+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto de Provedor wireles para uma cidade com 30.000 habitantes.

    Moro em uma cidade de SC e o prefeito aqui durante as eleições prometeu internet para os moradores, com uma estrutura propria da prefeitura. Gostaria de saber se alguem tem experiencia com isso. E se ha viabilidade de tal projeto.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Voce já é o 4º qua aparece dizendo que o prefeito prometeu internet gratis depois que se elegesse pra a população.

  4. #4

    Padrão

    na verdade ele prometeu e eu estou vendo a viabilidade de fazer o projeto e a implantação desse serviço,,,mas como empresa. Gostaria de saber o que é viavel ou não,,,estou pensando em alguma coisa com relação a wimax. Gostaria de ajuda de vc´s. Tenho até o dioa 20 de dezembro para montar o projeto e ver sua viabilidade.

  5. #5

    Padrão

    Puxa vida esses prefeito sao foda mesmo,to tirando o registro na anatel sozinho sem tercerizar, e dae chega um prefeito desses e da net de graça o pior que nem o registro ele precisa ter, e quem gasto, leva ferro, mais o brasil eh assim mesmo, envez desses lazarento ajuda a diminuir o custo da agua e da luz q cada dia almenta vao querer da net de graça, bom voltando tu ja tem torre? ou vai ter q fazer as torre? a melhor opção eu acho e vc colcoar painel setorial com RB600A e cartao XR2 da ubiquiti, com fonte de Notbook, e nos Ponto a ponto Antena de Hyperlink de 24dbi disco, com MK tbm, fica show de bola

  6. #6

    Padrão

    essa estrutura eu ja tenho,,,tipow estava começando com um provedor aqui na cidade vizinha, e tinha adquirido 4 paines setoriais 20 dbi,,,e uma rb 532 mikrotik,,mas estava pensando em alguma outra coisa, tipow estava pensando em uma solução motorola operando a tecnologia wimax, o que vc´s acham???

  7. #7

    Padrão

    Meu velho, Wi-Max é frequencia restrita, somente quem comprou o espectro que foi a leilao um dia desses pode operar... ou seja, somente as teleoperadoras.

    Sem falar que o custo dos equipamentos é proibitivo...

    Se o prefeito quer mesmo colocar internet, tem que ser com Wi-Fi mesmo.

  8. #8

    Padrão

    ta brincando. Viu por que a minha duvida. Sou meio novo no negocio, por isso as ideias. Mas tipow assim. O que algumas cidades por ai estão fazendo com uso do winmax. Tipow estava vendo algumas materias na net sobre municipios que optaram por essa tecnologia.. ???? po que seria isso que eles estão fazendo??

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexzomer Ver Post
    ta brincando. Viu por que a minha duvida. Sou meio novo no negocio, por isso as ideias. Mas tipow assim. O que algumas cidades por ai estão fazendo com uso do winmax. Tipow estava vendo algumas materias na net sobre municipios que optaram por essa tecnologia.. ???? po que seria isso que eles estão fazendo??
    Quem está fazendo isso é a Embratel em algumas cidades, porque ela venceu o leilão do Wi-Max...

    Ela esta disponibilizando Wi-Max pra alguns clientes...

    Seria como se voce quisesse ter uma torre de celular... alem de arrumar muito dinheiro pra mante-la dentro dos padroes, teria que ter equipamentos de primeira e a autorização da Anatel pra operar e arrumar uma area de abrangencia... o mesmo se dá com Wi-Max.

  10. #10

    Padrão

    estava vendo na net e a frequencia 5.8 é livre pelo que entendi. Alguem sabe alguma coisa sobre o assunto??

  11. #11

    Padrão

    Olá,
    aqui na minha região tb houve muito dessas promessas, mas a coisa é "mais embaixo". A Prefeitura não pode, sozinha, fornecer acesso à internet, ela precisa contratar um empresa terceirizada que seja homologada pela Anatel para fazer o projeto e operar o sistema, no caso ela a Prefeitura entra com o material, equipamentos, faria as instalações etc.
    Caso queira maiores informações, sugiro que busque apoio de um bom profissional na área, existem vários aqui no forum mesmo, ou se preferir, mande um e-mail para [email protected], aos cudados de Wandick, ele lhe passará instruções mais detalhadas

  12. #12

    Padrão

    Amigo, somos uma empresa especializada nesse tipo de serviço, já temos vários cenários como esse em produção.

    Nossa empresa conta com um engenheiro especificamente para esse tipo de projeto, com formação superior, registro no CREA e tudo mais.

    Caso queira conversar a respeito disso, por favor entre em nosso site: Avançar - Engenharia de Computação / Passos MG - Página Inicial - Avançar Engenharia de Computação.

    Abraço,

    César.

  13. #13
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão

    tomei a liberdade de trocar progeto por projeto pq tava doendo os olhos...

  14. #14

    Padrão

    Quanto de raio tem sua cidade? Ela é plana ou tem pequenos morros ?

    Manda uma Menssagem priva do nome que vejo no Google Maps..

    Tem produtos pra isso sim, mas com variação de preços . Na frequência 2.4 e 5.8

  15. #15

  16. #16
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    entre em contato comigo, fiz um projeto pra uma cidade da mesma forma, o prefeito, rsr, projeto e execusão, cuidados com controle de down, equipe tecnica para montagem, e equipe para treinar o seu pessoal, sexta mesmo estarei no E.S. fazendo outro projeto da mesma forma, não acho certo, mas vendo por outro lado, é melhor pra nos, pois o link satura depois de 6 meses, ai a net vai cada vez mais lenta, entao alguns acabam migrando pra nos
    concorrencia com o governo rsrrs

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexzomer Ver Post
    estava vendo na net e a frequencia 5.8 é livre pelo que entendi. Alguem sabe alguma coisa sobre o assunto??
    Livre? E a homologação que precisa ter? E os equipamentos que precisa ter? e a SCM?

  18. #18

    Arrow

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Livre? E a homologação que precisa ter? E os equipamentos que precisa ter? e a SCM?
    O que o amigo pedro quis dizer é o seguinte, a frequencia 5.8 somente é livre no que diz respeito a "uso da frequencia", ou seja, voce nao tem que pedir autorizacao ou comprar a frequencia, da mesma forma que é a 2.4. Agora, nao importa frequencia, "lirve" ou "nao livre" (restrita), voce tem regras a seguir, como obter uma licença junto a anatel, a chamada SCM; voce tem que usar equipamentos homologados e respeitar a potencia (ERP) requerida pela anatel, e depois disso, "ter" seu provedor.

    Agora, conversa de prefeito... vai nessa nao! é furada para voce, e para a cidade tambem, porque depois que estiver dentro da prefeitura, o orçamento vai apertar (porque será né?) e voce vai ter que se virar, e os "clientes" vao virar em cima de voce tambem, tirar seu sono, blablabla.
    WIMAX? É restrito (na versao 3.5) somente embratel (de acordo com o amigo pedro, que disse anteriormente) tem o direito de usar, agora, li que tem wimax para 2.4 e 5.8, desconheço esses... se o amigo fizer uma pesqueisa no forum, vai achar bastante material explicativo sobre como montar um bom provedor, com boa qualidade para os clientes, e que vai te dar boas noites de sono. Ah! E claro, tendo uma boa receita, ou voce vai trabalhar de graça?

    É isso ai amigo, pense bem antes de entrar nessa ok?

    Abraço

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    Agora, conversa de prefeito... vai nessa nao! é furada para voce, e para a cidade tambem, porque depois que estiver dentro da prefeitura, o orçamento vai apertar (porque será né?) e voce vai ter que se virar, e os "clientes" vao virar em cima de voce tambem, tirar seu sono, blablabla.
    O perfeito que sta no poder se rebola com 1 milhao, o que vai entrar diz que 1 milhao da pra fazer outra cidade... é sempre assim...

    Quando ele tomar o poder quero ver se ele comprará uma caixa de fosforos com o que sobrar...

    Amigo, eu sinceramente, faria o prefeito tirar de cabeça essa ideia, e pegaria o provedor pra voce mesmo com apoio da prefeitura, pois no dia que esse prefeito disser que o orçamento nao ta dando ele corta a internet de todo mundo e vc fica na rua...

    Aqui teve um que fez isso, o provedor e dele e a prefeitura apenas usa... o prefeito vai saltar fora, mas o provedor continuará.

  20. #20
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom, tb acho melhor vc mesmo ter o provedor com parceira com a prefeitura, agora se for como eu fiz, eu montei o projeto e executei, e eles assumiram depois
    assim fica melhor