Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    opa, se realmente funciona a 1.5km sem antena externa, 20k vale a pena,...
    to tem algumas duvidas, pci`s e usb`s, que modelos clientes temos????
    mais uma coisa, a questâo da homologaçâo, como fica????

    o 3g ta chegando pra valer, mas se pudermos ter esa tecnologia do nosso lado, a gente ainda vai longe!!!

    eu ainda estou estudando, e vendo a aplicaçâo na pratica, e dentro da legalidade!!

    estou acompanhando o post, vamos ver os colegas que estâo testando, pra ver se realmente funciona!!
    Homologação já tem segundo eles, mas não procurei.
    Na verdade não tem ninguém ainda usando. Estes dados, também segundo eles, foi obtido em testes que a Parks fêz.

    O mais adiantado nas negociações é o companheiro UsadosMac.

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Vendedor pressionando para efetuar a compra acaba não saindo bons nengócios para ambos.

    Para cliente vou utilizar o que tem de mais simples no mercado, uma antena Zirok acima de 20dbi (padrão nosso) e uma adaptador USB ou placa PCI.

    Obs: é o meu primeiro provedor, não tenho nada instalado com nenhum cliente.


    Anderson
    nao entendi, placa pci e usb comum ????
    mais uma coisa, se teoricamente funciona sem antena, por que usar antena externa??
    e como vai o questâo de homologaçâo ???

  3. #43

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    opa, se realmente funciona a 1.5km sem antena externa, 20k vale a pena,...
    to tem algumas duvidas, pci`s e usb`s, que modelos clientes temos????
    mais uma coisa, a questâo da homologaçâo, como fica????

    o 3g ta chegando pra valer, mas se pudermos ter esa tecnologia do nosso lado, a gente ainda vai longe!!!

    eu ainda estou estudando, e vendo a aplicaçâo na pratica, e dentro da legalidade!!

    estou acompanhando o post, vamos ver os colegas que estâo testando, pra ver se realmente funciona!!

    Tudo bem,

    Esta antena tambem serve para clientes móveis como PDA, notebooks e outros.... até uma certa distancia a antena do proprio dispositivo movel funciona perfetitamente, para equipamentos mais longes é necessário uma antena de maior potencia.

    Esta antena é sim homologada pela Anatel. To colocando ela cerca de 2Km da antena do Cindacta, imagina a dor de cabeça caso ela não fosse homologada.......

    O modelo para cliente pode ser qualquer um padrão 2.4Ghz b/g deste a antena cliente seja funcional em dbi conforme distancia, aqui vou utilizar antenas clientes tudo acima de 20dbi por padrão nosso independente se esta proximo ou longe.

    O 3G acho que não devemos nos preocupar muito, pois esta tecnologia tem limitações de banda de 1Mb e limite de trafego por cada operadora, além disso o upload é mais baixo do que as operadoras de telefonia fixa e de TV a cabo. Quem deve utilizar essa tecnologia são PF que possuem pouco conhecimento ou realmente necessitam de mobilidade.


    Anderson

  4. #44

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    nao entendi, placa pci e usb comum ????
    mais uma coisa, se teoricamente funciona sem antena, por que usar antena externa??
    e como vai o questâo de homologaçâo ???
    Pode ser usado o que já está instalado em 2.4.

    Mas o desempenho é superior quando no assinante o dispositivo também for 802.11N.

  5. #45

    Padrão

    bom se esta homologado, vale pena testar, qual o custo de tudo isso???

    ja testou cleitnes so com a pci, minha cidade e pequena, se funcionar a 1.5km to feito!!

  6. #46

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom se esta homologado, vale pena testar, qual o custo de tudo isso???

    ja testou cleitnes so com a pci, minha cidade e pequena, se funcionar a 1.5km to feito!!
    Não, ninguém ainda testou. Só palavras do fabricante.
    Como disse antes, o mais entrosado na negociação é o UsadosMac mas ele ainda não recebeu o equipamento.

    Enquanto isso, vai pesquisando sobre MIMO na net. Tem muita coisa.

    E hoje de manhâ, observando uma torre de Telecomunicações, me chamou a atenção. Bem no centro tem um pararaios.
    Mas nos 4 cantos tem 4 antenas verticais, além dos painéis mais abaixo. Não sei se seria MIMO. Mas como li em alguns artigos que este tipo de transmissão não é tão novo assim, que já está sendo pesquisado a mais de 30 anos, fiquei curioso.

    Este da Parks, na verdade são 6 rádios dentro do mesmo involucro e todos trabalhando em conjunto. Não é um rádio e uma antena para cada setor da torre. Todos trabalhando para unir resultados. Isto me lembrou o lema dos mosqueteiros, lembra?
    Um por todos e todos por um.

  7. #47

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom se esta homologado, vale pena testar, qual o custo de tudo isso???

    ja testou cleitnes so com a pci, minha cidade e pequena, se funcionar a 1.5km to feito!!
    Esta antena tem o certificado de homologação, vi pessoalmente. Esta antena custa R$ 22.000,00 e suporta 254 cliente online.

    Ninguem aqui no Brasil testou ainda fora as operadoras de Telecom segundo o fabricante, chegaram 2 peças dela no Brasil dia 29/10, uma antena compramos e deve chegar aqui dia 05/11.

    Pelo teste da fabricante Israelense que esta por traz deste produto da Parks, funciona sem problemas a 1,5Km, somente em algumas residencias devido o sinal baixo que precisa de uma antena extena nem que seja uma de 5dbi. Eu estarei utilizando antenas externas pois não pretendo habilitar clientes moveis na minha cidade neste momento.


    Anderson

  8. #48

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não, ninguém ainda testou. Só palavras do fabricante.
    Como disse antes, o mais entrosado na negociação é o UsadosMac mas ele ainda não recebeu o equipamento.

    Enquanto isso, vai pesquisando sobre MIMO na net. Tem muita coisa.

    E hoje de manhâ, observando uma torre de Telecomunicações, me chamou a atenção. Bem no centro tem um pararaios.
    Mas nos 4 cantos tem 4 antenas verticais, além dos painéis mais abaixo. Não sei se seria MIMO. Mas como li em alguns artigos que este tipo de transmissão não é tão novo assim, que já está sendo pesquisado a mais de 30 anos, fiquei curioso.

    Este da Parks, na verdade são 6 rádios dentro do mesmo involucro e todos trabalhando em conjunto. Não é um rádio e uma antena para cada setor da torre. Todos trabalhando para unir resultados. Isto me lembrou o lema dos mosqueteiros, lembra?
    Um por todos e todos por um.

    Fiz uma pesquisa agora sobre MIMO, com base no que voce disse acima de 4 antenas achei essas em 2.4Ghz (.:: OIW - Telecom Solutions ::.).

    Uma pergunta, tem algum rádio ou "sistema" que suporte mais de 30 clientes online na mesma antena, este é um empenciolio pra mim devido a geometria da cidade e como estão localizados os usuários.


    Anderson

  9. #49

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Fiz uma pesquisa agora sobre MIMO, com base no que voce disse acima de 4 antenas achei essas em 2.4Ghz (.:: OIW - Telecom Solutions ::.).

    Uma pergunta, tem algum rádio ou "sistema" que suporte mais de 30 clientes online na mesma antena, este é um empenciolio pra mim devido a geometria da cidade e como estão localizados os usuários.


    Anderson
    Na referencia que fiz a torre da telecom, as verticais que estão lá, são omini mesmo, mas para a frequencia que eles trabalham. Agora se trabalham em conjunto aí já não sei. Foi só uma viagem minha.
    Mas nestes rádios de 3 antenas, mais baratos, tipo d-link, tp-link e outros, pela lógica deve ser possível trabalhar com 3 omini no rádio, já que as anteninhas são destacáveis.

  10. #50

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Na referencia que fiz a torre da telecom, as verticais que estão lá, são omini mesmo, mas para a frequencia que eles trabalham. Agora se trabalham em conjunto aí já não sei. Foi só uma viagem minha.
    Mas nestes rádios de 3 antenas, mais baratos, tipo d-link, tp-link e outros, pela lógica deve ser possível trabalhar com 3 omini no rádio, já que as anteninhas são destacáveis.
    Eu digo um rádio como por exemplo Mikrotik ou Zinwell que suporte mais de 30 clientes online, estou com pretenções de comprar estas antenas da OIW, mas acho muito pouco 30 clientes online para cada cartão ou equipamento pendurados por antena/cartão.

    Por experiencia alguem pode me indicar algum equipamento onde possa colocar 60 a 100 clientes online.


    Anderson

  11. #51

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Eu digo um rádio como por exemplo Mikrotik ou Zinwell que suporte mais de 30 clientes online, estou com pretenções de comprar estas antenas da OIW, mas acho muito pouco 30 clientes online para cada cartão ou equipamento pendurados por antena/cartão.

    Por experiencia alguem pode me indicar algum equipamento onde possa colocar 60 a 100 clientes online.


    Anderson
    Se voce vai colocar o rádio da Parks, aí não vai precisar de mais APs de acesso. Ele faz tudo.
    No máximo um servidor com mikrotik pra gerenciar tudo. Mas diz que até o firmware que vem nele é muito completo.

  12. #52

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Vendedor pressionando para efetuar a compra acaba não saindo bons nengócios para ambos.

    Para cliente vou utilizar o que tem de mais simples no mercado, uma antena Zirok acima de 20dbi (padrão nosso) e uma adaptador USB ou placa PCI.

    Obs: é o meu primeiro provedor, não tenho nada instalado com nenhum cliente.


    Anderson
    Neste caso, o ideal seria usar a pci ou o usb já compativel com o padrão N, para melhor aproveitamento do rádio na base.

  13. #53

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Neste caso, o ideal seria usar a pci ou o usb já compativel com o padrão N, para melhor aproveitamento do rádio na base.
    pelo que andei lendo o protocolo N ainda nao esta bem definido, sera que ja tem pci`s que funcionem em N puro ??
    ou sâo, como diriamos, PRE- N ??????

    bom 2009 promete, se liberarem para podermos usar, acho que temos chanse contra o 3g, se nao estamos f....

  14. #54

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    pelo que andei lendo o protocolo N ainda nao esta bem definido, sera que ja tem pci`s que funcionem em N puro ??
    ou sâo, como diriamos, PRE- N ??????

    bom 2009 promete, se liberarem para podermos usar, acho que temos chanse contra o 3g, se nao estamos f....
    O mais atual é o 2.0 e parece que este vai ser o padrão a ser adotado. Todos os APs N homologados na Anatel usam este.

  15. #55

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O mais atual é o 2.0 e parece que este vai ser o padrão a ser adotado. Todos os APs N homologados na Anatel usam este.
    quais os modelos homologados ??


    pra quem quiser se aprofundar um pouco e acompanhas as evoluçôes no protocolo...

    http://www.ieee802.org/11/Reports/tgn_update.htm
    Última edição por alexsuarezferreira; 01-11-2008 às 13:51.

  16. #56

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    quais os modelos homologados ??


    pra quem quiser se aprofundar um pouco e acompanhas as evoluçôes no protocolo...

    IEEE 802.11n Report
    Puxa, já está no 5.0

    Homologados
    D-link : N Dir-635

    Belkin: N1 Vision

    TP-Link: TL-WR941N (AP 3 antenas)
    TL-WR841N (AP 2 antenas)
    TL-WN951N (PCI)
    TL-WN821N (USB)

    Deve haver outros.
    Última edição por 1929; 01-11-2008 às 14:02.

  17. #57

    Padrão

    Já tem modelos de antenas unificada para usar no POP ou cliente ???

  18. #58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Já tem modelos de antenas unificada para usar no POP ou cliente ???
    Nestes APs com 3 antenas, elas são iguais as outras que acompanham os APs. Como são destacáveis, é de supor que dá para colocar 3 antenas exxternas normais nele. Como estes rádios trabalham aproveitando a reflexão da transmissão, fica uma dúvida, se daria para usar neles 3 setoriais, por ex. em lugar de 3 omini.
    Um detalhe: estes rádios funcionam com um firmware apropriado para gerenciar a transmissão e recepção, porque na verdade, dentro do AP tem 3 rádios que trabalham em conjunto.

  19. #59

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se voce vai colocar o rádio da Parks, aí não vai precisar de mais APs de acesso. Ele faz tudo.
    No máximo um servidor com mikrotik pra gerenciar tudo. Mas diz que até o firmware que vem nele é muito completo.
    Estou ciente da capacidade de abrangencia, esta nova base seria em novo local, cerca de 25Km da antena da Parks (realmente num buraco, rsrs).

    Referente a gerenciar os usuarios com servidor Mikrotik, como faço isso?


    Anderson

  20. #60

    Padrão

    E aí UsadosMAC,

    Chegou seu AP da Parks? Eu to muito curioso pra saber do desempenho dele na prática. Eu to acompanhando esse tópico com bons olhos. Se esse rádio da Parks for tudo isso mesmo, eu to até bolando um novo POP pra poder colocar esse rádio e assim fornecer internet "quase que móvel", uma vez que minha cidade é bem pequena.
    Conte as novidades.

    Abçs.