+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Amarra IP/MAC Clientes usando repetidora

    Boa Tarde,
    Estou usando a configuração de amarrar IP a Mac, contudo todas as placas de rede sem fio e todos os meus clientes via cabo recebem seus ips conforme cadastrados, porem todos os que usam repetidora recebem os ip na hora em que logam, mais depois que umas horas ou qnd ficam inativos ou qnd desligam o computador não recebem mais os ip amarrados a suas mac (alem de receber outros ips conseguem utilizar a internet mais ficam caindo de 2 em 2 min).
    Alguem poderia me ajudar segue a baixo toda configuração do meu Mikrotik:

    Mikrotik 2.9.27
    [CONFIGURADO Cliente via Hostpots]

    = Interface:
    - ether1 (Entrada da Internet)
    - saida (Saida para o swith)
    = IP
    -ADDRESS
    * Address1
    10.5.50.1/24
    10.5.50.0
    10.5.50.255
    saida
    * Address2
    192.168.0.2/24
    192.168.0.0
    192.168.0.255
    ether1
    * Address D
    192.168.0.52/24
    192.168.0.0
    192.168.0.255
    ether1
    IP POOL
    Range1
    10.5.50.2-10.5.50.254
    FIREWALL
    Action: masquerade
    Chain: srcnat
    Src Address: 192.168.0.0/24
    Action: masquerade
    Chain: srcnat
    Src Address: 10.5.50.0/24
    Action: masquerade
    Chain: srcnat
    Src Address: 10.5.50.0/24
    MANGLE
    Action: change MMS
    Chain: forward
    DNS
    primary DNS: 10.5.50.1 (do nada ele muda pra 192.168.0.51 não sei por que)
    seconday DNS 200.168.132.155 (DNS Velox PE)
    [x]Allow Remote Request
    Cache Size: 2048
    DHCP Client
    Interface: ether1
    [x]add Default Route
    [x]Use peer DNS
    [x]use Peer NTP
    DHCP SERVER
    DHCP
    Name: Shark Net
    Interface: saida
    Address pool: Range1
    Lease Time: 1d 00:00:00
    Authoritative: after 2s delay
    [x]Bootp Support
    [x]Add Arp for leases
    [x]Always Broadcast
    Networks
    Address: 10.5.50.0/24
    gateway: 10.5.50.1
    DNS Server: 10.5.50.1,200.165.132.155
    Leases
    Todas as Macs estão marcadas com "Make Static"
    Hotspot
    Servers
    Name: SharkNet
    interface: saida
    Address Pool: Range1
    Profile: hsprof2
    Addresses Per MAC: 2
    Users
    Todos usuarios Cadastrados


    Hardware:
    VIA Rhine I/II Fast Ethernet
    3Com 3c59x PCI
    Swith D-Link
    Radio 2100Ap D-Link
    Modem Dwl 500B D-Link

    - Repetidoras que não estão recebendo IP Amarrados
    WLan
    2100 AP em modo repetidora
    Última edição por cesarpsa; 30-10-2008 às 14:36.

  2. #2

    Padrão

    [RESOLVIDO]

    Descobrir o que era.
    Não sabia que tinha que cadastrar a MAC dos RADIOS ou REPETIDORAS em Hotspots/IP Bindings
    Fiz o cadastro certinho das MAC das repetidoras e ta tudo OK agora

  3. #3

    Padrão

    Quase acreditei
    Estou com um novo problema, fiz o cadastro certinho da MAC das repetidoras, só quando o 2º usuario que está usando a mesma repetidora loga cai o primeiro e quando entra o outro cai o que está logado assim sucessivamente o que pode está acontecendo??

  4. #4

    Padrão

    Cara.. pode ser o radio que vc tah usando, se vc tiver usando zinwell nos clientes, a mac que o mikrotik reconhece eh a mac do proprio zinwel, e nao a da placa de rede do cliente.

    ou entao pode ser 1 opção lah no mk em ppp - profile - nome do profile - limits - opção "Only one", dai vc vai ter que desmarcar ela, pois se vc tem mais de 1 cliente pindurados num mesmo radio-cliente, vc nao poderar cadastrar mac da placa de rede do cliente, e por consequencia nem marcar a opção "only one"

    qualquer duvida posta ae

  5. #5

    Padrão

    Todos meus clientes utilizam hotspots.
    As repetidoras são 2100AP da D-link em modo universal repeat e Wlan em modo Client
    Cadastrei as MAC's dos radios em Hotspots/IP Binding e agora eles recebem o IP correto que eu amarrei na MAC dele só que quando outro usuario do mesmo radio loga cai o primeiro e assim vai caindo.
    Eu cadastrei a MAC do Radio em IP Binding no modo regular, alguem sabe sobre a opção ByPassed e Blocked?

  6. #6

    Padrão

    [RESOLVIDO e TESTADO]
    O Problema era no IP/Hostpost/Servers na opção "Addresses Per MAC" eu tenho que premeditar a quantidade de usuarios que poderão ultilizar a repetidora tanto via cabo qnt via repetição do proprio radio.

  7. #7
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarpsa Ver Post
    [RESOLVIDO e TESTADO]
    O Problema era no IP/Hostpost/Servers na opção "Addresses Per MAC" eu tenho que premeditar a quantidade de usuarios que poderão ultilizar a repetidora tanto via cabo qnt via repetição do proprio radio.
    amigo eu estava com esse mesmo problema que vc..
    eu dava um numero para cada cliente..
    só que quando eu amarrava esse numero com mac, ele nao navegava,
    entao deixei sem controle por mac..
    gostaria de saber se desse modo que vc fez, vc ta conseguindo amarrar usuario com mac?
    desde ja agradeço!
    ah! e sobre IP Binding, o modo regular, faz depois de um tempo pedir autenticaçao, modo ByPassed, nao pede senha de autenticaçao nunca.. e Blocked, se vc add um mac e poem como Blocked a pessoa nao navega, ele bloqueia aquele mac.
    Última edição por ddllss; 30-10-2008 às 22:34.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    amigo eu estava com esse mesmo problema que vc..
    eu dava um numero para cada cliente..
    só que quando eu amarrava esse numero com mac, ele nao navegava,
    entao deixei sem controle por mac..
    gostaria de saber se desse modo que vc fez, vc ta conseguindo amarrar usuario com mac?
    desde ja agradeço!
    ah! e sobre IP Binding, o modo regular, faz depois de um tempo pedir autenticaçao, modo ByPassed, nao pede senha de autenticaçao nunca.. e Blocked, se vc add um mac e poem como Blocked a pessoa nao navega, ele bloqueia aquele mac.
    Desse geito que eu fiz conseguir amarrar as MAC's dos computadores cadastrados:
    Liberei em IP-Hotspot-Servers 15 Addresses Per MAC, pois desse radio, já tenho outro que conecta mais 6 pessoas ultilizando outra repetidora.
    Cadastra a MAC de todos os Radios que estão tanto em modo Repetirora, quanto em modo Cliente ou WDS em IP Binding no modo Regular.
    Depois de tudo pronto vai observando seus clientes entrando no seu MK e na opção IP-DHCP Server-Leases, passa todas as MACs de seus Clientes de Dinamico pra Make Static. Assim vc controla alem dos IPs que eles irão receber fixo no que vc marcar, mas tambem saberar suas Host.

  9. #9
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cesarpsa Ver Post
    Desse geito que eu fiz conseguir amarrar as MAC's dos computadores cadastrados:
    Liberei em IP-Hotspot-Servers 15 Addresses Per MAC, pois desse radio, já tenho outro que conecta mais 6 pessoas ultilizando outra repetidora.
    Cadastra a MAC de todos os Radios que estão tanto em modo Repetirora, quanto em modo Cliente ou WDS em IP Binding no modo Regular.
    Depois de tudo pronto vai observando seus clientes entrando no seu MK e na opção IP-DHCP Server-Leases, passa todas as MACs de seus Clientes de Dinamico pra Make Static. Assim vc controla alem dos IPs que eles irão receber fixo no que vc marcar, mas tambem saberar suas Host.
    amigo o que esta acontencedo é o seguinte, dou um numero para o cliente tipo o 10, senha 10 usuario 10, e tenho um ap em modo repetidor com 4 clientes.. se um deles nao paga a mensalidade como desativo ele? tento amarrar esse numero (10) com o mac, mas quando coloco o mac do cliente nao deixa autenticar, como poderia fazer? ou como vc faz?
    outra coisa no cliente vc coloca ip fixo é isso?
    e em IP-DHCP-Server-Leaser, ele aparece os macs do clientes ou eu tenho que add?
    cara eu mudei a pouco tempo do linksys dd-wrt para o mk..
    e antes eu de casa acessava os outros aps daki de casa msm, mas agora com mk
    nao consigo acesar mais!! vc consegue?
    Última edição por ddllss; 31-10-2008 às 01:17.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    amigo o que esta acontencedo é o seguinte, dou um numero para o cliente tipo o 10, senha 10 usuario 10, e tenho um ap em modo repetidor com 4 clientes.. se um deles nao paga a mensalidade como desativo ele? tento amarrar esse numero (10) com o mac, mas quando coloco o mac do cliente nao deixa autenticar, como poderia fazer? ou como vc faz?
    outra coisa no cliente vc coloca ip fixo é isso?
    e em IP-DHCP-Server-Leaser, ele aparece os macs do clientes ou eu tenho que add?
    Bem simples,
    Se o cliente não paga basta você desativar ele em IP-Hotspots-Users ou usando alguma regra pra desativar quando terminar o tempo de uso.
    Já em IP-DHCP Server-Leasers eles irão aparecer altomaticamente em modo Dinamico (o tempo deles aparecer vai depender tanto do computador do cliente quando na qualidade do seu Hub/Swith ou o dele se for o caso.) ai basta você marcar ele com o botão Make Static que ele sempre receberá o mesmo IP.

    Manual Mikrotik Under-Linux: https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik#Amarrar_faixa_de_IP_no_DHCP
    Última edição por cesarpsa; 31-10-2008 às 01:32.