save name=email n
    4./ tool e-mail send body="backup" server=192.168.0.1 ou 10.1.0.1 file="bck-cfg-mktk.rsc" from="Mikrotik" subject="Backup com EXPORT Mikrotik" to="seu_email@seu_provedor.com.br" n n
    5./ tool e-mail send body="backup" server=192.168.0.1ou 10.1.0.1 file="email.backup" from="Mikrotik" subject="Backup Mikrotik" to="seu_email@seu_provedor.com.br"" policy=ftp,read,write,policy,test,winbox


    Este código pode ser colado direto no terminal (console) do seu mikrotik. Basta ajustar alguns parâmetros como o servidor de email e endereço de email. Se você preferir utilizar o winbox, pode utilizar este código:


    view plaincopy to clipboardprint
    1./ export file=bck-cfg-mktk
    2./ system backup save name=email
    3./ tool e-mail send body="backup" server=192.168.0.1 ou 10.1.0.1 file="bck-cfg-mktk.rsc" from="Mikrotik" subject="Backup com EXPORT Mikrotik" to="seu_email@seu_provedor.com.br"
    4./ tool e-mail send body="backup" server=192.168.0.1 ou 10.1.0.1 file="email.backup" from="Mikrotik" subject="Backup Mikrotik" to="seu_email@seu_provedor.com.br"




    Para realizar o agendamento, utilizaremos o comando schedule no mikrotik. Voltando para o terminal utilizaremos o seguinte comando:



    view plaincopy to clipboardprint
    1./ system scheduler
    2.add name="email-backup" on-event=e-backup start-date=sep/12/2007
    3.start-time=23:00:00 interval=1w comment="" disabled=no
    Última edição por netuai; 21-10-2008 às 10:13.

  2. #2

    Padrão

    Interessante, hj tenho algo parecido em linux mas que envia todo o backup da rede pra um FTP em um servidor remoto, será que tem possibilidade de adaptar este script pra enviar tb por FTP o backup do mikrotik?

  3. #3

    Padrão

    Caro amigo NETOSDR infelizmente não sei se tem como adaptar a regra, mas é provavel que sim, nosso amigo do forum o CATV BRASIL, talvez pode ajudar, pelo vasto conhecimento que o mesmo tem, eu mesmo não entendo nada, ou quase nada, so postei pois acho que ajudaria muito a todos, por ser uma ferramenta muito importante

  4. #4

    Padrão

    E ai? Alguem testou e funcionou?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    E ai? Alguem testou e funcionou?
    Seria interessante se alguem postasse os resultados ai pra gente

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Caro amigo NETOSDR infelizmente não sei se tem como adaptar a regra, mas é provavel que sim, nosso amigo do forum o CATV BRASIL, talvez pode ajudar, pelo vasto conhecimento que o mesmo tem, eu mesmo não entendo nada, ou quase nada, so postei pois acho que ajudaria muito a todos, por ser uma ferramenta muito importante
    Pode-se tb no linux buscar o arquivo no MK via WGET (o nome do backup precisa ser sempre o mesmo).

    Ex:
    wget ftp://admin:[email protected]:21/MIKROTIK01.backup
    wget ftp://admin:[email protected]:21/MIKROTIK02.backup

    É tb um caminho...

    Estive lendo no site do mikrotik, aparentemente ele não tem cliente FTP, somente server...

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Script

    Amigo o script já é antigo, porem o problema é que o mk ñ envia e-mail para dominio que requerem autenticação. No MUM conversei com o Arnis sobre isso e ele disse que ñ fará por motivos de segurança.

  8. #8

    Padrão

    Alguem teve resultado, pois pra mim não funcionou